Autor Tópico: Recuperação de imagem muito escura  (Lida 3569 vezes)

Amauri jr.

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
  • Sexo: Masculino
Online: 01 de Agosto de 2013, 20:00:56
Olá pessoal,

então galera estou começando me aventurar nas edições de fotos, então segue uma para que possam dizer onde posso melhorar.

Original
http://imageshack.us/a/img708/2973/l0pe.jpg
Esta fotografia foi muito mal executada...

http://imageshack.us/a/img818/1043/lyy5.jpg
...então tentei algo e saiu isso.

Pessoal utilizei o ACR para edição.
Aguardo opiniões e crìticas...


***EDITADO***

Favor ler as regras do fórum...
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=17842.0

Regra 3.1  As imagens postadas diretamente nos tópicos poderão ter no
máximo 800 pixels em seu lado maior e 500kB.
« Última modificação: 02 de Agosto de 2013, 01:06:57 por Pictus »


fabio.labecca

  • Trade Count: (7)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 265
  • Sexo: Masculino
    • Fabio Labecca Fotografia
Resposta #1 Online: 02 de Agosto de 2013, 11:46:00
É, a captura já começou mal na minha opinião... Dificilmente se consegue concertar uma foto com tal grau de subexposição... Na real, esta foto acho q teria salvação mesmo se vc fizesse um HDR... Nessa tua edição, deu uma "melhorada", mas o ruído comeu solto, e ainda ficaram muitos detalhes perdidos nas áreas subexpostas.
O tratamento do céu ficou muito bom! Gostei muito da saturação e do tom que conseguiu dar ao azul do céu... Já as árvores....


Amauri jr.

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 03 de Agosto de 2013, 20:41:20
Pois é escolhi essa imagem justamente por ser muito dificil de recuperar, realmente ficou com muito ruido. Vou tentar recuperar a imagem de outra forma, afinal a minha ideia é aprendizagem.
Se alguém tiver alguma dica sera bem vinda.


fabio.labecca

  • Trade Count: (7)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 265
  • Sexo: Masculino
    • Fabio Labecca Fotografia
Resposta #3 Online: 03 de Agosto de 2013, 20:56:59
Vc pode tentar usar o pincel de ajuste (caso esteja manipulando as fotos pelo Light Room), para dar um tratamento diferente aos arbustos... Assim poderia tentar recuperar as informações por um aumento de exposição apenas na parte escura da foto, e deixar o céu do jeito q estava na foto tratada...


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 03 de Agosto de 2013, 21:20:45
Pois é escolhi essa imagem justamente por ser muito dificil de recuperar, realmente ficou com muito ruido. Vou tentar recuperar a imagem de outra forma, afinal a minha ideia é aprendizagem.
Se alguém tiver alguma dica sera bem vinda.

Acho a procura por melhorias na pós (prefiro neste caso chamar de "revelação") é bastante importante, mas é primordial antes conhecer os limites do seu equipamento. Esse tipo de teste é bom para conhecê-lo, saber até onde pode subexpor e ter margem para correção sem perder qualidade. Nesse teu exemplo o ruído e o banding passaram do ponto, além das cores terem sido prejudicadas nas áreas de sombra, mas para exibição da foto em baixa passa.

Um redutor de ruído (uso o Topaz Denoise) aí poderia dar uma melhorada nas áreas de sombra


Amauri jr.

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 04 de Agosto de 2013, 19:11:46
Acho a procura por melhorias na pós (prefiro neste caso chamar de "revelação") é bastante importante, mas é primordial antes conhecer os limites do seu equipamento. Esse tipo de teste é bom para conhecê-lo, saber até onde pode subexpor e ter margem para correção sem perder qualidade. Nesse teu exemplo o ruído e o banding passaram do ponto, além das cores terem sido prejudicadas nas áreas de sombra, mas para exibição da foto em baixa passa.

Um redutor de ruído (uso o Topaz Denoise) aí poderia dar uma melhorada nas áreas de sombra

Pois é Pedro, assim posso conhecer melhor meu equipamento e nesse caso em questão percebi que não tem recuperação, kkkkk.
Tentei recuperar a imagem de outras formas, mas nenhuma satisfatória.
Grato a todos que aqui postaram. :ok: