Autor Tópico: Fotografia Subaquática, alguém pode me orientar?  (Lida 6934 vezes)

betinha_chan

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
Online: 15 de Agosto de 2013, 15:04:52
Oi pessoal,

Deixe eu contar a história toda.
O ministério de cultura lançaram um edital para o meu estado, propondo financiamento para micro projetos artísticos para o desenvolvimento na região do pantanal. Eu moro em Coxim - MS, e bem perto da minha cidade tem uma baia muito bonita com a água bem límpida. E eu estou me empenhando em criar um projeto sobre fotografia dessa baia para esse edital.
Edital: http://www.funarte.gov.br/wp-content/uploads/2013/07/Edital-Mais-Cultura-Microprojetos-Pantanal.pdf
A questão é a seguinte, estou com alguns problemas em fazer o orçamento de uma câmera e de uma caixa estanque para realizar o projeto. Dei uma pesquisada na internet e até em alguns tópicos aqui do fórum que tratam sobre o assunto. Espero que vocês possam me dar uma mãozinha nesse aspecto beleza? Valeu agradeço dês de já!

Orçamento 1°

Canon Eos 700d Rebel T5i R$ 2.799,90
]http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-494689486-lancamento-camera-digital-canon-eos-700d-rebel-t5i-brindes-_JM#D[S:VIP,L:RECOMMENDED_ITEMS,V:1]

Ikelite 6871.65 Underwater Housing for Canon T4i (650D) / T5i (700D) DSLR R$3.078,20
http://www.pricedumper.com.br/ikelite+6871.65?ggkey=ikelite+6871.65

Orçamento 2°

Canon EOS REBEL T3 12.2MP CMOS + Lente 18-55mm R$ 1.633,87
http://www.fastshop.com.br/loja/canon-eos-rebel-t3-122mp-cmos--lente-18-55mm/?partner=parceiro-zura&utm_source=xml_zura&utm_medium=xml&utm_content=camera-fotografica&utm_campaign=xml_zura&utm_term=camera-digital-dslr-canon-eos-rebel-t3-preta-122mp-sensor-cmos-tela-de-lcd-30-filma-em-hd-iso-100-6400-bateria-lente-objetiva-efs-1855mm-f3556-iii&cm_mmc=xml_zura-_-ND-_-camera-fotografica-_-camera-digital-dslr-canon-eos-rebel-t3-preta-122mp-sensor-cmos-tela-de-lcd-30-filma-em-hd-iso-100-6400-bateria-lente-objetiva-efs-1855mm-f3556-iii

Caixa Estanque Subaquática Canon T3i Prova Dagua Mergulho R$ 1.350,00
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-500161963-caixa-estanque-subaquatica-canon-t3i-prova-dagua-mergulho-_JM

Como vocês podem ver muita coisa eu só consegui encontrar no mercado livre e fica difícil pra mim, se vocês conhecerem alguma loja que venda caixa estanque e câmeras pra me indicar eu agradeço mais ainda rsrs....

Gente valeu, aguardo qualquer ajuda um abraço!




Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #1 Online: 16 de Agosto de 2013, 08:57:01
Penso eu que no seu caso, que pelo que imagino nem sabe usar a câmera ainda, melhor partir por exemplo pra Canon G15 ou Canon G1x.. Terá uma tamanho menor e será mais fácil de operar embaixo d'água.

Mas, não acho que o custo de equipamento deve ir pro seu projeto. Pensando pelo lado do avaliador, quem aprovaria o projeto pra alguém que precisa comprar equipamento pra fazer o serviço? Acho que acaba-se sub-entendendo que essa pessoa não tem experiência com fotografia (a não ser que comprove com portfolio, diplomas de vários cursos, etc) e não conseguirá executar o projeto provado..
« Última modificação: 16 de Agosto de 2013, 08:57:56 por Luciano.Queiroz »


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #2 Online: 16 de Agosto de 2013, 19:27:41
perai... voce nao tem camera ainda e ja ta se embrenhando em um projeto? Acho dificil dar certo cara... Se voce nao tiver pelo menos um portfolio pra mostrar é complicado de ser aceito... no mais, existem as bolsas estanques da outex, sao boas e bem mais baratas que essas ai
@jacobfotografiacriativa


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 16 de Agosto de 2013, 22:53:51
Penso eu que no seu caso, que pelo que imagino nem sabe usar a câmera ainda, melhor partir por exemplo pra Canon G15 ou Canon G1x.. Terá uma tamanho menor e será mais fácil de operar embaixo d'água.

Mas, não acho que o custo de equipamento deve ir pro seu projeto. Pensando pelo lado do avaliador, quem aprovaria o projeto pra alguém que precisa comprar equipamento pra fazer o serviço? Acho que acaba-se sub-entendendo que essa pessoa não tem experiência com fotografia (a não ser que comprove com portfolio, diplomas de vários cursos, etc) e não conseguirá executar o projeto provado..

Financiam sim Luciano... a compra de equipamentos, que depois do projeto realizado o MIC normalmente recebe de volta e doa a algum outro projeto.
O problema maior dele é comprovar experiência e o principal, o resultado do projeto e a forma de distribuição/ exposição.  :ok:


betinha_chan

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
Resposta #4 Online: 17 de Agosto de 2013, 20:12:06
Oi Luciano.Queiroz,

Citar
pelo que imagino nem sabe usar a câmera ainda
Não que eu seja uma profissional na área a ponto de vender minhas fotos para revistas famosas, sou sim uma simples amadora. Tiro fotos no Pantanal do Mato Gorsso do Sul com a minha câmera "velhinha" (Nikon D40 http://focusfoto.com.br/wp-content/uploads/2012/03/Nikon-D40.jpg) há uns 3 a 4 anos.

Sei que isso não é graduação nenhuma para fazer o que estou tentando fazer, mas alguma coisa posso passar para as pessoas. Eu tenho uma câmera DSLR, mas fica inviável conseguir uma caixa estanque para ela... E ela é uma câmera muito antiga, queria uma mais recente pra poder trabalhar, e eu acho que nem todo mundo que trabalha profissionalmente com fotografia sempre anda com uma caixa estanque debaixo do braço.
Desculpa se pareci meio desesperada por ajuda a ponto de parecer ultra mega amadora rsrs...

Citar
melhor partir por exemplo pra Canon G15 ou Canon G1x.. Terá uma tamanho menor e será mais fácil de operar embaixo d'água.

Vi as câmeras, a G15 é legal, mas as lentes Objetiva Canon luminosa f/1,8 - 2,8 de 28 mm são ineficientes, porque no projeto não serão só fotos subaquáticas. Essas são muito simples. A não ser pelo que você mencionou "será mais fácil de operar embaixo d'água", e caixa estanque para ela é fácil de achar?

Citar
Mas, não acho que o custo de equipamento deve ir pro seu projeto. Pensando pelo lado do avaliador, quem aprovaria o projeto pra alguém que precisa comprar equipamento pra fazer o serviço? Acho que acaba-se sub-entendendo que essa pessoa não tem experiência com fotografia (a não ser que comprove com portfolio, diplomas de vários cursos, etc) e não conseguirá executar o projeto provado.

Você deu uma olhada no edital que eu deixei o link? Quando a palestrante do governo Mirian veio falar sobre os microprojetos, ela disse que esse projeto do governo é para promover o desenvolvimento dos artistas de origem simples e que não tem nem material nem dinheiro para desenvolver a sua arte. Se você observar o edital lá há um espaço destinado as pessoas que não tem nem o conhecimento da escrita e que queiram desenvolver um projeto, essas pessoas só precisam mandar um vídeo explicando o objetivo do trabalho, cronograma e orçamento e estarão concorrendo. Ou seja, esse incentivo é para aquelas pessoas que sempre quiseram desenvolver um dom, mas nunca tiveram condições para realiza-lo, isso para desenvolver as áreas do Brasil que tem maior carência nesse tipo de incentivo.

O que você disse tem fundamento se fosse um programa do governo para nível nacional ou muito especifico para fotografia. Mas esse é justamente para que os projetos não sejam uma coisa elitizada, apenas para queles que tem dinheiro ou profissionais nas área. Ainda mais que se trata de incentivo a arte, já vi meninos de rua tirar fotos melhor do que muita gente com uma câmera caseira feita a partir de uma lata de tinta com um buraco no meio...

Abraço!

Oi André Luis Jacob

Citar
perai... você não tem câmera ainda e já ta se embrenhando em um projeto? Acho difícil dar certo cara...

Tenho sim é uma câmera antiga mas é boa, Nikon D40 http://focusfoto.com.br/wp-content/uploads/2012/03/Nikon-D40.jpg. Eu tenho tanta capacidade quanto os outros participantes que estão desenvolvendo projetos sem ter se quer o ensino médio. Desculpe, mas se você ler o edital que eu destaquei na minha postagem, verá que esse projeto é para o desenvolvimento de artistas "pobres" das regiões esquecidas do Brasil... Como o governo observou que dificilmente saia projetos nessas regiões fez um edital sem muitas complicações para facilitar o desenvolvimento de projetos nas áreas de Artes Visuais, Artes Cênicas, Música, Literatura, Audiovisual, Artes e Expressões Populares (Artesanato, Cultura Afro ‐ Brasileira, Cultura Indígena, entre outras) e Moda. Se quiser ler cada item é só ver o edital.

Citar
Se você não tiver pelo menos um portfólio pra mostrar é complicado de ser aceito...

Citar
1. DO OBJETO

1.1. Trata o presente Edital do financiamento remuneratório não reembolsável de microprojetos culturais na Região do Pantanal, com o objetivo de fomentar e incentivar artistas, produtores, grupos, expressões e projetos artísticos e culturais.

Pelo que a palestrante falou, você tem que voltar seu projeto para o publico de 18 a 29 anos. Eu vou anexar algumas fotos minhas do pantanal e da baia que eu quero fotografar para auxiliar que posso realizar esse projeto.

Citar
no mais, existem as bolsas estanques da outex, são boas e bem mais baratas que essas ai
Eu já dei uma olhada nessas outex achei bem bacana mas o site é de fora e se demorarem para entregar compromete  o meu projeto. Mas se desse pra comprar por aqui seria ideal.

Oi Portela 2011,

Citar
Financiam sim Luciano... a compra de equipamentos, que depois do projeto realizado o MIC normalmente recebe de volta e doa a algum outro projeto.
O problema maior dele é comprovar experiência e o principal, o resultado do projeto e a forma de distribuição/ exposição.

Nesse caso a Mirian falou que o equipamento vai ficar com o artista como incentivo ao desenvolvimento de outros projetos. Quanto a comprovar experiencia, pelo que foi passado não precisa ser profissional na área para desenvolver um projeto para esse edital. O que o governo quer é que a população que não tem contato com elaboração de projetos, e nem condições para concorrer com grandes centros, tenham um inicio para aumentar desenvolvimento nas áreas com escassez de projetos.

Abraços a todos! E obrigada pelas opiniões! 


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #5 Online: 17 de Agosto de 2013, 23:30:20
Entendi, pelo seu primeiro post pareceu que teve a ideia e queria realizar o projeto, o que de fato é complicado sem ter um conhecimento basico de fotografia... quanto a Outex, eles tem site nacional, mande e-mail pra eles e se informe se eles possuem em estoque, acharas uma bolsa estanque até para a D40, economizando o dinheiro do corpo novo com alguma boa lente mais clara, sem contar que a Outex tem a bolsa estanque para ser usada com flash, o que pode facilitar em algumas fotos

desculpe por ter entendido seu post de forma erronea

abraços!  :ok:
@jacobfotografiacriativa


betinha_chan

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
Resposta #6 Online: 19 de Agosto de 2013, 14:39:25
Oi André Luis Jacob,

Valeu mesmo! :worship: Eu também não fui bem sucedida em escrever o tópico, peço desculpas por isso, o pessoal deve ter estressado comigo...  :aua: Mas fico feliz com a preocupação de todos, acho que todo mundo só queria me alertar ^_~.

Citar
a Outex, eles tem site nacional, mande e-mail pra eles e se informe se eles possuem em estoque, acharas uma bolsa estanque até para a D40, economizando o dinheiro do corpo novo com alguma boa lente mais clara, sem contar que a Outex tem a bolsa estanque para ser usada com flash, o que pode facilitar em algumas fotos

Beleza! Valeu mesmo, vou procurar me informar. Se eu puder economizar na estanque da pra investir melhor no projeto, valeu mesmo a força! Vou dando mais informações dobre o projeto conforme o andamento ok? Mais uma vez obrigado.

Abraços e até mais! :clap: :D


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #7 Online: 19 de Agosto de 2013, 15:00:37
Só um detalhe...

Outex não serve como caixa estanque.
Serve como proteção para respingos, areia, maresia... Mas não para mergulhar a cam na água.

Existem uns sacos que servem para mergulhar na água. É bem simples, mas para mergulhos rasinhos ele é apropriado. Para mergulhos mais profundos, não!

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=74969.0

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #8 Online: 20 de Agosto de 2013, 10:01:31

Existem uns sacos que servem para mergulhar na água. É bem simples, mas para mergulhos rasinhos ele é apropriado. Para mergulhos mais profundos, não!

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=74969.0

Pode ser bem mais barato e totalmente funcional.. Até uns 2m de profundidade já usei sem nenhum problema! Mas recomendo os da Dicapac que são muito bons, já vi uns meio porcarias por aí...


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #9 Online: 20 de Agosto de 2013, 10:08:31
Betinha...

Não li o edital, mas os comentários que fiz foram mais no sentido de buscar uma aprovação "mais fácil" e sair na frente dos concorrentes..

Não é porque não seja contra as regras do edital colocar certas informações que elas devem ser colocadas...

Por exemplo, pra que colocar preço de equipamento se você pode disfarçar o custo dele em outros ítens? Pode até ser permitido, mas tenho pra mim que na cabeça dos avaliadores isso possa ser um problema no caso de um desempate por exemplo..

Sempre que for fazer um projeto, tem que tentar se imaginar no lugar dos avaliadores. O projeto não é feito pra você sair dele com equipamento novo, mesmo que saia.

Explique muito bem porque você quer fotografar esse local, o que tem lá que outros locais não tem, o que te motiva ir lá, o que representa esse local pros moradores da região, as espécies que vivem lá, a época do ano onde mais aparecem, o risco de extinção que elas correm ou não, etc..

Um projeto bem embasado e justificado sempre tem mais chances de ser aprovado.
« Última modificação: 20 de Agosto de 2013, 10:09:22 por Luciano.Queiroz »


betinha_chan

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
Resposta #10 Online: 20 de Agosto de 2013, 16:13:03
Oi Mr. Hyde,

Citar
Outex não serve como caixa estanque.
Serve como proteção para respingos, areia, maresia... Mas não para mergulhar a cam na água.

Pelo que eu vi na internet a outex não serve para grandes profundidades, mas o próprio fabricante fala no anuncio que pode mergulhar com ela, eu não arriscaria mergulhos profundos, mas para o que eu preciso que é em torno de 2 m vai me atender bem.

Citar
Existem uns sacos que servem para mergulhar na água. É bem simples, mas para mergulhos rasinhos ele é apropriado. Para mergulhos mais profundos, não!
Aquele vídeo que você postou é com o saco de mergulho que você falou? achei legal também.

Algumas fotos disponíveis nas pesquisas do google:




Rsrs... adorei a foto abaixo, porque se eu fosse testar essa outex, seria num dos meus aquários huahuahua....


Abaixo tem um tópico de um dos participantes do fórum que comprou uma outex, o coccojr, e tirou umas fotos submersas dentro de uma banheira ^_^, bem legal:
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=12789.0

Outro fórum que debateu sobre a outex:
http://www.digiforum.com.br/viewtopic.php?t=16678

Abraços!

Oi Luciano.Queiroz,

Então tava vendo isso com o nosso amigo Mr. Hyde quem sabe né?

Citar
Não li o edital, mas os comentários que fiz foram mais no sentido de buscar uma aprovação "mais fácil" e sair na frente dos concorrentes..

Ok, sem crise, vou pensar por esse lado também.

Citar
Por exemplo, pra que colocar preço de equipamento se você pode disfarçar o custo dele em outros ítens? Pode até ser permitido, mas tenho pra mim que na cabeça dos avaliadores isso possa ser um problema no caso de um desempate por exemplo..

Pois é, achei legal a sua ideia, mas me pareceu meio errado fazer isso... Para ter o projeto aprovado vou pensar com calma nisso.

Citar
Explique muito bem porque você quer fotografar esse local, o que tem lá que outros locais não tem, o que te motiva ir lá, o que representa esse local pros moradores da região, as espécies que vivem lá, a época do ano onde mais aparecem, o risco de extinção que elas correm ou não, etc..
Um projeto bem embasado e justificado sempre tem mais chances de ser aprovado.

Aí sim, isso é muito interessante para o projeto. Tenho até algumas fotos de lá e posso elaborar um texto com biólogos da minha faculdade falando sobre a importância dessa baia, já que lá é um berçário de peixes, já vi vários alevinos de piraputangas, curimbas e outros peixes ornamentais. Valeu mais uma vez! :ok:

Um abração!


betinha_chan

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
Resposta #11 Online: 21 de Agosto de 2013, 15:47:12
Pessoal, abri um tópico em equipamentos para debater sobre a Câmera de Mergulho SeaLife DC1400, gostaria que vocês opinassem sobre esse equipamento que conhecer, o link do tópico é:
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=91192.new#new

Valeu de novo! :D


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 01 de Setembro de 2013, 00:09:54
Oi Portela 2011,

Nesse caso a Mirian falou que o equipamento vai ficar com o artista como incentivo ao desenvolvimento de outros projetos. Quanto a comprovar experiencia, pelo que foi passado não precisa ser profissional na área para desenvolver um projeto para esse edital. O que o governo quer é que a população que não tem contato com elaboração de projetos, e nem condições para concorrer com grandes centros, tenham um inicio para aumentar desenvolvimento nas áreas com escassez de projetos.
Abraços a todos! E obrigada pelas opiniões!

Betinha, ví você comentando que experiência não é exigido, porém, deve ficar atenta a um detalhe (e já fiz vários projetos para várias formas de financiamento público), experiência não é ponto fundamental para o financiamento, mas na hora da avaliação das bancas ou técnicos (varia dependendo do tipo de financiamento), é fator de "classificação", ou seja entre um que não tem e um que tem, passa o segundo. Mas veja bem, neste caso não digo experiência profissional, mas sim de uso das ferramentas.  :ok:

Outro ponto, não é obrigatório doar o equipamento, claro que não... mas é um fator que traz simpatia ao projeto.  ;)

Aí você mesmo respondeu. Áreas com escasses de projetos. Se você não tem uma porposta bem estruturada, mostrando com o que vai gastar, quanto vai gastar, com quem vai gastar e qual o produto final, a própria lei de captação de gastos públicos já inviabiliza. Isso porque o recurso que você recebe, tem de ficar aplicado enquanto não é utilizado, tem de ser gasto com o que foi definido, normalmente tem de ser pago com cheque e NF certinha,senão terás que devolver a grana ao governo. Isso é básico. Portanto, um porjeto (simples), mas redondinho é fundamental.  :ok: