Autor Tópico: Que câmera mirrorless comprar?  (Lida 4757 vezes)

Álvaro Fraga

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 284
  • Sexo: Masculino
Online: 30 de Julho de 2013, 11:58:25
O pouco que entendo de fotografia aprendi em câmeras de filme e, posteriormente, digitais DSLR. Nada conheço de câmeras mirrorless e preciso da ajuda de vocês. Uma de minhas filhas vai precisar de uma câmera e optou por uma mirrorless, por causa do peso e do tamanho reduzido. Gostei da ideia e vamos comprar a câmera, mas não sei que marca e modelo adquirir. A câmera será usada em fotos de viagens, reuniões com amigos e outras cenas cotidianas. Não é preciso uma câmera top, mas um equipamento de bom custo/benefício. Pretendemos gastar no máximo R$ 1.200 e precisamos de um kit que já venha com flash. Olhei os dois modelos da Samsung, NX 100 e NX 1000, e vi também Olympus e Sony Nex.  Enfim, poderiam me ajudar? :D
Nikon z6ii, Nikkor 300mm f/4 af-s pf ev de, Nikon 24-105 f/4, tc Nikon 1,7x, tc Nikon 2x iii
Instagram @alvarofraga


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 30 de Julho de 2013, 12:51:38
A nex f3 está seguidamente em promoção no submarino, americanos, pontofrio, fastshop... Acha ela na casa dos 900,00, é um baita negócio... Mas tem um pessoal por aqui que realmente entende dessa categoria e podem te dar uma dica mais certeira.
Abração
Tecpix + motorola do guga


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #2 Online: 30 de Julho de 2013, 13:04:37
Pensaria em três...

Sony Nex F3, Panasonic GF5 ou Olympus EPL-5.

O Sensor da sony é um APS-C, porém, a dupla sensor + processador da GF 5 é boa demais !

Já sobre a EPL-5 eu não tenho conhecimento para opinar :ok:

Ah... a Nex é uma mirrorless APS-C, as outras duas são mirrorless micro quatro terços.
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


Marcos Cardoso

  • Trade Count: (6)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 391
  • Sexo: Masculino
  • Apenas um novato
Resposta #3 Online: 30 de Julho de 2013, 13:14:35
Tenho uma NEX-F3 e vale muito a pena, ótimo custo-beneficio, pra mim que tá começando foi uma ótima escolha.

No ponto frio sai direto promoção dessa câmera por 899, com o "Economizator" da loja você consegue um desconto maior ainda.

« Última modificação: 30 de Julho de 2013, 13:15:14 por mcardosoti »
Sem câmera :(


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #4 Online: 12 de Agosto de 2013, 23:05:31
Acabei de escrever em um outro tópico. Não sinto confiança e firmeza no foco da NEX F3 e a qualidade/variedade das suas lentes. O sensor é muito bom, por outro lado, o engine do jpeg plastifica bastante a imagem (recomendado fotografar em RAW). Alguém aqui para poder confirmar ou não o que eu escrevi da NEX?

As Panasonic e Olympus M4/3 tem um foco excepcional além de lentes muito boas, contudo é mais difícil de se achar opções de lentes e acessórios aqui no BR.

Por último, tem a minha tentação do momento que é a Canon EOS M que tem um corpo simples mas o sensor é o renomado da 60D, T3i além de uma lente pancake 22 2.0 fantástica. O problema é o foco que melhorou bastante mas que ainda continua longe de uma Olympus.

No atual momento também estou nesse dilema de qual Mirrorless comprar, uma MFT com sensor menor mas foco excepcional ou uma com sensor APS-C e foco não tão rápido.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #5 Online: 12 de Agosto de 2013, 23:12:54
Tenho a Nex F3 e uso para fotos de paisagens, viagens, etc. Nunca perdi foto por foco errado, mas nao demando nada fora do normal (esportes, etc) dela. Estou muito satisfeito, so penso em trocar pela nex 6 pelo viewfinder embutido.
D600 - E-M10


jjvgarcia

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.351
  • Sexo: Masculino
    • jjvg.me
Resposta #6 Online: 12 de Agosto de 2013, 23:22:22
Tem muita diferença de uma NEX F3 para uma NEX 5RL?


Rodrigorezende

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 155
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 14 de Agosto de 2013, 18:39:53
E as nikon? Uma amiga minha me perguntou sobre as mirrorless e não soube responder ao certo.
Nikon D600 + Nikon D3100 + Nikkor 50mm 1.8G + Nikkor 16-35mm + Nikon 70-300mm VR + sb700


Palmeida

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.551
Resposta #8 Online: 14 de Agosto de 2013, 18:49:27
Olha... Tb tô procurando... Penso na gx7, mas devo comprar só no ano q vem. Não abro mão de um EVF na mirrorless.
« Última modificação: 14 de Agosto de 2013, 18:50:48 por Palmeida »
O que eu amo: Deus, família, amigos, trabalho,fotografia, contabilidade, estudar e tecnologia!


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #9 Online: 14 de Agosto de 2013, 19:04:33
Olha... Tb tô procurando... Penso na gx7, mas devo comprar só no ano q vem. Não abro mão de um EVF na mirrorless.
As atuais mirrorless com EVF embutido :

Pana        : toda série G e GH e agora a GX7  sensor LiveCMOS  17.3 x 13 mm  MFT 2.0x
Sony        : Nex-6 e 7.                                     sensor CMOS, 23.5 x 15.6 mm     APS-C 1.5x
Fuji          : X-E1 e X-Pro1                                sensor CMOS, 23.6 x 15.6 mm APS-C 1.5x
Oly           : OM-D EM-5                                    sensor CMOS  17.3 x 13 mm  MFT 2.0x
Nikon       : V2                                                 sensor CMOS, 13.2 x 8.8 mm 2.7x
Samsung : NX20 e Galaxy NX                         sensor CMOS, 23.5 x 15.7 mm APS-C 1.5x
« Última modificação: 14 de Agosto de 2013, 19:14:35 por sergiotucano »
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


Palmeida

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.551
Resposta #10 Online: 14 de Agosto de 2013, 19:23:33
As atuais mirrorless com EVF embutido :

Pana        : toda série G e GH e agora a GX7  sensor LiveCMOS  17.3 x 13 mm  MFT 2.0x
Sony        : Nex-6 e 7.                                     sensor CMOS, 23.5 x 15.6 mm     APS-C 1.5x
Fuji          : X-E1 e X-Pro1                                sensor CMOS, 23.6 x 15.6 mm APS-C 1.5x
Oly           : OM-D EM-5                                    sensor CMOS  17.3 x 13 mm  MFT 2.0x
Nikon       : V2                                                 sensor CMOS, 13.2 x 8.8 mm 2.7x
Samsung : NX20 e Galaxy NX                         sensor CMOS, 23.5 x 15.7 mm APS-C 1.5x
:ok:
O que eu amo: Deus, família, amigos, trabalho,fotografia, contabilidade, estudar e tecnologia!


Álvaro Fraga

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 284
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 18 de Agosto de 2013, 00:46:34
Acabei de escrever em um outro tópico. Não sinto confiança e firmeza no foco da NEX F3 e a qualidade/variedade das suas lentes. O sensor é muito bom, por outro lado, o engine do jpeg plastifica bastante a imagem (recomendado fotografar em RAW). Alguém aqui para poder confirmar ou não o que eu escrevi da NEX?

As Panasonic e Olympus M4/3 tem um foco excepcional além de lentes muito boas, contudo é mais difícil de se achar opções de lentes e acessórios aqui no BR.

Por último, tem a minha tentação do momento que é a Canon EOS M que tem um corpo simples mas o sensor é o renomado da 60D, T3i além de uma lente pancake 22 2.0 fantástica. O problema é o foco que melhorou bastante mas que ainda continua longe de uma Olympus.

No atual momento também estou nesse dilema de qual Mirrorless comprar, uma MFT com sensor menor mas foco excepcional ou uma com sensor APS-C e foco não tão rápido.
Vi que você comprou uma Olympus no exterior. E por um preço ótimo. Eu continuo à procura. Tenho preferência por uma Olympus, mas não quero pagar mais que R$ 800 ou R$ 900.  Minha segunda opção seria uma Panasonic.
Nikon z6ii, Nikkor 300mm f/4 af-s pf ev de, Nikon 24-105 f/4, tc Nikon 1,7x, tc Nikon 2x iii
Instagram @alvarofraga


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #12 Online: 18 de Agosto de 2013, 00:48:35
Vi que você comprou uma Olympus no exterior. E por um preço ótimo. Eu continuo à procura. Tenho preferência por uma Olympus, mas não quero pagar mais que R$ 800 ou R$ 900.  Minha segunda opção seria uma Panasonic.
O Pope do MF está vendendo a dele nessa faixa de preço.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


RaphaelGarcia

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 0
Resposta #13 Online: 18 de Agosto de 2013, 19:31:12
Tenho uma NEX-F3 e vale muito a pena, ótimo custo-beneficio, pra mim que tá começando foi uma ótima escolha.

No ponto frio sai direto promoção dessa câmera por 899, com o "Economizator" da loja você consegue um desconto maior ainda.

concordo


Álvaro Fraga

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 284
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 19 de Agosto de 2013, 12:00:17
Ontem à noite li duas ou três análises da Panasonic GX7, que acabou de ser lançada, e fiquei apaixonado. A câmera só vai chegar por aqui no fim do ano, e pelo preço estimado na Europa, acima de mil euros, ela vai chegar por aqui custando quase o mesmo que uma fullframe de entrada. De qualquer forma, é fantástica, mas está acima de minhas possibilidades no momento, depois do investimento numa Canon 6D. Vou me contentar com uma bem mais simples, mas que tenha EVF embutido. Vou gastar um pouco mais do que previa, mas acho que valerá a pena.
Nikon z6ii, Nikkor 300mm f/4 af-s pf ev de, Nikon 24-105 f/4, tc Nikon 1,7x, tc Nikon 2x iii
Instagram @alvarofraga