Autor Tópico: Valores de trabalhos  (Lida 9090 vezes)

helder84

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #15 Online: 27 de Julho de 2006, 08:13:57
Citar
Eu sou pessimo pra cobrar.. sempre fico com doh de quem ta pagando..
quando comecei a dar aula de tenis la nos EUA.. ficava ate com vergonha de cobrar...
Se tivesse um curso naquela epoca eu o faria.. pois realmente nao sou bom cobrador, muito menos bom vendedor...  :thmbup:
po, me dá um curso de tenis aí  :laughing:  


Cesar Souto

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 604
Resposta #16 Online: 27 de Julho de 2006, 15:40:44
Citar
Citar
Eu sou pessimo pra cobrar.. sempre fico com doh de quem ta pagando..
quando comecei a dar aula de tenis la nos EUA.. ficava ate com vergonha de cobrar...
Se tivesse um curso naquela epoca eu o faria.. pois realmente nao sou bom cobrador, muito menos bom vendedor...  :thmbup:
po, me dá um curso de tenis aí  :laughing:
 :laughing:  :laughing:

cavassoti,  já vi pessoas que tem vergonha de andar pelado, vergonha de falar com mulheres, vergonha de tudo, mas, de cobrar, nunca..  :risada2:

Abraços
Cesar Souto Jr.
Rio de Janeiro - RJ


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #17 Online: 27 de Julho de 2006, 17:06:42
Citar
de facto "todo mundo" tem opiniões "teoricas" ao respeito mas nenhum fotografo
"abre o jogo",
quanto cobrar?
é o maior tabú na fotografia atualmente, por inumeros motivos,
e na realidade o q está acontecendo é q acaba rolando qualquer tipo
de negociação, cada fotografo resolve na hora com o seu cliente.
é lamentavel, porem real, os motivos são infinitos,
desde a "ignorancia" do cliente até a "esperteça" do fotografo há muita tela pra cortar.
eu não sei qual é a solução, não faço ideia, apenas acho q é muito ruim quando um colega tenta ganahar um cliente só pelo preço,
inumeras discuções filosóficas se inicíam neste ponto, tipo:
"eu estou começando então no posso cobrar o mesmo q o "sebastião salgado"
ou
com a minha Sony não posso cobrar o mesmo q o cara q faz  6x6 com hasselbad
é por aí vai um monte de justificativa...

sei lá...
estou bem desanimado ao respeito da "profissionalização" da clase,
acho q há uma guerra  fodida e q fica muito difícil criar parcerias, confiar,
ou querer "blanquear" a situação.
qualquer um aparece com uma 8Mpixel
e faz o trabalho, o cliente acha "LIIIIINDO" e nem exerga a sombra de flash, a falta de foco, o enquadramento q não respeita nem os limites do objeto q tinha
q ser fotografado, etc, etc.

só escrevo isto pq é um forum e me bateu de dar uma opinião,
no fundo o q vale é  a honestidade pessoal, tanto no preço quanto na qualidade
e fundamentalmente na autocritica.

abraço
k
Eu acho que basear seu trabalho em valores é muito difícil, da mesma forma que é muito dificil impor valores a um produto qualquer. Envolve análise de custos sim, mais do que simplesmente X ou Y.

Agora, eu acho que todo fotógrafo tem o direito também de não falar de valores publicamente. Eu não tenho problema de falar meus preços, mas acho que isso é assunto de uma conversa tete a tete mais que uma divulgação pública no forum.

Algumas pessoas dizem pra cobrar quanto o cliente custa. Eu já acho melhor cobrar o justo. Um fotógrafo conhecido aqui em SP cobra o casamento pela situação do cliente. Eu já não gosto disso. Não gosto de esmolar, mas também não gosto de ser injusto. Se 5 mil é caro pra um e barato pra outro, o problema não é meu e sim do capitalismo. Mas meu trabalho não pode custar mais caro só pq o carro de um é importado e do outro não.

Paga quem pode e quem quer. Felizmente há faixas de mercados para todos os bolsos (Argh!) e gostos.

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #18 Online: 27 de Julho de 2006, 17:08:10
Citar
Quer dizer agora que se precisa fazer curso de fotografia prá aprender a cobrar pelo trabalho???  :nonono:
Edu,

Fiz um curso avançado de fotografia de casamentos, e um dos módulos falava somente sobre formação de preço!

Sim, isso ensina-se em cursos sim.
E eu garanto que mtos picaretas do mercado deveriam fazer alguns cursos antes de se dizerem fotógrafos.

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


AluiZio

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 258
  • Sexo: Masculino
  • D800 105 1:2.8G ED 28~300 1:3.5-5.6 G 50 1:1.4D
    • https://www.flickr.com/photos/aluizioderizans/
Resposta #19 Online: 27 de Julho de 2006, 17:59:03
A idéia era esta mesma.

Criar a discussão.

Por que? Pois não pode haver consenso em uma atividade tão particular como esta.

Sim. Existem modelos de tabelas, cursos, opiniões, mas, na verdade só a experiência pessoal de cada um e o verdadeiro reconhecimento da qualidade de seu trabalho vai definir seu preço real.

Das diversas sugestões, e foi assim que eu formei o meu conceito de preço, a que considero mais adequada é a de pesquisar o mercado concorrente.

Mas, se não houver uma auto crítica real quanto ao trabalho à ser cobrado não vai adiantar nada pesquisar.

Somente se o profissional considerar com honestidade que está altura do mercado, i.e., se o que produz é realmente vendavél é que poderá aplicar sobre o que faz ospreços que apurar.

Só isso.
AluiZio -


guigui

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #20 Online: 27 de Julho de 2006, 22:06:40
Alguns de vcs sabem que eu moro nos EUA, mas acho que nunca entrei em detalhes sobre o curso que eu faço AQUI. É um curso universitário, com diploma, estágio, vários formatos em filme além do digital, iluminação, etc, e uma aula bem específica que se chama Business. Prá se ter uma idéia da importância, eles não permitem que os alunos façam freelance sem ter completado essa aula, porque eles não querem que a gente saia no mercado antes de saber vários aspectos legais da fotografia, e principalmente o cálculo de custos e de preços.
Eu sei que isso é USA, as coisas aqui são diferentes, o mercado se comporta de outro jeito, os clientes tb, etc etc etc, mas de qualquer maneira, todo negócio tem custos e visa lucros, e a gente tem que aprender o be a bá antes de meter as caras, prá não " queimar o filme"  mais tarde, como profissionais.
Não que seja imprescindível fazer um curso, mas não dá prá negar a importância dele.
Muita gente começou calculando seus custos com experiências de outros, fazendo estágio, falando com profissionais, lendo, analizando tabelas. Seja qual fôr a forma que vc consiga adaptar para o seu negócio, seu preço tem que ser justo e honesto, senão não dura muito.
()s


Eduardo Proença

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.292
    • http://www.olhares.com/edup90
Resposta #21 Online: 28 de Julho de 2006, 00:51:04
Citar
Citar
Quer dizer agora que se precisa fazer curso de fotografia prá aprender a cobrar pelo trabalho???  :nonono:
Edu,

Fiz um curso avançado de fotografia de casamentos, e um dos módulos falava somente sobre formação de preço!

Sim, isso ensina-se em cursos sim.
E eu garanto que mtos picaretas do mercado deveriam fazer alguns cursos antes de se dizerem fotógrafos.

Abraço,
Fernando
Fernando, acredito até que um curso ensine a fórmula de como calcular o custo de um trabalho. Agora quanto cobrar por um trabalho???
Acredito sinceramente que só o mercado e como vc está inserido nele vai te dar essa resposta.
Eu como profissional liberal sei exatamente como funciona isso.
Conheço gente que tá começando e que se não trabalhar de graça dificilmente conseguirá um espaço no mercado de profissionais até nem tanto qualificados, mas que já conseguiram seu quinhão justamente por estarem em evidência.
O mercado é volátil demais e acredito que o pulo do gato prá quem quiser se dar bem nesse país tão controverso na questão de se saber avaliar realmente o que presta e o que não presta é justamente criar o seu diferencial.
O resultado do seu sucesso vai depender única e exclusivamente do quanto vc se fará necessário.
Acabei de citar a questão da falta de conhecimento em relação à qualidade de trabalho na maioria do mercado, mas acrescento de forma veemente que os melhores clientes sabem exatamente o que querem. E é exatamente aí o objetivo de atuação de qualquer profissional.
É exatamente nessas horas que vemos fotógrafos cobrando 10 vezes mais do que outros. E isso vale prá qualquer profissão liberal.
Do jeito que nosso mercado se encontra, infelizmente quem tá começando vai ter que bater muito a cabeça na parede até conseguir começar a conquistar seu lugar ao sol, salvo raríssimas excessões como o "QI" por exemplo.
Enfim, nada como a vivência profissional para nos mostrar o caminho.
Um abraço
Eduardo Proença - Rio de Janeiro
Meu Flickr


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #22 Online: 28 de Julho de 2006, 01:18:27
Sem dúvida.

Por este motivo aconselho fortemente que a pessoa faça trabalhos como 2o. fotógrafo, que faça casamento de graça pra amigos e conhecidos e só comece a cobrar qdo realmente tiver condições para tal.

Mas como aqui tudo é mto informal e todo mundo quer serviço de qualidade pagando quase nada, o povo prostitui o mercado oferecendo serviços mto baratos, inviabilizando para os profissionais que realmente tem custos e não tem como cobrar esses preços abusivos!

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #23 Online: 28 de Julho de 2006, 01:34:06
Olá!
Eu já jogo aberto.
Cobro no mínimo R$ 600,00.
É claro que varia o tipo de serviço e as condições a serem feitas o trabalho.
A quantidade de fotos, tamanhos, maneiras, etc...
Se vou sozinho, se exige mais pessoas, o tempo de serviço, etc.
Já peguei por menos e ainda pego alguns trabalhos, faço sempre alguns gratuitamente, e assim por diante. Tudo depende. Mas devemos ter um preço de base, sempre.
Os trabalhos que eu faço eu cobro no mínimo R$ 600,00.
Podem achar muito pouco, ou até muito, sei lá.
Mas é um preço que eu escolhi para ser o mínimo do meu trabalho. Não sou famoso, tenho poucos cursos e na verdade não sigo minha vida exclusivamente como fotógrafo. Porém, não sou de se jogar fora hahah - tenho alguma noção e técnica suficiente que me garante em alguns tipos de serviço.
Até hoje não tive reclamações e inclusive tenho bons clientes que sempre fazem questão de me chamarem.

Sobre o fato de cobrar os clientes, eu já fui muito bom nisso hahah. Hoje eu sou péssimo e tenho inclusive alguns probleminhas hahah - mas sempre faço contrato! (apesar de não garantir muito, ajuda).

Bom, mas este negócio de preço é bem complicado mesmo.
Eu não faço distinção de se a pessoa é rica ou pobre e também não engano ninguém. Vejo que muitos fotógrafos "escolhem" e elaboram orçamento conforme a renda do cliente. Eu acho um absurdo!

O fotógrafo tem que formar o orçamento conforme a capacidade, profissionalismo, criatividade, desempenho, tempo, disposição, fama, equipamento, trabalho, etc... e não formar o preço pela cara do cliente.[/b][/font]

E cada um cobra o tanto que deve e pensa ser necessário e justo.
Eu sempre me pergunto: "Se eu fosse um sujeito que procurasse um serviço de foto, quanto eu pagaria? E na resposta coloco a seguinte "questão" tb. "Será que o que eu cobro vale? O preço é justo pelo trabalho ofericido? Estou agradando o cliente?"

Sempre mostro os trabalhos que já fiz, falo o que irá acontecer e sempre acontece tudo conforme o combinado. Sem problemas!

O importante é trabalhar com honestidade e tranquilidade.
O resto a gente conquista fácil.
(ah, e é bom ter muita saúde, porque tem alguns trabalhos bem cansativos kkkk).
Abraços a todos,

Renato
« Última modificação: 28 de Julho de 2006, 01:35:42 por neocosmo »
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



Eduardo Proença

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.292
    • http://www.olhares.com/edup90
Resposta #24 Online: 28 de Julho de 2006, 03:54:57
Citar
Sem dúvida.

Por este motivo aconselho fortemente que a pessoa faça trabalhos como 2o. fotógrafo, que faça casamento de graça pra amigos e conhecidos e só comece a cobrar qdo realmente tiver condições para tal.

Mas como aqui tudo é mto informal e todo mundo quer serviço de qualidade pagando quase nada, o povo prostitui o mercado oferecendo serviços mto baratos, inviabilizando para os profissionais que realmente tem custos e não tem como cobrar esses preços abusivos!

