Autor Tópico: Freelancer, quanto cobrar a saída?  (Lida 12873 vezes)

Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Resposta #15 Online: 10 de Agosto de 2013, 22:16:23
Esse assunto já foi discutido diversas vezes sem solução....

acho que vai depender muito da região (estado) em que se está.....

aqui em são paulo é fácil cobrar 600 reais por um free,volta e meia aparece alguém que paga...
mas tem lugares por ai que se cobrar isso,nunca vai trabalhar...

600 reais em sp. não é nada,em alguns estados do nordeste 600 reais é uma baita grana......

tudo vai depender da região e do publico atendido  :ok:

cobro a partir de 400 reais CDzinho bacana com fotos tratadas...
se vou como 2º fotógrafo faço 300 reais e transfiro as fotos no mesmo dia para o patrão....só clico e entrego em RAW ,nada editado  :ok:


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #16 Online: 10 de Agosto de 2013, 22:22:56
sim, tudo depende... vou fazer uma base, se eu cobro 200 reais a hora para um casamento, contando que seja 8 hrs de trabalho(making of, cerimonia, festa), pago 50 a hora pro freelance, só pros fotografos ja vai 2 mil reais, mais 100 de um assistente, R$2100, um album 42x30 sai na faixa de uns 400 reais, teria que ser dois albuns provavelmente, 2900 reais, mais um 50 reais de sedex pra envio dos albuns, 2950 reais, arredondamos pra 3000 pra cobrir os gastos de combustivel e tudo o mais... provavelmente pra pgto a vista eu vou dar um desconto pra conseguir fechar o cliente, tiro ali o lucro de uma ou duas horas de trabalho, 2800 reais, 2700... tem cara na minha cidade que faz casamento sozinho e cobra 600 reais, eai? O mercado é bem diferente de um lugar pra outro, inevitavel
@jacobfotografiacriativa


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #17 Online: 10 de Agosto de 2013, 22:31:05
Freelancer, dentro do mercado de fotografia de casamento, é o fotógrafo que é contratado pelo fotógrafo principal

P.S.: Nao estou desmerecendo os freelancers, mas acho que a galera aqui ta confundindo freelance com segundo fotografo

Tudo bem que no meio de vocês , vocês chamem o segundo fotógrafo, o contratado pelo principal, de freelancer. Mas isso não significa que vocês não sejam freelas. Pelos contrário !
Qualquer um que não trabalha como PJ ou não tem carteira assinada é um freelancer.

Então vocês estão usando o termo de forma errada :D
O melhor mesmo seria diferenciar somente por primeiro fotógrafo e segundo fotógrafo.

Ai sim, poderíamos discutir de forma que todos entendessem.
E ai sim, concordo que um segundo fotógrafo ganhe na base de R$400,00, sendo que o primeiro fotógrafo , e responsável pela edição etc, ganhe o dobro ou o triplo disso.

Mas, porém, contudo, todavia e no entanto, me desculpem, mas o termo esta sim, sendo usado de forma errada por vocês.  :ok:

Ops! Definição de Freela :

Freelancer, também conhecido popularmente no Brasil pelas expressões ou gírias freela ou frila, é o termo inglês para denominar o profissional autônomo que se autoemprega em diferentes empresas ou, ainda, guia seus trabalhos por projetos, captando e atendendo seus clientes de forma independente. É uma tendência muito em voga no mercado de jornalismo, design, propaganda, Web, tecnologia da informação, música e muitos outros.

« Última modificação: 10 de Agosto de 2013, 22:39:46 por sergiotucano »
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Resposta #18 Online: 10 de Agosto de 2013, 23:16:53
esse assunto é muito contraditório....
por isso prefiro não me classificar...
sou apenas o cara que tira foto e ganha por isso.... :D

freela ou segundo fotógrafo,o ideal seria tabelar....se é 400....400 e pronto...

se não cada vez mais vamos ouvir:
-ha mas o outro cobrou X pq. vc cobra mais caro.....

ao invés de vc negociar com o cliente ,é ele que negocia com vc.....

"ontem mesmo ouvi isso...."
« Última modificação: 10 de Agosto de 2013, 23:17:46 por sasaitsuricumiashi »


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #19 Online: 11 de Agosto de 2013, 00:10:50
Tudo bem que no meio de vocês , vocês chamem o segundo fotógrafo, o contratado pelo principal, de freelancer. Mas isso não significa que vocês não sejam freelas. Pelos contrário !
Qualquer um que não trabalha como PJ ou não tem carteira assinada é um freelancer.

Então vocês estão usando o termo de forma errada :D


entao ok... sou freelance por alguns meses, ja dei entrada no CNPJ...
@jacobfotografiacriativa


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #20 Online: 11 de Agosto de 2013, 00:12:43
entao ok... sou freelance por alguns meses, ja dei entrada no CNPJ...

Ai sim !  :ok:
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #21 Online: 11 de Agosto de 2013, 00:42:43
Freelancer, dentro do mercado de fotografia de casamento, é o fotógrafo que é contratado pelo fotógrafo principal e tem, exclusivamente, a obrigação de entregar ao final do evento as fotos obtidas. Não tem tratamento, não tem briefing, não tem trash the dress, não tem pre-wedding (que nomezinho feio), etc...

2º fotógrafo faz parte do staff permanente do fotógrafo principal. Geralmente nesse caso o 1º fotógrafo é pessoa jurídica. O 2º fotógrafo é um especie de assistente na empresa. Pode se responsabilizar inclusive pelo tratamento das imagens e participar do trash the dress, pre-wedding, etc...

Já em agências é diferente... Para elas freelancer é todo o fotógrafo que vende imagens avulsas para eles e não tem relação de emprego (carteira assinada) com a agência. A relação pode ser frequente (o cara que vende quase todo dia) ou ocasional (o passante que fez um flagrante com um celular e apresentou a uma agência de notícias).
Agências de publicidades usam muito fotógrafos freelancers. Mas nesse caso ACHO que 100% é pessoa jurídica.

Meus 2 centavos...

Foi o que tentei dizer ...


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.818
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 11 de Agosto de 2013, 14:24:46
Free lance é o que o Hyde e o Roberto explicaram...

O cara faz o evento, e no fim descarrega as fotos sem nenhum compromisso em edição, tratamento, blablabla...

Aqui em Maringá tá rolando de 250 a 350 conto, dependendo do sujeito e da camera, etc...

Eu pago pros meus frilas geralmente 300... Levo um note e descarrego no fim do evento.


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #23 Online: 11 de Agosto de 2013, 14:37:43
Mike o que estou tentando dizer é que , tudo bem que voces usem o termo freela nesses casos, mas freela é qualquer um que não trabalha como PJ ou como contratado :)

Então, tem CNPJ ? Não? Então é freela, seja você que contrata um fotógrafo ou seja você fotografando.

É bom todos falarem a mesma língua para que não haja confusão.


Ops! Eu não faço ideia do porque o termo freela foi deturpado entre os que fazem casamento. Talvez porque os primeiros fotógrafos não querem ser chamados de freelas e acabaram inventando essa... vai saber! :)
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #24 Online: 11 de Agosto de 2013, 14:42:27
Mike o que estou tentando dizer é que , tudo bem que voces usem o termo freela nesses casos, mas freela é qualquer um que não trabalha como PJ ou como contratado :)

Então, tem CNPJ ? Não? Então é freela, seja você que contrata um fotógrafo ou seja você fotografando.

É bom todos falarem a mesma língua para que não haja confusão.


Ops! Eu não faço ideia do porque o termo freela foi deturpado entre os que fazem casamento. Talvez porque os primeiros fotógrafos não querem ser chamados de freelas e acabaram inventando essa... vai saber! :)

Cara, pode até ser a forma correta, mas todos sabem a diferença de responsabilidade entre um e outro... até nao digo o cara que faz esse tipo de job esporadicamente, mas o cara que tem estudio e todas as responsabilidades de ter um estudio nao acho justo ser considerado um freela apenas
@jacobfotografiacriativa


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #25 Online: 11 de Agosto de 2013, 14:52:20
Cara, pode até ser a forma correta, mas todos sabem a diferença de responsabilidade entre um e outro... até nao digo o cara que faz esse tipo de job esporadicamente, mas o cara que tem estudio e todas as responsabilidades de ter um estudio nao acho justo ser considerado um freela apenas

Eu sou bem objetivo com as coisas, não tem CNPJ? É autônomo, tem? então não é.

 
Mas, até pode ser pela falta de regulamentação na profissão, mas ter um estúdio (não sendo caseiro) não implica na necessidade de um CNPJ?

 :ok:
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #26 Online: 11 de Agosto de 2013, 14:55:45
Eu sou bem objetivo com as coisas, não tem CNPJ? É autônomo, tem? então não é.

 
Mas, até pode ser pela falta de regulamentação na profissão, mas ter um estúdio (não sendo caseiro) não implica na necessidade de um CNPJ?

 :ok:

na necessidade sim, porém nao na obrigatoriedade,

vou trabalhar mais alguns meses sem CNPJ, mesmo tendo estudio aberto, nao é caseiro...
@jacobfotografiacriativa


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #27 Online: 11 de Agosto de 2013, 15:37:27
Tendeu.
Valeu André! :ok:
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #28 Online: 11 de Agosto de 2013, 19:28:42
Esse assunto já foi discutido diversas vezes sem solução....

acho que vai depender muito da região (estado) em que se está.....

aqui em são paulo é fácil cobrar 600 reais por um free,volta e meia aparece alguém que paga...
mas tem lugares por ai que se cobrar isso,nunca vai trabalhar...

600 reais em sp. não é nada,em alguns estados do nordeste 600 reais é uma baita grana......

tudo vai depender da região e do publico atendido  :ok:

cobro a partir de 400 reais CDzinho bacana com fotos tratadas...
se vou como 2º fotógrafo faço 300 reais e transfiro as fotos no mesmo dia para o patrão....só clico e entrego em RAW ,nada editado  :ok:


 em sp, 600 e muito a media e 300/400.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #29 Online: 11 de Agosto de 2013, 19:29:27
Free lance é o que o Hyde e o Roberto explicaram...

O cara faz o evento, e no fim descarrega as fotos sem nenhum compromisso em edição, tratamento, blablabla...

Aqui em Maringá tá rolando de 250 a 350 conto, dependendo do sujeito e da camera, etc...

Eu pago pros meus frilas geralmente 300... Levo um note e descarrego no fim do evento.

em sao paulo e igual, media 300/400