Autor Tópico: Rangefinder?  (Lida 3504 vezes)

wpmartini

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 81
    • http://
Resposta #15 Online: 19 de Julho de 2005, 11:52:27

e quanto ao zoom?


cralx2000

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 248
    • http://www.pbase.com/cralx2000
Resposta #16 Online: 19 de Julho de 2005, 11:58:25
As rangefinder nao utilizam tele-lentes longas geralemente menor de 90mm. Mas existe um auxiliar viewnfinder que se acopla no slot do hot shoe. Eu nao tenho e nunca utilizei porque minhas rangefinder tem lente fixa de 40mm,45mm por isso nao preciso.  


Robson Queiroz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 37
Resposta #17 Online: 31 de Julho de 2006, 15:35:09
Também tenho uma trip 35, não consegui abri o link que vc passou referente ao trip.
Tem algumas dicas sobre ela?
Amo a Fotografica (hobby)
Olympus Tryp 35 (estado impecável)
Aprendiz apenas na teoria até comprar minha máquina.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #18 Online: 31 de Julho de 2006, 20:56:25
Citar
e quanto ao zoom?
As RF em geral não t~em lentes variáveis (zoom). Elas são feitas para um outro tipo de prática fotográfica, e o típico fotógrafo de RF usa uma ou duas lentes somente.

As RF modernas têm no visor retãngulos (frames) que mostram as distãncias focais mais usadas (35mm, 50mm, 85mm). As mais antigas mostram apenas o enquadramento da 50mm e voc~e precisa de um sobrevisor.

Elas t~em algumas vantagens sobre as reflex. Uma das vnatagens é serem mais estáveis, outra é por não terem espelho permitem o uso de lentes de construção mais simples que t~em desempenho ótico igual ou superior ao das reflex mais caras, que precisam compensar a distãncia da lente ao filme provocada pelo espelho.

O foco da RF é muito preciso, pois o telêmetro é um instrumento de precisão.

Eu particularmente gosto muito das minhas, uma Kiev IV e uma Canonet 17. Recentemente vendi duas lentes da Kiev, ou melhor, troquei por lentes M42, pois cheguei à conclusão que gosto mesmo é de usá-la com a 50mm que é excelente.


eliverto

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 316
  • Sexo: Masculino
    • FLICKR
Resposta #19 Online: 31 de Julho de 2006, 21:26:39
Também sou usuário de RFs, atualmente uma Kiev 4AM com duas lentes (53 1.8 e 35 2.8), e gostaria de fazer algumas considerações:
Algumas RFs ainda são fabricadas hoje em dia, e além das chiques Leica temos as Cosina Voigtlander, que usam baionetas M (Leica), Contax e reviveram as lentes LTM (Leica de rosca 39mm), As Zeiss Ikon (TB Cosina), Nikon S3, Contax G (uma RF híbrida, está mais para AF).
A Olympus Trip, assim como as Rollei 35 e suas variantes não são rangefinder, por não possuirem o telêmetro (rangefinder). São câmeras que usam o foco por escala, o que torna o uso de grandes aberturas um tanto crítico e exige uma atenção constante quanto à escala de profundidade de campo - oque na Trip é mais difícil ainda por ser uma câmera de modo automático.
As RF são geralmente pequenas e discretas, o que aliado ao baixo ruído do obturador as tornam a ferramenta ideal da 'street photography', estilo e linguagem tornados possíveis com a invenção destas 'câmeras miniatura' (num mundo dominado pelo grande e médio formato de filme) no final dos anos 20
Eliverto Scherer<br /><br />


rbeuster

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
    • http://
Resposta #20 Online: 02 de Agosto de 2006, 18:15:56
Olá Cralx 2000.Uma pequena colaboração:"rangefinder" em português seria "telemétrica" pois se alcança o foco por triangulação ao se coincidir as imagens obtidas por dois visores externos. Abrs.Rui