Autor Tópico: "Still life" - acessórios essenciais  (Lida 3232 vezes)

Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Online: 06 de Agosto de 2013, 15:33:07
Olá pessoal,
Não sei se já havia comentado por aqui, mas já decidi que essa é a área da fotografia que pretendo me aprofundar e consequentemente é nela também que vou investir mais pesado...

Como muitos sabem pois já comentei em vários outros tópicos eu sempre gostei de fotografar vida animal principalmente avifauna, mas quanto a isso eu pretendo deixar mais de lado por enquanto pra conhecer outros lados da fotografia.

O primeiro passo que quero dar agora é começar a estudar a iluminação e pra isso vou precisar de alguns acessórios. Quais vocês recomendam? Pensei primeiramente em um rebatedor 5 em 1 daqueles dobráveis pra usar o difusor que é bem grande, depois algumas folhas de isopor de variadas espessuras, e mais um flash, talvez um YN560II.

Também preciso conseguir alguns pedaços de madeira de demolição, um pedaço de fórmica preta e por aí vai...

Dicas? :D
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #1 Online: 06 de Agosto de 2013, 15:43:08
recomendo uns dois difusores desses cara, de preferencia daqueles que nao sao circulares e sim ovais, bem grandes, vidros sao legais, madeiras, o ideal seria uma lente mais tele pra chapar mais o fundo, mas ai vai da tua preferencia, essa é a minha
@jacobfotografiacriativa


Daniela Alves

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.451
  • Sexo: Feminino
Resposta #2 Online: 06 de Agosto de 2013, 15:43:53
 :snack:


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #3 Online: 06 de Agosto de 2013, 15:49:39
recomendo uns dois difusores desses cara, de preferencia daqueles que nao sao circulares e sim ovais, bem grandes, vidros sao legais, madeiras, o ideal seria uma lente mais tele pra chapar mais o fundo, mas ai vai da tua preferencia, essa é a minha
Oval eu eu nunca vi, vou comprar um circular 5 em 1 de 110cm, foi o maior que encontrei... Já as madeiras são pra imitar uma mesa, para as fotos de culinária... E quanto as lentes cara, assim que puder eu pego uma Nikon 70-300mm VR ou uma Takumar 135mm f/3.5.
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #4 Online: 06 de Agosto de 2013, 15:51:11
Movendo tópico...

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #5 Online: 06 de Agosto de 2013, 15:54:58
 :snack:


Marcsilver

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 111
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 08 de Agosto de 2013, 14:54:59
Rafael aqui no fórum tem um artigo que dá exemplos de luz e acessórios. Caso vc não tenha visto segue o link http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=78617.0
Espero que te ajude.


ThalesMullerBR

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 636
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 08 de Agosto de 2013, 19:49:30
Não seria wildlife (vida selvagem)?


Uma coisa que sempre vejo por aí (em fotos de pássaros) é o extensor de flash. E quanto ao flash, o YN560II é ótimo, mas se você for usar fora da câmera o YN560III é melhor porque tem receptor de rádio integrado.
« Última modificação: 08 de Agosto de 2013, 19:57:37 por ThalesMullerBR »


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #8 Online: 08 de Agosto de 2013, 20:19:53
Não seria wildlife (vida selvagem)?


Uma coisa que sempre vejo por aí (em fotos de pássaros) é o extensor de flash. E quanto ao flash, o YN560II é ótimo, mas se você for usar fora da câmera o YN560III é melhor porque tem receptor de rádio integrado.
Não amigo, é "still life" mesmo, na tradução é mais ou menos natureza morta...
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #9 Online: 08 de Agosto de 2013, 20:21:57
Rafael aqui no fórum tem um artigo que dá exemplos de luz e acessórios. Caso vc não tenha visto segue o link http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=78617.0
Espero que te ajude.
Já tinha visto esse sim, ensina muita coisa de iluminação mas não é bem o que eu quero... Esse tópico que você citou é mais sobre fotos de produtos com fundo neutro e coisas do tipo, e a área que me refiro aqui é natureza morta que é mais pro lado de fotos de culinária, por aí...
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #10 Online: 08 de Agosto de 2013, 20:28:56
Rafa, eu comecei meus estudos de iluminação com um kit tripé + sombrinha difusora e também um rebatedor. Com o tempo fui deixando a sombrinha de lado e passei a usar mais o softbox, sempre com o rebatedor. Depois passei a usar dois flashes, um na sombrinha e outro no softbox. Depois larguei a sombrinha e comecei a usar um no softbox e outro rebatendo nas paredes.

Ultimamente deixei também o softbox de lado nas fotos que faço dentro de casa. Agora costumo usar 1 ou 2 flashes fora da câmera rebatidos nas paredes, apenas regulando a potência dos flashes e a distância que eles ficam das paredes. As fotos que eu postei nesse tópico foram feitas assim, rebatendo nas paredes: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=90229.msg908557#msg908557

Não ficaram um primor de técnica de iluminação, mas dá pra ter uma ideia do que se pode fazer. Ou seja, minha dica é que experimente um pouco as paredes mesmo, rsrs, dá pra fazer e aprender bastante coisa só assim. E depois pegue uma sombrinha ou um softbox.

Abraços


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #11 Online: 08 de Agosto de 2013, 21:07:11
Rafa, eu comecei meus estudos de iluminação com um kit tripé + sombrinha difusora e também um rebatedor. Com o tempo fui deixando a sombrinha de lado e passei a usar mais o softbox, sempre com o rebatedor. Depois passei a usar dois flashes, um na sombrinha e outro no softbox. Depois larguei a sombrinha e comecei a usar um no softbox e outro rebatendo nas paredes.

Ultimamente deixei também o softbox de lado nas fotos que faço dentro de casa. Agora costumo usar 1 ou 2 flashes fora da câmera rebatidos nas paredes, apenas regulando a potência dos flashes e a distância que eles ficam das paredes. As fotos que eu postei nesse tópico foram feitas assim, rebatendo nas paredes: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=90229.msg908557#msg908557

Não ficaram um primor de técnica de iluminação, mas dá pra ter uma ideia do que se pode fazer. Ou seja, minha dica é que experimente um pouco as paredes mesmo, rsrs, dá pra fazer e aprender bastante coisa só assim. E depois pegue uma sombrinha ou um softbox.

Abraços
Acho que a sombrinha difusora é uma boa! E também vou acrescentar um YN560II (flash manual) pra ser minha segunda cabeça de luz em conjunto com o YN565ex que eu já tenho...

E já que você postou as fotos, posso dar um pitaco? Não seria melhor usar 1 só fonte de luz nela rebatida numa parede a frente...
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #12 Online: 08 de Agosto de 2013, 21:17:22
Acho que a sombrinha difusora é uma boa! E também vou acrescentar um YN560II (flash manual) pra ser minha segunda cabeça de luz em conjunto com o YN565ex que eu já tenho...

E já que você postou as fotos, posso dar um pitaco? Não seria melhor usar 1 só fonte de luz nela rebatida numa parede a frente...


Mas é claro que pode dar pitaco!


Minha ideia era ter os dois brilhos nos corpos das objetivas mesmo, um mais forte e concentrado, outro mais fraco e difuso. Se usasse uma fonte de luz só não dava esse efeito, passa menos sensação de profundidade. Inicialmente eu fiz com um flash só, mas não gostei... E não gosto da luz chegando de frente ao objeto, prefiro essas luz lateral mesmo, dá mais profundidade.


Acho que pegar um outro flash pra você vai ser uma ótima, dá pra ter muito mais ideias e alternativas, acho bem legal!


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #13 Online: 08 de Agosto de 2013, 21:25:35

Mas é claro que pode dar pitaco!


Minha ideia era ter os dois brilhos nos corpos das objetivas mesmo, um mais forte e concentrado, outro mais fraco e difuso. Se usasse uma fonte de luz só não dava esse efeito, passa menos sensação de profundidade. Inicialmente eu fiz com um flash só, mas não gostei... E não gosto da luz chegando de frente ao objeto, prefiro essas luz lateral mesmo, dá mais profundidade.


Acho que pegar um outro flash pra você vai ser uma ótima, dá pra ter muito mais ideias e alternativas, acho bem legal!
Se essa foi a ideia eu entendi, mas quando eu fui fotografar as lentes que chegaram aqui eu busquei a luz mais difusa possivel, por isso nao tinha entendido que vc queria a mais dura.

Quanto à sombrinha você usa de que marca?
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #14 Online: 08 de Agosto de 2013, 21:37:10
Se essa foi a ideia eu entendi, mas quando eu fui fotografar as lentes que chegaram aqui eu busquei a luz mais difusa possivel, por isso nao tinha entendido que vc queria a mais dura.

Quanto à sombrinha você usa de que marca?


Pois é, tentei algo diferente dessa vez. Normalmente nos meus stills eu deixo a luz bem suave, mas nessa eu quis esse efeito da luz dura com o fundo preto, arriscando um toque artístico, rsrs. Pra fugir um pouco do comum. Na luz do lado direito (a mais dura), o flash estava a menos de 20cm da parede, com zoom em 105mm e as objetivas a uns 30cm da parede. Ainda pretendo aprimorar essa luz mais pra frente. Mas valeu pelo toque!


A sombrinha que eu uso não tem marca, comprei no MercadoLivre. E se tivesse marca eu não recomendaria, porque é bem mal construída. Mas funciona bem pra suavizar a luz.