Autor Tópico: Flash olympus FL-600 em mirrorless - quem usa??  (Lida 1855 vezes)

Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Online: 07 de Agosto de 2013, 10:12:49
alguém usa?
é um flash que tem um preço comprável. Penso nele como flash externo para meu set (atualmente E-P3, futuramente OM-D).
Acredito que vale o investimento, certo? ou será que tem algum custo x benefício melhor que funcione TTL com as mirrorless olympus?
« Última modificação: 07 de Agosto de 2013, 10:13:27 por Helena Bsb »


fvanzela

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.054
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 07 de Agosto de 2013, 11:30:32
Oi Helena,

Eu uso aquele modelo menor, o FL300R, que é excelente para ambientes de porte doméstico, mas para rebater em salões maiores, o que faço é usá-lo separado da câmera, pois ele é controlado remotamente pelas PEN, e acaba funcionando bem. A única vantagem dele é a portabilidade e o preço menor, em todos os outros pontos ele perde para o FL 600.

O meu FL300R eu estou vendendo para pegar um desses!

Abraço,
Fernando Vanzela
Olympus OMD-EM1|12-40 f2.8|45 f1.8|40-150 f4-5,6
http://www.flickr.com/photos/fvanzela/


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #2 Online: 07 de Agosto de 2013, 11:34:33
Pois é, eu penso no FL-600 mesmo, pra poder ir além do ambiente de porte doméstico se for necessário.
Queria saber se tem algum "genérico" que faça o mesmo (FUNCIONANDO EM TTL!!) custando menos. Andei vendo o povo falando de um modelo da Metz aí, só não sei se funicona em TTL.
enfim, o flash da olympus eu tenho em vista e é comprável, mas se tivesse algum de outra marca 100% compatível e que custasse menos, seria melhor.  :D


fvanzela

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.054
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 07 de Agosto de 2013, 13:19:47
Pois é, eu penso no FL-600 mesmo, pra poder ir além do ambiente de porte doméstico se for necessário.
Queria saber se tem algum "genérico" que faça o mesmo (FUNCIONANDO EM TTL!!) custando menos. Andei vendo o povo falando de um modelo da Metz aí, só não sei se funicona em TTL.
enfim, o flash da olympus eu tenho em vista e é comprável, mas se tivesse algum de outra marca 100% compatível e que custasse menos, seria melhor.  :D

Têm da Metz sim, tem um pouca coisa inferior que custa uns USD 30 a 40 menos, e tem um que é melhor, mas custa entre USD 50 a 100 mais caro.

Eu ficaria com o Olympus mesmo, a luz para filmagem dele é bem bacana, funciona bem para amadores, e não sei como funciona o da metz nesse quesito.
Fernando Vanzela
Olympus OMD-EM1|12-40 f2.8|45 f1.8|40-150 f4-5,6
http://www.flickr.com/photos/fvanzela/


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #4 Online: 07 de Agosto de 2013, 13:46:26
Têm da Metz sim, tem um pouca coisa inferior que custa uns USD 30 a 40 menos, e tem um que é melhor, mas custa entre USD 50 a 100 mais caro.

Eu ficaria com o Olympus mesmo, a luz para filmagem dele é bem bacana, funciona bem para amadores, e não sei como funciona o da metz nesse quesito.

huuuum, beleza, hehe. Provavelmente vai ser esse mesmo então.  :ok:


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 08 de Agosto de 2013, 12:26:24
Eu usava o equivalente da Panasonic antes de me desfazer do MFT, flash excelente. Apenas recomendo comprar o cabo para "off-camera flash" também da Olympus, pois os genéricos não fazem TTL...

Aliás, se puder comprar o flash da mesma marca da câmera vc se livra de potenciais aborrecimentos. Comprei o Metz Ringflash para minha Canon Macro e devolvi no dia seguinte: botei mais um pouco e comprei o da Canon mesmo, e foi a melhor coisa que fiz...

Abraço


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #6 Online: 08 de Agosto de 2013, 13:22:29
Eu usava o equivalente da Panasonic antes de me desfazer do MFT, flash excelente. Apenas recomendo comprar o cabo para "off-camera flash" também da Olympus, pois os genéricos não fazem TTL...

Aliás, se puder comprar o flash da mesma marca da câmera vc se livra de potenciais aborrecimentos. Comprei o Metz Ringflash para minha Canon Macro e devolvi no dia seguinte: botei mais um pouco e comprei o da Canon mesmo, e foi a melhor coisa que fiz...

Abraço

Pois é, minha intenção é comprar o Olympus mesmo.  :ok:


RLB

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 150
    • Flickr: Grupo Micro Four Thirds Brasil
Resposta #7 Online: 29 de Setembro de 2013, 22:07:56
Só vi esse tópico agora. Tenho esse Flash e ele é muito bom. Funciona remotamente muito bem. Achei que valeu o investimento.
Comprei pilhas eneloop e recomendo bastante. Duram muito mais e deixam o flash pronto para a próxima foto muito rapidamente.


Palmeida

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.551
Resposta #8 Online: 30 de Setembro de 2013, 00:37:47
Acompanhando! :snack:
O que eu amo: Deus, família, amigos, trabalho,fotografia, contabilidade, estudar e tecnologia!


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #9 Online: 30 de Setembro de 2013, 11:21:38
obrigada, RLB!!


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 30 de Setembro de 2013, 13:15:37
obrigada, RLB!!

Eu tenho um Vivitar com TTL pra Olympus: http://www.vivitar.com/products/9/flashes-and-accessories/1120/df-383
Comprei usado de um australiano, no eBay. Na E-P1 ele reconhece o TTL sem problemas, porém preciso setar a compensação do flash na máquina para EV +2 (parece que ocorre com as Pen mais antigas), mas funciona direitinho. Na GH2 funcionou perfeito direto. Ainda não consegui tempo pra usar ele ostensivamente, mas gostei bastante.

Boa parte dos flashes TTL pra m4/3 são genéricos que são rebranded em várias marcas - o Vivitar DF-183 é o mesmo Rokinon D20AF-OP, Metz Mecablitz 24Af-1 (apesar que a Metz alega que o firmware deles é um pouco diferente) e de diversas outras marcas, por exemplo.
A Nissin também têm flashes bem considerados.
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci