Autor Tópico: Fixas!!!  (Lida 7711 vezes)

Tim

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 408
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #30 Online: 05 de Agosto de 2013, 00:03:57
Eu estava na dúvida entre a 28mm 1.8 e a 35 f2. Esse tópico me ajudou a decidir pela 35. Fiz a compra pela amazon hoje. Agora é só esperar meu amigo chegar com ela na próxima semana! 8-)


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #31 Online: 05 de Agosto de 2013, 01:32:09
De fixas eu pretendo ter, em futuro próximo, uma EF 35 f/2, uma EF 85 f/1.8 e uma macro, e, em um futuro mais distante, uma EF 200 f/2.8L II.
:ok:


Eu estava na dúvida entre a 28mm 1.8 e a 35 f2. Esse tópico me ajudou a decidir pela 35. Fiz a compra pela amazon hoje. Agora é só esperar meu amigo chegar com ela na próxima semana! 8-)
Legal, bom saber que esse tópico ajudou!


Palmeida

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.551
Resposta #32 Online: 05 de Agosto de 2013, 04:17:09
Antes, pouco me lixava pra tamanho e peso. Hoje, isso já me chateia pelos olhares que atrai dos curiosos da rua. Vc coloca na máquina uma zoom clara e um flash dedicado... é o que basta pra todos que estão à sua  volta ficar xeretando. Não tô nem aí, mas a minha família não se sente muito à vontade. Resultado: Ando usando uma 35mm em uma APS-C em 95% do tempo que fotografo outdoor e estou satisfeito... mas, em ambientes mais isolados ainda prefiro uma zoom clara. Acredito que se fotografasse profissionalmente, não abriria mão da zoom por uma fixa.
« Última modificação: 05 de Agosto de 2013, 04:25:36 por Palmeida »
O que eu amo: Deus, família, amigos, trabalho,fotografia, contabilidade, estudar e tecnologia!


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #33 Online: 05 de Agosto de 2013, 12:23:04
já fiz isso e não me arrependo.. aliás, em alguns casos me arrependo sim. Tem muitas situações onde o zoom pode fazer a diferença na praticidade. Mas as vezes que passei apertado foram tão poucas que não chegam a pesar na decisão.. estou com uma 20mm 2.8 - 35mm 2.0 (a antiga, sem IS) - 50mm 1.4 e 85mm 1.8 .. já acho muito porque acabo subutilizando alguma eventualmente.. dependendo do propósito escolho 2 pra carregar...

Uma lente Zoom eu precisei manter, uma 70-300 IS porque faço muitos eventos com fotos de palco. Uma fixa 300mm me complicaria porque não tenho espaço pra ficar me movimentando entre a platéia. A sonhada 70-200 2.8 não me atrai em nada porque acho pouca a aproximação que ela proporciona.. Uma 100-400 Canon é pesada demais e cara demais pro meu gosto, além de ter um anel de zoom que acho horrível de usar.. então vou ficando com a 70-300 mesmo, e dificilmente me separo dela.

« Última modificação: 05 de Agosto de 2013, 12:39:20 por Luciano.Queiroz »


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #34 Online: 05 de Agosto de 2013, 12:34:12
Cara, no lado tele acontece algo curioso comigo. Eu curto mesmo é o ângulo de visão de uma 85mm. Só que a distância mínima de foco é sempre em torno de 85 a 90cm (isso pra tanto pra Sigma quanto pra Canon, incluindo a 1.2L). E nessa distância não dá pra fazer retratos bem fechados no rosto. Daí acabei pegando a 100/2, que é praticamente a mesma lente que a 85/1.8, só que fecha um pouco mais. O suficiente para fazer closes como eu gosto.

já pensou em usar isso?? a distância de foco da 85mm cai pra cerca de 40 a 50cm. Uso um aqui quando quero foco mais perto com essa lente.. Posso tentar medir a distância exata de foco se quiser.. http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-501047713-tubo-extensor-eletrnico-13mm-para-macrofotografia-canon-eos-_JM


hugodanielf

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 539
  • Sexo: Masculino
    • Hugo Daniel Fotografia
Resposta #35 Online: 05 de Agosto de 2013, 13:10:04
a um ano resolvi tbm partir para fixa, hoje estou com 4 lentes, e apenas uma 17-40mm, em proporção de utilização, hoje estou assim..

35mm 1.4 - 50% das fotos
85mm 1.2 - 40%
100mm 2.8 - 5%
17-40mm 4.0 - 5%

a 85mm é fora do comum, excelente, sobrenatural, porem tem hora que não da, principalmente em ambiente fechado, vc fica limitado, quando vc assusta ja ta "encostado" na parede rsrsrs....



Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #36 Online: 05 de Agosto de 2013, 14:15:27
Antes, pouco me lixava pra tamanho e peso. Hoje, isso já me chateia pelos olhares que atrai dos curiosos da rua. Vc coloca na máquina uma zoom clara e um flash dedicado... é o que basta pra todos que estão à sua  volta ficar xeretando. Não tô nem aí, mas a minha família não se sente muito à vontade. Resultado: Ando usando uma 35mm em uma APS-C em 95% do tempo que fotografo outdoor e estou satisfeito... mas, em ambientes mais isolados ainda prefiro uma zoom clara. Acredito que se fotografasse profissionalmente, não abriria mão da zoom por uma fixa.
É, pra mim o problema são as dores no pulso e cotovelo mesmo, por isso o peso do equipamento cada vez é mais importante pra mim. Quando saio por aí na rua, costumo levar só uma fixa pequena, sem flash, sem grip.


já pensou em usar isso?? a distância de foco da 85mm cai pra cerca de 40 a 50cm. Uso um aqui quando quero foco mais perto com essa lente.. Posso tentar medir a distância exata de foco se quiser.. http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-501047713-tubo-extensor-eletrnico-13mm-para-macrofotografia-canon-eos-_JM
Pois é, Luciano, mas aí perde-se o foco no infinito... Eu acho que a melhor solução, no fim das contas é usar o bom e velho crop no tratamento. Mas valeu pelo toque!


a um ano resolvi tbm partir para fixa, hoje estou com 4 lentes, e apenas uma 17-40mm, em proporção de utilização, hoje estou assim..

35mm 1.4 - 50% das fotos
85mm 1.2 - 40%
100mm 2.8 - 5%
17-40mm 4.0 - 5%

a 85mm é fora do comum, excelente, sobrenatural, porem tem hora que não da, principalmente em ambiente fechado, vc fica limitado, quando vc assusta ja ta "encostado" na parede rsrsrs....
:ok:


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 05 de Agosto de 2013, 17:17:59
Muito bom, Humberto! Gosto dessas tuas "peitadas", como dizemos aqui no RS. Lembro de outro dia que tu desligou o TTL e foi fazer o casamento com flash manual. Isso é muito bom!

Sou fã das fixas também. Tenho 50 e 85. Pro que eu gosto de fazer (retratos) ainda precisaria de uma 135, mas a 85 tem sido suficiente até hoje. Se fosse fazer eventos imagino que compraria uma 28 ou 35 e na segunda câmera usaria a 85. Imagino que não tem o que perder com isso.
Tem outra também, quem é acostumado a disparar com fixas não se incomoda com a mobilidade necessária pra acertar o quadro, agora pra um cara que só usa zoom é mais complicado de se desapegar e acostumar a cabeça a caminhar pra toda foto.

Quanto ao peso, rapaz, eu já acho pesada a minha D700 com grip (> 1KG) e com a 85, imagina com uma 24-70 + SB-910! 5KG, é isso?!


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #38 Online: 05 de Agosto de 2013, 17:30:00
Muito bom, Humberto! Gosto dessas tuas "peitadas", como dizemos aqui no RS. Lembro de outro dia que tu desligou o TTL e foi fazer o casamento com flash manual. Isso é muito bom!
Pois é, essa experiência com o flash manual funcionou muito bem naquele evento, mas depois disso raramente usei novamente. Ainda preciso "peitar" mais nesse ponto.

Sou fã das fixas também. Tenho 50 e 85. Pro que eu gosto de fazer (retratos) ainda precisaria de uma 135, mas a 85 tem sido suficiente até hoje. Se fosse fazer eventos imagino que compraria uma 28 ou 35 e na segunda câmera usaria a 85. Imagino que não tem o que perder com isso.
Tem outra também, quem é acostumado a disparar com fixas não se incomoda com a mobilidade necessária pra acertar o quadro, agora pra um cara que só usa zoom é mais complicado de se desapegar e acostumar a cabeça a caminhar pra toda foto.

Quanto ao peso, rapaz, eu já acho pesada a minha D700 com grip (> 1KG) e com a 85, imagina com uma 24-70 + SB-910! 5KG, é isso?!
Nãaaao, 5kg não. Meu conjunto de 5D II + grip + 580EX II + 24-70 pesava um pouco menos de 2,5kg. Agora com a 35/2 IS no lugar pesa menos de 2kg.


Valeu, lestevaos!


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #39 Online: 07 de Agosto de 2013, 21:27:36
Ontem à noite chegou a última integrante do grupinho seleto de fixas que montei: 35/2 IS USM, 50/1.4 USM e 100/2 USM. Me empolguei e fiz umas fotinhos da criançada, rsrs...


Trio Canon por Humberto Yoji, no Flickr


Trio Canon por Humberto Yoji, no Flickr


Abraços


iurycarvalho

  • Trade Count: (13)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
  • Sexo: Masculino
    • Adelaide Produção Criativa
Resposta #40 Online: 07 de Agosto de 2013, 21:33:27
Agora sim!

Amanhã ou sexta deve chegar minha Sigma 20-40 2.8 (que comprei do Adam), ou seja, não vou estar mais só com fixas, hahahaha... Sábado vou ver se me acostumo a voltar a usar zoom.

Mas só pra constar, comprei a 20-40 pela abertura dela, preço e pq me atendia duplamente, era uma Wide que eu queria e nos 40mm ela quebra um galho enquanto não pego a 50 da sigma.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #41 Online: 07 de Agosto de 2013, 21:56:17
Rapaz, fiquei de olho nessa 20-40 aí também... Depois deixe suas impressões aqui, beleza?


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #42 Online: 07 de Agosto de 2013, 22:59:04
Humberto, conte-nos como foi o casamento com fixas.
Eu tive uma Tamron 17-50 2.8 e é excelente mas a minha 35 1.8 G na D90 era cadeira cativa.
Hoje tenho só a 28-135 que quase não uso e foi comprada só para algum passeio e uso em algo turístico, mas que estou seriamente pensando em vendê-la para capitalizar e comprar uma Mirrorless que faz até mais sentido.

Posso dizer que a qualidade de imagem que uma fixa entrega vale mais do que qualquer coisa. Se a composição não ficou muito boa, os 20MP da minha 6D proporcionam crop suficiente. Eu só não dou nota 10 pra minha Sigma por causa do porte de zoom, aliás, aquela nossa troca experimental de 2 semanas das nossas 35 está de pé para fazermos test Drive e impressões.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #43 Online: 07 de Agosto de 2013, 23:53:45

Humberto, conte-nos como foi o casamento com fixas.
Contei na página anterior, rsrs: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=90229.msg906584#msg906584



Eu só não dou nota 10 pra minha Sigma por causa do porte de zoom, aliás, aquela nossa troca experimental de 2 semanas das nossas 35 está de pé para fazermos test Drive e impressões.
Pois é, só por conta disso eu ainda estou indeciso entre manter a Canon 35/2 IS ou pegar a Sigma 35/1.4, por conta do tamanho e peso de zoom dela. É do mesmo tamanho que a 24-105, só que mais pesada...

Mas obviamente nossa troca temporária ainda está de pé. Semana que vem?

Abraços


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #44 Online: 21 de Agosto de 2013, 21:39:16
Pra quem ainda tiver interesse no assunto, aqui estão algumas fotos do casamento que fiz usando só as fixas. Eu usei uma 35/2.0 e uma 100/2.0, meu 2° usou uma 50/1.8, todas em FF, acho que o resultado ficou joinha: http://www.flickr.com/photos/humbertotete/sets/72157635143312391/

Uma vantagem "colateral" de se usar aberturas grandes é que exige bem menos do flash. O casamento foi relativamente curto, mas não precisamos trocar as pilhas nenhuma vez.

Abraços