Autor Tópico: Ajuda MAC!  (Lida 5504 vezes)

Luiz Guarnieri

  • Trade Count: (20)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.243
  • Sexo: Masculino
  • Estou em São Paulo
Online: 07 de Agosto de 2013, 06:42:16
 Estou com um pequeno problema que não consegui resolver, vamos ver se alguém tem a solução e possa me ajudar.

 Tenho um Mac Air, não estou conseguindo baixar fotos dos cartões SD e Mini SD (com adaptador), simplesmente não reconhece esses cartões.

 O mesmo adaptador é usado para baixar as fotos do Compact Flash "sem problemas".

 Se alguém puder dar uma luz, agradeço.



Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #1 Online: 07 de Agosto de 2013, 09:01:14
Já viu se a formatação dos cartões está em FAT32, esse formato de partição lhe permite tanto usar no MAC quanto no WINDOWS, o formato nativo do MAC é HFS.

Se o seu cartão veio formatado como NTFS que é lido pelo windows o MAC não reconheçe, e se veio em FAT32 e mesmo assim não lê, faça uma nova formatação como FAT32 ou como HFS pelo MAC indo no Disk Utilites dentro de ferramentas. :ok:

Fábio Pedro.


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #2 Online: 07 de Agosto de 2013, 10:16:38
Faz uma tentativa em "Aplicativos">"Outros">"Captura de imagem"

Tinha um Cartão CF que não abria também, e dessa forma abriu  :ok:


Daniela Alves

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.451
  • Sexo: Feminino
Resposta #3 Online: 07 de Agosto de 2013, 10:26:05
Já viu se a formatação dos cartões está em FAT32, esse formato de partição lhe permite tanto usar no MAC quanto no WINDOWS, o formato nativo do MAC é HFS.

Se o seu cartão veio formatado como NTFS que é lido pelo windows o MAC não reconheçe, e se veio em FAT32 e mesmo assim não lê, faça uma nova formatação como FAT32 ou como HFS pelo MAC indo no Disk Utilites dentro de ferramentas. :ok:

Não tenho certeza absoluta, mas acho que isso só se aplica a HD's. Em pen-drives e/ou cartão de memória, isso não é necessário.
Até porque, por exemplo, quando você formata o cartão diretamente pela câmera, ela não te dá essas opções, a não ser que por padrão ela já formate no formato que é aceito pelos dois sistemas...  :ponder:


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #4 Online: 07 de Agosto de 2013, 11:47:58
Daniela se aplica sim. Se o sistema de arquivos formatado no cartão for NTFS só vai abrir com o NTFS 3G instalado.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #5 Online: 07 de Agosto de 2013, 12:40:38
Não tenho certeza absoluta, mas acho que isso só se aplica a HD's. Em pen-drives e/ou cartão de memória, isso não é necessário.
Até porque, por exemplo, quando você formata o cartão diretamente pela câmera, ela não te dá essas opções, a não ser que por padrão ela já formate no formato que é aceito pelos dois sistemas...  :ponder:

Qualquer digital prepara seu cartão para FAT32 :ok:
Fábio Pedro.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #6 Online: 07 de Agosto de 2013, 12:56:46
Qualquer digital prepara seu cartão para FAT32 :ok:
Exceto as capazes de guardar arquivos maiores do que 4GB, pois 4GB é o limite técnico do FAT32.
Estas precisam de ExFAT ou NTFS para conseguir armazenar os arquivos.
Fiz um teste rápido aqui com minha Fuji F-600 EXR e ela leu normalmente cartões formatados em ExFAT. Preciso formatar algum em NTFS depois para testar.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Daniela Alves

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.451
  • Sexo: Feminino
Resposta #7 Online: 07 de Agosto de 2013, 13:01:01

Qualquer digital prepara seu cartão para FAT32 :ok:

Ah, legal... Valeu pela informação, sempre tive essa dúvida. :ok:

Então acho que pra resolver o problema, é mais fácil tentar formatar o cartão com problema pela câmera e já era.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #8 Online: 07 de Agosto de 2013, 13:24:01
Ah, legal... Valeu pela informação, sempre tive essa dúvida. :ok:

Então acho que pra resolver o problema, é mais fácil tentar formatar o cartão com problema pela câmera e já era.
Daniela não é bem assim.
Se você formatar o cartão pela câmera e ela gerar um cartão formatado em FAT 32, você pode ficar limitado na hora de gravar vídeos, por exemplo. FAT 32 não salva arquivos com mais de 4GB.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #9 Online: 07 de Agosto de 2013, 13:33:55
Ah, legal... Valeu pela informação, sempre tive essa dúvida. :ok:

Então acho que pra resolver o problema, é mais fácil tentar formatar o cartão com problema pela câmera e já era.

É uma possibilidade sim, no entanto se o cartão não for um dos modelos homologados pelo fabricante, pode ser que não funcione como previsto, mas é um caso muito específico, e se o cartão for muito xing-ling.

Formatando via PC ou MAC ou Câmera com o sistema FAT32 dá no mesmo, a partição é a mesma, porém há aqueles que digam inclusive o fabricante que o cartão deve ser formatado na própria câmera para evitar erros de leitura e gravação.

Dito isso, eu faria assim: O cartão deu problema? formataria no meu PC ou MAC, depois disso vejo se consigo colocar arquivos nele pelo PC ou MAC e se consigo apagar? feito isso, então ai jé é hora de colocar ele na câmera e mandar a câmera formatar ele.

Feito isso testa fotografando, e se mesmo assim ainda não gravar, arranja outro emprestado e testa.

Se você formatou e gravou no outro cartão que não o seu, então o seu cartão é incompatível com a câmera ou tem algum problema nele que só ocorre quando tá na câmera; Compre outro recomendado pelo fabricante.

Se não gravou nem o seu cartão e nem o cartão emprestado, talvez o leitor da câmera esteja com algum problema ou sujeira(poeira, ferrugem, etc...) que está gerando algum tipo de mal contato.

Serial legal também pedir a outra pessoa que teste na câmera dela o seu cartão, ai você sana todas as possibilidades, vendo o que ocorre.
Fábio Pedro.


Daniela Alves

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.451
  • Sexo: Feminino
Resposta #10 Online: 07 de Agosto de 2013, 13:34:25
Daniela não é bem assim.
Se você formatar o cartão pela câmera e ela gerar um cartão formatado em FAT 32, você pode ficar limitado na hora de gravar vídeos, por exemplo. FAT 32 não salva arquivos com mais de 4GB.

Ah... Então quando eu formato o cartão pela câmera, eu consigo usar, por exemplo, toda a capacidade dos 16GB do cartão para vídeo, porém "fragmentados" sempre em um limite máximo de 4GB?

O indicado então, seria formatá-lo no formato ExFAT para conseguir usar toda a capacidade?


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #11 Online: 07 de Agosto de 2013, 13:38:56
Daniela não é bem assim.
Se você formatar o cartão pela câmera e ela gerar um cartão formatado em FAT 32, você pode ficar limitado na hora de gravar vídeos, por exemplo. FAT 32 não salva arquivos com mais de 4GB.

Bem lembrado Leo! :ok:

Essa partição tem limitação quanto ao tamanho do arquivo que ela consegue administrar que fica nesse entorno de 4Gb, por arquivo.

se o seu cartão for de 32Gb, voce poderá ter até 8 arquivos de vídeo de 4Gb cada. Lógico o software da câmera já te limita a isso em tempo de gravação justamente para que você não extrapole essa capacidade.
Fábio Pedro.


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #12 Online: 07 de Agosto de 2013, 13:40:46
Ah... Então quando eu formato o cartão pela câmera, eu consigo usar, por exemplo, toda a capacidade dos 16GB do cartão para vídeo, porém "fragmentados" sempre em um limite máximo de 4GB?

O indicado então, seria formatá-lo no formato ExFAT para conseguir usar toda a capacidade?

Bom ai não sei te dizer se hoje as novas câmeras aceitam esse formato, até porque capacidade teórica em ExFat é de 64 ZB (zettabyte).

Acho eu que não rola. :ponder:

Editado:
Ia esquecendo de dizer que cada arquivo em ExFat teria16 Exabytes.
« Última modificação: 07 de Agosto de 2013, 13:42:52 por Fabio Pedro »
Fábio Pedro.


Luiz Guarnieri

  • Trade Count: (20)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.243
  • Sexo: Masculino
  • Estou em São Paulo
Resposta #13 Online: 08 de Agosto de 2013, 05:52:22
 Bom, só para informar, todos os meus cartões são originais (B&H) e das marcas Sandisk, Lexar.


Luiz Guarnieri

  • Trade Count: (20)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.243
  • Sexo: Masculino
  • Estou em São Paulo
Resposta #14 Online: 08 de Agosto de 2013, 06:42:26
 Outro detalhe, a formatação dos meus cartões é exatamente igual, então porque o MAC lê o CF e não faz com o SD ou Mini SD?