Autor Tópico: Fotografia em ambientes escuros (balada)  (Lida 29500 vezes)

junioraraujo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Online: 11 de Agosto de 2013, 14:23:55
Olá pessoal, iniciei no mundo fotográfico a pouco tempo e estou quebrando a cabeça tentando encontrar alguma técnica para fotografia de baladas. Fui convidado para trabalhar em um pub que ainda vai abrir na minha cidade. Como ainda não está funcionando, o lugar está sendo alugado para alguns eventos particulares, e em um desses eventos eu tive a oportunidade de fotografar, só que me decepcionei muito com o resultado que obtive (fotos chapadas e com fundo escuro). eu nunca tinha fotografado em ambiente com tanta falta de luz, e fico babando ao olhar para as fotografias dessa casa noturna da capital do meu estado http://www.valley.com.br/bar/campo-grande-ms/2/fotos
Já fui em shows na valley e a iluminação é horrivel igual ao lugar onde vou trabalhar, só que as fotos de la são muito boas. Eu gostaria muito de obter este mesmo resultado nas minhas fotos. Quando fotografei a festa que teve onde vou trabalhar, eu estava com uma canon t2i + 18-135 + flash yungnuo yn 430ex
Esta semana comprei uma canon 60D que ainda está para chegar. Sei que nao tenho muito equipamento, mais to trabalhando duro pra comprar.


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #1 Online: 11 de Agosto de 2013, 14:47:35
Esta fotografando em modo manual?

Se o ambiente é escuro e não quer que o fundo fique todo preto o bom é usar o ISO lá no alto entre 3200 e 6400, se a t2i aguentar bem, flash na segunda cortina e a velocidade mais lenta.
:ok:


Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #2 Online: 11 de Agosto de 2013, 14:51:47
cara, ja fiz bastante trabalhos em pubs e alguns shows(http://www.flickr.com/photos/andreluisjacob/sets/72157633817163544/ http://www.flickr.com/photos/andreluisjacob/sets/72157633458944385/ e http://www.flickr.com/photos/andreluisjacob/sets/72157633474422240/) vais precisar de lentes claras cara, recomendo pelo menos uma lente 1.8, se for possivel uma 2.8 zoom, melhor... com lentes claras vais conseguir usar velocidades medianas(1/80), isos médios/altos como 1250 ou 1600 e o flash deixara de ser usado como um iluminador para ser usado como preenchimento, tirando essa ideia de fundo escuro e luz chapada
@jacobfotografiacriativa


junioraraujo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #3 Online: 11 de Agosto de 2013, 15:48:01
Entao sergio, como eu disse, eu comprei uma 60d que ainda está para chegar, não pretendo usar a t2i para fotografar, talvez use ela para fazer lives dos shows no youtube. Nao curto usar ISO alto, perde muita qualidade de imagem, ainda mais de 3200 pra cima. Assim que chegar a 60d vou fazer bastantes testes com ela, o unico problema vai ser a lente, que por enquanto nao vai dar pra comprar a que eu quero (a grana foi toda na compra da camera nova)
voce ja teve a oportunidade de trabalhar com a 60d? em ambientes com pouca luz ela se comporta bem? nao granula muito a foto em ISO na faixa de 1600?


ThalesMullerBR

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 636
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 11 de Agosto de 2013, 15:54:02
A 60D tem a mesma qualidade de imagem que a sua T2i  :ok:


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #5 Online: 11 de Agosto de 2013, 16:07:03
Sinceramente, você trocou seis por meia dúzia!
Eu investiria em uma lente de qualidade antes de trocar de corpo, uma 50 1.4 por exemplo!
A situação que você quer fotografar é a mais difícil, pouca luz, para isso você necessita de um equipamento que compense isso; como lentes rápidas e sensores que segurem bem ISO alto! E não tem jeito, o negócio é investir em equipamento!
O equipamento mais em conta para você ter um trabalho de alta qualidade seria uma Canon 6D, 35 1.4, 50 1.4 e uma 85 1.2!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #6 Online: 11 de Agosto de 2013, 16:08:06
É, em relação a qualidade de imagem o ganho não será grande da T2i para a 60D.
Mas elas aguentam sem problemas ISO1600 e 3200 também é bem utilizável, principalmente se usar flash ou o local tiver iluminação razoável.

Como tu disse bem mau iluminado, só mesmo fazendo testes para ver como a câmara iria se comportar no ambiente.

E não tenha medo de usar um ISO mais elevado, sabendo usar o nível de ruído diminui consideravelmente na hora do clique, e depois na pós, da para diminuir ainda mais. :ok:

--

A dica do Pope é boa.
Vende os dois equipamentos e compra a 6D com lente clara e um flash  :ok:
« Última modificação: 11 de Agosto de 2013, 16:12:53 por sergiotucano »
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


junioraraujo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #7 Online: 11 de Agosto de 2013, 16:32:43
Pope, acredito que não troquei 6 por meia duzia. a t2i que eu tenho está velha e desgastada, comprei a câmera usada e paguei bem baratinho por conta disso. sei q o sensor de ambos os modelos é o mesmo, mais deve-se considerar o ganho no software da 60d que é muito mais aprimorado em relação ao da t2i. comecei a fotografar tem +/- um ano, e só agora que vou começar a fazer dinheiro com isso. Por conta de não trabalhar com fotografia a muito tempo, não tenho dinheiro para comprar equipamentos melhores, já que são mais caros. Pretendo pelo menos pegar um corpo mediano para não ter q trocar tao cedo e investir o dinheiro dos meus trabalhos em equipamentos que valha apena investir alto


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #8 Online: 11 de Agosto de 2013, 17:02:34
mas cara, nao tem jeito  :no:, ambiente de pouca luz em situaçao de eventos(que nao podes usar velocidade baixa) o unico jeito é comprar uma lente clara e um flash externo e tentar tirar o maximo do ISO do seu corpo atual... o idela seria uma FF como a 6D para poder usar ISO's mais altos como 3200, 4000 e 6400 + uma boa lente clara + uma boa zoom clara, mas ja que nao tem como, o minimo a se fazer é isso, tente pegar pelo menos uma 50mm 1.8 e um flash(pode ser o YN que voce ja tem), ja vais conseguir trabalhar mais folgado... agora com uma lente f4-5.6 e uma camera que vais usar no maximo ISO 1600 com qualidade razoavel nao rola de forma alguma ;)
« Última modificação: 11 de Agosto de 2013, 17:18:36 por André Luis Jacob »
@jacobfotografiacriativa


stalone

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 11 de Agosto de 2013, 19:29:49
Boa Noite amigo?!!

Complicado foto em ambiente escuro em??!!

Com sua Canon 60 D ... está otima ...mas com sua 18 -135... tente comprar um monopé  baratinho pra vc se deslocar mais facil e para poder diminuir um pouco a velocidade do obturador com o tripé , pois dá mais estabilidade ... para pegar mais luzes de fundo, do ambiente ..com monopé é bem melhor ... isso pra vc poder usar ela por enquanto ...mas somente pra pessoas sem muito movimento ... Mas se puder tente vender essa 18-135 e procure comprar lente fixa de no minimo uma 50mm 1.8D e uma 35mm 2 ... ou uma otima opçao ...é 17-50 2.8 da Tamrom ...excelente lente ...e use um bom flash ..pode até ser esse mesmo ..mas rebata no teto ou parede branca se puder ...e sempre use ISO no minimo de 1600 até 3200 ...Não esqueça de compensar na camera e flash +2 pontos mais ou menos quando rebater no teto ...

poste algumas fotos assim que fotografar novemente ...

Boas fotos e abraço  :ok:
Cameras D800E + duas D90 + uma D50 , Lentes Nikkor 50mm 1.8D e 35mm 1.8G + Sigmas 18-50 2.8 + 70 -200 2.8 , Flashs  SB 600 + 02 SB 900


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #10 Online: 11 de Agosto de 2013, 20:15:58
Vais ter que repensar tua relação com o ISO alto.
Sem subir o ISO e sem diminuir a velocidade para o limite do motion blur, tuas fottos sempre vão ficar com aspecto de bat-caverna: 1º plano com luz chapada e fundo escuro.

Cam 5D mk II ou 6D tá excelente. Lentes 2.8 ou menos (zoom ou prime) e flash confiável.

Como grana ainda é um problema, use esse conjunto enquanto se capitaliza para comprar um corpo de backup. Trabalhos profissionais sob encomenda exigem backup de equipamento (corpo e flash especialmente. Lente, se vc tiver mais de 1 e souber fazer bom uso de ambas, pode esperar um pouquinho).

De toda a sorte, com a T2i que tens, faça testes para ver o limite do ISO aceitável, baixe a velocidade e coloque uma 50tinha 1.8 nela (se não tem, compre. É barata e é inaceitável que um fotógrafo de baladas não tenha essa objetiva) e veja os resultados. Acredito que deve melhorar sua fotografia.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #11 Online: 11 de Agosto de 2013, 22:35:57
melhora sim Hyde... todos sabemos que existem algumas variaveis para uma boa fotografia em situaçao de baixa luz, isso é basico, sao elas: camera que suporte bem ISO's alto, lente clara e flash bem utilizado... voce até consegue fazer uma boa foto sem uma dessas variaveis, mas sem duas delas, impossivel... até rola uma boa foto com ISO mediano, flash e lente clara ou lente clara, ISO alto sem flash ou ISO alto, flash e lente mediana... porém faltar duas dessas variaveis nao vai conseguir nada que funcione bem, o ideal é teres as tres, se nao podes, ve o que é mais acessivel e invista(recomendo uma 50mm ou 35mm 1.8, a 50 mesmo nao é cara)
@jacobfotografiacriativa


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #12 Online: 11 de Agosto de 2013, 22:43:01
Para ilustrar a situação:
Você afirma que vai trabalhar em uma fabrica e vai ter que parafusar placas eletrônicas e diz que quer fazer isso com um martelo de aço, antigo e acabou de comprar um de aço inox!
O que você precisa é de um conjunto de chaves de fenda delicada e não martelo!
Por favor não se ofenda, é só para ilustrar a situação!
Conjunto t2i, 60D com lentes lentas não da para fazer foto de qualidade em ambiente de pouca luz! Você escolheu o ramo onde há necessidade de equipamentos extremamente caro!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #13 Online: 11 de Agosto de 2013, 23:21:05
Conjunto t2i, 60D com lentes lentas não da para fazer foto de qualidade em ambiente de pouca luz! Você escolheu o ramo onde há necessidade de equipamentos extremamente caro!

E ainda mais um agravante (pelo menos na minha região), um ramo extremamente mal remunerado, por aqui o que se ganha com balada não paga nem de longe o necessário para se ter um bom equipamento.

E realmente, com a 60D (que não difere em nada de qualidade de imagem da t2i) + 18-135 (uma das piores lentes da Canon) seu resultado não será o que espera.

Se já está comprada a 60D, então vende a 18-135 e pega uma Tamron 17-50 F2.8, vai dar uma baita diferença.

Balada é cruel, exige-se muito do equipamento, mas o retorno é mínimo. Aqui em Sorocaba tem nego que fotografa balada de graça, só pela entrada na balada e tirar uma onda de fotógrafo com a mulherada (como se fosse grande coisa).
« Última modificação: 11 de Agosto de 2013, 23:24:23 por Roberto Dellano »


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #14 Online: 12 de Agosto de 2013, 00:48:59
(...)

Balada é cruel, exige-se muito do equipamento, mas o retorno é mínimo. Aqui em Sorocaba tem nego que fotografa balada de graça, só pela entrada na balada e tirar uma onda de fotógrafo com a mulherada (como se fosse grande coisa).

Se eu fosse mulecote e papai-mamãe pagando pelo equipamento??? Eu tb faria!  :D  >:D >:D

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova