Autor Tópico: FLASH  (Lida 1939 vezes)

Sidney Luiz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 85
  • Sexo: Masculino
Online: 24 de Julho de 2006, 23:33:29
Pessoal,
Estou com algumas dúvidas em relação ao uso do flash.

Fiz a leitura de um assunto e obtive a seguinte exposição com o flash acoplado:
MODO P: f4.0 1/60
MODO TV: f3.5 1/60 (ajustei o tempo para 1/60 e a abertura ficou em f3.5)
MODO AV: f3.5 1/5 (ajustei a abertura para f3.5 e o tempo ficou em 1/5)

Depois fiz a leitura sem o flash e obtive o mesmo valor de exposição para todos os modos (P, TV, AV, M): f3.5  3"

Minha pergunta é: Porque há diferenças de exposição quando estou com o flash acoplado? Gostaria de utilizar o flash com prioridade para abertura, mas com a velocidade que obtenho para aberturas menores fica inviável fazer a foto sem um tripé. Alguém pode me ajudar a entender o que acontece ou como resolvo o assunto?

Meu flash: Sigma EF-500 DG Super ETTL II

Obrigado,
« Última modificação: 26 de Julho de 2006, 21:54:45 por Sidney Luiz »


GMarigo

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 980
    • http://
Resposta #1 Online: 25 de Julho de 2006, 00:06:07
Bom... nunca parei para ler o manual nesse caso, então o que vou falar é de experiência com TTL mesmo...

No modo P, a camera simplismente "caga" pra luz ambiente e só quer saber de expor bem o assunto principal onde está focado. Então ele te dá uma leitura correta para o assunto, mas o restante provavelmente vai ficar escuro.

No modo TV, você ajustou o tempo para 1/60 e a máquina deu a maior abertura possível, mas de qualquer maneira, o ambiente ainda vai ficar subexposto, mas nesse caso, 1/3 de ponto menos subexposto.

No modo AV, você forneceu a maior abertura possível e a camera deu a leitura para expor corretamente todo o quadro, fazendo uma média do assunto com o flash, a luz ambiente, etc. Esta vai ser a foto mais agradável, mas só se tiver em um tripé, e com assuntos se movimentando pouco. Pequenos movimentos do assunto não aparecerão como um borrão muito pronunciado pq a intensidade do flash paraliza boa parte da ação, mas se o movimento for grande, e o tempo de exposição muito mais longo do que 1/60, borrões serão inevitáveis.


Qualquer um que tenha lido o manual pode me corrigir a vontade...
[[span style=\'color:gray\']gabrielmarigo[span style=\'color:red\']][/font][/span][/span]


Sidney Luiz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 85
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 25 de Julho de 2006, 21:21:23
Infelizmente o manual do Sigma é muito simples, e mesmo lendo não consegui obter respostas para estas perguntas...

Bom, mas porque no modo TV o ambiente ficaria subexposto? O flash não regula a intensidade/potência de emissão da luz para se adequar à necessidade de tempo que eu estipulei?

Mais uma pergunta: Quando resolvo rebater o flash no teto, como o flash compensa a dispersão da luz para expor corretamente o assunto?


GMarigo

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 980
    • http://
Resposta #3 Online: 25 de Julho de 2006, 21:40:30
O ambiente fica subexposto em TV pq 1/60 simplesmente não é suficiente para expor corretamente para a luz ambiente nem na maior abertura da lente e o flash dispara na intensidade correta para expor o assunto apenas.

Com o flash rebatido, ele tende a usar mais carga nos disparos para tentar compensar a perda de luz nesses casos...
[[span style=\'color:gray\']gabrielmarigo[span style=\'color:red\']][/font][/span][/span]


Sidney Luiz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 85
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 26 de Julho de 2006, 17:56:46
GMarigo, valeu pela resposta.

O bom uso do flash não é tão simples como eu imaginava. Tenho várias outras perguntas e o manual que vem com o Sigma é bem fraquinho (basicão)

Se alguém puder me ajudar com estas outras dúvidas, agradeço muito.

1. Se rebato o flash no teto, ele calcula automaticamente a potência para que eu tenha uma exposição correta? De fato a pergunta é, como ele calcula a distância entre o assunto e o teto e avalia a dispersão de luz para manter a exposição do assunto correta?

2. O que significa compensar a exposição do flash? Significa reduzir a potência de luz emitida pelo mesmo? Se sim, qual a finalidade de se utilizar este recurso?

3. Como eu faço a fotometria de um assunto com minha câmera se irei utilizar o flash? Há como medir a luz considerando-se que utilizarei o flash para fazer a foto?

4. Estudo de Caso:
Estou num ambiente fechado, e quero preservar ao máximo a luz ambiente. Fotometrei o assunto, não tenho tripé e na medição descobri que a velocidade que eu preciso para fazer a foto é muito baixa para que a mesma seja feita segurando a câmera na mão, por exemplo, uma velocidade de 1/25, para uma distância focal de 55mm. Diante deste contexto, resolvo utilizar o flash. Como utilizá-lo de forma a preservar ao máximo a luz ambiente e garantir que a foto não saia tremida e nem com pouca nitidez?  


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 26 de Julho de 2006, 18:18:00
Citar
1. Se rebato o flash no teto, ele calcula automaticamente a potência para que eu tenha uma exposição correta? De fato a pergunta é, como ele calcula a distância entre o assunto e o teto e avalia a dispersão de luz para manter a exposição do assunto correta?
Pelo pré-flash. Quem calcula a exposição é a câmera e interrompe o disparo do flash quando a exposição está correta. Não esqueça se o teto tiver uma cor não neutra vai interferir na foto.

Citar
2. O que significa compensar a exposição do flash? Significa reduzir a potência de luz emitida pelo mesmo? Se sim, qual a finalidade de se utilizar este recurso?
Ou aumentar. Para fazer flash de preenchimento de dia, por exemplo. Coloca o flash em -1.

Citar
3. Como eu faço a fotometria de um assunto com minha câmera se irei utilizar o flash? Há como medir a luz considerando-se que utilizarei o flash para fazer a foto?
Usando um flash meter.
Em câmeras Canon, por exemplo, voce pode apertar o FEL * apontando para o assunto que voce quer iluminado e refaça a composição. Isto ajuda a evitar sub-exposição.

Citar
4. Estudo de Caso:
Estou num ambiente fechado, e quero preservar ao máximo a luz ambiente. Fotometrei o assunto, não tenho tripé e na medição descobri que a velocidade que eu preciso para fazer a foto é muito baixa para que a mesma seja feita segurando a câmera na mão, por exemplo, uma velocidade de 1/25, para uma distância focal de 55mm. Diante deste contexto, resolvo utilizar o flash. Como utilizá-lo de forma a preservar ao máximo a luz ambiente e garantir que a foto não saia tremida e nem com pouca nitidez?
O que vai determinar quanta luz de fundo aparece é a velocidade da exposição. Como o disparo do flash é muito rápido, 1/1000 ou menos, o resto do tempo de exposição a câmera está captando a luz ambiente. Ou seja, para preservar a luz ambiente só com exposição longa ou aumentando o ISO.
« Última modificação: 26 de Julho de 2006, 18:20:24 por pmachado »
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Sidney Luiz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 85
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 26 de Julho de 2006, 21:54:03
pmachado, valeu pelas respostas.
Vc. conhece algum material que eu possa me aprofundar + no assunto?
Abraço, Sidney


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 26 de Julho de 2006, 21:55:39
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Sidney Luiz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 85
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 02 de Agosto de 2006, 19:44:57
pmachado., excelente dica de link!
muito obrigado, Sidney