Autor Tópico: Lente Canon 135mm F/2.0 l Usm ou Lente Canon 24-105mm F/4l Is Ef Usm  (Lida 5408 vezes)

Ashkenazzi

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Resposta #30 Online: 29 de Setembro de 2013, 17:40:41
E a abertura máxima, só com pouca luz? Perdendo, consequentemente, em nitidez e qualidade final da foto?
O objetivo das aberturas 1.0, 1.2, 1.4 e 1.8 era de ganhar luz, numa época onde filme ISO 100 reinava. Se fotografava com mais distancia, mas se fazia a foto que seria impossivel sem elas. Perdia nitidez na abertura máxima ? Sim, claro, mas era isso ou nada.
No mundo digital, a vantagem delas foi se mantendo só no desfoque... a 1.0 saiu de linha e as 1.2 ainda sobrevivem
O fato é que, profissionalmente,  desfoque demais, não ajuda
Fotos de rostos devem manter os brincos nitidos e, se for homem, fica ridiculo ver orelhas desfocadas. Este tipo de foto se faz em F2.8 ou F4. Se teimar no F2 vai dar M...quando ampliar.
Aí só se usa abertura 2.0 e 1.8, 1.4 em foto de corpo inteiro com a pessoa em um jardim, para simular que se está saindo de um quadro pintado a mão.


« Última modificação: 29 de Setembro de 2013, 17:42:32 por Ashkenazzi »
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ACS

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Resposta #31 Online: 29 de Setembro de 2013, 23:41:20
O objetivo das aberturas 1.0, 1.2, 1.4 e 1.8 era de ganhar luz, numa época onde filme ISO 100 reinava. Se fotografava com mais distancia, mas se fazia a foto que seria impossivel sem elas. Perdia nitidez na abertura máxima ? Sim, claro, mas era isso ou nada.
No mundo digital, a vantagem delas foi se mantendo só no desfoque... a 1.0 saiu de linha e as 1.2 ainda sobrevivem
O fato é que, profissionalmente,  desfoque demais, não ajuda
Fotos de rostos devem manter os brincos nitidos e, se for homem, fica ridiculo ver orelhas desfocadas. Este tipo de foto se faz em F2.8 ou F4. Se teimar no F2 vai dar M...quando ampliar.
Aí só se usa abertura 2.0 e 1.8, 1.4 em foto de corpo inteiro com a pessoa em um jardim, para simular que se está saindo de um quadro pintado a mão.
Vivendo e aprendendo.  Até pouco tempo atrás só usava a minha 17-55 F2.8 com a abertura máx., mesmo durante o dia.  Fazia os ajustes no iso e na velocidade para a luz não estourar.  Enquanto não arrumo tempo para me aperfeiçoar em um curso, vou aprendendo por aqui.  Obrigado.
T2i / 18-55 / 17-55 2.8 / 50 1.4


jauvane

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Resposta #32 Online: 30 de Setembro de 2013, 00:11:57
1) A abertura modifica a profundidade de campo (região em foco), de tal modo que podes escolher a abertura que te dá uma faixa estreita, média ou larga de foco 9respectivamente a lente muito aberta, meio aberta ou bem fechada) de tal modo que a área que tu quer que esteja em foco assim o fique.
2) Uma vez escolhida a abertura ideal, a velocidade pode ser ajustada para uma correta exposição, considerando sempre o mínimo necessário dado o objeto que estás fotografando. Se é um objeto rápido, precisas de velocidade alta, se for um objeto estático ou lento podes usar velocidades mais baixas. Como regra média, deves sempre manter uma velocidade equivalente a distancia focal escolhida para evitar tremidos (menos se tiveres IS). Por exmeplo, se estás com a lente em 100mm o ideal é que tua velocidade seja de pelo menos 1/100 segundos (1/125 seria o mais próximo, mas com IS podes ir mais baixo que isso).
3) Finalmente, dada a abertura desejada e a velocidade necessária (ou possível) terminas o ajuste aumentando o ISO, se ainda necessário. Se o ISo tiver de subir demais é hora de voltar ao passo 1 e pagar um preço mudando a abertura que desejavas para permitir ainda uma exposição adequada.

Se não precisares mexer na abertura tanto melhor, pois terás adequado o equipamento ao teu desejo, ao invés do contrário.
« Última modificação: 30 de Setembro de 2013, 00:12:25 por jauvane »
JVc.


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Resposta #33 Online: 30 de Setembro de 2013, 11:07:01
1) A abertura modifica a profundidade de campo (região em foco), de tal modo que podes escolher a abertura que te dá uma faixa estreita, média ou larga de foco 9respectivamente a lente muito aberta, meio aberta ou bem fechada) de tal modo que a área que tu quer que esteja em foco assim o fique.
2) Uma vez escolhida a abertura ideal, a velocidade pode ser ajustada para uma correta exposição, considerando sempre o mínimo necessário dado o objeto que estás fotografando. Se é um objeto rápido, precisas de velocidade alta, se for um objeto estático ou lento podes usar velocidades mais baixas. Como regra média, deves sempre manter uma velocidade equivalente a distancia focal escolhida para evitar tremidos (menos se tiveres IS). Por exmeplo, se estás com a lente em 100mm o ideal é que tua velocidade seja de pelo menos 1/100 segundos (1/125 seria o mais próximo, mas com IS podes ir mais baixo que isso).
3) Finalmente, dada a abertura desejada e a velocidade necessária (ou possível) terminas o ajuste aumentando o ISO, se ainda necessário. Se o ISo tiver de subir demais é hora de voltar ao passo 1 e pagar um preço mudando a abertura que desejavas para permitir ainda uma exposição adequada.

Se não precisares mexer na abertura tanto melhor, pois terás adequado o equipamento ao teu desejo, ao invés do contrário.
Vc sempre disposto a esclarecer.  Valeu!
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Thales Souto

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Resposta #34 Online: 30 de Setembro de 2013, 12:08:58
Lembrando que em lentes comuns/normais a melhor faixa de nitidez costuma ser de 2 a 4 stops acima da abertura máxima.
Lentes primes costuma ter uma ótima performance já com 1 stop acima, ex.: a 50 1.8 já é ótima em 2.8 e em 3.5 está no seu "filet".
Porém, tem lentes primes como a Sigma 35 1.4 e Canon 100 2.0 que conseguem a proeza de serem ótimas todas abertas e 1 stop acima já são simplesmente sensacionais.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
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jauvane

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Resposta #35 Online: 30 de Setembro de 2013, 13:05:48
De fato vale a pena conhecer bem o equipamento que se possui. Faltou indicar no final do passo três que ao invés de comprometer a abertura desejada, pode-se também mudar de lente para uma mais clara (ou usar filtros ND se o problema é o oposto). Bom, deu para ter uma idéia. O resto são sintonias finas e compromissos, mas sempre lembra que tu tem de subjugar teu equipamento, não o contrário!
JVc.