Autor Tópico: Diminuir resolução melhora? (canon SX160 IS)  (Lida 2798 vezes)

Vinícius Krausz

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
  • Sexo: Masculino
Online: 18 de Agosto de 2013, 01:30:13
Olá,
Sou novo no fórum, e optei por entrar nele por dois motivos.

1.
Eu sou estudante de Design, e nesse período iniciarei meus estudos em fotografia. Tenho interesse na área, mas não pretendo seguir carreira, apenas quero tirar boas fotografias dos meus trabalhos, e tê-la como um hobby, para uso pessoal.

2.
Meu pai, que trabalha com serviços de paisagismo, reformas residenciais, manutenção de jardins, etc, pretende comprar uma câmera para tirar fotos de seus trabalhos e me pediu uma ajuda para escolher o modelo.

Nós dois não temos muito dinheiro  :D rs, infelizmente, então, pesquisando aqui no fórum, vi boas recomendações para a Canon SX240.

Eu já estou decidido: vou comprá-la.
Já o meu pai, não deve pagar mais que 500 reais.
Como vocês devem ter percebido, com a inflação e a alta do dólar,
em vez de abaixar, os preços estão aumentando  :(
Assim, optei pela SX160 para ele, que está exatamente esse preço no Walmart.

Pergunta:

Uma coisa que eu já li algumas pessoas escreverem aqui é que as SX130/150 são melhores que a SX160 porque tem menos megapixel, mas se eu diminuo a resolução da SX160(16mp) para 12mp, para disparar as fotos, eu não tenho esse problema resolvido? Se não, porque isso acontece?


Agradeço desde já
« Última modificação: 18 de Agosto de 2013, 01:37:18 por Vinícius Krausz »
Vinícius Krausz
Designer | UFRJ


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 18 de Agosto de 2013, 03:56:38
Apenas pra adiantar, não amigo, não é assim que funciona. Mas prefiro deixar alguém mais técnico explicar o motivo.
Ah, dá uma olhada com o nelson nakamura n.orcamento@uol.com.br.  ou a Tecnoinfosul.com.br preços muito bons.
Abração

Enviado de meu GT-I9300 usando o Tapatalk 2
Tecpix + motorola do guga


Gilberto Benasse

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 788
Resposta #2 Online: 18 de Agosto de 2013, 07:44:36
Acho que para o uso que vai fazer (fotos com pouca distância) não vai influir ter 16 MP. O mais importante é a luz. Para ter melhor qualidade vc vai ter que aprender configurar ela no manual, trabalhando com ISO menor para evitar granulados. Tem um tópico semelhante: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=90520.0
« Última modificação: 18 de Agosto de 2013, 07:54:36 por Gilberto Benasse »
Canon T5i + 18-55mm stm +50mm stm + 24mm stm +55-250mm
Nex 3 + Nex C3 + 18-55mm + adaptador ef-emount


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 18 de Agosto de 2013, 10:57:54
Nunca reduza a resolução na câmera.
Se precisar (e quase sempre vai), faça isso no PC, é um dos passos da pós-produção.
O registro desses trabalhos inclui impressão? Álbuns? Portfolio? Website? Em caso de impressões, em que tamanho?

Ontem mesmo li na 'Fotografe Melhor' que uma imagem com 12MP é suficiente para se fazer uma impressão com 1 metro (lado maior).

 :ok:


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 18 de Agosto de 2013, 11:18:19
Não vai melhorar, pois o que restringi é a densidade de pixels do sensor, essa não tem como mudar, 'ela vai estar lá'. Assim a imagem vai vai ser redimensionada via software na própria câmera.

Nesses casos o melhor é deixar para redimensionar no pós, e um PC, note... em softwares apropriados, pois eles geralmente dispõem de filtros de redimensionamento mais eficazes (Lanczos3, Bilinea, Bicúbico, Fractais.......). E em determinada situação um é melhor do que o outro.
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.


Vinícius Krausz

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 18 de Agosto de 2013, 21:29:34
Muito obrigado pela rápida resposta de todos vocês!
E eu já consegui entender sim.

Realmente, a maioria das fotos serão de perto, ou até macro, até cogito tirar fotografias de mais longe, mas aí sim, só como hobby. Mas, quem sabe, quando a disciplina de Fotografia começar, posso vir a me interessar mais pela área. Mas comprar uma câmera profissional, só se eu conseguir um bom emprego no futuro.

Quanto a câmera do meu pai, já compramos a SX160 para ele, por 398 no Walmart. Tenho certeza que será suficiente para o trabalho dele. Ele até vai poder tirar fotografias de longe, mas será sempre em condições de boa iluminação, luz do dia, em período da manhã ou fim da tarde, então acho que não haverá problema.

Quanto ao tamanho das imagens, os folders que eu mencionei, seriam em tamanho A3, e mesmo assim, reduzidos no grid do layout. Assim, acho que não haverá problema também. No máximo, o que eu posso vir a usar é para uma prancha de apresentação de projeto, A0, onde as imagens, com certeza, jamais ultrapassarão 1m.

Eu costumo usar para melhoramento de imagem o Adobe Photoshop. Esses softwares que vocês recomendaram são mais indicados?
Vinícius Krausz
Designer | UFRJ