Autor Tópico: Porque bons fotógrafos membros do MF repentinamente param de postar no fórum?  (Lida 9845 vezes)

AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Wollinger,

Acho bem por aí mesmo.


Luiz L.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Os bons fotógrafos e até os "ma ô menos" e, os ruins também, vão se afastando gradativamente, pois isso é um ciclo normal, como já citou um usuário anteriromente.

Não que eu seja um bom fotógrafo, mas naturalmente fui me interessando por outro tipo de abordagem e me afastei dos fóruns.

Quando comecei a frequentar alguns fóruns há alguns anos atrás, cheguei a cometer a idiotice/babaquice de entrar na onda de postar coisas em locais como "corredor polonês" ou aguardar "dicas e opiniões" sobre a qualidade das fotos etc.

Como - GRAÇAS A DEUS - tomei uma vacina contra a linha de fotografia que tenta (em vão) perseguir a falsa perfeição, como a fotografia de publicidade, still etc, me tornei um fotógrafo muito mais feliz e completo.

Quando vi sandices (não necessariamente aqui) do tipo um usuário dizendo que "agora que lançaram a Leica Monochrome" vou poder, comprando a mesma,  compensar a "horrível qualidade de minha Leica M9" nas fotos com ISO a partir de 1600 (!!). "Então, usarei a minha outra Leica M6 só de manhã, minhas Rolleiflex à tarde e minhas três Nikons à noite" vi que o bicho pega nessa "febre de equipamentos" hehehehe...

Enfim, as pessoas param de falar sobre fotografia e só falam sobre equipamentos.

Não que seja errado falar sobre equipamentos - é necessário. Inclusive, geralmente só entro nos foruns para tirar alguma dúvida específica sobre isto. Mas este assunto não deveria estar no primeiro plano. Eu já fui muito mais "crente" de que o equipamento faz o fotógrafo. Mas essa regra não funciona na prática. Funciona mais a leitura de livros teóricos sobre fotografia, arte, música etc.
Inclusive, me lembro de gente muito boa e com muito a ensinar, como o Rodrigo do Câmera Obscura, falando às paredes ou "pregando no deserto" aqui no fórum.

Então, quem gosta de fotografia, parte pra outros lados.

Prefiro mil vezes as fotos daquele velhinho "andrajoso" com disseram sobre ele na internet (Miroslav Tichý) do que as fotos de chatos de galocha (que com ares de artista numeram suas "obras") e que buscam a "nitidez perfeita" ou que fazem ampliações "fine art" de R$ 3.000,00 pra colocar na parede da sala de alguma dondóca e que, no fim das constas, nem liga pra fotografia.

Inclusive fazia tempo que não postava nada e entrei só aleatoriamente por aqui, procurando uma dado específico. Mas vi o post e resolvi dar um "pitaco".

Desculpe se ofendi alguém, não foi esta a intenção.
Abraços.

(O Legal é que o pessoal fica me dando uns toques no Facebook pra vir ler !!!   kkkkk  !!!)   Concordo com vc Wollinger!!!!!!!


ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #62 Online: 02 de Setembro de 2013, 08:01:50
Os bons fotógrafos e até os "ma ô menos" e, os ruins também, vão se afastando gradativamente, pois isso é um ciclo normal, como já citou um usuário anteriromente.

Não que eu seja um bom fotógrafo, mas naturalmente fui me interessando por outro tipo de abordagem e me afastei dos fóruns.

Quando comecei a frequentar alguns fóruns há alguns anos atrás, cheguei a cometer a idiotice/babaquice de entrar na onda de postar coisas em locais como "corredor polonês" ou aguardar "dicas e opiniões" sobre a qualidade das fotos etc.

Como - GRAÇAS A DEUS - tomei uma vacina contra a linha de fotografia que tenta (em vão) perseguir a falsa perfeição, como a fotografia de publicidade, still etc, me tornei um fotógrafo muito mais feliz e completo.

Quando vi sandices (não necessariamente aqui) do tipo um usuário dizendo que "agora que lançaram a Leica Monochrome" vou poder, comprando a mesma,  compensar a "horrível qualidade de minha Leica M9" nas fotos com ISO a partir de 1600 (!!). "Então, usarei a minha outra Leica M6 só de manhã, minhas Rolleiflex à tarde e minhas três Nikons à noite" vi que o bicho pega nessa "febre de equipamentos" hehehehe...

Enfim, as pessoas param de falar sobre fotografia e só falam sobre equipamentos.

Não que seja errado falar sobre equipamentos - é necessário. Inclusive, geralmente só entro nos foruns para tirar alguma dúvida específica sobre isto. Mas este assunto não deveria estar no primeiro plano. Eu já fui muito mais "crente" de que o equipamento faz o fotógrafo. Mas essa regra não funciona na prática. Funciona mais a leitura de livros teóricos sobre fotografia, arte, música etc.
Inclusive, me lembro de gente muito boa e com muito a ensinar, como o Rodrigo do Câmera Obscura, falando às paredes ou "pregando no deserto" aqui no fórum.

Então, quem gosta de fotografia, parte pra outros lados.



2x

Penso de forma muito parecida.  :ok:
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #63 Online: 12 de Setembro de 2014, 16:53:27
Fui o último a postar neste tópico, um ano e dez dias atrás. Como o tópico foi citado em outra conversa, resolvi desenterrá-lo.
O assunto ainda é pertinente?

Acho que sim, mas não exatamente da forma como se concluiu tempos atrás.

O que acham?
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



Diogenes

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #64 Online: 12 de Setembro de 2014, 17:06:21
Fui o último a postar neste tópico, um ano e dez dias atrás. Como o tópico foi citado em outra conversa, resolvi desenterrá-lo.
O assunto ainda é pertinente?

Acho que sim, mas não exatamente da forma como se concluiu tempos atrás.

O que acham?

Alex, sempre é pertinente discutirmos os porquês.

Pessoalmente, como disse em algum momento lá atrás, tudo na vida é cíclico. A própria vida é assim. E o que hoje é bom, amanhã pode ser um saco! E é normal.

Prefiro ser esta metamorfose ambulante.
Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo.


Mudamos com o tempo, e as mudanças se refletem de várias maneiras. Hoje mesmo estive fuçando o tópico das músicas e percebi que ele foi iniciado em 2009, se não me falha a memória. E vi postagens de inúmeros foristas com 5 mil posts, ou até mais, que nem sequer cheguei a conhecer, já que cheguei por aqui em 2012/2013. Sumiram todos. Normal.
« Última modificação: 12 de Setembro de 2014, 17:07:12 por Diogenes »
Se você acha que pode, você tem razão. Se acha que não pode, também tem razão. Você é quem sabe!


ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #65 Online: 12 de Setembro de 2014, 17:23:05
Pois é Diogenes, entendo a questão do ciclo e suas implicações.
Mas, sem pré conceber nada, por que os "BONS FOTÓGRAFOS" se desestimulam e somem, ou pouco participam?

Será que está faltando mais tópicos interessantes voltados à Fotografia propriamente dita?
Será que a Qualidade do material postado está num nível aceitável?
Será que a participação na Galeria, afinal somos um fórum de fotografia, está adequada e apropriada?

Enfim, são vários "SERÁs"
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #66 Online: 13 de Setembro de 2014, 15:03:34
Editado...

So agora fui ver que o topico ja tem 5 paginas.
O que eu disse aqui ja deve ter sido dito entao apaguei para nao ficar repetitivo.
« Última modificação: 13 de Setembro de 2014, 15:09:48 por C R O I X »


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #67 Online: 13 de Setembro de 2014, 16:50:21
Pois é Diogenes, entendo a questão do ciclo e suas implicações.
Mas, sem pré conceber nada, por que os "BONS FOTÓGRAFOS" se desestimulam e somem, ou pouco participam?

Será que está faltando mais tópicos interessantes voltados à Fotografia propriamente dita?
Será que a Qualidade do material postado está num nível aceitável?
Será que a participação na Galeria, afinal somos um fórum de fotografia, está adequada e apropriada?

Enfim, são vários "SERÁs"
Se o cara é bom e está sentindo falta, ele deveria promover a discussão no nivel que ele acha melhor!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #68 Online: 13 de Setembro de 2014, 17:04:45
Se o cara é bom e está sentindo falta, ele deveria promover a discussão no nivel que ele acha melhor!

Exatamente. Ou ate dar uma temperada em um sassunto que alguem ja comecou.


Acho que boa parte para de frequentar comunidades em geral por motivos pessoais mesmo. Quanso vc esta muito ocupado com a propria vida acaba deixando as comunidades na internet mais de canto. Eu comecei a frequentar aqui quando comecou a sobrar bastante tempo atoa para mim.

Ou as vezes a rotina camca, entao tenta algo diferente em outras comunidades ou fora da internet para mudar de ares, mudar a rotina, etc.
« Última modificação: 13 de Setembro de 2014, 17:05:56 por C R O I X »


toc83

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 741
Resposta #69 Online: 13 de Setembro de 2014, 17:45:49
A vida é cíclica, tudo passa. Não tem muito mistério.


ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #70 Online: 13 de Setembro de 2014, 18:42:33
Se o cara é bom e está sentindo falta, ele deveria promover a discussão no nivel que ele acha melhor!

Pode ser.  :ok:
Promover, ter iniciativa e saber conduzir debates, são características que poucos possuem.
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #71 Online: 13 de Setembro de 2014, 19:33:10
Acho muito enfadonho ficar lendo sobre equipamentos.

Quando o assunto gira em torno disso tende a estagnar. Para grande parte dos hobbistas e amadores, não há condição de realizar troca ou upgrade a cada novo lançamento.

Por isso penso que o fórum entrou no embalo dos sucessivos lançamentos. Sim, acho que isso possa ter sua contribuição....

Eu mesmo, não li qualquer post em relação a Nikon 750, pouco sobre a Fuji 100T. Pois, não está nos meus planos adquirir uma. Até não digo nunca, mas talvez seja uma D1000, ou uma Fuji ZYZ, só assim retornarei a ler a respeito. Pra ser sincero, não vejo qualquer contribuição do assunto em relação ao meu desenvolvimento. Ao contrario do aspecto conceitual, esse sim 'tem pano pra muita manga'....
« Última modificação: 13 de Setembro de 2014, 19:33:59 por Versiano »
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.


Diogenes

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #72 Online: 14 de Setembro de 2014, 12:05:16
Pois é Diogenes, entendo a questão do ciclo e suas implicações.
Mas, sem pré conceber nada, por que os "BONS FOTÓGRAFOS" se desestimulam e somem, ou pouco participam?

Será que está faltando mais tópicos interessantes voltados à Fotografia propriamente dita?
Será que a Qualidade do material postado está num nível aceitável?
Será que a participação na Galeria, afinal somos um fórum de fotografia, está adequada e apropriada?

Enfim, são vários "SERÁs"

Alex, eu tenho um mau hábito. Dizer sempre a verdade. Isto já me causou muitos problemas pela vida. Todos, é claro, gostam ou preferem ouvir elogios. Quando você fala a verdade, o cara se ofende. Então, melhor ficar calado?

Galileu Galilei, quando descobriu que a Terra não era o centro do Universo, mas o Sol, foi preso, torturado e morreu cego na prisão. E ele teria dito, tentando convencer seus algozes: será que a verdade se afirma por si mesmo, ou será que cabe a nós afirmarmos a verdade?

De certa forma, por aqui acontece o mesmo. Em pouco tempo eu vi algumas coisas que beiram o bizarro, como fotografar no escuro, não sair nada e o "fotógrafo" vir aqui dizer isto. E ainda receber elogios, talvez pela tentativa. Quem ousou dizer a verdade foi "chamado à atenção".

Acho que os "BONS FOTÓGRAFOS" definitivamente não conseguem conviver com isto por muito tempo, e se afastam. Talvez coubesse a eles de fato chamar o debate para um nível acima e aí só outros BONS FOTÓGRAFOS conseguiriam acompanhar. Mas aí sobrariam muito poucos. Talvez o fórum tenha um propósito mais abrangente e cabe a nós foristas separar o joio do trigo e trilhar somente o caminho que nos interessa dentro dele.

Além do que, no caso da fotografia, há algo de subjetivo que é de difícil discussão ou entendimento. Eu olho uma imagem e penso: gostei. Ou olho e penso: não gostei. Sabe-se lá porque eu gostei, ou não. Talvez tenha sido a primeira coisa que a imagem transmitiu. Ela pode estar bem feita, bem iluminada, bem enquadrada, bem isto e bem aquilo, ou seja, pode estar tecnicamente perfeita e ainda assim eu posso não ter gostado. Eu seria um idiota por causa disto? Eu por exemplo não convivo muito bem com fotos fora de foco, a não ser que estar fora de foco tenha sido o propósito dela, mas o conjunto transmite algo. O que mais vejo no corredor, com os iniciantes, é o cara colocar uma foto achando que está maravilhosa, mas fora de foco. O que dizer? Cara, a foto está boa, você está melhorando, continue assim que você chega lá, etc e tal? Ou seria mais produtivo pra quem postou ouvir na lata algo como: cara, você tentou mas não ficou bom. Pra ser honesto, está bem ruinzinha. Tá fora de foco, tá subexposta, ou sei lá, outras críticas que sejam pertinentes, quando da análise técnica?
Se você acha que pode, você tem razão. Se acha que não pode, também tem razão. Você é quem sabe!