Autor Tópico: Mais do mesmo: compras coletivas  (Lida 879 vezes)

Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.986
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Online: 08 de Agosto de 2013, 00:14:23
Venderam 618 ensaios (até a hora dessa foto). Para uso do cupom em até 3 meses. 618 ensaios realizados em 90 dias (isso mesmo, incluindo sábados e domingos) são 7 por dia...

Até ai, td bem cada um que sabe da sua capacidade instalada e capacidade de produção, enfim...vai saber né...mas o pior mesmo, piorzão mesmo é um empresa de fotografia usar uma "imagem ilustrativa"  :doh:

https://www.facebook.com/romulo.correa#!/photo.php?fbid=10200092998838505&set=o.129624173827163&type=1&theater

Abraço,
M Rezende
« Última modificação: 08 de Agosto de 2013, 00:19:26 por Rezende_SP »


Palmeida

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.551
Resposta #1 Online: 08 de Agosto de 2013, 01:28:48
Nossa!  :doh:
Não vejo futuro pra esse estúdio.
O que eu amo: Deus, família, amigos, trabalho,fotografia, contabilidade, estudar e tecnologia!


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 08 de Agosto de 2013, 07:20:09
São R$ 22.000,00
Se ele fizer 8 por dia, sendo 01 hora pra cada... serão 77 dias de fotografia...
Trabalhando 6 dias por semana... (seg. a sábado)... 13 semanas
13 semanas = 3 meses

Custos mensais (considerando o nível "estimado" do ensaio")
Sala comercial 30m2 - R$ 600,00
Internet, água, luz, etc... - R$ 400,00
Estagiário para tratamento básico nas imagens (automático no PS) - R$ 800,00
Outras gastos com besteirinhas... R$ 200,00
Total mensal - R$ 2.000,00

Resumo da ópera:
Custos para os 618 ensaios: R$ 6.000,00
Faturamento - R$ 22.000,00
Comissão do site de compras coletivas (não sei quanto... mas vamos chutar 25%) - R$ 4.000,00

Saldo: R$ 12.000,00

Dá um salário mensal médio de R$ 4.000,00

Pra quem deve estar com a corda no pescoço pra pagar as contas, não considera investimentos em equipamentos/cursos... nem emite NF "aparentemente" pode ser um bom negócio.
Se a pessoa ganhava R$ 1.500,00 em uma empresa é perfeito "virar fotógrafo" e ganhar o dobro ou um pouco mais.

A mim este emprego nestas condições não é interessante...rsss

Não me espanto nem me aborreço com isso (já fiquei p* há algum tempo - mais por indignação do que por mercado)... não seria o perfil do meus clientes.

Abs.


« Última modificação: 08 de Agosto de 2013, 07:22:14 por Paulo Arruda »


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #3 Online: 08 de Agosto de 2013, 08:34:16
Entendimento
Compras coletivas não é para visar o lucro e sim a publicidade. Ao invés de você fazer uma publicidade pelos canais "normais" você o faz em um website de compras coletivas, conseguindo assim atingir um grande público e ao mesmo tempo equalizar os valor investido, uma vez que pode planejar o quanto quer gastar (valores x quantidade, etc...)
Quem não entende isto fica frustrado com os resultados financeiros.

Planejamento.
Muitos não sabem planejar a estratégia do marketing e acabam fazendo um anúncio sem pensar se vão conseguir atender a uma quantidade X em um período Y.

As compras coletivas são uma forma interessante e dinâmica de publicidade mas como toda propaganda pode sujar a marca se não for bem executada.
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


cquevedo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.749
  • Sexo: Masculino
    • Todas as Minhas Fotos
Resposta #4 Online: 08 de Agosto de 2013, 09:01:39
Eu não tenho a intenção de virar profissional, por isso não compreendo muito a indignação sobre o tema. O que eu acho é que "cada macaco no seu galho".
O anúncio diz 50 clicks (5 a 10 fotos). Me parece que o esquema de qualidade dessa promoção não é lá grande coisa (a julgar pelos serviços que utilizei em alguns desses sites de compra coletiva), assim acho que deve-se gastar aí por volta de uma hora para cada ensaio (incluindo uma edição básica), se chegar a tanto. É um público sem condições de fazer um ensaio mais "profissional" e dessa gente toda se eles consiguirem um trampo mais elaborado com alguns é lucro.
Sei lá. Eu costumava ficar chateado com desenvolvedores de sistemas que cobravam R$1000,00 por um "sisteminha" até me ligar que o que eu faço não é isso. Eu automatizo processos utilizando "sistemas" de computação. Quando eu faço um sistema para alguém estou entregando qualidade e sei que meu cliente não vai ter aporrinhações no futuro.

É isso aí.
« Última modificação: 08 de Agosto de 2013, 09:03:18 por cquevedo »
"O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem."


Sabuga

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 116
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr ficou 3 anos parado, agora voltou :)
Resposta #5 Online: 08 de Agosto de 2013, 11:38:31
São R$ 22.000,00
Se ele fizer 8 por dia, sendo 01 hora pra cada... serão 77 dias de fotografia...
Trabalhando 6 dias por semana... (seg. a sábado)... 13 semanas
13 semanas = 3 meses

Custos mensais (considerando o nível "estimado" do ensaio")
Sala comercial 30m2 - R$ 600,00
Internet, água, luz, etc... - R$ 400,00
Estagiário para tratamento básico nas imagens (automático no PS) - R$ 800,00
Outras gastos com besteirinhas... R$ 200,00
Total mensal - R$ 2.000,00

Resumo da ópera:
Custos para os 618 ensaios: R$ 6.000,00
Faturamento - R$ 22.000,00
Comissão do site de compras coletivas (não sei quanto... mas vamos chutar 25%) - R$ 4.000,00

Saldo: R$ 12.000,00

Dá um salário mensal médio de R$ 4.000,00

Pra quem deve estar com a corda no pescoço pra pagar as contas, não considera investimentos em equipamentos/cursos... nem emite NF "aparentemente" pode ser um bom negócio.
Se a pessoa ganhava R$ 1.500,00 em uma empresa é perfeito "virar fotógrafo" e ganhar o dobro ou um pouco mais.

A mim este emprego nestas condições não é interessante...rsss

Não me espanto nem me aborreço com isso (já fiquei p* há algum tempo - mais por indignação do que por mercado)... não seria o perfil do meus clientes.

Abs.

Além disso ainda tem o lance de divulgação, que é bem forte nos sites de cupons.
Melhor do que apenas pagar pra por anuncio, diminui bem a margem de lucro, mostra o trabalho fazendo, e tem retorno ;)

Tive uma discussão dessas outro dia no FB.
Agora depende dele trabalhar bem pra fazer o nome dele.
Tentando aprender!
Nikon D7000
50mm 1.8 NIKKOR + 50-300mm NIKKOR + 18-105mm NIKKOR
------------------------------------------------------------------------------
http://www.flickr.com/photos/sabugrotz/


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 08 de Agosto de 2013, 14:39:07
Como disse o jesiel... é uma questão de entendimento mesmo.
É de se avaliar caso a caso.
Pode ser vantajoso sim... não sei se essa quantidade de pacotes... mas se fizer vários... dependendo do ramo que se atua pode ser um ótimo insrtumento de divulgação.
Abs.


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.986
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #7 Online: 08 de Agosto de 2013, 16:59:10
Eu arrisco dizer que nesse caso foi mal planejado. Imaginem que todos que compraram marquem os ensaios nos proximos 90 dias, o cara tá F pra fazer isso...com pressa e pressão dificil manter a qualidade, sem contar que atirou para todos os lados, nao segmentou....quem compra um pacote de fotos por esse preço vai voltar ?
Precisamos fazer 618 ensaios para divulgar? Eu não sei...mas umagino que muitos profissionais renomados, nao fzem isso por ano.

Sei não...


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #8 Online: 08 de Agosto de 2013, 17:18:43
Imagina que esse cara tem que editar as fotos, gravar CD, comer, se deslocar até o estúdio, dormir, etc.. Acho que a conta do tempo é mais apertada... Além disso a comissão dos sites tende a ser maior. Peixe urbano : 50%

Mais que isso, nesse ritmo não só não tem como ter nenhuma qualidade de vida com não tem como ter qualidade. Vai entregar porcaria. Aí, 618 ensaios de propaganda negativa é pior que nenhuma propaganda.

Não teve até hoje conta que me convencesse que isso não fosse um tiro no pé. Na minha cidade não conheço nenhum estúdio que entrou nessa barca e não tenha fechado ou esteja capengando, de promoção em promoção, sobrevivendo muito mal.


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 08 de Agosto de 2013, 17:40:26
Convenhamos que quem compra um ensaio por R$ 39,50 de um "estúdio" que não tem sequer uma foto de sua autoria no anúncio não está lá preocupado com a qualidade das fotos.
Provavelmente é quem não tem condições de pagar um ensaio decente e que acha qualquer foto ficará melhor que as feitas com seus próprios celulares ou câmeras "amadoras".


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #10 Online: 08 de Agosto de 2013, 17:44:39
Convenhamos que quem compra um ensaio por R$ 39,50 de um "estúdio" que não tem sequer uma foto de sua autoria no anúncio não está lá preocupado com a qualidade das fotos.
Provavelmente é quem não tem condições de pagar um ensaio decente e que acha qualquer foto ficará melhor que as feitas com seus próprios celulares ou câmeras "amadoras".
Mas para isso não precisa de propaganda, Paulo. Coloca uma faixa de pano na frente da loja com o preço e aquela foto "ilustração" e vai dar gente pra burro... E nem precisa dividir o dinheiro com o Luciano Huck...  ;)


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #11 Online: 08 de Agosto de 2013, 18:40:48
Só tem uma coisa, as pessoas não costumam ter a semana inteira livre para agendar o ensaio quando o fotógrafo puder. A imensa maioria vai marcar nos fins de semana e, se não conseguir, simplesmente vai perder o cupom. Quem ganha com isso é o site, porque se o serviço não foi prestado, o prestador não recebe o pagamento (ele precisa do código do cupom para receber).

Ou seja, grandes chances da grande maioria desses 600 ensaios não serem realizados nunca, então esse lucro aí vai cair demais.

Eu concordo com o Fernando, não vejo como isso não ser um tiro no pé. Além disso, vai arrumar um monte de gente irritada como fotógrafo porque não vai ter horário para fazer os ensaios, e isso com certeza vira publicidade negativa.


btortelli

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 852
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 09 de Agosto de 2013, 16:55:09
eu não consigo ver gente que leve o trabalho a sério fazendo isso, tanto na fotografia como em outras áreas, isso pra mim cheira a picaretagem, uma forma de tentar levantar dinheiro rápido, podemos chamar essas empresas de empresas fast food.

ja ouvi falar que aqui na minha região existem empresas que contratam fotógrafos e pagam por noite 50 reais, ai o que acontece o dono que no inicio era "fotografo" terceriza a produção, no caso as fotos, e só gerencia, bota 3 fotógrafos a 50 reais cada, gasta 150 reais, todos portando d3100 usando 18-55 e um flash externo, que são provavelmente da empresa, e leva o lucro quase todo pra ele, esses "fotógrafos" aceitando 50 reais pela noite toda, com certeza não tem como investir em equipamento e em estudo, ai ja viu, que cobrem ai R$3000,00 pelas fotos, - 150 dos fotografos, mais o que uns 350 da impressao, mais 100 pra alguem montar o album e tratar as fotos, sao R$2400,00 reais livres, pegando ai 4 casamentos por mes, chegamos a quase R$10000,00, e nao é apenas uma ou duas "agencias de evento" que trabalham assim por aqui, dai voce vai num casamento voce ve o cara que fotografa entrando na frente da filmadora que ta parada ao lado do altar e sendo mostrado ao vivo no telao, durante a entrada da noiva. é rir pra nao chorar.
Canon 60d -- 10-18mm 4.5-5.6 IS -- 17-50mm 2.8 /  GoPro 3 Silver /
Rode Videomic Rycote
www.flickr.com/btortelli
www.500px.com/brunotortelli