Autor Tópico: Freelancer, quanto cobrar a saída?  (Lida 12781 vezes)

Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Resposta #30 Online: 11 de Agosto de 2013, 21:29:57
cara eu não disse que é a media,eu disse que da para cobrar e volta e meia alguém paga....

geralmente eu cobro 600 ai tem gente que fica chorando até fechar 400,500.

aprendi uma coisa cobrando barato....
vc fala que cobra baratinho ai o cara acha que vc não presta,que vc se vende fácil,ou pior,o cara acha que vc ta morrendo de fome...

prefiro cobrar um valor relativamente alto.

vejo fotógrafos andando de HB20,de honda civic do ano....ai penso,esse cara não chegou aonde está cobrando 250 reais em seus trabalhos.

fotógrafo no passado era só para ricos,hoje qualquer um pode contratar um.....
existe uma desvalorização da classe que chega irritar,da até pena....
 :ok:


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #31 Online: 11 de Agosto de 2013, 22:27:09
eh tudo questao de que publico voce quer atingir... quem abre seu estudio(no momento nao estou me referindo a freelas), e direciona seu valor pra baixo, vai ter um publico que normalmente nao valoriza seu trabalho, se o cara tem um BOM trabalho e cobra mais, consequentemente ele vai se tornar um ÓTIMO fotografo e renomado pois esse publico esta pagando caro, entao lhe força a sempre apresentar algo diferenciado, se voce nao consegue, nao sobrevive, enquanto o outro que direcionou pra baixo normalmente vai ficar na mesmice pois o cara ja esta pagando barato e só quer uma quantia boa de fotos, qualidade tanto faz...

tem gente na minha cidade, com estudio no centro cobrando 100 reais ou menos pra fazer cobertura de aniversario, eu prefiro nem sair de casa...

Minha visao, cobro um valor que acho justo e que sei que os bons fotografos da regiao cobram, meu preço é acima da grande maioria (nao estou falando dos mega renomados que cobram valores altissimos pelo nome que possuem), cobro o que sei que vale, por merreca eu fico em casa... Só realmente nao entendo como alguem com estudio, em que um aluguel nao baixa de 1000 reais, com equipamentos que por mais simples que sejam custam uns 6 mil reais, cobram 100 reais por um job

aprendi uma coisa cobrando barato....
vc fala que cobra baratinho ai o cara acha que vc não presta,que vc se vende fácil,ou pior,o cara acha que vc ta morrendo de fome...
 :ok:

isso acontece com o cliente tambem quando possues um estudio, se voce cobra baratinho o cara vai fechar, mas se tiver grana vai fechar com o renomado da cidade e nao com voce pois se voce cobra "só isso" nao deve ser tao bom, eh psicologia isso... o esquema é se voce esta fechando o contrato, se jogar pra cima e mostrar suas vantagens e o motivo de cobrar isso, se cobra menos que a maioria, vai ter que trabalhar como um burro de carga e vai ter dinheiro, porem nao vai ter nem tempo de finalizar bem um job e estudar mais pra melhorar seu trabalho... eu prefiro fazer 5 trabalhos por mes com um preço que acho justo do que ter 25 trabalhos cobrando menos(e até ganhando mais dinheiro no fim) e nao dando conta de fazer direito... no começo é mais dificil, mas com força de vontade conseguimos chegar la

Ja diria meu pai, quem se abaixa de mais mostra a bunda!!
« Última modificação: 11 de Agosto de 2013, 22:28:43 por André Luis Jacob »
@jacobfotografiacriativa


Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Resposta #32 Online: 11 de Agosto de 2013, 22:48:44
é bem assim mesmo....
mas acredito que tanto no freela ou 2º ou primeiro fotógrafo...a marca do cara é...
pontualidade,responsabilidade,carisma,atenção,bom papo,compromisso com trabalho por menor que seja....
dando isso parao cliente ou para o contratante,pronto,vc. ganha muito....

se ganha muito mais com indicações de que vc é um bom profissional do que o dinheiro em si.

