Autor Tópico: Flash: definição de E-TTL e manual  (Lida 6259 vezes)

Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.988
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Online: 29 de Julho de 2013, 17:59:10
Boa noite pessoal,

Uso modo M com flash E-TTL, e pergunto: Nessa situção, quanto aumento ou diminuo a potencia do flash, isso não descaracteriza a teoria de E-TTL ?

Qual a definição de E-TTL e Flash manual ?

Obrigado,
M Rezende


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #1 Online: 29 de Julho de 2013, 18:03:44
Não, Rezende, você está mudando a compensação da potência. Funciona da mesma forma que mudar a compensação da exposição nos modos semi-automáticos da câmera (P, Av, Tv). Você não está definindo um valor absoluto (o que seria o flash manual), você está definindo quanto ele deve ficar acima ou abaixo do valor que o flash calculará via TTL.


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.988
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #2 Online: 29 de Julho de 2013, 18:05:50
Não, Rezende, você está mudando a compensação da potência. Funciona da mesma forma que mudar a compensação da exposição nos modos semi-automáticos da câmera (P, Av, Tv). Você não está definindo um valor absoluto (o que seria o flash manual), você está definindo quanto ele deve ficar acima ou abaixo do valor que o flash calculará via TTL.

Hummmmm....muito fácil.... :doh:

Obrigado Humberto!  :worship:
M Rezende


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 29 de Julho de 2013, 18:07:35
e ttl ele le oq passa pela lente,  com ajuste ou sem ajuste não tem como descaracterizar isso. Os ajustes são para melhorar de acordo com a cena mas não dispensa o ttl só pq ta ajustando
não eh um modo automatico, semi - automatico poderia ser.

manual não tem nada pra ajudar, tu tem q fazer as contas sozinho de quanta potencia utilizar


edit. Humberto disse tudo enquanto eu tava aqui catando milho uheuehe
« Última modificação: 29 de Julho de 2013, 18:08:43 por Rafael.l »


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.988
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #4 Online: 29 de Julho de 2013, 18:10:00
e ttl ele le oq passa pela lente,  com ajuste ou sem ajuste não tem como descaracterizar isso. Os ajustes são para melhorar de acordo com a cena mas não dispensa o ttl só pq ta ajustando
não eh um modo automatico, semi - automatico poderia ser.

manual não tem nada pra ajudar, tu tem q fazer as contas sozinho de quanta potencia utilizar


edit. Humberto disse tudo enquanto eu tava aqui catando milho uheuehe

Bem...eu nunca usei flash em Manual...nunquinha!

Obrigado!  ;)
M Rezende


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #5 Online: 29 de Julho de 2013, 18:10:57
 :ok:


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 29 de Julho de 2013, 18:12:54
Citar
Bem...eu nunca usei flash em Manual...nunquinha!

manual eu só uso quando eh fora da camera, ttl não fica bom assim, mas eh na tentativa e erro euheuhe


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #7 Online: 29 de Julho de 2013, 18:15:33
Bem...eu nunca usei flash em Manual...nunquinha!

Obrigado!  ;)
M Rezende


O flash manual não é tão complicado assim, e pra muitas situações ele é muito útil. Principalmente pra quando a distância do flash ao assunto for mais ou menos constante, porque aí você não precisa mudar a potência do flash (a não ser, é claro, que mude a abertura ou o ISO).


Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Resposta #8 Online: 29 de Julho de 2013, 18:30:47
uso um 540EZ da canon em um softbox 80-120cm  e a potência não está diminuindo nem a pau.será algum problema no capacitor?  :ponder:

nem ttl nem manual nem nada tudo com a mesma potencia e foi de uns dias pra cá.  :aua:


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.988
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #9 Online: 30 de Julho de 2013, 11:06:02
manual eu só uso quando eh fora da camera, ttl não fica bom assim, mas eh na tentativa e erro euheuhe

Rafael,

Pq vc diz que TTL fora da camera nao fica legal ?
Eu estou quase comprando um  Canon Transmissor Speedlite ST-E2... o que vc usa?

Abraço,
M Rezende


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 30 de Julho de 2013, 11:18:16
Mesmo ajustando a compensação ele não acerta a potencia como eu quero, principalmente quando tem mais outro flash junto, dai acho mais facil fazer no manual mesmo.

Uso um sb800 como master.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #11 Online: 30 de Julho de 2013, 14:22:07

Mesmo ajustando a compensação ele não acerta a potencia como eu quero, principalmente quando tem mais outro flash junto, dai acho mais facil fazer no manual mesmo.

Estranho... Eu uso fora da câmera quase sempre em TTL. Só deixo em manual quando os flashes ficam em posição fixa, nos tripés e tal.

Eu estou quase comprando um  Canon Transmissor Speedlite ST-E2... o que vc usa?

Acho que hoje em dia vale mais a pena comprar uns rádio flashes chineses, como o Yongnuo YN622 ou o Pixel King, que são TTL. O sistema óptico da Canon não é lá essas coisas, precisa ter uma linha de visão e não é totalmente confiável debaixo de sol. O sistema de rádio é mais "infalível", digamos assim.


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 30 de Julho de 2013, 15:23:04
Citar
Estranho... Eu uso fora da câmera quase sempre em TTL. Só deixo em manual quando os flashes ficam em posição fixa, nos tripés e tal.

É, eu sempre uso ele com posição fixa, com o ttl ele deixa iluminado certinho, bem equilibrado mas quando eu quero algo diferente não consigo fazer no ttl, e quando uso 2 flash mesmo compensando um deles pra mais ou pra menos parece q ele muda a potencia e fica tudo muito equilibrado.

Mas pode ser q eu esteja fazendo algo errado tbm..  :assobi:

Mas mesmo assim acho mais fácil usar ele no manual, umas 2 ou 3 tentativas e eu acerto, com o ttl passa bastante disso.

Se fosse usar pra fotografar pessoas ou alguma coisa q precise mudar a posição dele dai acho q usaria ttl mas quando assunto ta parado só manual mesmo.

Eu queria comprar um radio, tava pensando naquele YN622 mas não tem como trocar a potencia do flash por ele, eu teria q usar o sb800 montado nele de qualquer forma, então não vi muita vantagem :(
« Última modificação: 30 de Julho de 2013, 15:25:24 por Rafael.l »


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #13 Online: 30 de Julho de 2013, 15:48:31
É, pra posição fixa sem dúvidas o flash no manual é melhor, o TTL gera inconsistências. Mas acho que tem algo errado no que você tá fazendo sim, rsrs, pois eu consigo regular direitinho como se fosse o flash na sapata, mesmo usando 2 flashes. Talvez seja alguma diferença nos 2 sistemas, sei lá eu...

Pois é, o YN622 para Nikon tem esse inconveniente de precisar de um master na sapata... Isso é muito ruim, mas existem rumores de que a Yongnuo está tentando contornar o problema. Tem também o Pixel King, não sei como ele é para Nikon, mas parece que funciona bem.


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 30 de Julho de 2013, 15:55:52
Citar
Mas acho que tem algo errado no que você tá fazendo sim, rsrs,

É bem provavel sim  :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Citar
Pois é, o YN622 para Nikon tem esse inconveniente de precisar de um master na sapata... Isso é muito ruim, mas existem rumores de que a Yongnuo está tentando contornar o problema. Tem também o Pixel King, não sei como ele é para Nikon, mas parece que funciona bem.

Sim, acho q li em um post do soprani q eles estavam bolando algo, acho q vou dar umas esperadinha pra ver oq acontece pq esse pixel king ta quase $50 dólares mais caro.

Se pega na receita então..