Autor Tópico: Quanto cobrar por um trabalho de fotos de produtos (roupas)?  (Lida 83268 vezes)

Giovanna Cóppola

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
  • Sexo: Feminino
    • Pandartt
Online: 30 de Julho de 2013, 23:37:15
Pessoal,

Recebi uma solicitação de orçamento do seguinte trabalho: trata-se de 70 produtos para uma loja virtual (roupas de fitness variadas). Cada peça deverá ter 3 fotos, totalizando, assim, 210 fotos. As roupas estarão em um manequim, mas o cliente gostaria de saber se o orçamento muda no caso das fotos serem feitas com modelos reais. No caso, a contratação dos modelos ficaria por conta dele. O trabalho inclui, além da fotografia, o tratamento das imagens.

Quanto dá para cobrar em um trabalho como esse? E de acordo com a experiência de vocês, em quanto tempo, em média, dá para finalizar isso? Trabalho com fotos de produtos já há algum tempo, mas até o momento, só peguei projetos de produtos pequenos.

Agradeço desde já a ajuda.

Obrigada,
Giovanna


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 31 de Julho de 2013, 11:34:56
Se vc já tem experiência com fotos de produtos, saiba que se partir para fotos com modelos poderá sofrer um pouco... é bem difícil dirigir pessoas se vc não tiver experiência.
Quanto a preços... ACHO que lojas virtuais pagam muito pouco... imagino que um preço RAZOÁVEL seja em torno de R$ 50,00 por foto - para fotos em estúdio, sem muita frescura de troca de iluminação.
Aí vc tem que ver o porte do cliente porque este valor multiplicado vai dar mais de R$ 10.000,00 - se for cliente de porte pequeno certamente não pagará este valor.
Talvez não queira pagar nem um terço disso.
Aí depende como vc está no mercado, como estão as contas pra pagar, etc... para analisar as possibilidades de negociação.
Lembre-se ainda da finalização das imagens... se terão fundo recortado, ajuste de cores, etc.
Boa sorte.
Depois posta suas experiências.
ABs.


Adam-ES

  • Trade Count: (37)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.356
    • SCHMITZ FOTOGRAFIA
Resposta #2 Online: 31 de Julho de 2013, 13:48:37
Pessoal,

Recebi uma solicitação de orçamento do seguinte trabalho: trata-se de 70 produtos para uma loja virtual (roupas de fitness variadas). Cada peça deverá ter 3 fotos, totalizando, assim, 210 fotos. As roupas estarão em um manequim, mas o cliente gostaria de saber se o orçamento muda no caso das fotos serem feitas com modelos reais. No caso, a contratação dos modelos ficaria por conta dele. O trabalho inclui, além da fotografia, o tratamento das imagens.

Quanto dá para cobrar em um trabalho como esse? E de acordo com a experiência de vocês, em quanto tempo, em média, dá para finalizar isso? Trabalho com fotos de produtos já há algum tempo, mas até o momento, só peguei projetos de produtos pequenos.

Agradeço desde já a ajuda.

Obrigada,
Giovanna


Giovanna,

Tente calcular o valor de acordo com o número de horas que você vai gastar para fazer as fotos, considerando também o tempo necessário para tratamento das imagens. Depois de ter o número de horas, calcule quanto vale cada hora do seu trabalho. No início seria prudente cobrar um valor acessível, pois a realização do trabalho servirá como um aprendizado, e restará um bom portfolio. Um abraço,Adam.
Adam
XH2S x2/ 12 2.0 /18 1.4 / 33 1.4 /56 1.2 WR
24-70 II / 85 1.4 L  / 135L
EOS R / EOS R6 / RF 16 2.8 / RF 35 1.8 / RF 50 1.8
www.schmitzfotografia.com.br
www.instagram.com/schmitz.fotografia


everton.enrico

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 78
  • Sexo: Masculino
  • Muita saúde e sucesso, sempre!
    • Everton Gonçalves Fotografia
Resposta #3 Online: 01 de Agosto de 2013, 10:51:02
Um ponto que o Paulo Arruda citou é bastante importante, você conhece seu cliente?A ponto de saber até onde poderá chegar?Onde fica?

Aqui no interior de SP é muito punk!Se eu fosse cobrar 50$ por foto,xéeee =/ .Se pagarem 15$ por foto é muito, mais ai está a questão, uma boa empresa, séria, vai pagar um valor mais alto, se for lojinha classe C ou para D,esquece.

Abraços


Leo_Castro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
    • Aumente as suas vendas de Fotografia
Resposta #4 Online: 01 de Agosto de 2013, 18:02:15
Oi Giovana,

Eu vou ser bem direto na minha análise.

- São 70 produtos
- 3 fotos por produto
- 6 cliques por produto (incluindo uma taxa alta de erros)
- Tempo por clique: 10 segundos
- Tempo de setup por produto: 3 minutos

Tempo Gasto: (70 X Quant de cliques X tempo por clique) + (70 X tempo por setup)
Tempo gasto: ( 70 x 6 x 10seg) + (70 x 3)
Tempo gasto: ( 70 min) + (210 min)
Tempo total gasto: 280min - em horas= 4h 40min

Some-se a isso um intervalo de 20 min para você tomar um café= 5 horas

Agora ficou muito fácil é só multipilcar pelo valor da sua hora.

Você sabe quanto vale a sua hora ?

Digamos que você cobre 500/hora: Valor total: 5 x 500= R$2500

Não concordo em você cobrar de acordo com a cara/tamanho do cliente como um amigo comentou.

Cobre de acordo com o quanto você acha que o seu trabalho VALE.
Some a isso a possibilidade de divulgar o seu portfólio e conseguir trabalhos maiores.

Vai lá no site e se cadastra, você receberá muitas dicas de quanto cobrar.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #5 Online: 01 de Agosto de 2013, 21:12:35

Fotos de produtos para vendas devem ser cobradas pela quantidade total de fotos, duração da divulgação, alcance da divulgação, duração da sessão, finalidade das fotos, meio da divulgação, com tratamento ou sem tratamento, etc...

O meio sedimentou a cobrança por alguns itens. Não tem como fugir muito disso, exceto se o contratante não estiver a fim de contratar um fotógrafo especializado e sim um fotógrafo barato.

Foto publicitária de produtos não é barata. Uma única foto pode chegar a R$2.400,00 se o produto ficar nas páginas internas do site. Se for foto de capa: R$4.800,00. Ambos com licenciamento exclusivo, ou seja, para sempre.




____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


everton.enrico

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 78
  • Sexo: Masculino
  • Muita saúde e sucesso, sempre!
    • Everton Gonçalves Fotografia
Resposta #6 Online: 01 de Agosto de 2013, 21:55:02
Oi Giovana,

Eu vou ser bem direto na minha análise.

- São 70 produtos
- 3 fotos por produto
- 6 cliques por produto (incluindo uma taxa alta de erros)
- Tempo por clique: 10 segundos
- Tempo de setup por produto: 3 minutos

Tempo Gasto: (70 X Quant de cliques X tempo por clique) + (70 X tempo por setup)
Tempo gasto: ( 70 x 6 x 10seg) + (70 x 3)
Tempo gasto: ( 70 min) + (210 min)
Tempo total gasto: 280min - em horas= 4h 40min

Some-se a isso um intervalo de 20 min para você tomar um café= 5 horas

Agora ficou muito fácil é só multipilcar pelo valor da sua hora.

Você sabe quanto vale a sua hora ?

Digamos que você cobre 500/hora: Valor total: 5 x 500= R$2500

Não concordo em você cobrar de acordo com a cara/tamanho do cliente como um amigo comentou.

Cobre de acordo com o quanto você acha que o seu trabalho VALE.
Some a isso a possibilidade de divulgar o seu portfólio e conseguir trabalhos maiores.

Vai lá no site e se cadastra, você receberá muitas dicas de quanto cobrar.

Sim, é claro que devemos cobrar o quanto vale amigo, isso é fato.Ainda existem outros fatos que foram citados acima;onde será divulgado, como será divulgado ,enfim, centenas de coisas a ver e fazer contratos.O que eu quis dizer é, hoje em dia existem "bilhooooes" de boutiques de roupas e etc, muitas vezes para classe D e C, e na qual o próprio vendedor esta neste patamar;

Cabe a fotógrafa saber em que perfil de clientes ela se encaixa, se for B e A , ótimo!!Quem sabe os 10 mil / 2500 sejam pagos.Agora se for menor ,é muito difícil, não vamos falar em impossível. rs
Não vou olhar para o cliente e dizer:"A, vou cobrar X", " A, de vc que parece mais fraco vou cobrar Y".

Temos que ter um preço formado,independente do cliente, claro!É como um casamento, você precisa saber em qual classe vai vender,seu público, tentar cobrar 10mil em um Casamento para classe D por exemplo seria um tiro no pé.

Talvez tenha me expressado mal :P

Forte Abraço!!


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 01 de Agosto de 2013, 21:59:58
Oi Giovana,

Eu vou ser bem direto na minha análise.

- São 70 produtos
- 3 fotos por produto
- 6 cliques por produto (incluindo uma taxa alta de erros)
- Tempo por clique: 10 segundos
- Tempo de setup por produto: 3 minutos

Tempo Gasto: (70 X Quant de cliques X tempo por clique) + (70 X tempo por setup)
Tempo gasto: ( 70 x 6 x 10seg) + (70 x 3)
Tempo gasto: ( 70 min) + (210 min)
Tempo total gasto: 280min - em horas= 4h 40min

Some-se a isso um intervalo de 20 min para você tomar um café= 5 horas

Agora ficou muito fácil é só multipilcar pelo valor da sua hora.

Você sabe quanto vale a sua hora ?

Digamos que você cobre 500/hora: Valor total: 5 x 500= R$2500

Não concordo em você cobrar de acordo com a cara/tamanho do cliente como um amigo comentou.

Cobre de acordo com o quanto você acha que o seu trabalho VALE.
Some a isso a possibilidade de divulgar o seu portfólio e conseguir trabalhos maiores.

Vai lá no site e se cadastra, você receberá muitas dicas de quanto cobrar.

Eu quis simplificar o cálculo considerando minha percepção de que ela não tem experiência neste mercado... e que o cliente é pequeno, pois cliente maior na grande maioria das vezes contrata fotógrafo via agência ou fotógrafo mais tarimbado na área.
Aí entraríamos neste segmento ao que o Hyde se refere... o cálculo pela utilização da imagem... aí estaremos falando de um outro patamar de negócio que a mim não pareceu ser a realidade da membro do fórum (mera impressão que tive pela postagem dela).

Em relação aos cálculos apresentados, também imagino que sejam hipotéticos... mudar o set em 3 minutos é beeemmmm difícil... e mesmo que seja possível, não foi considerada a questão da pós produção.
MASssssss... concordo que calcular o preço pelas horas trabalhadas é uma opção válida e utilizada por quem trabalha por este método.

Enfim, cada caso é um caso.
Tem o fotógrafo que trabalha pelo licenciamento.
Tem o fotógrafo que trabalha por hora,
Tem o fotógrafo que trabalha por unidade
Tem fotógrafo que trabalha pelo pacote.
E tem fotógrafo que trabalha pra sair do sufoco.... cada qual tem sua realidade.

Abs.


everton.enrico

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 78
  • Sexo: Masculino
  • Muita saúde e sucesso, sempre!
    • Everton Gonçalves Fotografia
Resposta #8 Online: 01 de Agosto de 2013, 22:04:52
Eu quis simplificar o cálculo considerando minha percepção de que ela não tem experiência neste mercado... e que o cliente é pequeno, pois cliente maior na grande maioria das vezes contrata fotógrafo via agência ou fotógrafo mais tarimbado na área.
Aí entraríamos neste segmento ao que o Hyde se refere... o cálculo pela utilização da imagem... aí estaremos falando de um outro patamar de negócio que a mim não pareceu ser a realidade da membro do fórum (mera impressão que tive pela postagem dela).

Em relação aos cálculos apresentados, também imagino que sejam hipotéticos... mudar o set em 3 minutos é beeemmmm difícil... e mesmo que seja possível, não foi considerada a questão da pós produção.
MASssssss... concordo que calcular o preço pelas horas trabalhadas é uma opção válida e utilizada por quem trabalha por este método.

Enfim, cada caso é um caso.
Tem o fotógrafo que trabalha pelo licenciamento.
Tem o fotógrafo que trabalha por hora,
Tem o fotógrafo que trabalha por unidade
Tem fotógrafo que trabalha pelo pacote.
E tem fotógrafo que trabalha pra sair do sufoco.... cada qual tem sua realidade.

Abs.

Paulo Arruda deu palavras finais ao tópico ,resta a usuária que perguntar se manifestar aqui :P , espero não ter entrado só por esta pergunta ;).

Abs!


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 06 de Agosto de 2013, 17:39:37
veja se esse artigo lhe ajuda em alguma coisa:

http://www.dicasdefotografia.com.br/fotografia-quanto-cobrar

Para mim tem até ajudado a mudar meu conceito sobre as coisas....

A planilha que tem lá disponível também acho que lhe ajudará bastante
« Última modificação: 06 de Agosto de 2013, 17:43:14 por Danilo_cs »


Giovanna Cóppola

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
  • Sexo: Feminino
    • Pandartt
Resposta #10 Online: 09 de Agosto de 2013, 11:08:48
Olá a todos!

Em primeiro lugar, gostaria de agradecer a atenção e a ajuda que me foram dadas até o momento.

Com todas as sugestões, analisei meu cliente e creio que não seja o caso de entrar na questão de cálculo pela utilização da imagem. Trata-se de uma empresa pequena, que está entrando agora no mercado, e que provavelmente não está disposta - e nem teria como - desembolsar R$10.000,00 pelas fotos de seus produtos. Isso não significa que eu vou jogar o preço lá embaixo, afinal, todos nós temos contas a pagar e devemos valorizar nosso trabalho.

A ideia de cobrar por horas trabalhadas, a princípio, é bastante interessante, porém, como ainda não tenho experiência com fotos desse tipo de produto, tenho medo de dar um tiro no pé, dizer que termino em X horas e não conseguir cumprir. Sendo assim, acredito que, para mim, o mais adequado seria cobrar por foto.

Vou analisar mais uns fatores e, depois, tomar uma decisão.

Agradeço muito as opiniões de todos, foram extremamente importantes.

Obrigada!


Leo_Castro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
    • Aumente as suas vendas de Fotografia
Resposta #11 Online: 09 de Agosto de 2013, 11:56:46
Oi Giovana,
Que legal poder contribuir de alguma forma.

Existem muitas formas de se cobrar.
Na minha metodologia existem muitas variáveis que podem mudar o orçamento.
Porém quando se conhece todas elas você pode passar um preço final ao cliente de forma racional.

E tudo também dependerá do seu estágio na fotografia.

Abs


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 09 de Agosto de 2013, 12:04:09
Olá Giovanna.

Como você não tem experiência neste tipo de foto, fique atenta pois pode demorar um tempão cada set.
Não é só "clicar"... tem que ter o olho clínico; saber o que deve ser valorizado em cada peça... e se as peças forem muito distintas, na maioria das vezes você tem que ajustar a iluminação peça a peça. Se não o fizer, corre o risco de ficarem "chapadas"... explico:
Uma peça de tricô tem angulação e posicionamento de iluminação diferente de uma peça de cetim... vc tem que mostrar detalhes, enquanto no cetim, vc tem que cuidar dos reflexos... o mesmo acontece com tipos de estampas (materiais)... uns são reflexivos, outros foscos... aí tem também peças que tem badulaques brilhantes, reflexivos, etc.
Então.. vc tem que fotografar e avaliar imagem a imagem... e depois fazer a pós-produção.
A menos que o cliente não tenha a mínima noção de qualidade fotográfica poderá não lhe cobrar estes resultados... tipo aquele cliente que utiliza fotos que ele mesmo fez com uma compacta, em cima de uma mesa...
Agora, se o cliente tiver noção de qualidade, tenha certeza que mesmo vc cobrando "barato" ele vai lhe cobrar a qualidade de uma foto "top"... então fique atenta a essa questão de prazo de produção.
Eu diria que vc leva no mínimo 10 minutos em cada imagem... para o click... sem contar pós produção... isso levando em conta que vc tenha um "olhar treinado" para ajustar a iluminação.

Apesar de minhas considerações parecerem "pessimistas" basta dedicação que tenho certeza que você dá conta.

Abs e boa sorte... que seja o primeiro de muitos trabalhos.



Giovanna Cóppola

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
  • Sexo: Feminino
    • Pandartt
Resposta #13 Online: 09 de Agosto de 2013, 12:16:21
Paulo,

Suas considerações não parecem pessimistas, não, entendo todas as suas colocações.

Como já trabalhei com fotografia de bijuterias finas, entendo bem o que você fala sobre a questão de iluminação, dos reflexos e dos materiais. Uma peça com couro e pedras brasileiras tem um setup bem diferente de uma peça de níquel. Sendo assim, acho que conseguirei vencer esses desafios!  :D

Como se trata de uma loja de roupas de fitness, acredito que não pegarei roupas com muitas "frescuras", o que é bom, por ser o meu primeiro trabalho desse tipo.

Obrigada mais uma vez!


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #14 Online: 09 de Agosto de 2013, 12:43:18
3 minutos por set e 500 reias por hora é totalmente surreal...

É bem como o Paulo mencionou... mudando o material da peça normalmente acaba mudando o set tb, depende muito de cada roupa... leve em consideração que ainda tem que pagar uma passadeira pra deixar as roupas prontas e ainda depois das roupas no manequim sempre acaba tento que acertar com um vaporizador (aquelas passadeiras de vapor pra passar no cabide), tirar possíveis sujeiras, fora depois do clique é sempre bom conferir bem a peça na tela pra não ter que montar tudo de novo caso de algum pepino por que depois pra acertar isso na pós não é tão simples.... até acertar tudo isso com cuidado vai um tempo dependendo da peça, eu diria que entre o processo de colocar a roupa no manequim, acertar os detalhes tirar a foto e desmontar a peça vai de 10 a 30 minutos, claro que depende muito tb da sua equipe, sozinho é complicado mesmo mas da pra fazer tb, claro, mas se tiver uma passadeira e um assistente já ajuda bastante, mas ai entra tb o valor deles no orçamento...

Acho que o primordial é vc perder pelo menos uns dias em casa testando e vendo as possibilidades de luz, fluxo de trabalho, edição... as vezes pode acabar sendo mais tranquilo do que imagina e vendo isso já fica melhor pra fechar um valor pra sua hora  :ok:

Ah, nesses casos tb vale contar o valor da frequencia de trabalhos, se vai ser um único trabalho ou se terá uma continuidade, isso tb influência no valor final ;)
« Última modificação: 09 de Agosto de 2013, 13:01:12 por leonobox »
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).