Autor Tópico: Fixas!!!  (Lida 7709 vezes)

Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Online: 02 de Agosto de 2013, 20:53:34
Um post apenas para "desabafar"...

Depois de muito adiar, tomei uma decisão radical (ou nem tanto). Faz tempo que eu tenho planos de trabalhar apenas com fixas, mas sempre mantive uma objetiva zoom no meu conjunto. E o fato de ter ela no kit me fazia sempre recorrer à comodidade da zoom.

Mas ontem tomei uma atitude e vendi a minha tão adorada e confiável 24-105/4L. No momento estou com apenas 2 fixas, 35/2 IS e 100/2, mas em breve vou adquirir também uma 50/1.4. E talvez mais uma fixa mais pra frente.

Nunca escondi que sou completamente fã das fixas, tamanho e peso reduzidos, qualidade óptica excelente e, principalmente, aberturas grandes! Já fiz alguns casamentos só com fixas e o resultado sempre me agradou muito mais.

Agora é só questão de prática! Amanhã terei meu 1° casamento após me desgarrar da zoom, acho que vai correr tudo bem. Até porque é um casamento pequeno e estaremos em 2 fotógrafos.

Bom, é isso aí, desabafado, rsrs. E de peito aberto pra essa nova "etapa!, digamos assim.

Abraços
« Última modificação: 02 de Agosto de 2013, 20:54:00 por Humberto Teté »


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #1 Online: 02 de Agosto de 2013, 21:00:46
Queria ter coragem (e dinheiro :D) pra manter só fixas.

Acho que um bom kit pra mim seria 300mm f/4 VR, 85mm 1.8G, 28mm 1.8G e algumas manuais :D
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


iurycarvalho

  • Trade Count: (13)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
  • Sexo: Masculino
    • Adelaide Produção Criativa
Resposta #2 Online: 02 de Agosto de 2013, 21:03:35
Boa Humberto...

Eu trabalho só com fixas e fico bastante satisfeito, se eu fosse você só sentiria falta de GA. Uso 90% do tempo uma 28 1.8 e uma 85 1.8 e as vezes sinto falta de uma 24 ou 20mm.

85 1.8 que comprei de você até, haha

Abs!
« Última modificação: 02 de Agosto de 2013, 21:06:48 por iurycarvalho »


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #3 Online: 02 de Agosto de 2013, 21:12:53
Boa Humberto...

Eu trabalho só com fixas e fico bastante satisfeito, se eu fosse você só sentiria falta de GA. Uso 90% do tempo uma 28 1.8 e uma 85 1.8 e as vezes sinto falta de uma 24 ou 20mm.

85 1.8 que comprei de você até, haha

Abs!


Verdade, eu lembro que quando peguei a sua 24-70 você disse que ia passar a usar só fixas. Bacana seu relato, Iury, obrigado!


Minha ideia é num futuro não muito distante pegar uma objetiva mais aberta mesmo, algo próximo dos 20mm, pra usar em ocasiões específicas. Mas você usa FF ou cropada?


iurycarvalho

  • Trade Count: (13)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
  • Sexo: Masculino
    • Adelaide Produção Criativa
Resposta #4 Online: 02 de Agosto de 2013, 21:18:43

Verdade, eu lembro que quando peguei a sua 24-70 você disse que ia passar a usar só fixas. Bacana seu relato, Iury, obrigado!


Minha ideia é num futuro não muito distante pegar uma objetiva mais aberta mesmo, algo próximo dos 20mm, pra usar em ocasiões específicas. Mas você usa FF ou cropada?

FF, 2 6D, uma com a 28 e outra com a 85(as vezes uma 50 1.4 de um amigo).

Eu to procurando uma GA nessa casa dos 14 aos 24, mas ta dificil achar uma com um custo beneficio bacana. Sábado passado até comentei com um amigo no casamento que não sei como a galera consegue fazer casamento com cropada, juntou um grupo gigante que com a 28 tive que ficar muito longe pra caber todo mundo, hahaha


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #5 Online: 02 de Agosto de 2013, 21:32:16
Há tempos só uso fixas. Agora quero pegar uma zoom pois tenho a sensação de perder algumas tomadas. Posso estar enganado, mas preciso ter pra conferir. Logicamente, nao pretendo me desfazer das fixas. Quero unir o melhor dos dois mundos. A abertura 2.8 de uma 24-70 ja está de bom tamanho para a maior parte das situações.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #6 Online: 02 de Agosto de 2013, 21:35:15
Na sua assinatura tem uma 6D e uma 60D, pensei se você usava a 28mm na 60D e a 85mm na 6D... Mas você não acha a 28mm aberta demais pra maioria das ocasiões? Tem vezes que eu acho até a 35mm muito aberta... Tanto que por isso eu vou pegar uma 50mm em breve, pra usar em algumas ocasiões.

Pois é, essas GAs é difícil achar uma boa e não tão cara... As 20mm da Sigma e da Canon não têm boa reputação, a 14mm é cara demais pra usar só de vez em quando. Já pensei até em pegar uma das manuais, Rokinon/Samyang, já que o foco nessas GAs não é tão crítico...


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #7 Online: 02 de Agosto de 2013, 21:36:46
Há tempos só uso fixas. Agora quero pegar uma zoom pois tenho a sensação de perder algumas tomadas. Posso estar enganado, mas preciso ter pra conferir.


Alguma coisa se perde sim, mas não acho que seja tão crucial. Das vezes que trabalhei só com fixas não me senti muito mais limitado do que com uma zoom, só dá um pouco mais de trabalho, rsrs. Mas a vantagem no peso e na abertura me ganham!


iurycarvalho

  • Trade Count: (13)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
  • Sexo: Masculino
    • Adelaide Produção Criativa
Resposta #8 Online: 02 de Agosto de 2013, 21:42:54
Na sua assinatura tem uma 6D e uma 60D, pensei se você usava a 28mm na 60D e a 85mm na 6D... Mas você não acha a 28mm aberta demais pra maioria das ocasiões? Tem vezes que eu acho até a 35mm muito aberta... Tanto que por isso eu vou pegar uma 50mm em breve, pra usar em algumas ocasiões.

Pois é, essas GAs é difícil achar uma boa e não tão cara... As 20mm da Sigma e da Canon não têm boa reputação, a 14mm é cara demais pra usar só de vez em quando. Já pensei até em pegar uma das manuais, Rokinon/Samyang, já que o foco nessas GAs não é tão crítico...

Então é que eu não vendo casamento, eu só fotografo pra um amigo meu, ai uso uma 6D minha e uma dele e a 60D eu deixo de backup.

Então pra 99% do tempo do casamento eu acho a dupla 28/85 ótima, mas para algumas fotos de decoração/fachada eu sinto falta de uma 20 ou algo assim e para raros casos de fotos de grupos muito grande, mas esses são bem raros mesmos.

Essa 14 da Samyang eu uso pq esse meu amigo tem, agente usa ela umas 2 vezes em todo o casamento ai acho desperdício até.

Só acho a 28 muito aberta quando a pista fica com pouca gente, ai nem adianta tem que ser com a 50mm. Eu queria uma GA mais por desencargo mesmo de ter, ao contrário de muita gente meu range para em 85 e eu nem penso muito eu subir mas começa em 28 e eu penso em baixar mais ainda  :hysterical:


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #9 Online: 02 de Agosto de 2013, 21:48:10
Pois é, eu fico pensando o quanto vale a pena investir em uma GA sendo que vou usar poucas vezes durante o evento todo, talvez umas 2 ou 3 vezes. De resto a 35mm sempre me caiu muito bem, e a 50mm em outros casos.

Cara, no lado tele acontece algo curioso comigo. Eu curto mesmo é o ângulo de visão de uma 85mm. Só que a distância mínima de foco é sempre em torno de 85 a 90cm (isso pra tanto pra Sigma quanto pra Canon, incluindo a 1.2L). E nessa distância não dá pra fazer retratos bem fechados no rosto. Daí acabei pegando a 100/2, que é praticamente a mesma lente que a 85/1.8, só que fecha um pouco mais. O suficiente para fazer closes como eu gosto.


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 02 de Agosto de 2013, 22:34:58
Citar
Cara, no lado tele acontece algo curioso comigo. Eu curto mesmo é o ângulo de visão de uma 85mm. Só que a distância mínima de foco é sempre em torno de 85 a 90cm (isso pra tanto pra Sigma quanto pra Canon, incluindo a 1.2L). E nessa distância não dá pra fazer retratos bem fechados no rosto. Daí acabei pegando a 100/2, que é praticamente a mesma lente que a 85/1.8, só que fecha um pouco mais. O suficiente para fazer closes como eu gosto.

Nunca tinha reparado na distancia minima da 85, acho muito massa retratos onde só aparece o rosto, sera q com uma lente macro fica legal?



Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #11 Online: 02 de Agosto de 2013, 22:37:14
(...)

Agora é só questão de prática! (...)
Abraços

Essa é a questão!
Depois que ir, foi!!!! rsrsrs

Deve ter quem não se habitue, mas acho que deve ser minoria. Quem se arrisca (e é sempre um risco) a só usar fixas é pq já sentiu essa tendência em si mesmo.
Vai fundo!!!
Tenho certeza que vai dar certo!  :ok:

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Resposta #12 Online: 02 de Agosto de 2013, 22:38:58
Faço meus casamentos com 50mm (manual) + 5D clássica e só...

não sinto tanta falta de Ga,mas sinto mais falta mesmo é de AF.
talvez uma lente zoom ajude mesmo na comodidade,principalmente a 24-105mm .

sei lá.gosto das fixas.
penso em ter 2 corpos full frame

1 com 35mm f/2
1 com 85mm f/1.8

pra mim set perfeito (para mim....) :ok:


Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Resposta #13 Online: 02 de Agosto de 2013, 22:42:25


Deve ter quem não se habitue, mas acho que deve ser minoria. Quem se arrisca (e é sempre um risco) a só usar fixas é pq já sentiu essa tendência em si mesmo.

acho que o Hyde disse tudo aqui...
já usei zoom e não me dou...
sei lá,me atrapalho todo kkkkkk

fixa é aquilo e pronto...


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #14 Online: 02 de Agosto de 2013, 22:46:03
Estou pensando em substituir as minhas distancias focais só pra sair da zona de conforto e testar novos horizontes. Acho que vou vender a minha 35mm e comprar uma 85mm.
« Última modificação: 02 de Agosto de 2013, 22:48:04 por spiderman »
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya