Autor Tópico: A queda no número de câmeras vendidas. Chegou-se ao limite ??  (Lida 7023 vezes)

AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #30 Online: 09 de Agosto de 2013, 22:21:28
Sérgio, as mirrorless foram as que mais tiveram perda dentre as câmeras com lentes intercambiáveis. O mercado DSLR encolheu 23%, o mercado mirrorless encolheu 29%. E ainda tem o agravante das mirrorless terem um nível satisfatório de vendas apenas em determinadas regiões. Por exemplo, segundo dados CIPA mostrados no blog linkado aí em cima, nos EUA foram vendidas 39k unidades de câmeras do sistema mirrorless, que é um número insignificante. O shipment de câmeras mostra que o mercado de DSLR nos EUA é 10x maior que o de mirrorless e se considerarmos apenas os valores de junho, este número passa para 20x. O maior mercado de mirrorless continua sendo o Japão, onde hoje ele tem mais ou menos 1/3 do total, o que também mostra uma forte queda uma vez que já teve mais de 50% naquele mercado.

Não entendo bem o motivo, já que dentro do segmento mirrorless existem câmeras com bons preços. Mas na realidade, se está mal para as DSLR, parece que está pior ainda para as mirrorless. E para as compactas então, nem se fala.

Outro dado interessante é que em praticamente todas as listas de mais vendidas, a câmera que está em primeiro lugar é a T3i, uma câmera que já tem duas sucessoras e pelo padrão anterior da Canon, deveria ter sido descontinuada com o advento da T5i, mas não foi, provavelmente justamente pelo seu volume de vendas. Talvez signifique que as firulas introduzidas pelos fabricantes não estejam mais sensibilizando o mercado.
« Última modificação: 09 de Agosto de 2013, 22:31:12 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Ashkenazzi

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 567
  • Casei com a Canon, mas a Nikon é minha amante...
Resposta #31 Online: 09 de Agosto de 2013, 22:42:12
Sérgio, as mirrorless foram as que mais tiveram perda dentre as câmeras com lentes intercambiáveis. O mercado DSLR encolheu 23%, o mercado mirrorless encolheu 29%. E ainda tem o agravante das mirrorless terem um nível satisfatório de vendas apenas em determinadas regiões. Por exemplo, segundo dados CIPA mostrados no blog linkado aí em cima, nos EUA foram vendidas 39k unidades de câmeras do sistema mirrorless, que é um número insignificante. O shipment de câmeras mostra que o mercado de DSLR nos EUA é 10x maior que o de mirrorless e se considerarmos apenas os valores de junho, este número passa para 20x. O maior mercado de mirrorless continua sendo o Japão, onde hoje ele tem mais ou menos 1/3 do total, o que também mostra uma forte queda uma vez que já teve mais de 50% naquele mercado.

Não entendo bem o motivo, já que dentro do segmento mirrorless existem câmeras com bons preços. Mas na realidade, se está mal para as DSLR, parece que está pior ainda para as mirrorless. E para as compactas então, nem se fala.

Outro dado interessante é que em praticamente todas as listas de mais vendidas, a câmera que está em primeiro lugar é a T3i, uma câmera que já tem duas sucessoras e pelo padrão anterior da Canon, deveria ter sido descontinuada com o advento da T5i, mas não foi, provavelmente justamente pelo seu volume de vendas. Talvez signifique que as firulas introduzidas pelos fabricantes não estejam mais sensibilizando o mercado.
O japão tem seus próprios critérios de moda e de produtos desejaveis pelo publico.
Nos anos 90 os MiniDiscs foram um sucesso absoluto lá. Diziam que mataria o CD... tinha mida regravável disponível....Quiosques onde se comprava a música desejada, baixando direto para o aparelho MiniDisc. Ou se comprava o disco completo no foramto Minidisc. Era protegido contra dedo, contra poeira,  contra vibração de movimento, era menor, mais leve e muito mais fácil de transportar os discos que um CD player.
Mas era moda...
E quando veio os MP-3 players, os modistas correram para o MP-3 player e nunca mais se falou de MiniDisc...
E o CD continua por aí... modista é assim. Era point-and-shoot, depois superzooms, depois MFT, depois ja queriam mirrorless de sensores maiores, agora é smartphone. Nunca interessou a qualidade. Apenas o fato de ser fashion usar o techno-treco mais novo do pedaço. Agora já era... smartphones vao matar tudo que é compacta já nas olimpiadas de 2016. Pode escrever.
Não existe espaço no mercado mundial para produtos que "só" fazem sucesso regional... Não compensa produzi-los num mundo cada vez mais globalizado.
« Última modificação: 09 de Agosto de 2013, 22:50:19 por Ashkenazzi »
Nikon D800E + MB-D12 + SB-910 com AF-S NIKKOR 85mm f/1.4G + AF-S NIKKOR 24mm f/1.4G ED
Canon EOS 1D X com EF 24-105mm f/4L IS USM + EF 100-400mm f/4.5-5.6L IS USM
Sony Camcorder HDR-FX1000
Testes com 3 lentes 85mm diferentes em bokeh e luzes: http://www.flickr.com/photos/103484384@N04/


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #32 Online: 09 de Agosto de 2013, 22:47:21
Alexandre, não vendo os números com clareza fica difícil opinar.

Bom, é sabido que nos EUA as mirrorless não pegaram.
Um pouco melhor na Europa e muito melhor no Japão.
Já aqui no Brasil elas vem se popularizando e o público consumidor está considerando cada vez mais a compra desse sistema.

Agora vamos pensar...

Mirrorless -29%
DSLR         -23%

Vamos supor a fabricande XXX. Vende os dos sistemas. DSLR é vendida a 500 dolares e mirroless a 250 dolares.

Em Junho :
 DSLR vendeu 100 mil        Lucro 50.000.000,00
 Mirrorless vendeu 30 mil   Lucro 7.500.000,00

Em julho :
 DSLR vendeu 77000 mil DSLR 23% a menos                  Lucro 38.500.000,00
 Mirrorless vendeu 21300 mil mirrorless 29% a menos.  Lucro 5.325.000,00 


Qual é o setor que vai sentir mais a queda?

E vamos combinar, de 23% para 29% a diferença é pequena. Ainda mais se considerarmos que as DSLRs são o carro feche das fabricantes de câmaras.
Se fosse 23% e 50% ou algo do tipo, poderíamos deduzir que as mirrorless estariam com um sério problema, apesar de que temos que considerar também onde a pesquisa foi feita, em que época, situação etc. Mercadologicamente é muito mais preocupante a queda de vendas das DSLRs do que a das Mirrorless.

:ok:




« Última modificação: 09 de Agosto de 2013, 22:49:18 por sergiotucano »
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


Ashkenazzi

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 567
  • Casei com a Canon, mas a Nikon é minha amante...
Resposta #33 Online: 09 de Agosto de 2013, 22:56:03
Alexandre, não vendo os números com clareza fica difícil opinar.

Bom, é sabido que nos EUA as mirrorless não pegaram.
Um pouco melhor na Europa e muito melhor no Japão.
Já aqui no Brasil elas vem se popularizando e o público consumidor está considerando cada vez mais a compra desse sistema.

Agora vamos pensar...

Mirrorless -29%
DSLR         -23%

Vamos supor a fabricande XXX. Vende os dos sistemas. DSLR é vendida a 500 dolares e mirroless a 250 dolares.

Em Junho :
 DSLR vendeu 100 mil        Lucro 50.000.000,00
 Mirrorless vendeu 30 mil   Lucro 7.500.000,00

Em julho :
 DSLR vendeu 77000 mil DSLR 23% a menos                  Lucro 38.500.000,00
 Mirrorless vendeu 21300 mil mirrorless 29% a menos.  Lucro 5.325.000,00 


Qual é o setor que vai sentir mais a queda?

E vamos combinar, de 23% para 29% a diferença é pequena. Ainda mais se considerarmos que as DSLRs são o carro feche das fabricantes de câmaras.
Se fosse 23% e 50% ou algo do tipo, poderíamos deduzir que as mirrorless estariam com um sério problema, apesar de que temos que considerar também onde a pesquisa foi feita, em que época, situação etc. Mercadologicamente é muito mais preocupante a queda de vendas das DSLRs do que a das Mirrorless.

:ok:

Muito, muito, muito bem colocado.  :ok:

por isso que citei o link dizendo que o mercado de DSLR (e "interchandeable Lens Cameras" que são poucas nos eua que não sao DSLR) cresceu 5% (crecimento de $$$ que é o que mais importa para as empresas).
http://petapixel.com/2013/07/15/the-dslr-camera-market-is-now-bigger-than-point-and-shoots/ (U.S.)
Se basear em "shipments" para definir o mercado DSLR não me parece ser o melhor índice. O mercado Point and shot é só a camera e pronto. Tem que lancar outro modelo e recomprar se quiser ter lucro. O de DSLR tem a camera e as lentes que se vai comprando depois...a medição é diferente.
E, ora, shipment baixo de DSLR (e Interchangeable lens cameras) com lucro em alta (5%) não representa problemas de vendas e nem de produção e nem encolhimento de mercado em 23%. Shipment é shipment (Shipment é envio oficial, só isso. Eles podem estar enviando para fora do japao por outros meios, não oficiais. Porque fariam isso ? Nao me pergunte porque não sei e nem me importo. Mas a produçao e as vendas de DSLR (e interchangeable lens cameras) estão OK. Ou seja, de algum jeito elas saem de lá do Japão...como elas saem do Japão eu não sei ! Mas se o mercado tem lucro, está OK. Shipments me parecem ser mais interessantes para a receita federal de lá avaliar evasão de imposto do que para avaliar o mercado)  :D
« Última modificação: 09 de Agosto de 2013, 23:12:52 por Ashkenazzi »
Nikon D800E + MB-D12 + SB-910 com AF-S NIKKOR 85mm f/1.4G + AF-S NIKKOR 24mm f/1.4G ED
Canon EOS 1D X com EF 24-105mm f/4L IS USM + EF 100-400mm f/4.5-5.6L IS USM
Sony Camcorder HDR-FX1000
Testes com 3 lentes 85mm diferentes em bokeh e luzes: http://www.flickr.com/photos/103484384@N04/


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #34 Online: 09 de Agosto de 2013, 23:05:51
A reportagem do link cita mercado de point and shoot e mercado de câmaras com lentes intercambiáveis, sem diferenciar DSLR e Mirrorless :D

Tanto é que....

Analysts say the drop is (surprise!) due to smartphones, which have been eating away at the point-and-shoot market since 2009. Manufacturers such as Olympus and Fujifilm are trimming or eliminating their compact lines to focus on higher end offerings.

e no final....

This may have some truth to it, but it’s still a big stretch to assume those sore-necked enthusiasts are ditching everything in favor of smartphones. Anyone heard of the mirrorless segment, which continues to toy with the perfect delta between portability and image quality?

:D
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


Ashkenazzi

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 567
  • Casei com a Canon, mas a Nikon é minha amante...
Resposta #35 Online: 09 de Agosto de 2013, 23:10:51
A reportagem do link cita mercado de point and shoot e mercado de câmaras com lentes intercambiáveis, sem diferenciar DSLR e Mirrorless :D

Tanto é que....

Analysts say the drop is (surprise!) due to smartphones, which have been eating away at the point-and-shoot market since 2009. Manufacturers such as Olympus and Fujifilm are trimming or eliminating their compact lines to focus on higher end offerings.

e no final....

This may have some truth to it, but it’s still a big stretch to assume those sore-necked enthusiasts are ditching everything in favor of smartphones. Anyone heard of the mirrorless segment, which continues to toy with the perfect delta between portability and image quality?

:D
Ah, sim vc tem razão. ! Dei uma arrumada no texto. Obrigado.
Tem um título na página e outro na manchete.
Mas é que a reportagem é baseada nos EUA. Onde mercado mirrorless (dizem) é bem pequeno. Bem espero que o ajuste nao cause confusao e respostas tipo: o mercado mirrorless nos eua é insignificante ! hehe
mas ok valeu
« Última modificação: 09 de Agosto de 2013, 23:13:38 por Ashkenazzi »
Nikon D800E + MB-D12 + SB-910 com AF-S NIKKOR 85mm f/1.4G + AF-S NIKKOR 24mm f/1.4G ED
Canon EOS 1D X com EF 24-105mm f/4L IS USM + EF 100-400mm f/4.5-5.6L IS USM
Sony Camcorder HDR-FX1000
Testes com 3 lentes 85mm diferentes em bokeh e luzes: http://www.flickr.com/photos/103484384@N04/


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #36 Online: 09 de Agosto de 2013, 23:13:06
O problema são dois :

Esses números. Soltos podem dizer qualquer coisa.

E a reportagem coloca qualquer coisa que troca de lente como DSLR

:D
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


Ashkenazzi

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 567
  • Casei com a Canon, mas a Nikon é minha amante...
Resposta #37 Online: 09 de Agosto de 2013, 23:15:36
O problema são dois :

Esses números. Soltos podem dizer qualquer coisa.

E a reportagem coloca qualquer coisa que troca de lente como DSLR

:D
Eu pensei no que vc disse.

Acabei achando que o melhor jeito de avaliar é:

Deu lucro maior do que no ano anterior ? Sim ou não ? Se deu lucro maior que o do ano anterior, então o mercado está em crescimento e está OK. Agora, como ela saiu do Japao (shipment) e chegou nos EUA eu nao sei. Mas que saiu, saiu. E mercado dos EUA cresceu 5% em $$$. (pelo que entendi o do Japão também)

Agora, não importa se aumentou a venda do modelo A ou do B (para marcas que fazem todos os modelos como Canon e Nikon). A fábrica vira a chave A ou B e passa a ajustar a produção para produzir mais o modelo A ou mais o modelo B dependendo da procura). E segue a vida. Se o lucro continuar igual em $$$ está tudo OK. Se continuar subindo está é excelente.
« Última modificação: 09 de Agosto de 2013, 23:25:25 por Ashkenazzi »
Nikon D800E + MB-D12 + SB-910 com AF-S NIKKOR 85mm f/1.4G + AF-S NIKKOR 24mm f/1.4G ED
Canon EOS 1D X com EF 24-105mm f/4L IS USM + EF 100-400mm f/4.5-5.6L IS USM
Sony Camcorder HDR-FX1000
Testes com 3 lentes 85mm diferentes em bokeh e luzes: http://www.flickr.com/photos/103484384@N04/


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #38 Online: 09 de Agosto de 2013, 23:27:38
Eu pensei no que vc disse.

Acabei achando que o melhor jeito de avaliar é:

Deu lucro maior do que no ano anterior ? Sim ou não ? Se deu lucro maior que o do ano anterior, então o mercado está em crescimento e está OK. Agora, como ela saiu do Japao (shipment) e chegou nos EUA eu nao sei. Mas que saiu, saiu. E mercado dos EUA cresceu 5% em $$$. (pelo que entendi o do Japão também)

Agora, não importa se aumentou a venda do modelo A ou do B (para marcas que fazem todos os modelos como Canon e Nikon). A fábrica vira a chave A ou B e passa a ajustar a produção para produzir mais o modelo A ou mais o modelo B dependendo da procura). E segue a vida. Se o lucro continuar igual em $$$ está tudo OK. Se continuar subindo está é excelente.

É bem por ai mesmo.
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #39 Online: 09 de Agosto de 2013, 23:40:36
Se o lucro continuar igual em $$$ está tudo OK. Se continuar subindo está é excelente.

Exato. E aí vem o que eu coloquei alguns posts atrás, a Canon já tinha dito que vai ter um lucro menor, e agora foi a Nikon que informou que suas vendas caíram $27m e o lucro operacional caiu $53m. Ou seja, o lucro não aumentou, e sim caiu bastante.

Citar
E a reportagem coloca qualquer coisa que troca de lente como DSLR

Pelo contrário, todos os relatórios, pelo menos os da CIPA estão subdividos entre DSLR´s e Mirrorless.  :ok:

E para confirmar o fenômeno, acabou de sair o comunicado da Olympus dizendo que, embora tenha conseguido reduzir a perda que vinha sofrendo no mercado de câmeras, a linha PEN teve uma queda de vendas da ordem de 12%.
E diz que ainda assim espera que o resultado deste ano seja consistente com o do ano passado.

Uma curiosidade, não sabia que se vendia tantas câmeras assim. No relatório financeiro da Nikon, que está aqui http://www.nikon.com/about/ir/ir_library/result/pdf/2014/14first_all_e.pdf a estimativa era de venda de 7.100.000 unidades de câmeras de lentes intercambiáveis e 9.800.000 lentes para o sistema. Isso é camera prá burro. A estimativa agora é de venda de 6.550.000 câmeras, o que dá as 550.000 câmeras a menos citadas lá em cima.

Para quem ficar curioso, o relatório financeiro da Olympus, que também aponta queda nas receitas da divisão de imagem, está aqui http://www.olympus-global.com/en/common/pdf/brief145PBe_4.pdf
« Última modificação: 10 de Agosto de 2013, 00:03:23 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Ashkenazzi

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 567
  • Casei com a Canon, mas a Nikon é minha amante...
Resposta #40 Online: 10 de Agosto de 2013, 02:07:17
...
E para confirmar o fenômeno, acabou de sair o comunicado da Olympus...a linha PEN teve uma queda de vendas da ordem de 12%.
...
No relatório financeiro da Nikon, que está aqui ... a estimativa era de venda de 7.100.000 unidades de câmeras de lentes intercambiáveis e 9.800.000 lentes para o sistema...
A estimativa agora é de venda de 6.550.000 câmeras, o que dá as 550.000 câmeras a menos citadas lá em cima....
Pelo contrário, todos os relatórios, pelo menos os da CIPA estão subdividos entre DSLR´s e Mirrorless.  :ok:

Para quem ficar curioso, o relatório financeiro da Olympus, que também aponta queda nas receitas da divisão de imagem...

Estou me esforçando para entender, deixa eu ver se entendi o seu ponto de vista.
A estimativa é vender 6.550.000 cameras e 9.800.000 lentes só em 2013 e só de uma marca chamada Nikon,  que não é a lider de mercado (a líder é a Canon) e vc entende que: "pelo fato deles terem errado achando que iam vender mais ainda do que isto", isto representa que o mercado de cameras está em crise ?
É isso mesmo que vc esta querendo demostrar ou eu entendi mal ? :shock:
« Última modificação: 10 de Agosto de 2013, 02:22:03 por Ashkenazzi »
Nikon D800E + MB-D12 + SB-910 com AF-S NIKKOR 85mm f/1.4G + AF-S NIKKOR 24mm f/1.4G ED
Canon EOS 1D X com EF 24-105mm f/4L IS USM + EF 100-400mm f/4.5-5.6L IS USM
Sony Camcorder HDR-FX1000
Testes com 3 lentes 85mm diferentes em bokeh e luzes: http://www.flickr.com/photos/103484384@N04/


batugade

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #41 Online: 10 de Agosto de 2013, 07:38:55
Como todo o planeta está nesse ritmo insustentável e como não existe um plano B, creio que o buraco que vai fazer na história quando der TILT vai ser inesquecível para as gerações futuras.

Gostei do seu raciocínio...:D:D


Ashkenazzi

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 567
  • Casei com a Canon, mas a Nikon é minha amante...
Resposta #42 Online: 10 de Agosto de 2013, 10:32:40
Gostei do seu raciocínio...:D:D
q loko sempre quis morar embaixo da terra ! ainda bem que já tenho lentes claras para caso as luzes sejam fracas a fim de economizar energia !!
uhhh hooo ! :ponder:
Nikon D800E + MB-D12 + SB-910 com AF-S NIKKOR 85mm f/1.4G + AF-S NIKKOR 24mm f/1.4G ED
Canon EOS 1D X com EF 24-105mm f/4L IS USM + EF 100-400mm f/4.5-5.6L IS USM
Sony Camcorder HDR-FX1000
Testes com 3 lentes 85mm diferentes em bokeh e luzes: http://www.flickr.com/photos/103484384@N04/


EduCavalcante

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 429
  • Sexo: Masculino
  • Olhando ai algumas barbaridades.
Resposta #43 Online: 10 de Agosto de 2013, 11:02:09
O mercado está em crise por que NIKON é a melhor marca do mundo.  :assobi:
Canon 5D mark II + Canon 450D xsi + Lente EF-S 18-55mm + canon 50mm 1.8 + canon 28-135mm + Tamron 28-75mm f/2.8 + Sigma 70-300mm + canon 70-200mm F4L + 2 yongnuo YN565 EX
Sony Nex f3 + 18-55mm + pentacon 28mm f2.8

www.educavalcante.com


Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #44 Online: 10 de Agosto de 2013, 11:13:47
Os números escondem alguns aspectos.....esse artigo por exemplo cita que o segmento de cameras que mais cresceu em vendas....é um mirrorless (as Sony NEX)

http://www.theverge.com/2013/8/8/4601178/nikon-mirrorless-struggles-q1-2013-report
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8