Autor Tópico: Sugestões para Mirrorless mais básicas  (Lida 5361 vezes)

efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 06 de Agosto de 2013, 11:37:39
Gosto de fotografia há bom tempo, desde minha Nikon FM2 até as câmeras de hoje. Tento compensar a absoluta falta de talento com bom equipamento, e fico satisfeito com isso, é algo pessoal. Não tenho nenhum problema em comprar algo, achar uma droga para mim, vender e comprar outro quando posso, zero "fanboyzisse". Hobby mesmo.

Ano passado fiquei muito entusiasmado com o MFT, especificamente a Panasonic GH2 pela qualidade dos vídeos e as avaliações. Comprei-a nos EUA com lentes excelentes e boas tbém, flash etc. e encostei as minhas NEX C3 e Canon T4i.

Depois de usá-la bastante, comecei a perceber que a resolução das fotos era perceptivelmente inferior às da minha velha NEX e a T4i, e a gota d'água foi o desempenho em pouca luz. E o conjunto não era tão compacto assim... Embora reconhecesse que o sensor da GH2 não se comparava ao da Oly OMD, vendo as fotos RAW desta na Internet (mostrando que sem o processamento JPEG dela a coisa não era muito melhor, a despeito dos números do DxO), combinando informações que iam chegando (Zeiss que apoiava MFT fazendo lente para Fuji e NEX e não para MFT, Olympus mal e Sony fazendo parceria com ela para usar o sistema de estabilização e só investindo na área médica da empresa mas não no MFT etc.), comecei a ficar meio decepcionado com o formato. Sei que o sensor da OMD é outro departamento, mas minhas NEX C3/T4i davam banho no MFT da GH2 em meu uso, vídeo inclusive. Para andar comigo a NEX, preparar para um FF mais tarde a T4i com lentes para FF.

Agora na B&H peguei a GH3, como "última chance" ao formato, e me recusei a ter sensor MFT em corpo com o mesmo tamanho da T4i, confirmando que a NEX-6 e a T4i eram tudo o que eu precisava, e lá mesmo vendi todo meu equipo MFT, ficando com crédito para compra de lentes que precisava. Agora que já saiu o alfa do Magic Lantern para a T4i, tem muito coisa interessante para fazer... Como disse, é hobby, zero preocupação com talento...

Em minha opinião pessoal, quem está acostumado com a qualidade do FF só abre mão por peso/tamanho, e um sensor APSC com corpo compacto do padrão da Fuji ou da NEX (com viewfinder, nunca mais sem ele...) seriam as minhas opções.

Abraço

« Última modificação: 06 de Agosto de 2013, 11:45:01 por efilho »


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #16 Online: 06 de Agosto de 2013, 12:15:27

Em minha opinião pessoal, quem está acostumado com a qualidade do FF só abre mão por peso/tamanho, e um sensor APSC com corpo compacto do padrão da Fuji ou da NEX (com viewfinder, nunca mais sem ele...) seriam as minhas opções.

Abraço

aí é tudo bem pessoal, né? Eu troquei o sensor APS-C da Nikon D90 pela Olympus ep3. agora vou fazer um upgrade para a om-d, e estou pra lá de satisfeita. Panasonic, só se fosse a novíssima gx7, por conta do tamanho. Me desfiz de tudo de reflex exatamente pelo tamanho.


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 06 de Agosto de 2013, 12:20:16
Pois é, Helena, é por isso que o meu post tem vários "em minha opinião", "é algo pessoal", "meu" isso e "meu" aquilo, mas entre a D90 e uma MFT o tamanho das Fuji ou NEX são um bom compromisso...

Abraço
« Última modificação: 06 de Agosto de 2013, 12:23:50 por efilho »


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #18 Online: 06 de Agosto de 2013, 12:52:03
O problema efilho foi pegar uma cam de 2010 e comparar com a T4i. Talvez se fosse uma G5 a sensação teria sido outro.
Ou até mesmo se fosse uma MFT da Oly, que com luz baixa é melhor que as da Pana...

Enfim, :ok:
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #19 Online: 06 de Agosto de 2013, 12:59:49
Eu estou bem satisfeito com a E-P3 e a GH3!
Já pensou na GX1 Thales?
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #20 Online: 06 de Agosto de 2013, 13:55:44
Eu estou bem satisfeito com a E-P3 e a GH3!
Já pensou na GX1 Thales?
Vou dar uma pesquisada.... É meio confuso dentro da Pana e Oly suas nomenclaturas
G, GX, GF, GH (qual é mais top depois da GH e G?)
E-P, E-PM, E-PL (idem?)

Essa GX1 me pareceu bem interessante. Como já tenho DSLR FF, fotos em ambientes de pouca luz não é meu interesse. Acho que vou arriscar importar uma dessa pelo ebay e ver no que dá. Qual seria a concorrente Olympus para essa GX?
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #21 Online: 06 de Agosto de 2013, 14:06:12
Vou dar uma pesquisada.... É meio confuso dentro da Pana e Oly suas nomenclaturas
G, GX, GF, GH (qual é mais top depois da GH e G?)
E-P, E-PM, E-PL (idem?)

Essa GX1 me pareceu bem interessante. Como já tenho DSLR FF, fotos em ambientes de pouca luz não é meu interesse. Acho que vou arriscar importar uma dessa pelo ebay e ver no que dá. Qual seria a concorrente Olympus para essa GX?

Pana : GH > G > GX > GF
Oly(não tenho certeza) E-PM > E-P > E-PL

Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #22 Online: 06 de Agosto de 2013, 14:06:17
Vou dar uma pesquisada.... É meio confuso dentro da Pana e Oly suas nomenclaturas
G, GX, GF, GH (qual é mais top depois da GH e G?)
E-P, E-PM, E-PL (idem?)

Essa GX1 me pareceu bem interessante. Como já tenho DSLR FF, fotos em ambientes de pouca luz não é meu interesse. Acho que vou arriscar importar uma dessa pelo ebay e ver no que dá. Qual seria a concorrente Olympus para essa GX?
Olympus E-PL , E-PM, E-P, OM-D
Panasonic GS>G>GX>GH

Essa GX1 estaria para a PEN E-P2/3
« Última modificação: 06 de Agosto de 2013, 14:07:40 por Pope »
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #23 Online: 06 de Agosto de 2013, 14:09:02
Olympus E-PL , E-PM, E-P, OM-D
Panasonic GS>G>GX>GH

Essa GX1 estaria para a PEN E-P2/3

A série G não seria melhor do que a GX?
Quer dizer, creio que uma G7 terá melhor hardware e feature do que a GX, não?
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #24 Online: 06 de Agosto de 2013, 15:29:09
Meio que me decidi:
ou será a Canon EOS M ou a EPM2

Agora uma última dúvida: Pana 14 2.5 ou 17 2.8?
Esse preço tá muito bom..... a mão está coçando.
http://www.ebay.com/itm/NEW-OLYMPUS-E-PM2-EPM2-BODY-SILVER-M-ZUIKO-DIGITAL-17mm-F2-8-SILVER-LENS-KIT-/141027660404?pt=Digital_Cameras&hash=item20d5e75274
« Última modificação: 06 de Agosto de 2013, 15:45:12 por tsouto »
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #25 Online: 06 de Agosto de 2013, 16:16:06
Meio que me decidi:
ou será a Canon EOS M ou a EPM2

Agora uma última dúvida: Pana 14 2.5 ou 17 2.8?
Esse preço tá muito bom..... a mão está coçando.
http://www.ebay.com/itm/NEW-OLYMPUS-E-PM2-EPM2-BODY-SILVER-M-ZUIKO-DIGITAL-17mm-F2-8-SILVER-LENS-KIT-/141027660404?pt=Digital_Cameras&hash=item20d5e75274
Pana 14!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


fvanzela

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.054
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 06 de Agosto de 2013, 16:38:04
Fernando Vanzela
Olympus OMD-EM1|12-40 f2.8|45 f1.8|40-150 f4-5,6
http://www.flickr.com/photos/fvanzela/


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 06 de Agosto de 2013, 17:32:22
O problema efilho foi pegar uma cam de 2010 e comparar com a T4i. Talvez se fosse uma G5 a sensação teria sido outro.

Não, a sensação foi ótima qdo ela chegou no hotel: na época não se pensava em nada diferente da GH2 para MFT ou para filmagem nesse nível. Era enorme a quantidade de vídeos realmente muito bons com ela hackeada. A Panasonic nunca foi muito considerada até "explodir" com o hack do vídeo, por isso não teria pq eu comprar outra que não ela, já que estava nos EUA. Comprei o SDXC de 64 GB/95MB/s para alterar o firmware, apliquei o "hack" mais conservativo (48 Mbps) e foi muito interessante. Entretanto, exceto pela remoção do limite de ISO para o vídeo, pois era notável fazer vídeos à noite com ISO 12800, as fotos mesmo eram decepcionantes com essa câmera, e aí resolvi voltar para o APS-C. O acesso/suporte ao formato pelas respectivas empresas aqui no Brasil sendo virtualmente inexistente e a ausência de equipos no mercado daqui fizeram com que eu tomasse essa decisão, não me arrependo mesmo...

Mas isso é papo de hobbista, não tenho nada a ver com foto prof nem pretendo expor nada...  ;)

Abraço


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #28 Online: 06 de Agosto de 2013, 17:57:45
Thales, minha experiência PESSOAL com MFT (uma Pana GF2 com lente do kit) foi parecida com a do EFilho - da empolgação com o tamanho e design à insatisfação. Passei uns dois meses com a lindinha mas acabei vendendo porque, em QI, não se comparava à 30D, cam bem antiga que tinha na época. Ainda mais que ela veio dos EUA junto com uma 60D e não teve combate.

Já com a NEX F3 a questão foi mais de usabilidade, a QI me agradou bastante - e acho que se meus adaptadores para lentes manuais (M42-NEX e EOS-NEX) não tivessem demorado 4 meses para chegar da China ainda estaria com ela.

Eu não pegaria a EOS-M, mesmo depois de solucionado o problema do foco. Só olhei na loja mas achei a pegada bem ruim. Mas isso é muito pessoal mesmo.

Enfim, das mirrorless eu teria como opção número 1 as Fuji e, em seguida, as NEX. Apesar de uma variedade de lentes realmente bem superior às concorrentes, os sensores MFT até agora não ME convenceram.

Claro que isso é minha leitura completamente PESSOAL da questão.


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #29 Online: 06 de Agosto de 2013, 18:02:27
Eu tenho uma Olympus E-P3 e uma Panasonic GH3 e estou completamente satisfeito com elas, uso muito mais elas do que a minha Nikon D3s ou a Mamiya!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr