Autor Tópico: Dúvida em fotometria com flash de estudio!!! Ajuda.  (Lida 4194 vezes)

Rushvz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 63
Online: 17 de Agosto de 2013, 15:50:40
Olá Pessoal, meu primeiro post, fiquei estudando bastante o fórum e aprendi muita coisa. Por isso quero primeiramente agradecer as informações.

Não sei se não pesquisei direito mas tive dificuldade para encontrar a resposta para esta minha dúvida. Seguinte: Comprei um par de flash de estúdio para trabalhar junto com um par de contínua para foto Still.
Minha intenção é a contínua clareado o fundo branco e o flash preenchendo e congelando a imagem e reforçando o fundo brando.

Minha dúvida é: Como fotometrar corretamente a foto, pois não tenho comunicação dos flashes com a minha câmera e só uso o rádio flash... Como ter a prévia de como sairá a foto e saber que a config. da cam vs config dos flashes vs luz contínua resultará numa foto com fotometria equilibrada?

Qual a forma de se ter a prévia da fotometria equilibrada sem precisar tirar a foto e ir regulando com os cliques?

A única solução que tenho em mente é: tira a foto, olha a foto no lcd e vê se ficou sub ou superexposta.

Obrigado e abraços!


ThalesMullerBR

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 636
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 17 de Agosto de 2013, 15:56:46
Fotômetro de mão.


Rushvz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 63
Resposta #2 Online: 17 de Agosto de 2013, 16:09:20
Ok Thales brigadaço pela resposta mas como funciona o fotômetro de mão? Coloca o fotômetro la no motivo, bate a foto e verifica a fotometria do aparelho?


ThalesMullerBR

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 636
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 17 de Agosto de 2013, 16:17:57
Sim, coloca o fotômetro no motivo (no modo Flash), dispara o flash e coloca o resultado que o fotômetro deu na câmera.

Me corrijam se eu tiver falado alguma besteira  :D
« Última modificação: 17 de Agosto de 2013, 16:18:39 por ThalesMullerBR »


Rushvz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 63
Resposta #4 Online: 17 de Agosto de 2013, 17:16:37
vlw mesmo Thales, andei dando uma pesquisada sobre fotômetro aqui a já consegui bastante informação mas to vendo que fotômetros são bem carinhos....


osteiner

  • Trade Count: (11)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 718
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 17 de Agosto de 2013, 18:38:23
Olá,

Você pode fazer por tentativa e erro também.

Comece com velocidade 1/60 e abertura 5.6, veja o resultado e não deixe de consultar o histograma, vá alterando a abertura
Quando chegar na imagem que você necessita, faça as fotos.
Dá um pouco de trabalho no início, mas você se acostuma rápido.
Investir no fotômetro vai uma boa grana e no final é tentativa e erro também, porque sendo foto digital você vai examinar as fotos e utilizar a que mais te agradou, não necessariamente a medida que o fotômetro te indicou.
Espero ter ajudado


Rushvz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 63
Resposta #6 Online: 17 de Agosto de 2013, 23:30:05
Vlw Osteiner, vi que realmente terei que aguçar minha visão no histograma, visto que já tenho trabalho pra essa segunda-feira... Acho que vou dar uma treinada em casa hehehe... Fotômetro fica pra depois!

Vlw gente!

Já ia esquecendo!!! Existe algum gabarito ou tabela de cor que pode ser fotografado e ir ajeitando a config. tendo este como referência?
« Última modificação: 17 de Agosto de 2013, 23:33:43 por Rushvz »


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 18 de Agosto de 2013, 11:26:45
Vlw Osteiner, vi que realmente terei que aguçar minha visão no histograma, visto que já tenho trabalho pra essa segunda-feira... Acho que vou dar uma treinada em casa hehehe... Fotômetro fica pra depois!

Vlw gente!

Já ia esquecendo!!! Existe algum gabarito ou tabela de cor que pode ser fotografado e ir ajeitando a config. tendo este como referência?

Fotometria é mais eficiente se feito por um bom fotômetro mesmo, pois o que existe na câmera mede o que chega nela e não o que incide no objeto a ser fotografado. Isso causa diferenças no resultados. Mesmo com o fotometro 'terás que saber o que vai fotometrar'. Por isso sugiro que procure pesquisar sobre: Sistemas de zona e Fotometria (no google vai achar muito conteúdo), ou se possível: melhor fazer um curso.

Não entendi bem o que dizer sobre o gabarito ou tabela, mas existe o X-Rite Colorcheker Passport (uso este), QP Card.... Mas na maioria das vezes um Cartão Cinza 'apropriado' resolve de maneira barata e satisfatória!
« Última modificação: 18 de Agosto de 2013, 11:30:49 por Versiano »
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #8 Online: 18 de Agosto de 2013, 11:33:29
Como usar um fotômetro de mão:
1. Defina o seu ISO
2. Selecione a velocidade adequada; eu uso 1/125 na Mamya ou 1/200 na Nikon D3s
3. coloque o ISO e velocidade no fotômetro
4. Posicione o sensor ( bola branca) na frente do objeto e díspare o flash
5. O fotômetro vai te dar um valor de abertura. Coloque esse na sua camera e boas fotos!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Rushvz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 63
Resposta #9 Online: 18 de Agosto de 2013, 17:24:46
Obrigado mais uma vez.... Mas Versiano, falando de forma rápida e simples, referente a este  X-Rite Colorcheker Passport, vc coloca no motivo e tira a foto, correto? E depois?


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 18 de Agosto de 2013, 17:54:55
Exatamente, mas não é tão prático como parece, pois em tese para obter um resultado mais apurado, deveriam ser feitas várias fotos com ele de acordo com a alteração da iluminação local e com a troca de lentes. Como disse, para alguns a utilização de um cartão cinza apropriado é mais do que suficiente.

Na minha opinião ele ajuda a acertar o tom de pele e o azul (no meu caso, o azul é cor que a câmera parece mais se desviar do 'correto')

Ele funciona com lightroom e Photoshop

No youtube tem vários vídeos sobre ele, achoo melhor que se eu mesmo fosse descrever:
http://www.youtube.com/watch?v=_m44L8o2Fwk
http://www.youtube.com/watch?v=RIeRz7Nt29Y
http://www.youtube.com/watch?v=QuIUlf3VnGc
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 18 de Agosto de 2013, 18:32:23
Foto em still é ISO 100 abertura entre f5 a f16 e deixa o fotometro de mão indicar o tempo. O fotometro de mão é uma baita ferramenta para quem trabalha com fundo branco.


Rushvz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 63
Resposta #12 Online: 19 de Agosto de 2013, 10:20:01
Obrigado Versiano vou estudar os vídeos. Nattis, ISO 100 e abertura f.14 são regras nos meus trabalhos, só queria saber mesmo sobre regulagem da fotometria conforme descrevi anteriormente, mas como falei infelizmente fotômetro e mão está fora do meu roçamento.

Obrigado pessoal!!!!