Autor Tópico: Fuji F30  (Lida 11565 vezes)

Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #30 Online: 26 de Julho de 2006, 12:11:37
Olha por ser compacta ela tá perfeita, mas por ser compacta, não dá pra exigir mais dela.

Raw? em geral o público consumidro desse tipo de câmer aquer foto pronta. Iso 800 altamente usável sim 1600 só em caso extremo, mas pra compacta manda bem.

A lente como sempre é um lixo...rs

Mas é a melhor compacta do mercado, não dá pra discutir.

O que talveaz incomode a galera é a empolgação do Leo...rs eu diria que o sensor é bom, talvez não perfeito, mas numa dslr com uns 12 mp em tamanho APS re\lmente o ruído seria baixíssimo aparentemente, mas até ai, é especulação. teria que primeiro ver pra depois aplaudir ou reclamar.
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 26 de Julho de 2006, 12:12:51
Citar
O único detalhe é que só estamos falando em situacoes de pouca luz. Para fotos com muita luz, o resultado nao é lá essas coisas, porém nada que um photoshop nao resolva.
É só usá-la em modo manual que não haverá as inconsistências de exposição...


Citar
Raw? em geral o público consumidro desse tipo de câmer aquer foto pronta. Iso 800 altamente usável sim 1600 só em caso extremo, mas pra compacta manda bem.

De qualquer forma não acho a foto dela pronta. Falta contraste e saturação.
Se for pra ter que fazer ajustes, poderia ter um RAW né ;)
« Última modificação: 26 de Julho de 2006, 12:15:24 por pedro_raythz »


Murilo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.600
  • Sexo: Masculino
    • http://murilo78.multiply.com
Resposta #32 Online: 26 de Julho de 2006, 12:28:21
Citar
Citar
Raw? em geral o público consumidro desse tipo de câmer aquer foto pronta. Iso 800 altamente usável sim 1600 só em caso extremo, mas pra compacta manda bem.

De qualquer forma não acho a foto dela pronta. Falta contraste e saturação.
Se for pra ter que fazer ajustes, poderia ter um RAW né ;)
Exatamente Pedro....

Numa primeira vista, o único porém que vejo nesta câmera é não entregar arquivos no formato raw! Se ela tivesse, eu ficaria mais tentado ainda em ter uma F30.

Mas dai tem a S6500fd, neh¿ Soh que não é compacta como a F30.

Pois no meu caso... ou eu carrego uma mochila com minha dslr e affins ou uma compacta no bolso. um meio termo não rola.
Já dizia o Da Vinci.... Tem pessoas que enxergam, tem pessoas que enxergam qdo se aponta e tem pessoas que não enxergam.



pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 26 de Julho de 2006, 12:35:56
Eu queria o sensor da F30 com o RAW, os 8mins de bulb e macro de 2cm da Oly SP-320 e com uma lente Leica  :wub:  


Murilo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.600
  • Sexo: Masculino
    • http://murilo78.multiply.com
Resposta #34 Online: 26 de Julho de 2006, 12:41:07
se for assim, eu gostaria do sensor da F30 num corpo da Z1, que entregasse raw, fizesse macro de 1:1, que tivesse controles manuais complestos (de preferencia com um dial) e bulb. pronto.
Já dizia o Da Vinci.... Tem pessoas que enxergam, tem pessoas que enxergam qdo se aponta e tem pessoas que não enxergam.



Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #35 Online: 26 de Julho de 2006, 12:45:00
A questão é que nossa percepção é afetada por sabermos o que é... ;)
Se visse a foto cega sem saber do que se trata, comparando com outra provavelmente a avaliação seria diferente, é como o teste cego de cerveja.
Cerveja foi feita para ser bebida, a grande maioria dos consumidores considera a Skol a melhor cerveja, agora o interessante é que ela é sempre uma das última colocadas no teste cego... Porque será? Mas não cobro que ninguém entenda isso porque senão vamos acabar com os profissionais do MKT.

Bruno no caso não considero a comparação como válida e sim como referêncial para avaliar o que essa camerinha oferece..
Com relação a ISO fake isso não existe, ISO é ISO e pronto é um padrão matematicamente definido, o fabricante não pode mudar mesmo que queira, dependendo da curva de latitude a câmera gera uma imagem mais ou menos escura, quando se varia o 0 EV (que é o ponto do ISO) moda-se a interpretação do que seria o cinza médio, brinque com o controle do cinza médio no levels que vc vai entender o efeito do desvio do ponto de zero da latitude (lembrando que não existe câmera com isso equilibrado).
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Fabiano Bastos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 181
    • http://www.flickr.com/photos/fabiano_bastos/
Resposta #36 Online: 26 de Julho de 2006, 12:45:45
É tão dispendioso melhorar a qualidade ótica das lentes usadas em compactas?

Se a tecnologia do sensor é o que faz esta câmera ser considerada de longe a melhor do mercado, equipando uma prossumer, cujo segmento de mercado é formado por usuários mais esclarecido em assuntos fotográficos, com lentes de qualidade, se tornaria um fenômeno de vendas eu diria que quase uma unanimidade.
Chegou!!! Minha D90 chegou!!!

http://www.flickr.com/photos/fabiano_bastos/


Ricardo Smania

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.063
Resposta #37 Online: 26 de Julho de 2006, 12:53:17
Acho que ignoraram meu post, então vai lá de novo:

Vocês perceberam pelas fotos do review que a sensibilidade dela é absurdamente mais baixa que das outras câmeras, inclusive que da F10?  :nono:  
Ricardo Smania - Salto - SP
Desenvolvedor de software
Equipamento:
Panasonic FZ50
Canon A60


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #38 Online: 26 de Julho de 2006, 13:00:16
Citar
A questão é que nossa percepção é afetada por sabermos o que é... ;)
Se visse a foto cega sem saber do que se trata, comparando com outra provavelmente a avaliação seria diferente, é como o teste cego de cerveja.
Cerveja foi feita para ser bebida, a grande maioria dos consumidores considera a Skol a melhor cerveja, agora o interessante é que ela é sempre uma das última colocadas no teste cego... Porque será? Mas não cobro que ninguém entenda isso porque senão vamos acabar com os profissionais do MKT.

Bruno no caso não considero a comparação como válida e sim como referêncial para avaliar o que essa camerinha oferece..
Com relação a ISO fake isso não existe, ISO é ISO e pronto é um padrão matematicamente definido, o fabricante não pode mudar mesmo que queira, dependendo da curva de latitude a câmera gera uma imagem mais ou menos escura, quando se varia o 0 EV (que é o ponto do ISO) moda-se a interpretação do que seria o cinza médio, brinque com o controle do cinza médio no levels que vc vai entender o efeito do desvio do ponto de zero da latitude (lembrando que não existe câmera com isso equilibrado).
Leo, mas como explicar a grande diferença na exposição da D50 e da F30?

Sobre a percepção, eu sei do que você está falando, mas isso não é motivo para descartar as impressões que temos em relação ao que nos cerca. Podemos relativizar, podemos levar em conta fatores que moldam e alteram nossas percepções, mas dizer que ela não vale nada é besteira... até porque cada um tem rotinas de avaliação diferentes, mais um menos sistemáticas, que aumentam ou diminuem o grau de "confiabilidade" dessas impressões. Mas, para aquele que sente - no sentido de ter seus sentidos afetados por algo -, a percepção conta e muito. Pode não contar para outra pessoa, afetada por outros estímulos, ou para a ciência, presa a outros pressupostos. Mas essa hierarquia "Ciência > Percepção" serve a determinados interesses e é bem datada, não é nada que deva ser aceita passivamente como verdade (não estou dizendo que você aceita passivamente, estou falando genericamente ;)). Mas, como isso não é o ponto do tópico, podemos deixar para lá...

Voltando ao assunto que de fato importa, como podem exposições tão diferentes gerarem o mesmo?? Algo está mal, ou na D50 ou na F30... Quem garante que aquilo que a Fiji diz que é iso 800 é padrão, igual ao iso 800 de outras câmeras? Se ele é padrão, como gerar resultados tão diferentes? Se eu com o iso 800 da F30 não conseguir captar metade da luz que capto com o iso 800 da D70s, ele para mim é fake, sim.


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #39 Online: 26 de Julho de 2006, 13:01:38
Citar
Acho que ignoraram meu post, então vai lá de novo:

Vocês perceberam pelas fotos do review que a sensibilidade dela é absurdamente mais baixa que das outras câmeras, inclusive que da F10?  :nono:
Pois é, estou querendo entrar nessa questão também... achei muito estranho isso.


Cesar Souto

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 604
Resposta #40 Online: 26 de Julho de 2006, 13:11:47
http://www.dpreview.com/reviews/fujifilmf30/page14.asp

Quase lá.. :P

-> Limited manual controls :(

Ganhou um Highly Recommended!
Cesar Souto Jr.
Rio de Janeiro - RJ


cavasotti

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 664
    • http://www.flickr.com/photos/cavasotti
Resposta #41 Online: 26 de Julho de 2006, 13:11:59
Citar
Eu soh acho que vcs estão exigindo de mais de um modelo que já é top top da sua categoria e melhor que muitos outros modelos de categorias superiores.
Concordo...


Eduardo Cavasotti - Florianopolis, SC. - New York, NY.


cavasotti

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 664
    • http://www.flickr.com/photos/cavasotti
Resposta #42 Online: 26 de Julho de 2006, 13:25:08
Citar
Olha por ser compacta ela tá perfeita, mas por ser compacta, não dá pra exigir mais dela.

Raw? em geral o público consumidro desse tipo de câmer aquer foto pronta. Iso 800 altamente usável sim 1600 só em caso extremo, mas pra compacta manda bem.

A lente como sempre é um lixo...rs

Mas é a melhor compacta do mercado, não dá pra discutir.

O que talveaz incomode a galera é a empolgação do Leo...rs eu diria que o sensor é bom, talvez não perfeito, mas numa dslr com uns 12 mp em tamanho APS re\lmente o ruído seria baixíssimo aparentemente, mas até ai, é especulação. teria que primeiro ver pra depois aplaudir ou reclamar.
Alguns pontos..
Pra que ter RAW se os arquivos vao ter +-25MB?
O publico alvo dessa categoria (como ja foi citado) nao sabe nem oq ISO, quanto mais RAW...
Eles colocam no Auto e se duvidar ainda fotografam em 640x480, pra baixar direto pros fotolog.com da vida..
Entao em complicado... querer uma compacta dessas com todos os recursos que voces comentam...

Acho que essa camera eh um marco na categoria compacta, pois seu potencial eh grande.. perto da D50? perto, mas ainda muito longe.. ela ta eh muito na frente das outras cameras de sua categoria, e tbm em algumas de categorias superiores...
Minha namorada tem uma F10 e na epoca eu tava com a FZ30, eu fiz uns testes com as duas.. em certas ocasioes a F10 gerava imagens praticamente iguais ou ate um pouco melhor que as da FZ30, destaque pros niveis de ruido que ai nao dava nem pra compar, ja em ISO100 a F10 gerava menos ruido...
agora coloca no sol... falta muita latitude, e CA mesmo.. era de assustar..
Ai falar que uma camera dessas chega perto da D50, mesmo que falaram da F30 e nao da F10, mas em situacoes extremas nao da nem pra comparar..
E as fotos do dpreview estao longe de ser situacoes extremas.. e mesmo assim a F30 apresentou muito mais ruido que a D50.. enfim.. a F30 eh uma senhora makina.. mas nao da pra comparar com uma D50...

E tbm nao achei ela tao pequena assim...  :heat:

Gosto muito da F10, e provavelmente a F30, se vier a ter uma, vou gostar mais ainda.. pois seu LCD ta melhor...
Um ponto que nao gosto na F10 eh o barulho do AF, eh uma barulhera que meu deus.. tomara que a F30 tenha resolvido isso tbm..
mas eh isso..  :clap: para essa pequena notavel..


Eduardo Cavasotti - Florianopolis, SC. - New York, NY.


Roberto O. Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
Resposta #43 Online: 26 de Julho de 2006, 13:43:45
Se alguem puder me explicar isso bem aqui eu ficaria deveras feliz.



GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #44 Online: 26 de Julho de 2006, 13:51:18
Bom, não dá para querer tudo, a câmera ficou bem interessante, mas duas coisas são importantes:

Vi as fotos que o Cavasotti tirou com a F10 da namorada, certa vez, o CA era absurdo, assustador mesmo, ele fez as mesmas com a FZ30 e nada;
O tamanho p esse tipo de câmera é importante, honestamente continuo preferindo a F11, pena que só lançaram na Europa.
« Última modificação: 26 de Julho de 2006, 13:52:27 por Gustavo RM »
Nikon/Panasonic Gear