Autor Tópico: Fotografia em ambientes escuros (balada)  (Lida 29666 vezes)

Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #45 Online: 15 de Agosto de 2013, 14:02:04
"que se fod*" ...
Esse é o pensamento! Com "concorrentes" deste nível!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #46 Online: 17 de Agosto de 2013, 10:03:01
VOltando ao ominibounce...

Tem um modelo dele que tem uma cúpula metalizada que, em tese, serve para fotografar ao ar livre, apontando o flash para cima, e aproveitar parte da luz que iria se perder ao ser refletida na cúpula e voltar para baixo, passando pela parte translucida do suavizador e indo para o motivo.

ACHO que é o Gary Fong LightSphere.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #47 Online: 17 de Agosto de 2013, 10:14:23
VOltando ao ominibounce...

Tem um modelo dele que tem uma cúpula metalizada que, em tese, serve para fotografar ao ar livre, apontando o flash para cima, e aproveitar parte da luz que iria se perder ao ser refletida na cúpula e voltar para baixo, passando pela parte translucida do suavizador e indo para o motivo.

ACHO que é o Gary Fong LightSphere.
Uma vez eu vi um Video em que o sujeito desmistifica esse modelo, usando um gel corretor e ajuste na velocidade ele conseguia o mesmo efeito!
O que eu aprendi é que luz suave ou luz dura tem relação direta com o tamanho relativo da fonte de luz!
Sol em céu claro é apenas um ponto pequeno de luz, nublado é uma fonte imensa de luz! O flash é igual, o difusor serve para jogar luz em todas as direções e transformar as paredes do ambiente em fontes grandes de luz, eliminando as sombras!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #48 Online: 17 de Agosto de 2013, 10:28:17
Uma vez eu vi um Video em que o sujeito desmistifica esse modelo, usando um gel corretor e ajuste na velocidade ele conseguia o mesmo efeito!
O que eu aprendi é que luz suave ou luz dura tem relação direta com o tamanho relativo da fonte de luz!
Sol em céu claro é apenas um ponto pequeno de luz, nublado é uma fonte imensa de luz! O flash é igual, o difusor serve para jogar luz em todas as direções e transformar as paredes do ambiente em fontes grandes de luz, eliminando as sombras!

Correto, Pope...
Mas a cúpula metalizada faz a luz que iria para o alto voltar e, parte dela, ir para o motivo.
É o mesmo princípio de apontar o flash para cima e colocar um rebatedor para devolver parte da luz: http://bimg2.mlstatic.com/rebatedor-difusor-universal-para-flash-nikon-canon_MLB-F-3655955901_012013.jpg
(((não vai dar o mesmo efeito, mas é só para visualizar o princípio)

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #49 Online: 17 de Agosto de 2013, 10:37:44
Uma vez eu vi um Video em que o sujeito desmistifica esse modelo, usando um gel corretor e ajuste na velocidade ele conseguia o mesmo efeito!
O que eu aprendi é que luz suave ou luz dura tem relação direta com o tamanho relativo da fonte de luz!
Sol em céu claro é apenas um ponto pequeno de luz, nublado é uma fonte imensa de luz! O flash é igual, o difusor serve para jogar luz em todas as direções e transformar as paredes do ambiente em fontes grandes de luz, eliminando as sombras!

É exatamente isso.

A única coisa que esses modificadores conseguem é espalhar a luz, mas isso é uma coisa que o próprio difusor que vem embutido no flash da conta de fazer, e espalhar a luz só é necessário quando se quer iluminar um plano aberto, por exemplo uma foto de grupo de pessoas com flash direto, se não usar o difusor as pessoas que estão no canto ficarão escuras. Vale lembrar também que qualquer traquitana na frente do Fresnel diminui o alcance da luz e o flash vai precisar de mais potencia para iluminar um mesmo plano, isso vai consumir pilhas e a vida útil do flash.

A suavização da luz está diretamente ligada ao tamanho da fonte de luz e a distancia da mesma em relação ao objeto, não existe outra forma de suaviza-la.


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #50 Online: 17 de Agosto de 2013, 10:38:26
Entendi! Mas aí pega uma caixa de tetrapac, do tamanho que você quer, e faz a mesma coisa! Não é tão bonito, mas funciona!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #51 Online: 17 de Agosto de 2013, 10:56:27
Mas acho que a discussão girou em torno de redirecionamento de luz, por conta de ter gente apontando o flash para cima ao usar difusor do tipo bounce: http://bimg2.mlstatic.com/difusor-flash-nikon-sb-600-yn-460-sb600-yn460-yn465-yn468_MLB-F-211617658_4286.jpg

Aí não terá efeito nenhum. Aumentar a área do difusor não ajuda para isso. Para suavizar sim. Aí um tetrapac, é feio mas, será um difusor bom.

Já para redirecionar, tem o Gary Fong. Foi essa minha tentativa de ajudar no tópico.
Ele é um difusor, mas colocando a cúpula metalizada, serve para redirecionar a luz e aproveitar parte dela, mesmo apontado o flash para cima.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #52 Online: 17 de Agosto de 2013, 11:12:25
Sim Hyde, eu entendi, o problema é que você não vai alterar o tamanho relativo da sua fonte!
Com o lightsphere vai ser a mesma coisa do que uma caixa de leite em forma de enxada, o que se perderia para trás e para cima, rebate-se do papel metalizado, se você usar um gel cto esquenta a fonte de luz e te facilita a pós!
O importante, que quase ninguém lembra, é que a luz viaja, via de regra, em linha reta e ao bater em uma superfície ela rebate no mesmo angulo de incidência!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


kbg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 209
  • Sexo: Masculino
  • Fotografia: um hobby em evolução!
    • HISTÓRIA NA LENTE
Resposta #53 Online: 17 de Agosto de 2013, 11:40:03
...
O importante, que quase ninguém lembra, é que a luz viaja, via de regra, em linha reta e ao bater em uma superfície ela rebate no mesmo angulo de incidência!

 x2 :ok:
Nikon D7000 / AF-S 18-105mm f/3.5-5.6G ED VR /  AF-S 35mm f/1.8G / SB-700


http://500px.com/jorgelaerte
www.historianalente.blogspot.com


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #54 Online: 18 de Agosto de 2013, 18:41:21
eu nem falo da camera que o cara aqui usava pois eu uso D90 nos meus trabalhos, nao por falta de vontade, mas por falta de dinheiro mesmo... a questao é que é nao ter noçao, pegam uma zoom barata por ter um range grande de possibilidades e pronto, metem um omnibounce e jogam o flash pra cima em qualquer lugar... com a grana de uma 18-105 ele poderia guardar mais e pegar uma 24-70 da sigma ou uma fixa 35mm mesmo... mas né, pra que?
@jacobfotografiacriativa


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #55 Online: 19 de Agosto de 2013, 19:16:13
Meu primo pediu pra eu fazer umas fotos da banda dele fds, o local q ele vai tocar geralmente usa uma luz fraquinha meio amarelada, se eu colocar um gel amarelo no flash sera q fica legal?

Só pra tentar deixar um pouco mais próximo da iluminação do local



Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #56 Online: 19 de Agosto de 2013, 21:01:47
Meu primo pediu pra eu fazer umas fotos da banda dele fds, o local q ele vai tocar geralmente usa uma luz fraquinha meio amarelada, se eu colocar um gel amarelo no flash sera q fica legal?

Só pra tentar deixar um pouco mais próximo da iluminação do local



Sim.
É a solução mais simples e eficiente.
Depois na pós, se quiser, pode bater o branco e "descolorir" o amarelo, já que a temperatura da cor estará próxima uma da outra.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #57 Online: 19 de Agosto de 2013, 21:25:35
Legal, vou fazer isso.

Raramente faço fotos a noite, principalmente nessas condições de luz, tava com medo de estragar tudo de vez colocando o gel.

Se alguma ficar boa posto aqui o resultado  :ok:


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #58 Online: 19 de Agosto de 2013, 21:26:54
Legal, vou fazer isso.

Raramente faço fotos a noite, principalmente nessas condições de luz, tava com medo de estragar tudo de vez colocando o gel.

Se alguma ficar boa posto aqui o resultado  :ok:

Mas tem que ser um gel que se aproxime do amarelo da cena.
Se ficar longe, não ai ter jeito de equacionar as temperaturas depois.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #59 Online: 19 de Agosto de 2013, 21:33:48
pior q eu só tenho um q veio junto com sb800, tenho q dar uma olhada pra qual temperatura ele corrige.

Sem ele vai ficar o luz normal do flash, acho q fica pior ainda, não?