Autor Tópico: Aberturas e paisagens  (Lida 1651 vezes)

Welbi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
  • Sexo: Masculino
  • 摄影就是把目标,头脑,眼睛和心放在同一条线上。
Online: 15 de Agosto de 2013, 20:26:40
Olá para todos!

Situação hipotética: Estou em uma lugar alto com um vista privilegiada, existe uma enorme distância entre eu e a Paisagem final (infinito) que quero fotografar, uma montanha verdejante ao longe!
Está um tempo nublado porém relativamente claro, sem sol, uso um tripé e uma lente em 24mm
Seu eu usar todas as aberturas (2.8, 4, 5.6, 8, 11, 16, 22), uma em cada foto, claro que usando a devida compensação de velocidade, centralizando assim  o fotômetro; todas as fotos sairão com a mesma profundidade de campo ? Se sim, qual seria a abertura mais nítida ?

Grato desde já
É por essas e outras que eu não troco a minha Pinhole feita da caixa de sapato (Berluti Rapiécés Reprisés) do meu avó, por nada ! Hahaha!
我可以排一张你的照片吗?
我可以跟你合照吗?
你可以帮我(们)拍张照片吗?


ermgab

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 155
  • Sexo: Masculino
  • "Aprender é Viver!"
Resposta #1 Online: 15 de Agosto de 2013, 20:29:47
 :snack:
Acompanhando
Sony Alpha SLT-A37
DT 18-55mm F3.4-5.6 SAM
DT 55-200mm F4-5.6 SAM
https://www.flickr.com/photos/ermgab


carofra

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 105
  • Sexo: Masculino
  • honestidade sempre
Resposta #2 Online: 16 de Agosto de 2013, 08:26:30


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #3 Online: 16 de Agosto de 2013, 08:46:07
Olá para todos!

Situação hipotética: Estou em uma lugar alto com um vista privilegiada, existe uma enorme distância entre eu e a Paisagem final (infinito) que quero fotografar, uma montanha verdejante ao longe!
Está um tempo nublado porém relativamente claro, sem sol, uso um tripé e uma lente em 24mm
Seu eu usar todas as aberturas (2.8, 4, 5.6, 8, 11, 16, 22), uma em cada foto, claro que usando a devida compensação de velocidade, centralizando assim  o fotômetro; todas as fotos sairão com a mesma profundidade de campo ? Se sim, qual seria a abertura mais nítida ?

Grato desde já

Não.
As diferentes aberturas interferirão no tamanho do DOF. Assim, a depender do tamanho do DOF que vc queira e da localização dele, deve ser escolhido precisamente o objeto a ser focado na paisagem. Isso terá interferência direta no tamanho do DOF (estude hiperfocal).
Em relação à melhor nitidez, deverá ser setada a melhor abertura da objetiva específica. Cada objetiva tem uma abertura ótima. Tem que pesquisar especificamente a melhor abertura desse modelo hipotético de 24mm. De maneira geral ela está entre 2 e 5 stops acima da abertura máxima (a maioria em 3 stops acima).
Escolhida a boa abertura e o ponto a ser focado na paisagem, é só aplicar a hiperfocal e vc terá a resposta completa à sua pergunta.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #4 Online: 16 de Agosto de 2013, 08:46:55
SE, a cena é como você comentou, com nada no caminho a menos de 10 ou 20 metros, penso eu que não tem porque se preocupar distância hiperfocal. É só focar no infinito..

E aí, nessa cena hipotética sua, penso eu também que todas as cenas sairiam praticamente iguais em qualquer que seja a abertura. Digo praticamente porque em velocidades mais baixas e dependendo do vento pode ter diferença no aspecto das nuvens e plantas pelo movimento destas.

Toda lente tem um ponto ótimo de nitidez, aberração cromática, vinhetas, etc. Na maioria das vezes fica perto do f/8, mas a abertura "ótima" vai variar entre cada lente. Tem que pesquisar em sites especializados como o photozone.de como sua lente se comporta nas variadas aberturas..
« Última modificação: 16 de Agosto de 2013, 08:49:56 por Luciano.Queiroz »


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #5 Online: 16 de Agosto de 2013, 09:07:47
SE, a cena é como você comentou, com nada no caminho a menos de 10 ou 20 metros, penso eu que não tem porque se preocupar distância hiperfocal. É só focar no infinito..

E aí, nessa cena hipotética sua, penso eu também que todas as cenas sairiam praticamente iguais em qualquer que seja a abertura. Digo praticamente porque em velocidades mais baixas e dependendo do vento pode ter diferença no aspecto das nuvens e plantas pelo movimento destas.

Toda lente tem um ponto ótimo de nitidez, aberração cromática, vinhetas, etc. Na maioria das vezes fica perto do f/8, mas a abertura "ótima" vai variar entre cada lente. Tem que pesquisar em sites especializados como o photozone.de como sua lente se comporta nas variadas aberturas..

A resposta do Luciano é mais completa que a minha.
Ele interpretou a paisagem de modo melhor. Eu foquei mais na obtenção da hiperfocal. E ele tem razão.

Se não há nada entre vc e seu motivo, que está bem longe, basta escolher a abertura ótima e focar no infinito ou um tapinha antes dele.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Welbi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
  • Sexo: Masculino
  • 摄影就是把目标,头脑,眼睛和心放在同一条线上。
Resposta #6 Online: 16 de Agosto de 2013, 12:29:36
Em um curso, ouvi dizer que no infinito (a cena está bem longe e não tem nada (bem mais de 100 metros) entre você e a fundo, todos os focos são o mesmo!!! já em relação a nitidez, penso que a melhor deva ser 2 ou 3 pontos de abertura a partir da maior abertura que sua lente tem!!!
É por essas e outras que eu não troco a minha Pinhole feita da caixa de sapato (Berluti Rapiécés Reprisés) do meu avó, por nada ! Hahaha!
我可以排一张你的照片吗?
我可以跟你合照吗?
你可以帮我(们)拍张照片吗?


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #7 Online: 16 de Agosto de 2013, 15:10:56
Essa questão de abertura ótima é complexa, depende não só da lente como da câmera.

Por exemplo, tomando-se como parâmetro 3 stops acima da abertura máxima, se for utilizado uma lente "kit" em DF máxima, com abertura de f/5.6, a abertura 3 stops acima seria f/16. Muitas câmeras modernas provavelmente vão apresentar perda de nitidez por difração nesta abertura devido a alta densidade de pixels no sensor. Se o objetivo são impressões grandes, já vai fazer diferença.

O ideal é, além de pesquisar bem qual é o sweet spot da lente, ver em que câmera esta lente será utilizada. Se fosse para citar uma "receita de bolo", eu diria que aberturas próximas a f/8 dão bons resultados na maioria das vezes.


Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


LFBer

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 54
Resposta #8 Online: 16 de Agosto de 2013, 15:31:17
Essa questão de abertura ótima é complexa, depende não só da lente como da câmera.

Por exemplo, tomando-se como parâmetro 3 stops acima da abertura máxima, se for utilizado uma lente "kit" em DF máxima, com abertura de f/5.6, a abertura 3 stops acima seria f/16. Muitas câmeras modernas provavelmente vão apresentar perda de nitidez por difração nesta abertura devido a alta densidade de pixels no sensor. Se o objetivo são impressões grandes, já vai fazer diferença.

O ideal é, além de pesquisar bem qual é o sweet spot da lente, ver em que câmera esta lente será utilizada. Se fosse para citar uma "receita de bolo", eu diria que aberturas próximas a f/8 dão bons resultados na maioria das vezes.

Acho que é isso.

Você usa hiperfocal se sua foto também for conter algo em primeiro plano (uma flor, depois um campo de grama e uma montanha ao fundo, por exemplo).

No teu caso, uma abertura f/5.6 ou perto disso já vai dar profundidade de campo necessária, já que seu foco é exclusivamente no infinito e nada antes tbem precisa estar em foco.

Mas veja (teste) qual a melhor abertura da sua lente, que deixa menos vinheta e mais nitidez.

Outra coisa: difração. É um fenômeno que ocorre quando os raios de luz são desviadospelas lâminas do diafragma e deixa a foto menos nítida; normalmente ocorre quando você usa uma abertura muito pequena (f/11 pra cima). Mas vc só tem que se preocupar com isso se sua máquina tiver muita resolução (como uma D800) e você pretender imprimir fotos em tamanho grande.