Autor Tópico: Indicação de câmera para fotos de peças em ambientes com pouca luz  (Lida 3925 vezes)

Greengineer

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Boa tarde a todos,

O meu serviço exige que eu tire fotos de várias peças eletrônicas. Como não tenho um horário fixo para tirar estas fotos, nem sempre é possível aproveitar a iluminação natural. Por isto percebo que fotos tiradas durante a noite ou em dias nublados possuem qualidade bem inferior as que consigo tirar durante o dia. Atualmente utilizo um smartphone para o serviço  :doh:.

Gostaria de uma indicação de uma câmera que atenda aos seguintes requisitos:

Boa qualidade de imagem em ambientes escuros (o flash embaça a fotos - as peças refletem a luz);

Bom foco para detalhes nas peças. Algumas possuem detalhes bem pequenos - chips/capacitores/resistores - exigindo o uso da função macro;

Lembrando que esta câmera não é para tirar fotos de campo, apenas para este trabalho em questão, ou seja, o que puder vir de recurso a menos, atendendo os 02 requisitos e doendo menos no bolso é o que vale  :ok:.

Um exemplo de peça fotografada a noite com flash ligado  :eek:: http://img69.imageshack.us/img69/8008/jzii.jpg
« Última modificação: 14 de Agosto de 2013, 15:07:23 por Greengineer »


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 14 de Agosto de 2013, 15:21:02
Amigo,

Um tripé (aquele de mesa, mesmo, eu tenho um Greika) resolve o problema. Depois, qualquer compacta com função macro. Eu tinha a simples Canon A3300IS que fazia isso muito bem. Colocava no modo P,  ISO 100, ela possuia abertura f/2.8 e o resto ficava por conta do obturador - é aí que entra o tripé, o que resolve o problema de pouca luz. Fotos de boa qualidade, sem ruído, luz natural, os mínimos detalhes, tudo bem simples.

 :ok:
« Última modificação: 14 de Agosto de 2013, 15:22:50 por fs_isa »


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #2 Online: 14 de Agosto de 2013, 15:21:21
Falta uma informação importante no seu tópico.
Dê uma lida:
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=81400.0
Volte com essa informação que falta que fica mais fácil.  :D


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #3 Online: 14 de Agosto de 2013, 15:25:15
Amigo,

Um tripé (aquele de mesa, mesmo, eu tenho um Greika) resolve o problema. Depois, qualquer compacta com função macro. Eu tinha a simples Canon A3300IS que fazia isso muito bem. Colocava no modo P,  ISO 100, ela possuia abertura f/2.8 e o resto ficava por conta do obturador - é aí que entra o tripé, o que resolve o problema de pouca luz. Fotos de boa qualidade, sem ruído, luz natural, os mínimos detalhes, tudo bem simples.

 :ok:

Acrescido a isso, eu indicaria tbém isso:
http://www.diafilme.com.br/loja/Assets/103187/product_images/zoom/dfm%20tenda%20a.jpg
Um mini estúdio junto a um tripé, acaba com seus problemas.  :ok:
E lógico, algum conhecimento para utilizar as configurações adequadas, como as sugeridas acima. ISO baixo, abertura configurada para a profundidade de campo que desejar.
« Última modificação: 14 de Agosto de 2013, 15:27:06 por Helena Bsb »


Greengineer

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #4 Online: 14 de Agosto de 2013, 15:32:00
Achei que dizer a parte de doer menos no bolso ajudaria em algo. Já testei uma sony 14MP com função macro do meu irmão. A foto ficou tão ruim quanto, nem lembro se guardei no PC. Sem flash fica escura, com flash fica borrada.

Existe alguma compacta com um bom sistema automático, que tire fotos boas de peças pequenas, em ambientes sem claridade e que não ultrapasse R$ 600?

Acrescido a isso, eu indicaria tbém isso:
http://www.diafilme.com.br/loja/Assets/103187/product_images/zoom/dfm%20tenda%20a.jpg
Um mini estúdio junto a um tripé, acaba com seus problemas.  :ok:
E lógico, algum conhecimento para utilizar as configurações adequadas, como as sugeridas acima. ISO baixo, abertura configurada para a profundidade de campo que desejar.

Gostei da idéia, qual câmera posso combinar com isto sem ultrapassar a barreira dos 600 contos?
« Última modificação: 14 de Agosto de 2013, 15:34:34 por Greengineer »


Gilberto Benasse

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 788
Resposta #5 Online: 14 de Agosto de 2013, 15:33:26
Amigo,

Um tripé (aquele de mesa, mesmo, eu tenho um Greika) resolve o problema. Depois, qualquer compacta com função macro. Eu tinha a simples Canon A3300IS que fazia isso muito bem. Colocava no modo P,  ISO 100, ela possuia abertura f/2.8 e o resto ficava por conta do obturador - é aí que entra o tripé, o que resolve o problema de pouca luz. Fotos de boa qualidade, sem ruído, luz natural, os mínimos detalhes, tudo bem simples.

 :ok:

Mais dicas que pra mim funciona: fazer o balanço do branco com tom cinza claro, se usar flash, colocar algo como difusor pra não dar clarão (costumo dobrar uma folha sufite na frente do flash), usar velocidade menor que 1s., usar temporizador, tudo usando tripe ou fixando a camera. Pra leitura de rótulo de caixinha de fosforo funciona muito bem.
« Última modificação: 14 de Agosto de 2013, 16:03:19 por Gilberto Benasse »
Canon T5i + 18-55mm stm +50mm stm + 24mm stm +55-250mm
Nex 3 + Nex C3 + 18-55mm + adaptador ef-emount


althoffj

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.055
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 14 de Agosto de 2013, 15:35:11
com isso aqui vc continua fazendo as fotos com celular, mas com qualidade 300% maior

http://youtu.be/kbelLSycefE?t=2m5s

Adalberto Althoff Jr

Ouça meu podcast sobre fotografia

Nikon D40 | Nikon D5100 | 18-55 | 55-200 | 35 1.8G | SB700 | Nikon F55 | Nikon ZoomTouch 500s | Vivitar 28-80


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #7 Online: 14 de Agosto de 2013, 15:51:53
com isso aqui vc continua fazendo as fotos com celular, mas com qualidade 300% maior

http://youtu.be/kbelLSycefE?t=2m5s

é a versão caseira da tenda still que eu indiquei.
uma ótima ideia.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #8 Online: 14 de Agosto de 2013, 15:53:08
Achei que dizer a parte de doer menos no bolso ajudaria em algo. Já testei uma sony 14MP com função macro do meu irmão. A foto ficou tão ruim quanto, nem lembro se guardei no PC. Sem flash fica escura, com flash fica borrada.

Existe alguma compacta com um bom sistema automático, que tire fotos boas de peças pequenas, em ambientes sem claridade e que não ultrapasse R$ 600?

Gostei da idéia, qual câmera posso combinar com isto sem ultrapassar a barreira dos 600 contos?

é, com esse orçamento, só fando a tenda still caseira... em termos de câmera, aconselho então a canon sx160, ou uma panasonic lumix com  controles manuais. vc vai precisar de controles manuais para controlar a abertura do diafragma.


althoffj

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.055
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 14 de Agosto de 2013, 15:53:53
Sim, Helena, com luz contínua e o celular estabilizadinho, fica bom!
Adalberto Althoff Jr

Ouça meu podcast sobre fotografia

Nikon D40 | Nikon D5100 | 18-55 | 55-200 | 35 1.8G | SB700 | Nikon F55 | Nikon ZoomTouch 500s | Vivitar 28-80


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 14 de Agosto de 2013, 16:17:49
Sem flash fica escura, com flash fica borrada.

Acho que tu não sacou o lance do tripé + longa exposição.

Existe alguma compacta com um bom sistema automático, que tire fotos boas de peças pequenas, em ambientes sem claridade e que não ultrapasse R$ 600?

==> http://www.walmart.com.br/produto/Cameras-Digitais-e-Filmadoras/Camera-Digital-Canon/Canon/371804-Camera-Digital-Canon-Powershot-sx160is-preta


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #11 Online: 14 de Agosto de 2013, 17:28:13
Sim, Helena, com luz contínua e o celular estabilizadinho, fica bom!

o lance é que acho que com uma câmera com controle manual, ele terá maior controle da cena, podendo brincar com profundidade de campo, aproximação, etc.
Mas se ele não quiser comprar uma câmera, o tripé e a iluminação com certeza já serão um grande salto de qualidade para o trabalho dele.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #12 Online: 15 de Agosto de 2013, 11:54:56
Vc tem algum tipo de luz externa, contínua ou não ??

Como vai fotografar peças pequenas, acho que talvez uma tenda still grande não seja necessária.

Se quiser fazer um teste, faça o seguinte. Vá até uma padaria ou supermercado e compre um pote de sorvete qualquer, desde que a embalagem seja branca leitosa.

Depois de se deliciar com o sorvete, corte o pote desta forma..



Aqui eu usei flash's, mas pode usar luz contínua. A luz vai ficar difusa quando atravessar o pote e não vai gerar reflexos. Aqui eu estava fotografando uns grampos de papel, que também são metálicos.

Nesta foto usei uma DSLR com a lente do kit e um conjunto de lentes fazendo as vezes de lente invertida, mas uma boa compacta com função macro também dará bons resultados.
O resultado



Esse esquema é barato para tentar, e se não der certo, pelo menos vc comeu o sorvete  :D :D :D

O bom de ter um esquema de luz é que vc não fica dependendo da iluminação natural, que pode variar, e assim terá resultados mais consistentes não interessando se é dia, noite, se está nublado ou não.

Abçs



« Última modificação: 15 de Agosto de 2013, 11:57:36 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #13 Online: 15 de Agosto de 2013, 12:03:00
Mas eu A-DO-REI essa ideia do pote de sorvete, hehehe.
e que por experiência própria, funciona.
Valeeeeu, Alexandre, por compartilhar essa experiência tão simples e eficiente.  :clap: :clap: :clap:


Gilberto Benasse

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 788
Resposta #14 Online: 15 de Agosto de 2013, 12:22:23
Tá na hora de criar um tópico de gambiarras, pode chamar macgyver, prof.pardal..... criatividade não falta hehehe
Canon T5i + 18-55mm stm +50mm stm + 24mm stm +55-250mm
Nex 3 + Nex C3 + 18-55mm + adaptador ef-emount