Autor Tópico: Bê-a-bá da fotografia.  (Lida 2270 vezes)

lucasferdinandi

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Online: 05 de Agosto de 2013, 00:33:38
Olá, gostaria de saber se algum usuário conhece algum livro que venha a abordar o tema fotografia desde o princípio do princípio até questões mais avançadas sobre o assunto.
Tenho interesse no assunto, porém gostaria de colher informações de um livro e não em um curso, vide que, é muito difícil encontrar um curso de preço acessível em localidades mais isoladas, como cidades de interior e etc, enfim.

Fico muito grato.


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 05 de Agosto de 2013, 09:25:38
Olá, gostaria de saber se algum usuário conhece algum livro que venha a abordar o tema fotografia desde o princípio do princípio até questões mais avançadas sobre o assunto.
Tenho interesse no assunto, porém gostaria de colher informações de um livro e não em um curso, vide que, é muito difícil encontrar um curso de preço acessível em localidades mais isoladas, como cidades de interior e etc, enfim.

Fico muito grato.

Lucas,

Seu 1º post, né?! Seja bem-vindo ao forum!!!

Eu coloquei em negrito duas coisas que você falou porque elas me chamaram a atenção. Me deu a impressão que você procura "muito em tão pouco" e se você buscar esse caminho, além de não ir muito longe, ainda vai encontrar algumas pedras que certamente vão atrapalhar a sua evolução. Se estou errado, me desculpe.

É preciso ler muuuuuito, praticar bastaaaaante, ler de novo, praticar mais uma vez e... esse ciclo não se encerra nunca. Tá bom!, eu sei que isso é muito óbvio de dizer mas é o que é. E não há muito como fugir disso.

De qualquer maneira, eu não estou aqui só para... blá blá blá e não dizer nada. Não quero só encher o saco. Não, não é isso! De outro modo, esse assunto é recorrente aqui no forum. De tempos em tempos esse assunto volta à tona.

Use a ferramenta PESQUISA aqui do forum e você vai ver que já tem bastante coisa citada aqui nesse espaço.

Como disse, não quero somente ser um chato (embora esteja sendo sim rsrsrsrsrs  :hysterical:), então, deixo aqui uma humilde contribuição: A trilogia do Ansel Adams: A Câmera, O Negativo, A Cópia.

Na minha opinião isso é leitura obrigatória para qualquer pessoa que queira saber algo sobre fotografia.

« Última modificação: 05 de Agosto de 2013, 09:28:45 por Braga.SP »
-22.352971,-48.775582


Marco Ribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 52
  • Sexo: Masculino
    • Marco Ribeiro
Resposta #2 Online: 12 de Agosto de 2013, 13:25:58
Oi Lucas,

Fotografia pode abranger uma gama muito grande, macro, books, still, autoral, fotojornalismo, publicidade, etc..., pode acreditar, é muito mais complicado que se possa imaginar fazer uma boa fotografia.

Não importa a câmera que quer comprar, se vai fotografar com uma hasselblad ou com um celular, somente uma coisa faz a fotografia existir, Luz, então indico o livro "LUZ, CIÊNCIA E MAGIA" para começar, seja para qual lado da fotografia queres ir, esse livro vai ajudar muito.

Acredito que se vai querer ser fotografo de book, vais ter que aprender tudo que envolve esse nicho, aprender sobre maquiagem, moda, roupas, cabelos, pele...assim como quem fotografa culinária tem ser experiente com o assunto, então a fotografia friamente dita é só uma parte de um mundo de lições a serem aprendidas.


Boa sorte
Abraço
« Última modificação: 12 de Agosto de 2013, 13:28:01 por Marco Ribeiro »


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #3 Online: 12 de Agosto de 2013, 18:39:11
Oi Lucas,

Fotografia pode abranger uma gama muito grande, macro, books, still, autoral, fotojornalismo, publicidade, etc..., pode acreditar, é muito mais complicado que se possa imaginar fazer uma boa fotografia.

Não importa a câmera que quer comprar, se vai fotografar com uma hasselblad ou com um celular, somente uma coisa faz a fotografia existir, Luz, então indico o livro "LUZ, CIÊNCIA E MAGIA" para começar, seja para qual lado da fotografia queres ir, esse livro vai ajudar muito.

Acredito que se vai querer ser fotografo de book, vais ter que aprender tudo que envolve esse nicho, aprender sobre maquiagem, moda, roupas, cabelos, pele...assim como quem fotografa culinária tem ser experiente com o assunto, então a fotografia friamente dita é só uma parte de um mundo de lições a serem aprendidas.


Boa sorte
Abraço

Complementando:

Estude regras de composição : http://revistafotomania.com.br/index.php/2012-05-14-09-54-23/item/130-13-regras-de-composicao-fotografica-fundamentais-que-deveria-conhecer

Estude Teoria das Cores: http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_das_cores

http://papodehomem.com.br/como-melhorar-suas-fotos-com-a-teoria-dos-7-contrastes/

Pratique, pois para entender como a luz funciona, tem que praticar e descobrir o que seu equipamento é capaz de fazer ao captar essa luz:http://www.fotografia-dg.com/tag/comportamento-da-luz/

http://photos.uol.com.br/materias/ver/66199

Material tem as toneladas, é usar os termos corretos e o Dr. Google te dá tudo de bandeja, e estude! :D
« Última modificação: 12 de Agosto de 2013, 18:39:31 por Fabio Pedro »
Fábio Pedro.


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 13 de Agosto de 2013, 14:36:49
Prática Fotográfica - Guia de Consulta Rápida
http://www.lojaphotos.com.br/produto/3826528/PRATICA-FOTOGRAFICA

Fala um pouco sobre tudo, exposição, iso, velocidade, composição, luz etc..

Pra começar acho q eh bem legal, depois vc vai lendo livros mais específicos, sobre flash, sobre composição etc.


lisandro

  • Trade Count: (21)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 118
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 13 de Agosto de 2013, 15:48:57
Também estou começando e é o que o pessoal falou logo acima, além de ler muitos post e matérias na internet, deve-se praticar muito. Minhas primeiras fotos foi um desastre, mas com o tempo fui corrigindo algumas falhas, conhecendo o material que eu tinha em mãos e comecei a melhorar. Tudo é questão de prática e tem que estar sempre lendo e aprendendo mais e mais.
Canon 6D + Canon 7D + Canon 7D Mark II
Canon 50mm f/1.4 USM + Canon 17-55 f/2.8 + Canon 24-105mm f/4 + Canon 70-200 f/2.8 L IS + Canon 16-35mm f/2.8
Vivitar 135mm f/2.8 + Hélios 44M 58mm f/2 + Zenit 28mm f/2.8
Flash Canon 430exII (2x) + Flash Yongnuo YN 600 ExRT


Marcsilver

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 111
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 14 de Agosto de 2013, 00:17:23
Além dos livros citados pelos colegas do fórum que são ótimos gostaria que você desse olhadas nas aulas de fotografia nesse canal:
http://www.youtube.com/user/SitKongSangFOTO/videos
Se for acompanhar essas aulas comece desde a primeira para não perder o fio da meada.
Essas aulas são bastante técnicas com exemplos práticos. É ótimo material para quem está começando e o melhor de tudo é um curso de fotografia grátis. :ok:


lisandro

  • Trade Count: (21)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 118
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 14 de Agosto de 2013, 00:20:01
Muito boa as aulas do  Sitkongsang, vale a pena conferir.
Canon 6D + Canon 7D + Canon 7D Mark II
Canon 50mm f/1.4 USM + Canon 17-55 f/2.8 + Canon 24-105mm f/4 + Canon 70-200 f/2.8 L IS + Canon 16-35mm f/2.8
Vivitar 135mm f/2.8 + Hélios 44M 58mm f/2 + Zenit 28mm f/2.8
Flash Canon 430exII (2x) + Flash Yongnuo YN 600 ExRT


CoelhoRJ

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 197
Resposta #8 Online: 14 de Agosto de 2013, 16:18:33
Na qualidade de entusiasta, eu procuro baixar as muitas apostilas sobre fotografia na web, ver vídeos no iutube e claro, ler o fórum e ver as fotos do povo.

Muita coisa é comum, velocidade, abertura, iso, esporte é assim, bokeh é assado... chega um ponto que o que realmente estou querendo é um curso presencial com contato direto com professores e alunos.

Só falta é arrumar tempo.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova