Autor Tópico: As câmeras dos turistas em Nova York...  (Lida 4526 vezes)

efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Online: 01 de Agosto de 2013, 09:01:58
Olá,

Acabei de chegar de alguns dias de férias em NY (onde peguei aquela onda de calor brabo, 40 de dia e 30 de noite...) e fiquei espantado com a multidão de turistas, todos com DSLR...  :)

Grosso modo, o uso de câmeras por turistas nessas duas semanas que percebi foi o seguinte:

50% usando o celular, Samsung Galaxy chegando perto dos iPhone;
40% usando DSLR de entrada, desses mais da metade Canon Rebel, em menor proporção Nikon D5xxx e 3xxx;
5% usando Nikons D600 e Canons 6D; e
5% usando Fuji, Sony NEX, Olympus e Pana MFT

Interessante é ver in loco como o americano gosta de DSLR. Os vendedores da B&H com quem conversei confirmaram isso, e disseram achar ridículo mocinhas usarem DSLR só para parecerem no mesmo nível de conhecimento dos rapazes... Disseram que as vendas de MFT, NEX e Fuji não chegam aos pés das Rebel...

Abraço


gruggio

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.147
Resposta #1 Online: 01 de Agosto de 2013, 09:18:57
Puro Status. Ainda bem que aqui no Brasil a galera de classe baixa/média não fica comprando DLSR por modinha, se não a galera profissional ia passar apertado (ou não). Não to acreditando que vou escrever isso, mais ainda bem que os equipamentos aqui são caros. Aproveitando seu tópico gostaria de fazer um adendo:

Fico chateado quando eu mostro para algum amigo meu a foto que acabei de tirar dele, bem enquadrada, dentro da regra dos terços e tudo mais, e o cara me vira e me fala: "Poooram, câmera boa é outra coisa!" ou "Sua câmera tira fotos muito boas" - Não me conformo com isso! O incrível é quando coloco a câmera na mão de quem fala isso, como é que as fotos saem "lindas"...


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 01 de Agosto de 2013, 09:26:34
Já me "dei mal" uma vez fazendo isso de dar a câmera pra outra pessoa bater a foto e mostrar que não era só pela câmera que ficava legal. Acontece que eu já dei toda configurada, era em um aniversário, depois que fiz o primeiro ajuste, não precisei mais mudar nada, ambiente igualmente iluminado, aí tiraram uma foto boa tb  :aua:
Dá próxima vez vou lembrar de desconfigurar antes, hehe
Tecpix + motorola do guga


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #3 Online: 01 de Agosto de 2013, 09:48:05
Olá,

Acabei de chegar de alguns dias de férias em NY (onde peguei aquela onda de calor brabo, 40 de dia e 30 de noite...) e fiquei espantado com a multidão de turistas, todos com DSLR...  :)

Grosso modo, o uso de câmeras por turistas nessas duas semanas que percebi foi o seguinte:

50% usando o celular, Samsung Galaxy chegando perto dos iPhone;
40% usando DSLR de entrada, desses mais da metade Canon Rebel, em menor proporção Nikon D5xxx e 3xxx;
5% usando Nikons D600 e Canons 6D; e
5% usando Fuji, Sony NEX, Olympus e Pana MFT

Interessante é ver in loco como o americano gosta de DSLR. Os vendedores da B&H com quem conversei confirmaram isso, e disseram achar ridículo mocinhas usarem DSLR só para parecerem no mesmo nível de conhecimento dos rapazes... Disseram que as vendas de MFT, NEX e Fuji não chegam aos pés das Rebel...

Abraço
Isso varia, quando eu fui há uns 3 meses a maioria era Nikon D5XXX!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


marcodomingues

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 114
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 01 de Agosto de 2013, 09:53:29
quando dou a maquina para alguém tirar a foto eu a coloco no auto.  :no:


CoelhoRJ

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 197
Resposta #5 Online: 01 de Agosto de 2013, 10:03:17
Puro Status. Ainda bem que aqui no Brasil a galera de classe baixa/média não fica comprando DLSR por modinha, se não a galera profissional ia passar apertado (ou não). Não to acreditando que vou escrever isso, mais ainda bem que os equipamentos aqui são caros. Aproveitando seu tópico gostaria de fazer um adendo:

Fico chateado quando eu mostro para algum amigo meu a foto que acabei de tirar dele, bem enquadrada, dentro da regra dos terços e tudo mais, e o cara me vira e me fala: "Poooram, câmera boa é outra coisa!" ou "Sua câmera tira fotos muito boas" - Não me conformo com isso! O incrível é quando coloco a câmera na mão de quem fala isso, como é que as fotos saem "lindas"...


Permita discordar da parte do  "Puro Status" por um motivo simples: Os preços dos equipamentos nos EUA em relação ao que as pessoas ganham é muito menor que aqui por exemplo. Ser um país rico significa também que bens de consumo estão ao alcance de todos mais facilmente.

Sendo assim, natural que se comprem mais equipamentos mais sofisticados.

No Brasil, fazemos a mesma coisa: Se destinamos digamos 3 mil para comprar uma SmartTV, vamos querer a melhor TV que este valor possa comprar. Normal. O mesmo acontece lá. Se destinamos 2mil dólares para comprar uma máquina, vamos querer o melhor que este valor permita.

E esta facilidade as vezes choca um pouco e tendemos a acreditar que é só exibicionismo.

E ainda tem a questão da segurança, que também estimula a comprar itens mais sofisticados sabendo que poderão ser usados na rua sem problemas.
« Última modificação: 01 de Agosto de 2013, 10:04:27 por CoelhoRJ »


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #6 Online: 01 de Agosto de 2013, 10:43:00
Permita discordar da parte do  "Puro Status" por um motivo simples: Os preços dos equipamentos nos EUA em relação ao que as pessoas ganham é muito menor que aqui por exemplo. Ser um país rico significa também que bens de consumo estão ao alcance de todos mais facilmente.


É exatamente isso. Eu morei por 6 meses em NY, e deu pra conversar com muita gente e ver a diferença gritante do que o pessoal ganha aqui e lá. Só pra ter uma ideia, um faxineiro da seção do museu onde eu trabalhava disse que ganhava US$48 mil por ano, ou seja, US$4 mil por mês. Um faxineiro! Tá certo que o cara trabalhava feito um camelo, acordava às 4h da manha, e tá certo que ele trabalhava em uma instituição grande, que paga muito bem aos funcionários. Mas ainda assim, não deixa de ser um faxineiro.


Soma-se à isso o fato das câmeras serem muito mais baratas do que aqui, e aí tudo se encaixa. Na meu modo de ver, também passa longe de "puro status".


Durante o tempo que fiquei por lá, a maioria dos visitantes do museu portava alguma Canon Rebel, mas tinha uma grande fatia de Nikon D3xxx ou D5xxx. Sony era raro de ver, mas tinha sim. E na época (2009) as micro 4/3 e mirrorless em geral ainda não eram tão difundidas, então raramente eu via alguma.


Abraços


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #7 Online: 01 de Agosto de 2013, 10:46:40
Puro Status. Ainda bem que aqui no Brasil a galera de classe baixa/média não fica comprando DLSR por modinha,
Eu sou de classe média... caindo para baixa  :(... E não comprei DSLR por "modinha"... aliás, classe alta segue "modinha" tanto ou mais que as outras. Declaração preconceituosa do cacete!!!

Quando alguém acha bom que equipamento seja caro para só ele poder ter é porque só o equipamento o diferencia dos demais. Aí ferrou-se!
« Última modificação: 01 de Agosto de 2013, 10:48:12 por fernandomaues »


pedromartins021

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 882
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 01 de Agosto de 2013, 10:47:48
Pois é, se no Brasil o salário fosse R$ 2.000,00 e o preco das SLR fossem no patamar de hoje (por volta de 1800 - 2000) ninguém compraria uma compacta sabonete.


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 01 de Agosto de 2013, 11:22:29
Na verdade o que eu quis dizer é como era curioso ver aquelas meninas carregando DSLRs em vez de uma MFT ou NEX bem menores, vendo na prática por que MFT ainda patina por lá... Não associei a dinheiro, pois DSLR de entrada lá não é status nenhum (nem aqui tampouco), mas sim pela competição das meninas com os rapazes... Abre a porta do ferry da Estátua e sai uma multidão com Rebel/Nikon Dxxxx no pescoço!!!!  :D

Outra coisa interessante foi voltar da B&H de metrô às 7 da noite e ver uma senhora na minha frente com uma Canon 6D no colo e uma mochila pequena tipica de fotografia, tranquilona, zero grilo de roubo...  :) Quem é do Rio nem acredita...

Abraço


fabio.labecca

  • Trade Count: (7)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 265
  • Sexo: Masculino
    • Fabio Labecca Fotografia
Resposta #10 Online: 01 de Agosto de 2013, 11:31:13
Eu sou de classe média... caindo para baixa  :(... E não comprei DSLR por "modinha"... aliás, classe alta segue "modinha" tanto ou mais que as outras. Declaração preconceituosa do cacete!!!
Quando alguém acha bom que equipamento seja caro para só ele poder ter é porque só o equipamento o diferencia dos demais. Aí ferrou-se!

Concordo contigo Fernando!  :ok:
Vamos tomar cuidado pra não falar bobagens desnecessárias... Às vezes não foi nem a intenção inicial, mas acabam falando coisas que soam de forma bastante preconceituosa mesmo...


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #11 Online: 01 de Agosto de 2013, 11:34:24
As MFT detém mais ou menos 20% do mercado considerando-se todas as regiões. No Oriente conseguem uma participação um pouco maior, mas nos EUA a participação é ínfima.

As vezes olho por curiosidade os best-sellers da Amazon. Claro que não é um indicador confiável do universo de câmeras vendidas, mas dá uma idéia geral do mercado. Como é atualizado por hora também varia bastante. Neste momento, a cãmera mais vendida continua sendo a T3i, com a 60D em segundo lugar e a D3200 em terceiro. Não tive muita paciência para procurar, mas não encontrei nenhuma NEX ou Olympus, não sei se estão em outra seção. Das que não são DSLR's tradicionais, a A77 está em 55º e a Nikon J2 em 60º. Lembrando que são computadas as vendas das câmeras em diversas configurações e também câmeras usadas.

Outro lugar que dá para ter uma noção de para onde o mercado está indo é o BCNRanking, que computa as vendas do mercado japones.
« Última modificação: 01 de Agosto de 2013, 11:37:44 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


hbrandao

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 491
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 01 de Agosto de 2013, 11:36:01
quando dou a maquina para alguém tirar a foto eu a coloco no auto.  :no:

Quando alguem elogia a minha foto por causa da minha máquina, entrego pra ela com ISO 100, Abertura em F18, velocidade 1/200 e flash pra cima.
 >:D


Lá nos EEUU, os equipamentos são muito mais baratos e a renda é bem maior, o que permite maior acesso às câmeras que, aqui no Brasil, são tidas como profissionais.
Qualquer câmera que troca lente aqui no Brasil é "profissional". Lá, qualquer estudante de segundo grau pode ter uma DSLR.

Felizmente ou infelizmente, aqui no Brasil não é qualquer um que pode comprar uma DSLR. Se tem gente metida a fotógrafo porque tem uma TekPix, imagina se as reflex fossem popular!?

Henrique Brandão
Fotografe para tornar eternas as emoções que seriam efêmeras
>> http://www.flickr.com/photos/hbrandao


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #13 Online: 01 de Agosto de 2013, 11:40:40
Não sei se é eu que não notava antes, mas acho que o mercado de reflex no Brasil cresceu muito nos últimos anos.

Pelo menos eu não lembro de ver muitas DSLR a alguns anos atrás, coisa de 5 ou pouco mais anos. Hoje em dia, é uma profusão de DSLR's em tudo quanto é canto.

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #14 Online: 01 de Agosto de 2013, 11:46:03
Acho que americano compra câmera igual compra carro: quanto maior, melhor!!  :hysterical: