Autor Tópico: Nodal Ninja "caseiro" + Canon SX40HS  (Lida 2312 vezes)

jmalfatti

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 360Cities
Online: 15 de Agosto de 2013, 14:38:15
Pessoal, aí vão algumas fotos do meu Nodal Ninja, no melhor estilo gambiarra, mas que funciona muito bem.
Para quem curte panorâmicas é uma ferramenta essencial, e para quem é amador e/ou não quer desembolsar + R$900, aí vai a dica, montei esse com menos de R$ 80 usando aço inox e pagando meia hora de serviço num serralheiro :ok:

Obs: Fiz com furos oblongos para poder usar com outras lentes e câmeras, já sonhando com o dia em que puder ter uma DSLR;
         Ao final do post uma foto 360 de teste, feita na pressa, no meio do quintal.






FOTO TESTE: http://www.360cities.net/image/teste-nodal-ninja-caseiro

Jonathan Malfatti
Canon EOS 60D + 18-55 -55-250 - 50 ( f/1.8 )
Canon A2200 http://www.360cities.net/profile/jmalfatti


Gilberto Benasse

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 788
Resposta #1 Online: 15 de Agosto de 2013, 15:00:42
Meu, muito legal suas fotos. Qualquer camera faz ? Se sim, como vc fez, como se fosse filmagem? Minha camera só faz 180 graus, mas horizontal. Estou aprendendo fotografia agora e isso foi uma coisa legal de apresentar
« Última modificação: 15 de Agosto de 2013, 15:01:13 por Gilberto Benasse »
Canon T5i + 18-55mm stm +50mm stm + 24mm stm +55-250mm
Nex 3 + Nex C3 + 18-55mm + adaptador ef-emount


jmalfatti

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 360Cities
Resposta #2 Online: 15 de Agosto de 2013, 15:28:01
Meu, muito legal suas fotos. Qualquer camera faz ? Se sim, como vc fez, como se fosse filmagem? Minha camera só faz 180 graus, mas horizontal. Estou aprendendo fotografia agora e isso foi uma coisa legal de apresentar

Gilberto, não sou expert no assunto, mas acredito que qualquer câmera faça, inclusive algumas pessoas fazem até com celulares. São diversas fotos "coladas" ( +/- 40 fotos ) com um programa,  eu uso o PTGui, mas muita gente faz isso no Photoshop. O grande segredo é que a câmera não pode se mover em relação ao eixo, por isso é indispensável um tripé, e se possível a ferramenta que ajusta a posição da câmera de acordo com o ponto nodal da lente, que é justamente essa "gambiarra" que fiz.

* Todas as demais fotos do meu perfil do 360 Cities foram feitas com tripé normal, sem ponto nodal correto, o que provocava muitos erros na hora de juntar as imagens ( erros de paralaxe ) e me tomava muito tempo na edição, agora as fotos saem praticamente prontas.

Abraço
« Última modificação: 15 de Agosto de 2013, 15:28:34 por jmalfatti »
Jonathan Malfatti
Canon EOS 60D + 18-55 -55-250 - 50 ( f/1.8 )
Canon A2200 http://www.360cities.net/profile/jmalfatti


Gilberto Benasse

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 788
Resposta #3 Online: 15 de Agosto de 2013, 15:51:21
girando no eixo eu entendi, o que eu não entendi é que ele gira pro chão e tambem pro ceu.... a partir de suas dicas vou tentar fazer, já tenho até cenário... praia, montanha, rochedo, na mesma foto
Canon T5i + 18-55mm stm +50mm stm + 24mm stm +55-250mm
Nex 3 + Nex C3 + 18-55mm + adaptador ef-emount


jmalfatti

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 360Cities
Resposta #4 Online: 15 de Agosto de 2013, 16:46:40
girando no eixo eu entendi, o que eu não entendi é que ele gira pro chão e tambem pro ceu.... a partir de suas dicas vou tentar fazer, já tenho até cenário... praia, montanha, rochedo, na mesma foto

Eu juro que tinha escrito uma resposta bem legal, depois apertei um botão do mouse equivalente ao "voltar" do navegador e ela se foi  :doh:

Então é o seguinte, imagine que você tem que adesivar uma esfera com imagens por dentro ( terrível analogia ).

Você monta a câmera no tripé, direciona para o chão e vai tirando fotos até completar uma volta, sempre mantendo 30-50% de cada imagem na foto seguinte, para que o software tenha pontos de referência para juntar tudo depois, depois de completada a volta você "sobe um andar", e vai repetindo as voltas até chegar no céu. Depois de feita a edição, o aspecto em 2D fica bem esquisito, mas como ela vai "adesivar" uma esfera, faz sentido.


Melhores explicações aqui: http://help.360cities.net/taking-panoramic-pictures/how-to-get-started

Existem outros detalhes técnicos que eu não me sinto preparado para explicar, tipo usar maior angular possível para conseguir fazer o trabalho com menor quantidade de fotos e com menos erros, ajustar ponto nodal e outras coisas, mas isso o mestre google/youtube sabem muito mais que eu.
Jonathan Malfatti
Canon EOS 60D + 18-55 -55-250 - 50 ( f/1.8 )
Canon A2200 http://www.360cities.net/profile/jmalfatti


Gilberto Benasse

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 788
Resposta #5 Online: 15 de Agosto de 2013, 17:00:28
obrigado pelo tempo despendido, já salvei também o site que me enviou. Vou fazer um Google Street na praia kkkkkk
Canon T5i + 18-55mm stm +50mm stm + 24mm stm +55-250mm
Nex 3 + Nex C3 + 18-55mm + adaptador ef-emount


jmalfatti

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 360Cities
Resposta #6 Online: 15 de Agosto de 2013, 17:40:09
obrigado pelo tempo despendido, já salvei também o site que me enviou. Vou fazer um Google Street na praia kkkkkk

 :ok: :ok: :ok:
Jonathan Malfatti
Canon EOS 60D + 18-55 -55-250 - 50 ( f/1.8 )
Canon A2200 http://www.360cities.net/profile/jmalfatti


Alex Simões

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 281
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 15 de Agosto de 2013, 21:54:13
Jonathan, muito bom. Ótima ideia. Vou fazer um testar.
Abraço.
« Última modificação: 15 de Agosto de 2013, 21:54:31 por lxlx19 »
Alex Simões


Sunriser

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.224
  • Sexo: Masculino
  • Deus seja louvado
    • Sunriser Photography Facebook
Resposta #8 Online: 15 de Agosto de 2013, 22:04:17
Ficou legal, hehe.


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #9 Online: 16 de Agosto de 2013, 09:57:08
Ficou interessante hein, parabéns! Posta uma foto da Nadir pra gente ver o alinhamento, vi que o eixo onde prende a câmera não esta na mesma linha da base vertical, fez isso por que o encaixe da sua camera eh fora do centro da lente?
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


hbrandao

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 491
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 16 de Agosto de 2013, 10:05:54
Muito bom!!   :ok:

Fiquei um tempinho bom analisando a primeira imagem. Por um bom tempo achei que a câmera estivesse flutuando. Só depois que vi as demais (rolando a tela) é que vi a "gambiarra". HAHAHAHA
 :doh:
« Última modificação: 16 de Agosto de 2013, 10:06:57 por hbrandao »
Henrique Brandão
Fotografe para tornar eternas as emoções que seriam efêmeras
>> http://www.flickr.com/photos/hbrandao


jmalfatti

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 360Cities
Resposta #11 Online: 16 de Agosto de 2013, 10:57:02
Ficou interessante hein, parabéns! Posta uma foto da Nadir pra gente ver o alinhamento, vi que o eixo onde prende a câmera não esta na mesma linha da base vertical, fez isso por que o encaixe da sua camera eh fora do centro da lente?

Exatamente, na placa onde se prende a câmera precisei furar um pouco afastado do eixo porque a SX40 tem o furo deslocado em relação ao centro da lente. Na base do "L" onde prende no tripé ( Nadir seria isso ? ) também fiz o furo oblongo para poder regular, deixei uma margem de 10mm para cada lado.
Jonathan Malfatti
Canon EOS 60D + 18-55 -55-250 - 50 ( f/1.8 )
Canon A2200 http://www.360cities.net/profile/jmalfatti