uma familia te indica para outra que indica para outra.....um fotógrafo te cham hj,amanhã tbém....tudo graças aos quesitos acima  :ok:


Joel Gonçalves da Cruz

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 439
  • Sexo: Masculino
  • "Parar, sacar los sueños del cajón y empezar"
Resposta #33 Online: 18 de Agosto de 2013, 11:51:26
A questao é que existem fotografos e existe quem tira fotografia...não é questão de desprezar o trabalho de ninguem, mas o profissional tem que se valorizar. Acompanhei um casamento a 2 meses atras. A cidade era a 350km de onde moro. Alem do ensaio a pessoa bancou a hospedagem, a gasolina....e eram dois fotografos. Fui de motorista, fiquei de 3°fotografo( kkkkkkkkk....não fotografo, que tira fotografia.....). Duas fotografaram e o valor cobrado foi 1300,00. Não sei como ficou acertado entre as duas, mas o que sei é que fotografia é um trabalho caro, que exige conhecimento. Então mas que justo o preço ser ideal para cobrir os investimentos que voce ja fez para ser um profissional e fazer bem seu trabalho.
"Lo mejor de la fotografia es que ella no cambia, mismo cuando las personas lo hacen"

http://www.flickr.com/photos/118018927@N03/

Canon AE-1 / 50mm / Hoya HMC 28-85mm / Prorokinon MC 80-200mm


Marcsilver

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 111
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 18 de Agosto de 2013, 16:47:43
Eu tenho absoluta certeza que todo fotógrafo deveria se valorizar e não andar se prostituindo por aí.
Fotografia é caro? Sim, uma fotografia de qualidade tem o seu merecido preço. Por isso que devem escolher o seu público alvo pois tem muito contratante que quer pagar caro pela sua fotografia pois ele associa qualidade com preço alto.
Faça seu preço e surpreenda seu cliente. O resultado serão inúmeras referências. :ok:


gabs07

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 67
Resposta #35 Online: 28 de Agosto de 2013, 02:57:50
Bom, acho que o pessoal começou a discutir assuntos que nem eram a dúvida do Diego, a dúvida dele era mais casual (eu acho), quanto cobrar só pra ir lá fazer as fotos e boa, não como um profissional que vive da fotografia, mas como um fotógrafo amador, alguém que tá começando e tal, ou pra tirar um trocado. O povo começou a viajar em segundo, terceiro fotógrafo, álbum, edição, gráfica, impressão, transporte, alimentação e tudo o mais e inevitavelmente o assunto acaba sempre em casamento, como se a fotografia vivesse de casamento (embora seja uma fatia grande da demanda).

Tenho uma crítica, assim, uma coisa que acho um tanto patética por parte de fotógrafos profissionais que é a seguinte: dizer que os aspirantes a fotógrafos (amadores, entusiastas) roubam o mercado, roubam clientes, queimam o mercado e blá, blá, blá...

Cara, na boa, isso não faz sentido nenhum. Imagine que um cliente pode pagar 500 reais por um tal serviço que ele quer. Você, sendo fotógrafo profissional, cobra R$ 3.000,00 por esse serviço que ele quer. Aí tem o carinha que tá pegando umas manhas, tem uma DSLR de entrada e faz o trampo por 500 reais, o preço que o cliente pode pagar, numa boa.

Aí significa que o carinha que tem uma T3i e conhece um pouco da tríplice abertura/ISO/tempo de exposição roubou seu trabalho, tomou o cliente de você?

Claro que não...na verdade aquele cliente nunca foi seu. Aquele cliente quer um serviço por 500 reais, e nunca pagaria mais que isso. Ele nunca seria seu cliente, porque o seu cliente é o que paga 3 mil reais. Logo, vc tem que se direcionar para o seu mercado, que é o mercado dos clientes de 3 mil reais, e não ficar chorando porque tem carinha amador que cobra barato e ganha cliente. O cliente de 500 reais nunca seria seu.

Na verdade, a maioria do povo amador já tem um trabalho experiente e com carteira assinada, e por diversão tira fotos. E se essa pessoa ver nisso uma oportunidade de ganhar um trocado num fds, qual é o problema? Esperto ele.

O problema é que "estereotipam" o entusiasta ou o amador que começa a ganhar um dinheirinho casual tirando fotos. Já vem a imagem de um carinha metido e fanfarrão, sem compromisso e vagabundo. Por mais que tenha gente assim, tem tbm o carinha que só tá fazendo o que ele gosta, de forma honesta e não ferindo o direito de ninguém, e nem se achando por isso.

Na boa, acho enojante esse mimimi às vezes. O cara sendo um fotógrafo bom, bom mesmo, tem o dele garantido, sabe se direcionar e se posicionar no mercado de trabalho, tem jogo de cintura, não fica lamentando cliente que não quer pagar caro por fotos, na verdade nem perde tempo com isso, pois sabe o que quer.

Enfim, uma crítica positiva, sem tom agressivo nem nada, hehe. Abraços!



Felipe Dilelis

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 687
  • Sexo: Masculino
    • Felipe Dilelis
Resposta #36 Online: 28 de Agosto de 2013, 07:47:48
Bom, acho que o pessoal começou a discutir assuntos que nem eram a dúvida do Diego, a dúvida dele era mais casual (eu acho), quanto cobrar só pra ir lá fazer as fotos e boa, não como um profissional que vive da fotografia, mas como um fotógrafo amador, alguém que tá começando e tal, ou pra tirar um trocado. O povo começou a viajar em segundo, terceiro fotógrafo, álbum, edição, gráfica, impressão, transporte, alimentação e tudo o mais e inevitavelmente o assunto acaba sempre em casamento, como se a fotografia vivesse de casamento (embora seja uma fatia grande da demanda).

Tenho uma crítica, assim, uma coisa que acho um tanto patética por parte de fotógrafos profissionais que é a seguinte: dizer que os aspirantes a fotógrafos (amadores, entusiastas) roubam o mercado, roubam clientes, queimam o mercado e blá, blá, blá...

Cara, na boa, isso não faz sentido nenhum. Imagine que um cliente pode pagar 500 reais por um tal serviço que ele quer. Você, sendo fotógrafo profissional, cobra R$ 3.000,00 por esse serviço que ele quer. Aí tem o carinha que tá pegando umas manhas, tem uma DSLR de entrada e faz o trampo por 500 reais, o preço que o cliente pode pagar, numa boa.

Aí significa que o carinha que tem uma T3i e conhece um pouco da tríplice abertura/ISO/tempo de exposição roubou seu trabalho, tomou o cliente de você?

Claro que não...na verdade aquele cliente nunca foi seu. Aquele cliente quer um serviço por 500 reais, e nunca pagaria mais que isso. Ele nunca seria seu cliente, porque o seu cliente é o que paga 3 mil reais. Logo, vc tem que se direcionar para o seu mercado, que é o mercado dos clientes de 3 mil reais, e não ficar chorando porque tem carinha amador que cobra barato e ganha cliente. O cliente de 500 reais nunca seria seu.

Na verdade, a maioria do povo amador já tem um trabalho experiente e com carteira assinada, e por diversão tira fotos. E se essa pessoa ver nisso uma oportunidade de ganhar um trocado num fds, qual é o problema? Esperto ele.

O problema é que "estereotipam" o entusiasta ou o amador que começa a ganhar um dinheirinho casual tirando fotos. Já vem a imagem de um carinha metido e fanfarrão, sem compromisso e vagabundo. Por mais que tenha gente assim, tem tbm o carinha que só tá fazendo o que ele gosta, de forma honesta e não ferindo o direito de ninguém, e nem se achando por isso.

Na boa, acho enojante esse mimimi às vezes. O cara sendo um fotógrafo bom, bom mesmo, tem o dele garantido, sabe se direcionar e se posicionar no mercado de trabalho, tem jogo de cintura, não fica lamentando cliente que não quer pagar caro por fotos, na verdade nem perde tempo com isso, pois sabe o que quer.

Enfim, uma crítica positiva, sem tom agressivo nem nada, hehe. Abraços!

Concordo com tudo escrito!