Autor Tópico: Início em controles manuais!!  (Lida 7987 vezes)

Zeiss

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 698
    • Melhor pra Deus
Resposta #45 Online: 15 de Março de 2005, 19:32:42
B) Oi Ivan, usei a Hasselblad pq era do fotógrafo que eu trabalhava pra ele na época, na verdade era emprestada do ex patrão dele. Ele tmb tinha uma combinação que eu adorava: Nikon F2 com objetiva Nikkor 25-50 4.0 que não dava distorção em 25mm, era o máximo fazer fotos de pertinho com aquela perspectiva maravilhosa. A Hassel SWC quase pegava nossos pés. Fotos de noivos na igreja com ela ficavam co um visual de arrasar. Esse fotógrafo começou em 1959 aqui em Fortaleza e hoje já está diminuindo o ritmo.
Meu irmão tem a enciclopédia e já fiquei com ela sequestrada um bom tempo. Foi nela que comecei a ler muito sobre foto no início da década de oitenta. Creio que nunca vou me desfazer de minha Nikon FM preta com objetiva 50mm 1.2 com o elemento frontal quase do tamanho de um pires, ela é um grande exemplo desta época que está findando.
Bye
João Bosco
Sony Alpha A100+18-70+F56AM
Sony NEX F3 Black+18-55
Panasonic Lumix TZ10
boscovieira@hotmail.com-Fortaleza-CE


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #46 Online: 15 de Março de 2005, 19:45:47
Zeiss

A época do filme realmente está acabando. O triste disso é o abandono de óticas tão boas.

Depois de testar frente a frente îmagens feitas com digital e filme, com essas duas câmeras que tenho, cheguei à conclusão que as vantagens do filme estão reduzidas a duas, uma delas não sendo extamente do filme, mas da ótica.

A primeira vantagem é a curva de contraste do filme e sua latitude. Isso é muito legal, e não é igual à digital.

A segunda é o ajuste do filme à ótica, que ainda não é perfeita na digital, ou pelo menos não tem tantas opções boas.

Quanto ao detalhamento, a digital supera o filme facilmente, mesmo com câmeras de pequenos sensores.

O que eu tenho feito é fotografar muito com digital mas fazer também alguns filmes e digitalizá-los.

Ivan


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #47 Online: 15 de Março de 2005, 22:44:18
Citar
Leo, o livro que vc está fazendo segue esta linha?
Para fechar como um curso só faltam as fotos ilustrativas como nos livros de fotografia.
Zeiss o livro é bem mais completo, ele passa toda a matemática envolvida no processo. A explicação do Ivan é bastante simplista e com fins bem mais didáticos para que o entendimento se torne fácil, o livro tem quase 35 páginas sobre fotometria, tem um objetivo de proporcionar total entendimento dos processos matemáticos e possibilitar que qualquer um calcule fotometria a partir de qualquer dado ou informação de luz.
:)


Eu ainda mantenho minha médio formato.
A algum tempo a mantia por necessidade, atualmente por carinho, pois a nova S3 tem um ótimo comportamento de latitude.
« Última modificação: 15 de Março de 2005, 22:48:42 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Giosa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
    • http://www.rgiosa.com
Resposta #48 Online: 16 de Março de 2005, 08:24:05
Amigos, obrigado! Acabei de ler o manual e vi que tinha "ignorado" esta parte tão preciosa!  :lol:

Abraço!
www.rgiosa.com

- Analista de Sistemas
- Músico
- Apaixonado por fotografia

"Os opostos se distraem, os dispostos se atraem." - Fernando Anitelli


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #49 Online: 16 de Março de 2005, 08:41:06
Isso é normal, Giosa. Quando se lê o manual sem saber exatamente para que servem as funções, a tendência é não lembrar-mos. Por isso lhe remeti ao manual, pois assim somaria minha explicação "simplista", como diz o Leo -risos- com sua própria leitura.

Ivan


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #50 Online: 16 de Março de 2005, 11:19:35
Ivan não quis desmerecer, tanto que citei que vc teve fins extremamente didáticos na explicação, mesmo porque acho que nem convinha escrever tudo sobre fotometria, porque isso dá um livro. :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #51 Online: 16 de Março de 2005, 11:36:11
Eu sei, Leo, mas não podia perder a piada -risos.

Abraços

Ivan, "O simplista"