Autor Tópico: [ARTIGO] Entendendo o sistema mirrorless  (Lida 9329 vezes)

sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Online: 16 de Agosto de 2013, 11:33:27
Tranquilos?

Não é novidade que desde 2010 o sistema mirrorless vem ficando cada vez mais conhecido do público brasileiro, porém, muitas dúvidas ainda pairam na cabeça de quem quer ter um equipamento sem espelho ou até mesmo nos usuários mais experimentados das reflex que pensam em um novo equipamento mas não possuem informações suficientes para avaliação do sistema mirrorless.

Pensando nisso, resolvi escrever este rápido texto para tentar sanar as maiores dúvidas sobre o mirrorless.

Então, oque é o sistema Mirrorless ?

Na ponta da língua mirrorless é uma câmara fotográfica sem espelho.
Oque poucas pessoas sabem é que o mirrorless surgiu em 1924 com a Leica, nesse ano ela já fabricava câmara sem espelho, porém, foi em 1959 que surgiu a primeira Leica com lente intercambiável e sem espelho, se trata da Leica M1.http://en.wikipedia.org/wiki/Leica_M1

Vejamos a imagem :


Imagem retirada da internet

Ela nos mostra dois sistemas o reflex e o mirrorless.
Na câmara reflex, circulado em vermelho temos o espelho que fica a frente do sensor e que é responsável por refletir a luz para o pentaprisma, este, reflete a luz para o view finder ótico.
Este é o conjunto de espelhos que não encontramos no sistema mirrorless, daí, tiramos as três primeiras características do sistema mirrorless:
1 - O sistema mirrorless , por sí só, deixa o corpo da câmara menor.
2 - O sistema mirrorless obriga a utilização de um view finder eletrônico.
3 - O sistema mirrorless deixa o sensor exposto quando não há lentes conectadas ao corpo da câmara.
 
Essas características podem ser boas ou ruins, dependendo muito do uso que cada fotógrafo dará a câmara e não caberia aqui discutir se são bons ou não, sendo esta avaliação muito pessoal, tanto no âmbito amador, quanto no âmbito profissional.


Agora eu sei oque é o sistema mirroless, mas e o sensor ?

Bom, o sistema mirrorless é flexível ao ponto de possuirmos câmaras de todos os tipos utilizando este conceito.
Temos sensores compactos, micro 4/3, APS e inclusive sensores Full Frames. O único que eu não vi utilizando o conceito foi o médio formato(Em 2011 saiu um rumor de uma pentax mirrorless médio formato, porém, não sei se o rumor se transformou em realidade).

Alguns exemplos de câmaras mirrorless e seus sensores :

CompactoNikon CXMicro 4/3APSFull Frame
Pentax Q10Nikon J1 Lumix GX-7Fuji X-E1Leica M
CMOS, 7.66 x 6.17 mm CMOS, 13.2 x 8.8 mm Live CMOS, 17.3 x 13 mm CMOS, 23.6 x 15.6 mmCMOS, 36 x 24 mm
5.62x2.7x2.0x1.5x1x

Então uma quarta característica do mirrorless é que ele está presente em todos os tipos de câmaras, sendo que não é possível mensurar a qualidade de uma câmara simplesmente por ela ser mirrorless.

Por exemplo, uma  câmara APS-C Reflex comparada com uma APS-C mirrorless pode ter  qualidade melhor ou pior.
Essa mensuração vai ter que levar em consideração, lentes, ano de fabricação do corpo, processador etc.


Quando considerar a compra de uma mirrorless ?

Vamos considerar, para isso, as situações:

1 - Quando vamos trocar uma câmara compacta, no sensor.
Se temos uma compacta e queremos trocar de câmara o mirrorless é recomendado, afinal, temos mirrorless com corpos bem compactos e
sensores dos mais variados, neste momento a única desvantagem é a lente ser intercambiável, mesmo que o corpo ainda seja compacto
o conjunto se torna um pouco maior do que as compactas atuais.

2 - Já possuímos uma Reflex e queremos um novo corpo ou trocar de corpo
Aqui é onde mais teremos divergências. Afinal, para muita gente só se pode ter qualidade com um sensor APS e um visor OVF.
Porém, e deixando nossos pré-conceitos de lado, a escolha será bem pessoal.
Para um fotógrafo o corpo menor pode ser uma vantagem, para outro não.
Para alguns EVF é melhor que OVF, para outros OVF é o que há.
Alguns dirão que o fato do sensor ficar exposto é prejudicial, outros não ligaram para este fato.
Então, pode-se sim trocar de sistema, ou até utilizar os dois concomitadamente, sem problemas algum.
Muitos pensam que todo corpo mirrorless é compacto e não possui view finder, como a NEX-3 ou a série GF da Panasonic. Bom, temos , or exemplo, a série G e GH da Pana que possuí corpo semelhante as reflex, temos a Oly OM-D EM-5 que até grip possuí. Enfim, não teríamos problema algum se, numa situação hipotética, trocássemos uma Canon T5i por uma Pana G6.


Enfim, as situações são inúmeras, e temos ai a base para a escolha de cada um. Pesando os prós e contras podemos chegar a conclusões sem os velhos pré-conceitos implantados pela industria ou pela falta de informação.

Bom, é isso, caso necessário adiciono mais informações , dúvidas ou críticas é só mandar !

 :ok:
 
« Última modificação: 16 de Agosto de 2013, 15:47:31 por Leo Terra »
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #1 Online: 16 de Agosto de 2013, 13:03:59
Apêndice 1 :

Mirrorless atuais com EVF :

FujiX-E1X-Pro1
NikonV2
OlympusOM-D EM-5
PanasonicLinha GLinha GHGX7
SamsungNX20Galaxy NX
SonyNex-6Sony Nex-7
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


william ruiz

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 98
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 14 de Setembro de 2013, 23:38:07
Boa explicação, estou a procura de uma segunda câmera, de menor porte, tenho uma Nikon D7100, testei a compacta Lumnix LX7 e agora estou testando uma GX1 com a lente do kit e uma 14mm 2,5


MARCIOBERE

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 77
Resposta #3 Online: 20 de Outubro de 2013, 13:42:45
Muito bom


Cooler.M

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 254
Resposta #4 Online: 02 de Dezembro de 2013, 00:01:18
Passando só para dar o parabéns pelo artigo.
Simples, rápido e explicativo!
[VENDO] WD MyBook Live 2TB - Solução em Backup (Nuvem Pessoal)
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=95559.0


Gilberto Pereira Junior

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
  • Sexo: Masculino
  • Salve a fotografia
    • 2Dmentes
Resposta #5 Online: 24 de Janeiro de 2014, 11:28:25
Legal o artigo.
O sistema DSLM ou Mirrorless precisa de informações corretas como as que você passou para se livrar do rótulo de câmeras inferiores.
Muita gente inclui esse grupo junto com as câmeras compactas e trata-se de outro mundo.
Ser compacta é uma qualidade das DSLM que tem atraído muita gente que está aposentando sua DSLR.
Como você citou temos que analisar o sensor, processador e etc.
Já temos DSLM full frame com os lançamentos da Sony A7 e A7R.
E dia 28 de janeiro teremos mais uma DSLM surgindo:
http://fujifilm-x.com/teaser140128/en/

http://www.fujirumors.com/never-ending-leak-x-t1-more-images-specs-and-xf-18-135-weather-sealed-will-come-in-may/

Abraços, Giba. :)
Abraços, Giba.


Carlos HP

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.832
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de tempo!
    • Do Infinito ao Bokeh
Resposta #6 Online: 11 de Março de 2014, 10:06:34
Gostaria de fazer uma observação sobre a citação da Leica no artigo, visto que o conceito dela, pelo menos no que tange a questão do visor, é diferente das Mirrorless atuais - não usa EVF. Hoje acho que tem uma opção de EVF externo, mas eles mantém um visor óptico.

É muito bom ver como os sistemas mirrorless estão evoluindo e nos presenteando com novas alternativas com excelente relação qualidade x peso.


LRS

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
  • Sexo: Masculino
  • Os olhos são as janelas da alma.
Resposta #7 Online: 20 de Abril de 2014, 09:49:27
leitura agradável!


anagiu

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #8 Online: 19 de Maio de 2014, 22:59:55
Olá, comprei uma Pentax q10 e gostaria de comprar um visor ótico para ela. O seu é muito caro então gostaria de saber se posso comprar  algum outro (de outra marca) vi algumas com viewfinder de outra marca mas nao sei se funcionam bem, alguem sabe? sou mt leiga sobre fotografia.


Lucas R.

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 183
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #9 Online: 10 de Setembro de 2015, 22:46:54
Desculpa ressuscitar o tópico, mas senti falta de pontos positivos e negativos, por exemplo essa exposição do sensor aí...


Luan Richard

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 131
Resposta #10 Online: 21 de Fevereiro de 2016, 19:46:30
Boa explicação, estou a procura de uma segunda câmera, de menor porte, tenho uma Nikon D7100, testei a compacta Lumnix LX7 e agora estou testando uma GX1 com a lente do kit e uma 14mm 2,5


Eai oque esta achando?


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.615
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #11 Online: 22 de Fevereiro de 2016, 08:32:20
Show de bola! Rápido, prático e muito fácil de entender, parabéns!
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."