Autor Tópico: Filtro: UV ou Polarizador?  (Lida 4041 vezes)

elaine.sc

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
  • Sexo: Feminino
Online: 29 de Julho de 2013, 10:04:22
Beleza pessoal?
Estou procurando um filtro pra proteger minhas lentes.
Tenho pesquisado bastante, e vi que pra proteção pura, são indicados os UV´s. Mas os polarizados, tiram reflexos de vidros e água, e realçam cores.
Aí, fiquei na dúvida. Se compro o UV ou invisto um pouquinho mais num polarizado, para esses realces? Mas e m ambientes internos, esse polarizado não interfere na luminosidade?
Estou entre esses dois e gostaria das ajuda dos conhecedores, visto que estou apenas começando minha história na fotografia.

http://www.bhphotovideo.com/c/product/652130-REG/Hoya_A58UVC_58mm_Ultraviolet_UV_0_Haze.html

http://www.bhphotovideo.com/c/product/22704-REG/Hoya_B58CRPL_58mm_Circular_Polarizer_Filter.html

Conto com a ajuda de todos!
Canon T3i 18-55mm + Flash YN 468II
Em breve + 50mm 1.8 e 55-250mm...


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #1 Online: 29 de Julho de 2013, 10:10:23
UV e PCL não servem como "protetores" de lentes, exceto em raras ocasiões.

Se é pra proteger o elemento frontal de impactos, respingos e maresia use isto: http://www.bhphotovideo.com/c/product/475490-REG/B_W_66_1001700_58mm_007_Protection_Clear.html

Já o CPL é indispensável para polarizar a luz. retira os reflexos de superfícies não-metálicas, dá gradação de cor ao céu e satura cores geral, verdes em especial... Mas retira 1 ou 2 pontos de luz no processo. Para fotos internas é dispensável, exceto para a retirada dos reflexos.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #2 Online: 29 de Julho de 2013, 10:23:23
O bom e velho polêmico "usar ou não usar filtro" para proteger o elemento frontal. Em relação à pergunta, UV e polarizador tem propósitos diferentes.


Sent from my iPad using Tapatalk 2
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 31 de Julho de 2013, 06:41:15
Uso lente só para proteção, mas tem um problema. Na minha Tamron 90mm onde a lente é bem dentro do corpo qualquer vidro na frente estraga a imagem, perde o contraste e da flare, na 50mm f1.8 que não é tão fundo da um pouco de flare também e mantem o contraste original, já as zoons onde o vidro fica bem na cara da lente não tive qualquer problema.


padilhadim

  • Trade Count: (24)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 742
    • DIM Fotografia
Resposta #4 Online: 31 de Julho de 2013, 12:37:48
Com um filtro polarizador circular você poderá perder até 1 ponto de luz, dependendo do "giro" do filtro. Isso também afetará diretamente suas imagens.


sakco

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.018
  • Sexo: Masculino
  • "I want, I can, I get it!"
Resposta #5 Online: 31 de Julho de 2013, 14:59:28
Com um filtro polarizador circular você poderá perder até 1 ponto de luz, dependendo do "giro" do filtro. Isso também afetará diretamente suas imagens.

Corrigindo a colocação do nobre colega, com o polarizador você irá perder em torno de 1+1/3 pontos de luz, independentemente do giro. O giro só acentua a polarização propriamente dita, mas a coloração do filtro sempre reduz em "um pouco mais de 1 ponto" a luz. Abraço!
Silvio A. Kronbauer & Co. - Fotografia de paisagens, natureza, arquitetura e (às vezes) "gente"...
Canon 5D Mark II, até sair algo realmente melhor!
Viva a fotografia!


sakco

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.018
  • Sexo: Masculino
  • "I want, I can, I get it!"
Resposta #6 Online: 31 de Julho de 2013, 15:03:19
Beleza pessoal?
Estou procurando um filtro pra proteger minhas lentes.
Tenho pesquisado bastante, e vi que pra proteção pura, são indicados os UV´s. Mas os polarizados, tiram reflexos de vidros e água, e realçam cores.
Aí, fiquei na dúvida. Se compro o UV ou invisto um pouquinho mais num polarizado, para esses realces? Mas e m ambientes internos, esse polarizado não interfere na luminosidade?
Estou entre esses dois e gostaria das ajuda dos conhecedores, visto que estou apenas começando minha história na fotografia.

http://www.bhphotovideo.com/c/product/652130-REG/Hoya_A58UVC_58mm_Ultraviolet_UV_0_Haze.html

http://www.bhphotovideo.com/c/product/22704-REG/Hoya_B58CRPL_58mm_Circular_Polarizer_Filter.html

Conto com a ajuda de todos!

Eu não usaria filtros para proteção! Usaria sim, o parassol. Filtros tiram qualidade da imagem final (principalmente os filtros sem qualidade). Se insistires na idéia de usar, lembre que o UV é protetor e, em tese, não tira luz nenhuma, e o CPL tira pouco mais de um ponto de luz, além de polarizar reflexos de luzes perpendiculares (realçando verde de vegetação, azul do céu e transparência de água e vidro). Abraço!
Silvio A. Kronbauer & Co. - Fotografia de paisagens, natureza, arquitetura e (às vezes) "gente"...
Canon 5D Mark II, até sair algo realmente melhor!
Viva a fotografia!


padilhadim

  • Trade Count: (24)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 742
    • DIM Fotografia
Resposta #7 Online: 01 de Agosto de 2013, 08:01:29
Eu usava sempre um filtro UV. Mas atualmente nem isso tenho usado. É só ter bastante cuidado.

 :ok:
« Última modificação: 01 de Agosto de 2013, 08:04:27 por padilhadim »


padilhadim

  • Trade Count: (24)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 742
    • DIM Fotografia
Resposta #8 Online: 01 de Agosto de 2013, 08:02:35
Corrigindo a colocação do nobre colega, com o polarizador você irá perder em torno de 1+1/3 pontos de luz, independentemente do giro. O giro só acentua a polarização propriamente dita, mas a coloração do filtro sempre reduz em "um pouco mais de 1 ponto" a luz. Abraço!

 :ok: