Autor Tópico: Fotos Puras chamam a atenção???  (Lida 1169 vezes)

ermgab

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 155
  • Sexo: Masculino
  • "Aprender é Viver!"
Online: 02 de Agosto de 2013, 21:13:01
Olá a todos os companheiros(as) que tem a fotografia como trabalho, hobby ou somente para registro de momentos pontuais.

Qual a opinião dos amigos sobre a foto pura, isso é sem nenhum ajuste por softwares, tipo LR, PS ou outros, vocês acham que chamam a atenção, ou sempre é necessário fazer os "ajustes" ?

Quando podemos criar sem ter que gastar horas na pós para termos um resultado excelente? Em suas opiniões é possível conseguir fotos realmente TOP sem ter que mexer nelas?

Qual o peso que é dado para esse tipo de trabalho, fotos puras? Ou o valor só é agregado após fazer uns ajustes?

Bom é isso.
Sony Alpha SLT-A37
DT 18-55mm F3.4-5.6 SAM
DT 55-200mm F4-5.6 SAM
https://www.flickr.com/photos/ermgab


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 02 de Agosto de 2013, 21:16:32
se tu não fizer ajuste a maquina faz por vc, não tem como fugir.

Eu não faço muita coisa nas foto então perco bem pouco tempo nelas.

Mas se não quiser mexer nada da pra criar uma rotina em algum software e vc só ajusta alguma q ficou muito fora do q vc queria, ou cria um preset para o jpg na camera e fotografa em jpg.

Mas totalmente sem ajuste não tem como.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #2 Online: 02 de Agosto de 2013, 21:28:21
Acho que simplesmente por ser sem edição, não chama atenção não. Não por esse motivo, muitas coisas podem chamar a atenção numa foto, mas não o fato de ser sem edição. Pra mim, dizer que a foto saiu "direto da câmera" não agrega nenhum valor à imagem em si.  Além do que, como o Rafael.l falou, foto sem edição não existe, rsrs...

Mas não é preciso perder horas no tratamento não, eu perco alguns minutos por foto. Em algumas na verdade eu gasto apenas alguns segundos. Mas você pode "pular" essa etapa fazendo um ajuste bacana no "picture style", a foto já sai da câmera com uma cara meio pronta.

Mas é como eu gosto de falar, não existe foto tão boa que não fique melhor com um tratamento adequado. Investir alguns minutos, ou mesmo segundos, num tratamento bacana vale a pena e faz parte de todo o processo de fotografar.


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #3 Online: 02 de Agosto de 2013, 21:28:24
Ajustes mínimos são necessários para um bom resultado. Não precisa ficar horas nisso não. Pode fazer só o feijão com arroz desde que saiba fotografar :).
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #4 Online: 02 de Agosto de 2013, 21:37:55
Pode fazer só o feijão com arroz desde que saiba fotografar :) .


Ponto importante! Quanto mais você fizer bem feito na hora do clique, menos você vai ter que malhar no tratamento.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #5 Online: 02 de Agosto de 2013, 22:52:51
Inerentemente no digital TODAS as fotos recebem algum tratamento.

Se em RAW, no momento da "revelação digital".
Se em JPEG, o processamento se dá in camera.

Então, não tem isso de "foto pura". Mesmo a foto química tinha processamento após a captura (ou durante, com uso de filtros e outras manhas).  :ok:

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 04 de Agosto de 2013, 14:36:41
tava lendo esse artigo aqui http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=36763.0

Tem uma parte q acho q se encaixa aqui.

"O mito da foto pronta

Este é um mito originário da época do filme e que, surpreendentemente, se mantém nos tempos digitais. Antigamente, fazíamos as fotos, deixávamos no laboratório e recebíamos cópias ampliadas perfeitas, bem equilibradas em relação à luz e às cores (salvo algum desastre). O problema é que não se via que o funcionário do laboratório fazia cortes, corrigia cores, equlibrava a exposição e outras coisas. E hoje, quando podemos ver e controlar esse processo nos programas de edição de imagens, temos uma idéia de que isso significa trapacear, e que os bons fotógrafos não precisam disso. Entretanto, um fotógrafo realmente bom procurará fotografar no sentido mais amplo, que é de processar as suas fotografias depois do trabalho com a câmera. Se negar a fazer isso significa jogar fora pelo menos 50% da possibilidade de criação envolvida no processo. Ao selecionar as fotos, ao cortar, alterar exposição, cores, luzes etc. ele está criando muito mais do que no momento em que aperta o botão da máquina. E a fotografia é apenas uma interpretação das coisas: ela pode ser reinterpretada de diversas formas sem perder o seu valor por causa disso.
"


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #7 Online: 04 de Agosto de 2013, 21:02:39
tava lendo esse artigo aqui http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=36763.0

Tem uma parte q acho q se encaixa aqui.

"O mito da foto pronta

Este é um mito originário da época do filme e que, surpreendentemente, se mantém nos tempos digitais. Antigamente, fazíamos as fotos, deixávamos no laboratório e recebíamos cópias ampliadas perfeitas, bem equilibradas em relação à luz e às cores (salvo algum desastre). O problema é que não se via que o funcionário do laboratório fazia cortes, corrigia cores, equlibrava a exposição e outras coisas. E hoje, quando podemos ver e controlar esse processo nos programas de edição de imagens, temos uma idéia de que isso significa trapacear, e que os bons fotógrafos não precisam disso. Entretanto, um fotógrafo realmente bom procurará fotografar no sentido mais amplo, que é de processar as suas fotografias depois do trabalho com a câmera. Se negar a fazer isso significa jogar fora pelo menos 50% da possibilidade de criação envolvida no processo. Ao selecionar as fotos, ao cortar, alterar exposição, cores, luzes etc. ele está criando muito mais do que no momento em que aperta o botão da máquina. E a fotografia é apenas uma interpretação das coisas: ela pode ser reinterpretada de diversas formas sem perder o seu valor por causa disso.
"


O próprio trecho do artigo já aponta... Nem na época do filme existia foto pronta. Às vezes o laboratorista tinha bastante trabalho para fazer. E os grandes fotógrafos sempre passavam instruções bem precisas para a revelação e ampliação. É bem sabida a relação duradoura existente entre alguns bons fotógrafos e seus laboratoristas, justamente pelo entendimento e resultado final que AMBOS conseguiam com o trabalho. Destaco a palavra 'AMBOS' pq o resultado final não era fruto unicamente do trabalho isolado do fotógrafo e sim a simbiose de dois grandes profissionais.

Fora isso, ainda tinha a questão da modificação do resultado final em função de ajustes durante a própria captura, como o uso de filtros de cor, CPL, ND's, etc...

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 05 de Agosto de 2013, 13:09:57
Considerando por exemplo o 500px, uma análise rápida permite dizer que fotografias com bastante tratamento recebem uma "pontuação" melhor. Se você olhar no link http://500px.com/photos que traz as fotos mais top, quase todas das primeiras páginas receberam um FORTE tratamento .

Acho que é cada vez mais difícil uma foto sem ajustes (ou mesmo só com ajustes básicos) se destacar.

abraços

Cássio

Olá a todos os companheiros(as) que tem a fotografia como trabalho, hobby ou somente para registro de momentos pontuais.

Qual a opinião dos amigos sobre a foto pura, isso é sem nenhum ajuste por softwares, tipo LR, PS ou outros, vocês acham que chamam a atenção, ou sempre é necessário fazer os "ajustes" ?

Quando podemos criar sem ter que gastar horas na pós para termos um resultado excelente? Em suas opiniões é possível conseguir fotos realmente TOP sem ter que mexer nelas?

Qual o peso que é dado para esse tipo de trabalho, fotos puras? Ou o valor só é agregado após fazer uns ajustes?

Bom é isso.


hugodanielf

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 539
  • Sexo: Masculino
    • Hugo Daniel Fotografia
Resposta #9 Online: 05 de Agosto de 2013, 13:18:43
um bom ajuste de seu equipamento vai te ajudar a não perder muito tempo no pos, e outra coisa é vc criar uma "rotina", vc vai perceber, o tempo vai diminuir drasticamente.



coposdeagua

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.079
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 05 de Agosto de 2013, 14:06:55
O próprio trecho do artigo já aponta... Nem na época do filme existia foto pronta. Às vezes o laboratorista tinha bastante trabalho para fazer. E os grandes fotógrafos sempre passavam instruções bem precisas para a revelação e ampliação. É bem sabida a relação duradoura existente entre alguns bons fotógrafos e seus laboratoristas, justamente pelo entendimento e resultado final que AMBOS conseguiam com o trabalho. Destaco a palavra 'AMBOS' pq o resultado final não era fruto unicamente do trabalho isolado do fotógrafo e sim a simbiose de dois grandes profissionais.

Fora isso, ainda tinha a questão da modificação do resultado final em função de ajustes durante a própria captura, como o uso de filtros de cor, CPL, ND's, etc...

É... vi o título do tópico e entrei aqui pra postar isso. Acho que incluiria aí até a escolha do filme usado para a foto - as características de grão, contraste e balanço de branco são outras formas de se manipular o resultado com filme.


Hoje nós meio que fazemos o trabalho de laboratorista nos nossos programas de RAW
Sony a77/a700/ Minolta 7000/ Zenit-ET
http://www.flickr.com/photos/coposdeagua
Participe você também do desafio Semana 50 2014!
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=107462


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #11 Online: 05 de Agosto de 2013, 15:21:36
É... vi o título do tópico e entrei aqui pra postar isso. Acho que incluiria aí até a escolha do filme usado para a foto - as características de grão, contraste e balanço de branco são outras formas de se manipular o resultado com filme.


Hoje nós meio que fazemos o trabalho de laboratorista nos nossos programas de RAW

Exato!  :ok:

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


ermgab

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 155
  • Sexo: Masculino
  • "Aprender é Viver!"
Resposta #12 Online: 05 de Agosto de 2013, 21:58:47
É pessoal, realmente pelos comentários os efeitos, e ajustes na pós fazem muiiiiita diferença no resultado final.
Portanto, devemos aprender a fotografar bem para termos menos trabalho na pós e na pós devemos fazer com que a foto se destaque para ter um valor mais apurado, tanto aos olhos quanto ao bolso de quem trabalha com fotografia.
Sony Alpha SLT-A37
DT 18-55mm F3.4-5.6 SAM
DT 55-200mm F4-5.6 SAM
https://www.flickr.com/photos/ermgab


CoelhoRJ

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 197
Resposta #13 Online: 06 de Agosto de 2013, 09:08:01
Quem tem necessidades profissionais realmente vai ter que tratar mesmo.

Eu, na condição de altamente-preguiçoso-para-ficar-em-casa-no-computador, realmente não tenho muita paciência para tratar.

Mas um bom crop, um sharpenzinho de leve, até vai, mesmo nas fotos com compacta.



« Última modificação: 06 de Agosto de 2013, 09:08:26 por CoelhoRJ »