Ashkenazzi entendi perfeitamente sua posição. Dentro de uma ótica profissional você está coberto de razão, contudo mercadológicamente essa relação não seja tão determinante.
Estabeleça, segundo seu critério, qual modelo concorre com qual nas atuais linhas Nikon/Canon.
Não faço isso com o intuito de testá-lo ou coisa parecida...
Estabelecer quais são os modelos concorrentes ?
No mercado profissional das top de linha ?
Deixa eu ver,
vamos apagar as marcas e você me diz onde tem concorrência. seguem todas as 6 profissionais top de linha Canon e Nikon (de 2012-2013):
Camera A = Tem 100% a mais de definição em video que a concorrente mais próxima. Quem não usa video "High-end" vai dizer que é exagero e que não é necessário.
Camera B = Foco em fotos burst (12 ou 14 FPS por 5 segundos com intervalos de 3s mas após 3 sets deste (24s) ela pára por 10s). Na realidade o cara caceta ela em momentos decisivos em
futebol,
basquete,
baseball e depois alivia por 10s sem preocupação. Fantástica para
esportes onde se advinha/sabe os momentos decisivos. Quem não usa para estes esportes vai dizer que 2-4 fps a mais em burst é exagero e não é necessário.
Camera C = Foco aqui é em manter 10 fps por mais tempo. São 5 segundos com paradas de 3s e repete por tempo infinito. Na realidade se faz 2 segundos e alivia 1 (não pára nunca) por tempo infinito. Melhor para
ginastica artistica,
ritmica,
boxe,
judô quando não se sabe quando virá o momento decisivo. Excelente para estes esportes. Quem não usa para estes esportes vai dizer que: não precisa de velocidade constante e que: se ele perder certos movimentos, de uma ginasta/lutador, ele substitu por outro momento. E velocidade constante é exagero e não é necessário.
Camera D = Video com performance em ISO alto e software de terceiros oferecendo diversos controles. Quem não curte, vai dizer que é bobeira e aguarda que um dia lancem o software para a sua camera.
Camera E = 63% a mais de resolução que a concorrente mais próxima. Quem não curte foto high-end vai dizer que é exagero e desnecessário
Camera F = Não existe 35mm equivalente porque só Leica, Hasselblad, Pentax, Phase One, Mamiya, Seitx, Sinar fazem cameras sem filtro anti-aliasing. Claro que, quem não é especialista em foto high-end de paisagem dirá que isto é diferença leve que só se vê poucas vezes, em pouquissimas fotos ampliadas, e é exagero e não é necessário.
Achou alguma concorrente ? Porque eu não achei nenhuma concorrente. Nenhuma. No mercado profissional, estas diferenças não podem ser ignoradas. Cada uma tem seu lugarQuem põe
gasolina nessa guerrinha
é aquele tipo de jornalista que curte vender polêmica. Porque polêmica vende muito.
Droga, nunca vou ser bom para escrever jornal/revista.
Desculpe se estraguei a guerrinha
Nikon e Canon.
Mas veja com carinho
que é uma visão bem
imparcial do ponto de vista exclusivamente profissional das máquinas.
No mercado profissional, são todas levemente optimizadas para um lado diferente da outra. E profissional de alto padrão de empresa com $$ sobrando usará estas leves diferençás como decisão de compra. Porque não usaria ?