Autor Tópico: Indicação de câmera para fotos de peças em ambientes com pouca luz  (Lida 3968 vezes)

AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #15 Online: 15 de Agosto de 2013, 12:48:36
Mas eu A-DO-REI essa ideia do pote de sorvete, hehehe.
e que por experiência própria, funciona.
Valeeeeu, Alexandre, por compartilhar essa experiência tão simples e eficiente.  :clap: :clap: :clap:

Obrigado Helena ! A idéia é simples, tornar a luz o mais difusa possível. E o pote de sorvete serviu para isso, basta ver que não existem sombras dentro do pote, ele está todo iluminado por igual, ao contrário do que acontece fora dele.

Acho até que existe um tópico para gambiarras e soluções caseiras. O problema é que são tantas e de tantos tipos que o tópico ficaria imenso, só eu já fiz umas quatro ou cinco, snoot para flash feito de EVA e tubos de PVC, difusor para macro, colmeia para flash feito de canudinho preto.... :)


Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 15 de Agosto de 2013, 13:44:54
Genial essa tendinha de sorvete mesmo
Tecpix + motorola do guga


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #17 Online: 15 de Agosto de 2013, 13:53:48
Obrigado Helena ! A idéia é simples, tornar a luz o mais difusa possível. E o pote de sorvete serviu para isso, basta ver que não existem sombras dentro do pote, ele está todo iluminado por igual, ao contrário do que acontece fora dele.

Acho até que existe um tópico para gambiarras e soluções caseiras. O problema é que são tantas e de tantos tipos que o tópico ficaria imenso, só eu já fiz umas quatro ou cinco, snoot para flash feito de EVA e tubos de PVC, difusor para macro, colmeia para flash feito de canudinho preto.... :)
Mas tudo isso vc já apresentou aqui no fórum?


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #18 Online: 15 de Agosto de 2013, 14:29:00
Mas tudo isso vc já apresentou aqui no fórum?

Helena, realmente não sei dizer, acho que já !

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #19 Online: 15 de Agosto de 2013, 14:37:09
Helena, realmente não sei dizer, acho que já !

Depois vou dar uma fuçada, hehe. é sempre legal ter conhecimento dessas soluções caseiras e funcionais.  :)


althoffj

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.055
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 15 de Agosto de 2013, 14:38:02
Vc tem algum tipo de luz externa, contínua ou não ??

Como vai fotografar peças pequenas, acho que talvez uma tenda still grande não seja necessária.

Se quiser fazer um teste, faça o seguinte. Vá até uma padaria ou supermercado e compre um pote de sorvete qualquer, desde que a embalagem seja branca leitosa.

Depois de se deliciar com o sorvete, corte o pote desta forma..



Aqui eu usei flash's, mas pode usar luz contínua. A luz vai ficar difusa quando atravessar o pote e não vai gerar reflexos. Aqui eu estava fotografando uns grampos de papel, que também são metálicos.

Nesta foto usei uma DSLR com a lente do kit e um conjunto de lentes fazendo as vezes de lente invertida, mas uma boa compacta com função macro também dará bons resultados.
O resultado



Esse esquema é barato para tentar, e se não der certo, pelo menos vc comeu o sorvete  :D :D :D

O bom de ter um esquema de luz é que vc não fica dependendo da iluminação natural, que pode variar, e assim terá resultados mais consistentes não interessando se é dia, noite, se está nublado ou não.

Abçs

 :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

 :worship:
Adalberto Althoff Jr

Ouça meu podcast sobre fotografia

Nikon D40 | Nikon D5100 | 18-55 | 55-200 | 35 1.8G | SB700 | Nikon F55 | Nikon ZoomTouch 500s | Vivitar 28-80


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #21 Online: 15 de Agosto de 2013, 14:40:40
agora, uma pequena dúvida.
flash tem luz MUITO forte.
que tipo de luz poderia ser utilizada para se obter um bom grau de eficiência numa "cabaninha" dessas?


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 15 de Agosto de 2013, 16:54:29
Helena, eu ACHO que com luz contínua dá sim, mas o que vai ser muito importante é a qualidade do pote. Acho que aqueles bem vagabundos, quase translúcidos devem ser os melhores se não for usar flash... Mas só acho... hehe
Tecpix + motorola do guga


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #23 Online: 15 de Agosto de 2013, 17:01:43
Helena, eu ACHO que com luz contínua dá sim, mas o que vai ser muito importante é a qualidade do pote. Acho que aqueles bem vagabundos, quase translúcidos devem ser os melhores se não for usar flash... Mas só acho... hehe

sim, eu na verdade queria saber que luz contínua usar, hehe, porque acho que as "normais" seriam muito fracas... se tem alguma potência em especial que faria a diferença nessa história.

e tem diferença na transparência dos potes, é? nunca notei, hehe. pra mim, era tudo igual.  :D
« Última modificação: 15 de Agosto de 2013, 17:03:10 por Helena Bsb »