Abraço,
Fernando
Perfeita colocação, Fernando!  :thmbup:
Eu, por exemplo, não tenho a menor intenção de me profissionalizar nesse ramo, mas gosto muito e por isso pretendo me aprimorar o máximo dentro de minhas possibilidades de tempo.
Tenho um bom amigo profissional da área e já me dispus a ajudá-lo em eventos, logicamente sem nenhum fim lucrativo. E também já comecei um projeto pessoal de fotografar eventos (festas de aniversário, casamentos e batizados) de pessoas pouco favorecidas e que não tenham possibilidade de arcar com custos de um profissional. Inclusive fiz um aniversário segunda passada e depois postarei algumas fotos na galeria pros amigos opinarem.
Acredito que essa experi~encia prática seja indispensável à formação de qualquer profissional.   :thmbup:
Abraços
Eduardo Proença - Rio de Janeiro
Meu Flickr


Lucas Eduardo

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 273
    • http://
Resposta #25 Online: 28 de Julho de 2006, 04:18:34
Citar
Citar
Sem dúvida.

Por este motivo aconselho fortemente que a pessoa faça trabalhos como 2o. fotógrafo, que faça casamento de graça pra amigos e conhecidos e só comece a cobrar qdo realmente tiver condições para tal.

Mas como aqui tudo é mto informal e todo mundo quer serviço de qualidade pagando quase nada, o povo prostitui o mercado oferecendo serviços mto baratos, inviabilizando para os profissionais que realmente tem custos e não tem como cobrar esses preços abusivos!

Abraço,
Fernando
Perfeita colocação, Fernando!  :thmbup:
Eu, por exemplo, não tenho a menor intenção de me profissionalizar nesse ramo, mas gosto muito e por isso pretendo me aprimorar o máximo dentro de minhas possibilidades de tempo.
Tenho um bom amigo profissional da área e já me dispus a ajudá-lo em eventos, logicamente sem nenhum fim lucrativo. E também já comecei um projeto pessoal de fotografar eventos (festas de aniversário, casamentos e batizados) de pessoas pouco favorecidas e que não tenham possibilidade de arcar com custos de um profissional. Inclusive fiz um aniversário segunda passada e depois postarei algumas fotos na galeria pros amigos opinarem.
Acredito que essa experi~encia prática seja indispensável à formação de qualquer profissional.   :thmbup:
Abraços
cara, excelente iniciativa... muito bem pensada!
tu vai adiquirir uma boa experiencia!
parabéns!
Sul Foto Clube


AluiZio

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 258
  • Sexo: Masculino
  • D800 105 1:2.8G ED 28~300 1:3.5-5.6 G 50 1:1.4D
    • https://www.flickr.com/photos/aluizioderizans/
Resposta #26 Online: 28 de Julho de 2006, 09:56:56
Só mais um pitaco:

Cobre o que achar honesto, mas, sempre com uma parcela antecipada de no mínimo
o valor de seus custos básicos.

E seja profissional neste particular: forneça uma cotação onde esteja expresso que seus trabalhos só são realizados com ...% adiantados.

Eu faço isto, sempre, mesmo para amigos. Afinal eles devem saber que atuo profissionalmente e se não sabem não há por que não deixar bem claro antes de começar.
AluiZio -


riguetti

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
Resposta #27 Online: 28 de Julho de 2006, 15:05:50
Citar
Citar
Citar
Eu acho que o negócio é arriscar.

Cobre caro. Bem caro pensando que este valor seria o máximo que você pagaria para um trabalho feito por você mesmo.

Aí, podem acontecer algumas coisas. Por exemplo, você começar a levar cano ou a sua freguezia sumir.

Isto não vai significar que seu preço esteja acima do mercado.

Muito pelo contrário.

O seu  trabalho é que não deve estar à altura do preço que faz.

Então, você tem que exercitar sua auto crítica e decidir: será que eu sou ruim tanto assim ou o mercado não está à altura da minha arte?

Está vendo?

Daí, o negócio é arriscar!!!!

Ou não?
vc deve estar brincando claro... ou não?

Preço de um  trabalho deve ser equacionado com a soma dos gastos, leia-se custos fixos e variáveis e um valor que vc acha que seria justo como remuneração pessoal.

Sugiro que vc faça um curso on-line do sebrae, gratuito e que vai lhe ensinar como cobrar por seus serviços.

A escola riguardare tbm temum curso como esse.

Chutar alto e ficar esperando o que vai acontecer é piada.

