Autor Tópico: Mudança para M4/3 - dúvida  (Lida 3460 vezes)

rodrigonunes

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 120
  • Sexo: Masculino
Online: 09 de Agosto de 2013, 21:37:06
 Senhores, boa noite. Possuo equipo Canon, o da assinatura ( 5D + 50 1.8 + YN568 EX ), gosto muitíssimo da câmera, ergonomia, facilidade a comandos, imagem e tudo mais. A lente me atende bem, assim como flash. Contudo, não vivo da fotografia, tenho-a apenas como hobby, e para tal uso sinto que tenho equipamento de sobra, um peso considerável, e valor também.

  O principal problema é o transporte do equipamento e uso público: sempre quero levar pras saídas com minha namorada e meus amigos, pra onde for, só que não é nada portátil ficar carregando quase 1,5kg de equipamento, fora a atenção que chama. Mesmo tendo a opção de fazer seguro dela, essa situação ainda me incomoda um pouco, moro no RJ, e infelizmente, não temos a devida segurança necessária pra ficar andando com bens deste valor tranquilamente, pelo menso eu não me sinto bem.

 Tendo em vista o que foi exposto, venho pensando em pegar uma câmera menor, mas que me traga controle sobre a foto (modo manual), além de boa qualidade de imagem. Pesquisando li que o pessoal gosta muito da Olympus OM-D, acho que seria muito boa pro meu uso, discreta e com qualidade de imagem boa.

 Gostaria então de opiniões diversas, quais as principais diferenças que irei sentir saindo do meu equipo atual para uma M4/3?

 Obviamente o rendimento ISO/Ruído deverá ser pior, a profundidade de campo maior, devido ao tamanho do sensor...mas e de resto? Qual seria uma opção pra mim?


Abraços!
Numa moldura clara e simples, sou aquilo que se vê.

Canon 5D Classic + EF 50 1.8 + YongNuo 568EX


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #1 Online: 09 de Agosto de 2013, 22:22:39
a própria ergonomia da coisa...
A ergonomia é bem diferente, e incomoda muita gente.


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #2 Online: 09 de Agosto de 2013, 23:00:01
Bom, se esta acostumado com uma câmara grande e quer mudar principalmente pelo tamanho do corpo, a ideal seria mesmo a OM-D E-5.
Eu poderia dizer que pegando uma G5 ou G6 não sentiria muita diferença na ergonomia, porém, iria perder na praticidade, pois a série G e GH da Pana tem corpo parecido com as DSLRs...

Já a OM-D E-5 alia a ótima qualidade com o tamanho.

Com certeza irá sentir diferença, como a Helena citou, na ergonomia. Pode se adaptar ou não, mas vai sentir a diferença sim.
Outro ponto, vai sair de uma FF e ir para uma cropada a 2x. Outro ponto que irá sentir a diferença.
E um terceiro ponto. Vai deixar o OVF para usar EVF.

Não que não irá se adaptar, mas sentirá essas diferenças ! :ok:
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #3 Online: 09 de Agosto de 2013, 23:00:08
Se tiver grana-> OMD
Se quiser qualidade top mas sem gastar muito -> E-PM2 ou E-PL5
Se quiser uma ótima opção mas com custo mais baixo limitado a usar com pouco ruído até ISO 800 -> GF2 ou GF3

Duas lentes pancakes de ótima qualidade para ser usado Pana 14 2.5 e Pana 20 1.7
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 10 de Agosto de 2013, 00:09:06
Sou fã da OMD e da Olympus faz tempo, mas não tem como negar q agora ela terá uma concorrente a altura: a Panasonic GX7 q deve chegar ao mercado em setembro. Com sensor melhorado em relação a Om-d, tem melhor rendimento em alto ISO. O corpo e' compacto mas robusto, EVF de altíssima resolucao e também tem estabilizador de imagem no corpo, apesar de ser de 2 eixos apenas (na OMD são 5 eixos). Uma desvantagem marcante da GX7 e' q o estabilizador não funciona para videos.. Também não tem o corpo selado. E' uma ótima alternativa, mas pelos motivos q destaquei, entre outros, continuo preferindo a OMD, mas com certeza vc estará muito bem servido com qualquer uma delas..
« Última modificação: 10 de Agosto de 2013, 00:11:22 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 23 de Agosto de 2013, 20:00:55
prepare-se para um ganho em portabilidade e praticidade, e também uma perda considerável na qualidade de imagem.

na minha opinião, já que tenho 5d e omd,

você ganha:
portabilidade e leveza
jpgs divertidos
foco
configurações extensas

você perde
qualidade de imagem
objetivas (não espere um range que arranhe a superfície do sistema eos)
nitidez
retenção de detalhes
robustez e construção (a omd parece um lego perto da 5D)

é por aí.

mas não vende a 5d não, deixa ela aí num canto.
« Última modificação: 23 de Agosto de 2013, 20:01:25 por Claudio Rombauer »


rodrigonunes

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 120
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 23 de Agosto de 2013, 20:08:32
  Senhores, desculpem a demora em responder, faculdade sugando todas as minhas energias  :(

 Acredito que o principal diferencial pra mim seria a qualidade da imagem, especialmente o DOF, que é o que me fascina nas FF; o numero de lentes, alem do preço e acessibilidade me assustam um pouco ainda. Vou pensando com calma, em termos de tamanho, ergonomia, isso é costume.

 Claudio, manter duas maquinas é algo que minha situação  financeira ainda não me permite, então acho que vou ficar com a 5D por um tempo ainda, que pelo menos eu já conheço bem, e amo de paixão.

 Obrigado a todos que comentaram, vou realizar mais pesquisas, e tambem, criar coragem, a 5D me conquistou, e ter que vendê-la vai ser barra.


Um abraço!
Numa moldura clara e simples, sou aquilo que se vê.

Canon 5D Classic + EF 50 1.8 + YongNuo 568EX


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 23 de Agosto de 2013, 20:59:23
rodrigo, se ajudar na sua decisão, posso fotografar um tema com ambas as cameras pra vc comparar a qualidade


christofer1984

  • Trade Count: (12)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 172
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 23 de Agosto de 2013, 21:13:16
Falaram ai de OMD e Pansonic. E as Sony NEX?


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #9 Online: 23 de Agosto de 2013, 21:36:50
Falaram ai de OMD e Pansonic. E as Sony NEX?

é que aqui é sala de Olympus e Panasonic.  :D
Portanto, o povo está mais inclinado a falar dessas marcas mesmo.
As sony NEX são bastante discutidas lá na sala das Sony.
Mas sim, as nex tbém são excelentes. Sensor maior e talz. Mas.... ao contrário das m4/3, não há tanta variedade (tipo MUITA mesmo) de lentes.  :ok:


daluco

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 415
  • Sexo: Masculino
    • DaLuCo
Resposta #10 Online: 23 de Agosto de 2013, 21:37:20
Falaram ai de OMD e Pansonic. E as Sony NEX?

Sony NEX é uma câmera pequena com lentes enormes...e poucas opções.
« Última modificação: 23 de Agosto de 2013, 21:38:06 por daluco »
OM-D E-M5, E-PL1, VF-3, FL-36R, kit 14-42mm, Oly 9mm f8, lumix 20mm 1.7, M.Zuiko 45mm 1.8, M.Zuiko 40-150mm, M.Zuiko 12-50mm, Zuiko 70-300mm + adaptador.
www.flickr.com/


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 23 de Agosto de 2013, 22:14:12
Falaram ai de OMD e Pansonic. E as Sony NEX?

não são m43, as objetuvas são trambolhosas.


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 23 de Agosto de 2013, 22:20:11
aquela panasonic gx1 é boa?

« Última modificação: 23 de Agosto de 2013, 22:21:00 por Rafael.l »


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #13 Online: 23 de Agosto de 2013, 22:39:46
O que me empolga com a NEX: preço e sensor APS-C com ótima performance em Hi ISO e um grip com ótima pegada
O que não me empolga com a NEX: Menu de navegação
O que me fez desistir da NEX: lentes nativas do sistema NEX com poucas opções e nada convincentes oticamente, falta do touch focus na tela LCD
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


rodrigonunes

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 120
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 26 de Agosto de 2013, 17:41:00
rodrigo, se ajudar na sua decisão, posso fotografar um tema com ambas as cameras pra vc comparar a qualidade

 Cláudio, se tivesse como vc fazer duas fotos, uma em cena que exija um iso alto, para avaliar o ruido,  e uma outra, em forma de retrato e com a maior abertura da lente, pra poder comparar o DOF, me ajudaria muito, se for possível de vc fazer o teste pra mim, ficaria muito agradecido!


[]'s
Numa moldura clara e simples, sou aquilo que se vê.

Canon 5D Classic + EF 50 1.8 + YongNuo 568EX