Autor Tópico: Fixas!!!  (Lida 7710 vezes)

Fernando K

  • Trade Count: (102)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.567
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 02 de Agosto de 2013, 22:53:02
Pois é Humberto... Venho acompanhando este seu dilema há alguns meses, e finalmente a decisão está consumada. Parabéns pela força de"opinião"!!! Coisa que eu ainda não tenho tido muito ultimamente...rsss. Mas tenho convicção que depois que experimentamos as fixas, ao pegar as zoons sempre ficamos meio frustrados, imaginando que se aquela foto tivesse sido tirada por a fixa iria ficar muito melhor...!!

Resumindo a ópera:
(Parte 1) Me desatei da zoom (24-70) decidido a manter somente fixas nesse range; a que mais me adaptei tanto por gosto quanto necessidade foi a 35mm, por isso mantive uma mais Top (sigma 1.4); essa DF é muito versátil e tem uma "personalidade" interessante, e com uns passos a frente ou atrás já consigo um equivalente de 50mm e 28mm (uma fixa-"zoom" de pé...rss); mas se tiver num espaço muito apertado, ou quiser um ângulo mais aberto para pegar toda mesa com os aniversariantes?? Bom, não tenho como manter no momentos várias fixas Top ($); então estou aderindo às fixas manuais para usar em casos de necessidade, e não perder as fotos: peguei uma 24mm f/2.0 Nikon para GA; e se precisar um close, tenho uma 50mm 1.8 pentacon Pk e achei uma zeiss 85mm 1.4 com defeito (está na assistência e estou muito ansioso para ter uma solução); por serem manuais, só usarei em casos bem específicos. Ok, seria o fim desse capítulo e ponto!!! (...porém... acabei de pegar a 28-70 do Sylar!! ...para quando precisar sair com a Camera só com uma objetiva...famoso walkround...)

Bom, não quero tomar o seu espaço de desabafo, já desabafando uma novela aqui...rss
Deixarei a Parte 2 (70-200) para outra hora....

Já pensou na 24mm 2.8 IS ou a 20mm 2.8??
Sony A5100 + 16-50mm


iurycarvalho

  • Trade Count: (13)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
  • Sexo: Masculino
    • Adelaide Produção Criativa
Resposta #16 Online: 02 de Agosto de 2013, 23:03:51
Pois é, eu fico pensando o quanto vale a pena investir em uma GA sendo que vou usar poucas vezes durante o evento todo, talvez umas 2 ou 3 vezes. De resto a 35mm sempre me caiu muito bem, e a 50mm em outros casos.

Cara, no lado tele acontece algo curioso comigo. Eu curto mesmo é o ângulo de visão de uma 85mm. Só que a distância mínima de foco é sempre em torno de 85 a 90cm (isso pra tanto pra Sigma quanto pra Canon, incluindo a 1.2L). E nessa distância não dá pra fazer retratos bem fechados no rosto. Daí acabei pegando a 100/2, que é praticamente a mesma lente que a 85/1.8, só que fecha um pouco mais. O suficiente para fazer closes como eu gosto.

A distância mínima da 85 me irrita um pouco também, nunca tinha reparado na distância mínima da 100mm... boa observação!

A 35mm é uma distância que usei poucas vezes e não consegui me adaptar, achei muito meio-termo, nem NORMAL nem GA.
Mas to achando que vou acabar voltando pra uma zoom-GA e não vou mais poder falar que só uso fixas, hahaha.

Abs!


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #17 Online: 02 de Agosto de 2013, 23:08:07
A distância mínima da 85 me irrita um pouco também, nunca tinha reparado na distância mínima da 100mm... boa observação!

A 35mm é uma distância que usei poucas vezes e não consegui me adaptar, achei muito meio-termo, nem NORMAL nem GA.
Mas to achando que vou acabar voltando pra uma zoom-GA e não vou mais poder falar que só uso fixas, hahaha.

Abs!
Tens razão. A 35mm é uma lente sem personalidade. Mas o que ela não tem em personalidade tem em versatilidade. Se eu só pudesse ter somente uma lente, escolheria ela. Se eu pudesse ter 4 ou 5lentes, provavelmente não escolheria ela.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #18 Online: 02 de Agosto de 2013, 23:30:23
Nunca tinha reparado na distancia minima da 85, acho muito massa retratos onde só aparece o rosto, sera q com uma lente macro fica legal?
Já pensei em pegar uma macro pra isso, pensei especificamente na 100/2.8L IS macro. Os f/2.8 ainda me fazem torcer um pouco o nariz, mas o preço dela eu acho muito alto para usar apenas para retratos, e não aproveitar a função macro. Eu não curto macro.

Quem se arrisca (e é sempre um risco) a só usar fixas é pq já sentiu essa tendência em si mesmo.
Vai fundo!!!
Tenho certeza que vai dar certo!  :ok:
Obrigado, Hyde! É, na verdade já fazem alguns anos que tenho essa tendência, mas nunca saí da zona de conforto. Pra não falar que não, tiveram alguns meses da minha vida que eu fotografava apenas com uma 24/2.8 e uma 50/1.8, mas isso foi antes de começar a trabalhar com foto.

penso em ter 2 corpos full frame

1 com 35mm f/2
1 com 85mm f/1.8

pra mim set perfeito (para mim....) :ok:
E é pra muita gente, conheço dezenas de fotógrafos de casamento que trabalham com um set parecido.

Já pensou na 24mm 2.8 IS ou a 20mm 2.8??
É, o Fernando é meu colega de dilemas em relação a objetivas, rsrs. Mas você troca bem mais do que eu, eu fico mais só nas ideias... Uma das minhas ideias, por exemplo, é trocar minha Canon 35/2 IS por uma Sigma 35/1.4, por conta da maior abertura. E aí, a 50/1.4 viria para cobrir o nicho de fixa leve e pequena para uso geral... Vamos ver, ainda não sei, essa Sigma é tão pesada...

Já pensei nelas, mas a 24/2.8 IS é meio cara demais e a 20/2.8 não é muito bem falada por aí. Algo pra pensar...

A distância mínima da 85 me irrita um pouco também, nunca tinha reparado na distância mínima da 100mm... boa observação!
A 100/2 tem a mesma distância mínima, só que um ângulo mais fechado. Com ela eu já fiz uns retratinhos mais fechados, bem como eu gosto.

A 35mm é uma distância que usei poucas vezes e não consegui me adaptar, achei muito meio-termo, nem NORMAL nem GA.
Tens razão. A 35mm é uma lente sem personalidade. Mas o que ela não tem em personalidade tem em versatilidade. Se eu só pudesse ter somente uma lente, escolheria ela. Se eu pudesse ter 4 ou 5lentes, provavelmente não escolheria ela.
Engraçado vocês falarem isso, porque eu sempre achei 35mm uma distância muito joia, bem característica, bem aberta mas sem muita distorção, e acho retratos feitos com ela muito bons. O comprimento que eu sempre achei meio sem personalidade é os 50mm, acho muito comum, sei lá... Coisa pessoal mesmo, sei que a maioria das pessoas gostam de 50mm...

Abraços a todos e valeu pela participação! Muito legal ler os relatos de vocês!
« Última modificação: 02 de Agosto de 2013, 23:31:13 por Humberto Teté »


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #19 Online: 02 de Agosto de 2013, 23:53:40
Eu já curto tanto a minha Think tank retrospective 20 com as 14-24, 24-70 e 70-200; um par de SB-800 e minha D3s! Não preciso de mais nada! Fixa para mim é raro, mas eu gosto muito - principalmente as DF entre 50 e 200 mm
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


luizlucasi

  • Trade Count: (13)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 233
Resposta #20 Online: 03 de Agosto de 2013, 00:00:17
Humberto, Eu ainda não fiz um casamento só com fixas. Cerimônia normalmente uso a 24-70 e uma fixa ou a 50mm ou a 35mm

Acho que vai demorar prá eu desapegar da 24-70 durante a cerimônia  :assobi:

Canon EOS 5D mkiii  | Canon EF 24-70mmL f/2.8 mk II  | 50mm 1.8 | Canon 600 ex-rt (x3)
Nikon D750 (x2) | 35mm F2 D | 85mm 1.8G | 24-70mm 2.8 | 28mm a-is | 180mm 2.8 a-is | SB-900 | SB-5000  
Contax 167MT | Contax 50mm 1.4 | Contax  135mm f/2.8 e outros vidros

Na fotografia não existe certo ou errado...


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #21 Online: 03 de Agosto de 2013, 01:20:51
Faz um bom tempo que vendi todas as minhas por fixas, para uso com a 5D-1. Tive um monte de zooms, entre elas 4 série-L, que apesar de muito boas e versáteis eu achava pesadas e desajeitadas. Cheguei a ter 8 fixas e hoje tenho 4 para Canon, 28-40-50-85 e só. Se o bicho pegar e precisar, tenho umas teles da Leica iradas que podem ser usadas nas Canon, então é mesmo questão de gosto pessoal. Não pretendo comprar mais nenhuma objetiva, nem zoom nem prime.

Para usar em montanha e lugares que não preciso ou não quero carregar peso, vou de T2i + 18-55 do kit, mas aí a proposta é outra.

Sempre preferi as fixas e nunca achei que elas limitam de alguma forma. As vezes zooms sao praticas, outras vezes um estorvo.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #22 Online: 04 de Agosto de 2013, 14:53:31
Humberto, Eu ainda não fiz um casamento só com fixas. Cerimônia normalmente uso a 24-70 e uma fixa ou a 50mm ou a 35mm

Acho que vai demorar prá eu desapegar da 24-70 durante a cerimônia  :assobi:
Cara, se você se sente confortável com a 24-70, não vejo porque trocar. Eu sempre me incomodei com o tamanho/peso e com a abertura das zooms, por isso sempre tive a tendência a usar mais fixas, só faltava coragem mesmo de dar o passo e abandonar de vez a confiável 24-105...

Faz um bom tempo que vendi todas as minhas por fixas, para uso com a 5D-1. Tive um monte de zooms, entre elas 4 série-L, que apesar de muito boas e versáteis eu achava pesadas e desajeitadas. Cheguei a ter 8 fixas e hoje tenho 4 para Canon, 28-40-50-85 e só. Se o bicho pegar e precisar, tenho umas teles da Leica iradas que podem ser usadas nas Canon, então é mesmo questão de gosto pessoal.
Muito legal, Shalders, obrigado por compartilhar!


Pessoal, ontem foi o meu 1° casamento depois de abandonar as zooms. Cara, que coisa boa que é ficar só com as fixas, adoro mesmo. Achei que o resultado ficou muito joia, não me senti limitado e nem me atrapalhei com as duas câmeras. E, no fim da noite, o pulso agradece, rsrs. Em alguns momentos senti falta de um ângulo entre os 35mm e os 100mm. Em breve chega minha 50/1.4, então isso resolve. Daí tenho que pensar um jeito prático de fazer a troca de objetivas sem me atrapalhar muito...

E algumas poucas vezes senti falta de um ângulo mais aberto. Como havia comentado antes, pra umas 3 ou 4 fotos no evento inteiro. Vamos ver, talvez eu invista em alguma GA mais simplezinha, só pra usar nessas ocasiões...

Mas enfim, curti muito e acho que daqui pra frente vai ser só alegria! Quando tiver as fotos prontas eu posto aqui o link. Valeu!

Abraços
« Última modificação: 04 de Agosto de 2013, 14:54:17 por Humberto Teté »


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 04 de Agosto de 2013, 15:16:05
Eu tenho vontade de montar um set de fixas, mas no moemnto vou ter de contentar com o setzinho básico que tenho. Gastos para o próximo ano requerem aperto e quando for pegar quero lentes mais claras.  :ponder:


Fernando K

  • Trade Count: (102)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.567
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 04 de Agosto de 2013, 16:00:00
Parte 2: teles.... está decidido!!! Fiz uns testes hoje e decidi ficar com apenas uma fixa tele: a Sigma 150mm 2.8 Macro OS. Por isso vou me desfazer da tão sonhada e espetacular zoom 70-200 2.8 L IS II.... (...além disso, outro fator pesou nessa escolha, por motivos maiorie$, e que ainda não posso revelar... mais pra frente vcs vão entender, né Sylar (..mas cara, não vai ficar fofocando viu?!!!...rsssss)

Síntese da história:

Eis o meu set de fixas:

-Nikon 24mm f/2 (M)
-Sigma 35mm f/1.4
-Prakticar 50mm f/1.8 (M)
-Zeiss 85mm f/1.4 (M*???)
-Sigma 150mm f/2.8 Macro OS

E uma zoom: 28-70 2.8 L
Sony A5100 + 16-50mm


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #25 Online: 04 de Agosto de 2013, 17:04:08
Quase não faço social mas fui na mesma linha. A última zoom que tive foi a 17-40 f4 L, que era para quebra o galho quando precisava de GA. Mas ela nunca me satisfez. Acabei montando um set ainda capenga mas que me atende com qualidade 98% do tempo. As Canon EF 35mm f2 (a antiga mesmo, chegou há pouco e é melhor que eu esperava); a 50tinha 1.8 (versão I, minha cópia é excelente, só trocaria pela 1.2, mas não é o caso agora); a 85mm 1.8 (excelente para retratos de meio corpo); a 100mm 2.8 macro (não L; para retratos mais fechados e macro). Acrescentei uma lensbaby composer (50mm), que tenho que esquecer para não ficar viciado e uma Rokinom 14mm 2.8 (Manual), que ainda não testei direito. Os 2% que ma fazem falta eu vou cobrir em breve com a 135mm f2 L. Vejam só, um set relativamente barato que entrega com a 6D uma qualidade que me satisfaz. Qualquer foto que eu queira e não consiga fazer certamente não vai ser pelo equipamento, mas por incompetência minha. Abs!


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #26 Online: 04 de Agosto de 2013, 22:53:22
Eu tenho vontade de montar um set de fixas, mas no moemnto vou ter de contentar com o setzinho básico que tenho. Gastos para o próximo ano requerem aperto e quando for pegar quero lentes mais claras.  :ponder:
Olha, mas são gastos que vale muito a pena, viu, fixas são tudo de bom, rsrs.


Eis o meu set de fixas:

-Nikon 24mm f/2 (M)
-Sigma 35mm f/1.4
-Prakticar 50mm f/1.8 (M)
-Zeiss 85mm f/1.4 (M*???)
-Sigma 150mm f/2.8 Macro OS

E uma zoom: 28-70 2.8 L
Vamos ver até quando dura esse set, rsrs... Mas tá muito bacana mesmo, muitas objetivas ótimas aí! Depois queria conversar com você sobre a Sigma 35/1.4, mas te mando uma MP para não desvirtuar esse tópico.


As Canon EF 35mm f2 (a antiga mesmo, chegou há pouco e é melhor que eu esperava); a 50tinha 1.8 (versão I, minha cópia é excelente, só trocaria pela 1.2, mas não é o caso agora); a 85mm 1.8 (excelente para retratos de meio corpo); a 100mm 2.8 macro (não L; para retratos mais fechados e macro). Acrescentei uma lensbaby composer (50mm), que tenho que esquecer para não ficar viciado e uma Rokinom 14mm 2.8 (Manual), que ainda não testei direito. Os 2% que ma fazem falta eu vou cobrir em breve com a 135mm f2 L.
Fernando, valeu pelo relato! A antiga 35/2 é realmente muito boa, minha única queixa é que o AF é muito barulhento quando fica caçando o foco. De resto é ótima mesmo, e lembra em muito a 50/1.8 mk I (já tive as duas). Tens um kit muito bom mesmo, muito legal!


Muito legal ver os depoimentos do pessoal em relação às fixas usadas, dá pra ver que não existe praticamente consenso nenhum. Os kits são todos muito diversos, e acho isso bem bacana! Em relação aos comprimentos focais, tenho certeza de que vou manter 35mm e 50mm. Ainda estou muito na dúvida entre 100mm e 85mm, e ainda penso em pegar uma fixa com ângulo um pouco mais aberto.


Abraços


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #27 Online: 04 de Agosto de 2013, 23:05:56
Fernando, valeu pelo relato! A antiga 35/2 é realmente muito boa, minha única queixa é que o AF é muito barulhento quando fica caçando o foco. De resto é ótima mesmo, e lembra em muito a 50/1.8 mk I (já tive as duas). Tens um kit muito bom mesmo, muito legal!
Exato, Humberto. É realmente BEM barulhenta, mais que a 50mm 1.8 (de caçar o foco, ainda não tive do que reclamar). Se fizesse social ou outra coisa que exigisse focagem em condições mais críticas creio que trocaria a 35mm e a 50mm 1.8 pelas versões mais novas - a 35 f2 IS que tens e a 50mm 1.4 - como não é o caso, vou ficando com o que tenho...


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #28 Online: 04 de Agosto de 2013, 23:08:32
Se fizesse social ou outra coisa que exigisse focagem em condições mais críticas creio que trocaria a 35mm e a 50mm 1.8 pelas versões mais novas - a 35 f2 IS que tens e a 50mm 1.4 - como não é o caso, vou ficando com o que tenho...
Perfeito! E esse é basicamente o único motivo de eu ter optado pelas versões USM dessas fixas, porque em qualidade de imagem mesmo eu não acho que a diferença de preços justifique.  :ok:


ThalesMullerBR

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 636
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 04 de Agosto de 2013, 23:20:19
De fixas eu pretendo ter, em futuro próximo, uma EF 35 f/2, uma EF 85 f/1.8 e uma macro, e, em um futuro mais distante, uma EF 200 f/2.8L II.
« Última modificação: 04 de Agosto de 2013, 23:20:58 por ThalesMullerBR »