Abraço
Prá mim foram duas piadas juntas....  :laughing:

Quer dizer agora que se precisa fazer curso de fotografia prá aprender a cobrar pelo trabalho???  :nonono:
Leia com atenção: o curso do sebrae vai lhe ensinar a "cobrar", vai lhe ensinar a montar uma planilha de custos e a precificar. A escola Riguardare tbm tem um curso que lhe dará noções de como cbrar por um trabalho.

 
Guilherme Riguetti - Fotografia com estilo e atitude
Campinas - São Paulo
www.riguetti.com.br


Fribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 84
Resposta #28 Online: 28 de Julho de 2006, 16:19:10
Citar
Rigg,

Concordo plenamente.

Na realidade poucos calculam seus custos fixos e variáveis e o lucro líquido que desejam ter.

Por isso tem tanta gente prosituindo o mercado!

Gente, vamos estudar, vamos ser assistente, vamos aprender e depois cobrar um preço justo. Isso é o melhor que vc pode fazer!

Abraço,
Fernando
Fernando,


concordo quando voce diz que temos que estudar, temos que nos propor a ser assistente,  afinal a experiência nesta àrea é fundamental.

Agora quando voce diz que tem tanta gente prosituindo o mercado!

Eu me perguntei o que seria isto, qual seria o parâmetro para dizer que o preço cobrado pode estar prostituindo o mercado, por exemplo:

Uma modelo que faça um desfile por R$ 100,00 esta prostituindo o mercado de modelos, pois a Gisele Bündchen não deve desfilar por menos de Us 30.000,00 (chutando).

Acredito que isto seja lei da oferta e procura, pois se o fotógrafo cobra R$ 200,00 por um evento, é provavel que isto cubra os seus custo e lhe dê algum (partindo do presuposto que ele vise algum luco) e que tambem um valor maior possa fazer com que se extingue a sua clientela, pois o nicho de mercado dele possivelmente não sera o mesmo do cara que cobra R$ 5.000,00 por um casamento.

É um assunto polêmico.




 :thmbup:  
Francisco Ribeiro
Rio de Janeiro-RJ

Sony ALPHA 200


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #29 Online: 30 de Julho de 2006, 15:31:22
Citar
Uma modelo que faça um desfile por R$ 100,00 esta prostituindo o mercado de modelos, pois a Gisele Bündchen não deve desfilar por menos de Us 30.000,00 (chutando).

Acredito que isto seja lei da oferta e procura, pois se o fotógrafo cobra R$ 200,00 por um evento, é provavel que isto cubra os seus custo e lhe dê algum (partindo do presuposto que ele vise algum luco) e que tambem um valor maior possa fazer com que se extingue a sua clientela, pois o nicho de mercado dele possivelmente não sera o mesmo do cara que cobra R$ 5.000,00 por um casamento.

É um assunto polêmico.

Concordo!

Também concordo que hoje temos muitos fotógrafos (e de tudo o que é tipo) e se for ver eu acho isto ÓTIMO!
ADORO CONCORRENCIAS, SEJA A ÁREA QUE FOR!

Sobre os preços, também acho que temos que sempre elevar conforme o nosso profissionalismo. Quem é bom, cobra mais (mas tem que ser bom mesmo!!). Quem está começando pode sim fazer de graça, mas também não acho justo trabalhar e não ganhar nada. Assim, se tem um fulano que cobra R$100,00 "pila"
 para gravar as fotos num CD, É CLARO, É OBVIO, que o cliente saberá que este fotógrafo não tem muita experiencia e que está cobrando justamente este preço baixo porque ele não é famoso, não tem equipamento "sofisticado", não tem experiencia, não tem outros atributos que justifique ele cobrar R$5.000,00 mil ou mais sei lá (mas mesmo assim, é de bom senso, o fotógrafo iniciante dizer que está começando, que vai cobrar um preço pequeno apenas para pagar os custos e que é uma ajuda mútua heheh) - mas recomendo fazer isto somente com conhecidos e em festas sem muito compromissos (aniversários por ex.) hahah - num vá começar a querer tirar foto de um casamento que o sujeito gastou R$ 50,000 mil em comida e o fotógrafo pedir R$100,00 conto porque ele ainda é novato hahah.

Bom, mas é através da concorrência que surge o verdadeiro profissional!
Quem tiver mais experiência, melhor equipamento, mais cursos e principalmente for atualizado e se DEDICAR, vence e terá sucesso!

Abraços,m


Renato
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br