Autor Tópico: Dúvida sobre compra da 1ª câmera  (Lida 1429 vezes)

scrovtt

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
  • Sexo: Masculino
Online: 10 de Agosto de 2013, 02:38:13
Olá a todos! eu me cadastrei nesse fórum para tentar tirar uma dúvida que está martelando na minha cabeça....

Eu sou novato no mundo da fotografia e estou estudando os conceitos básicos... e então quero partir para minha primeira câmera. Eu não pretendo me profissionalizar, somente curto muito fotos bem batidas, principalmente de paisagens, animais, festas, eventos, por do sol... fico boa parte do tempo olhando o flickr.

Eu pretendo gastar no máximo R$ 1.600,00 e então estava pensando em pegar uma Nikon D3100 e depois adquirir lente 50mm f/1.8 (quero fotografar eventos durante a noite: shows, festas...) pois aprendi que essas lentes possuem uma abertura maior e assim obtêm melhores resultados em ambientes com pouca luz, como também fazem bons efeitos bokeh. Um colega meu tem uma dessa e me mostrou. Gostei muito dela, porém achei ela grande e pesada de mais.

Então fui lendo mais um pouco e descobri as mirrorless, que me atraíram pelo tamanho e qualidade equivalentes as DSRL. E curiosamente outro amigo meu me mostrou uma NEX-3 (isso mesmo NEX-3, as antigonas) que me agradou muito e fez mudar de ideia em relação ao que eu quero adquirir. Pesquisei e encontrei a NEX-F3 por R$ 1.000,00. Mas o que me deixou com o pé atrás e frustrado foi o fato de no Brasil não ter uma lente 50mm f/1.8 disponível para venda. Na Loja online da sony e em outros lugares (online) o preço da lente fica muuito caro, ao contrário de uma equivalente para DSLR da nikon/canon...

Outro ponto que me fez querer uma mirrorless é a história que os obturadores das DSLR têm uma vida útil. Eu sei que não se tira 80.000 fotos do dia para a noite, mas saber que daqui a um ano ou dois eu terei que gastar 50% ou 60% do preço da máquina em um (jogo de ???) obturador novo não é legal, pois no começo vou querer fazer bastante fotos para ir aprendendo e me adaptando com a câmera. Não sei se estou errado, mas acho que as mirrorless não têm esse detalhe de vida útil de obturador.

Estava de olho em outras marcas de mirrorlesss, porém, essas outras são mais difíceis no mercado brasileiro (ao contrário das NEXs), pois não conheço ninguém que viaja para fora e também como nunca fiz (nem confio) compras online no exterior.

Então peço a ajuda de vocês no que é melhor:
Pego a NEX-F3 e espero chegar a lente que eu quero a um preço razoável?
Compro um adaptador para colocar lentes de outras marcas? *Não gosto muito da ideia de "adaptar", pois é uma forma de gambiarra;
Ou Adquiro uma DSLR e abro mão da praticidade das mirrorless?



Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 10 de Agosto de 2013, 08:36:51
Bom dia amigo!
Olha, se tu quer a praticidade de uma nex f3, vai ter que fazê-lo sabendo das limitações "comerciais" dela. É difícil sim achar acessórios e são caros. A não ser que queira usar adaptadores e lentes manuais - leia-se sem foco automático -, o que poderia descaracterizar a praticidade para alguns.
Já com uma dslr de entrada tu vai perder um pouco da portabilidade mas ganhará em acessórios acessíveis por exemplo. Pode dar uma olhada também na linha canon, geralmente as lentes saem um pouco mais em conta. Tem a t3i nesse preço. Pode olhar na www.tecnoinfosul.com.br, lá tem canon e nikon a preços excelentes.
Abraço
Tecpix + motorola do guga


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 10 de Agosto de 2013, 10:20:36
Ah, só pra complementar: pra trocar o obturador de uma dslr, leva muito tempo! por mais que tu vá ficar treinando, tirando muitas fotos todos os dias, ainda assim, vai durar demais. E aqueles números que falam por aí é apenas uma estimativa. Com azar, pode ser que ele quebre antes, mas bem cuidada, vai durar anos e anos. Só estou falando isso pra tu não basear a tua compra neste quesito apenas, eu tinha este mesmo medo antes de começar a estudar mais a fundo o assunto, e não tem pq se preocupar.
Abração
Tecpix + motorola do guga


scrovtt

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 11 de Agosto de 2013, 00:38:44
Legal, valeu pelas informações!

Esse site tem preços excelentes! Acredito que seja confiável, não é?

Acho que vou optar por uma DSLR mesmo.

Estou de olho na Nikon D3100 e na Canon T3i.

Estava olhando a lente da nikon 50mm F/1.8g Fx Af-s. Ela é mais cara do a do modelo D. Essa diferença é relacionada com a qualidade das fotos?

A Canon tem somente uma opção de 50mm, a EF 50MM F/1.8 II. Essas lentes são equivalentes?


Ashkenazzi

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 567
  • Casei com a Canon, mas a Nikon é minha amante...
Resposta #4 Online: 11 de Agosto de 2013, 00:51:14
...
Estava olhando a lente da nikon 50mm F/1.8g Fx Af-s. Ela é mais cara do a do modelo D. Essa diferença é relacionada com a qualidade das fotos?
A Canon tem somente uma opção de 50mm, a EF 50MM F/1.8 II.
Essas lentes são equivalentes?
Não são iguais. A Canon é muito legal por ter várias opções de lentes de baixo custo. Coisa que a galera da Nikon nem sempre tem. E a galera da nikon vai para Sigma, Tamrom...
É boa ? sim. Mas não é igual. O quanto isso muda ? varia de pessoa para pessoa e de aplicação para aplicação.
Nas fotos:
Cada marca tem vários modelos de 50mm. Tem de 5 blades (Canon que vc citou) e até de 9 blades (Nikon). As duas Nikons que vc citou são 7-blades. A diferença nas fotos é: (que pode ser minima, mas vc perguntou e entao estou respondendo) Quando não estiverem em abertura máxima (ou seja, estiverem levemente fechadas no ponto que alguns dizer ver mais nitidez) E estiverem em fotos de muito contraste de luz ao fundo, uma tende a formar pentágonos (canon 5-blades) e a outra, com 7 blades (nikon), tende a chegar mais fácil em circulos. Apesar que a de 9-blades Nikon 50mm 1.4 seria mais indicada para este caso, em especial, por montar mais fácil, um poígono mais próximo de um círculo. Mas isso não se nota se nao houver contraste suficiente ao fundo E/OU se elas estiverem nas aberturas máximas (que acho que é como vc vai preferir usar no seu caso).
Ou PHOTOSHOPA ! e pronto !  :hysterical: Isso tudo era diferencial fantastico na "era" filme !  :D
Quanto ao foco, a Nikon que vc citou AF-S é mais rápida e silenciosa do que o da Canon de baixo custo que vc citou. A nikon D que vc citou, tem foco e som equivalente ao da Canon que vc citou MAS não tem foco automatico para o modelo de camera que vc esta escolhendo (focará no manual. Ela é voltada a outros modelos de cameras)

repetindo: O quanto isso muda de fato na foto ? varia de pessoa para pessoa e de aplicação para aplicação.
« Última modificação: 11 de Agosto de 2013, 01:18:08 por Ashkenazzi »
Nikon D800E + MB-D12 + SB-910 com AF-S NIKKOR 85mm f/1.4G + AF-S NIKKOR 24mm f/1.4G ED
Canon EOS 1D X com EF 24-105mm f/4L IS USM + EF 100-400mm f/4.5-5.6L IS USM
Sony Camcorder HDR-FX1000
Testes com 3 lentes 85mm diferentes em bokeh e luzes: http://www.flickr.com/photos/103484384@N04/


scrovtt

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 12 de Agosto de 2013, 00:51:50
Não são iguais. A Canon é muito legal por ter várias opções de lentes de baixo custo. Coisa que a galera da Nikon nem sempre tem. E a galera da nikon vai para Sigma, Tamrom...
É boa ? sim. Mas não é igual. O quanto isso muda ? varia de pessoa para pessoa e de aplicação para aplicação.
Nas fotos:
Cada marca tem vários modelos de 50mm. Tem de 5 blades (Canon que vc citou) e até de 9 blades (Nikon). As duas Nikons que vc citou são 7-blades. A diferença nas fotos é: (que pode ser minima, mas vc perguntou e entao estou respondendo) Quando não estiverem em abertura máxima (ou seja, estiverem levemente fechadas no ponto que alguns dizer ver mais nitidez) E estiverem em fotos de muito contraste de luz ao fundo, uma tende a formar pentágonos (canon 5-blades) e a outra, com 7 blades (nikon), tende a chegar mais fácil em circulos. Apesar que a de 9-blades Nikon 50mm 1.4 seria mais indicada para este caso, em especial, por montar mais fácil, um poígono mais próximo de um círculo. Mas isso não se nota se nao houver contraste suficiente ao fundo E/OU se elas estiverem nas aberturas máximas (que acho que é como vc vai preferir usar no seu caso).
Ou PHOTOSHOPA ! e pronto !  :hysterical: Isso tudo era diferencial fantastico na "era" filme !  :D
Quanto ao foco, a Nikon que vc citou AF-S é mais rápida e silenciosa do que o da Canon de baixo custo que vc citou. A nikon D que vc citou, tem foco e som equivalente ao da Canon que vc citou MAS não tem foco automatico para o modelo de camera que vc esta escolhendo (focará no manual. Ela é voltada a outros modelos de cameras)

repetindo: O quanto isso muda de fato na foto ? varia de pessoa para pessoa e de aplicação para aplicação.

Cara, agora você me colocou em um universo paralelo  :shock: rsrs Vou ler mais algumas vezes para poder entender melhor  :D

No caso da lente Canon, mesmo sendo de baixo custo, ela tem foco automático e é compatível com a T3i? Estou pensando em adquirir uma canon mesmo.


ThalesMullerBR

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 636
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 12 de Agosto de 2013, 00:54:54
Sim.


Carlos HP

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.836
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de tempo!
    • Do Infinito ao Bokeh
Resposta #7 Online: 13 de Agosto de 2013, 18:13:08
A linha de câmeras de entrada da Nikon não possui motor de foco no corpo (o caso da D3100). Desse modo, você poderá usar apenas lentes AF-S, que são as mais recentes (geralmente com óptica melhorada em relação a geração anterior), que possuem motor de foco na própria lente. As AF D não possuem motor de foco na lente, podendo ser usadas com foco automático apenas a partir das câmeras intermediárias da Nikon (D90, D7000, D7100...).

A Canon fez essa opção por inclusão do motor de foco nas lentes muito antes da Nikon, quando implementou o sistema EOS, sendo que hoje nenhuma das lentes EF ou EF-S necessitem de câmera com motor no corpo para funcionar. Por isso, na Canon não há como comparar as lentes atuais com uma mais barata sem motor de foco. Sem contar que com o volume de vendas do sistema EOS, o custo dessa mudança já foi absorvido e algumas lentes de entrada da Canon acabam sendo mais baratas.

Eu diria que você estará bem servido com qualquer uma das duas combinações: D3100 + AF-S 50mm f/1.8G ou T3i + EF 50mm f/1.8 II