Autor Tópico: Sobre fator de corte e distorção.  (Lida 4355 vezes)

RochaMichael

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.492
    • Michael Rocha Fotografia
Online: 18 de Agosto de 2013, 11:08:21
Bom dia!

Enquanto dava uma aulinha de fotografia básica me veio uma dúvida: Uma 50mm em APS-C se comporta como uma 85mm certo? Certo! Mas ela seria uma 85mm com distorção de 50mm ou 85mm?

Valeu!

Enviado de meu GT-I8190 usando o Tapatalk 2

Corpo: 2 x Sony A7III
Objetivas:  Rokinon 35 f/1.4 | Sigma Art 135mm f/1.8 | Sony 50mm f/1.8


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 18 de Agosto de 2013, 15:08:59
ela tem o angulo de visão de aproximadamente 80 mas todas as outras caracteristica são de 50mm, distorção, bokeh e etc...

A unica coisa q muda mesmo eh o angulo de visão o resto são características físicas da lente.
« Última modificação: 18 de Agosto de 2013, 15:10:26 por Rafael.l »


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 18 de Agosto de 2013, 15:26:26
lembrando que a distorção é proporcional à curvatura, e também sofre crop.

o melhor é pegar uma APS em um tripé, faça a foto e compare com a FF com a objetiva equivalente, você vai se surpreender com a semelhança entre as imagens, eu fiz este teste um dia e sobrepus as imagens no photoshop, ficou quase idêntico.

outra coisa, se você pegar várias 50mm, uma nikon, uma zeiss, uma canon, uma leica, etc., cada uma vai ter uma distorção diferente também, elas se comportam também de forma ligeiramente diferente.
« Última modificação: 18 de Agosto de 2013, 15:28:21 por Claudio Rombauer »


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #3 Online: 18 de Agosto de 2013, 17:39:54
Uma 50mm em APS-C se comporta como uma 85mm certo?


Errado! Ela continua se comportando exatamente como uma 50mm, apenas o quadro que sofre corte. Mas a perspectiva, profundidade de campo, compressão de planos e distorção continuam os mesmos.


Na Canon, com fator de corte de 1.6x, o corte equivale ao de uma 80mm. Na Nikon, que tem fator de corte de 1,5x, o corte equivale ao de uma 75mm.


RaphaelGarcia

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 0
Resposta #4 Online: 18 de Agosto de 2013, 18:53:40

Errado! Ela continua se comportando exatamente como uma 50mm, apenas o quadro que sofre corte. Mas a perspectiva, profundidade de campo, compressão de planos e distorção continuam os mesmos.


Na Canon, com fator de corte de 1.6x, o corte equivale ao de uma 80mm. Na Nikon, que tem fator de corte de 1,5x, o corte equivale ao de uma 75mm.

exatamente isso!   :D


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #5 Online: 18 de Agosto de 2013, 19:05:03
eu tenho as duas e uma camera cropada. o que posso dizer? muda da água pro vinho. desde a construção, até a nitidez, o bokeh... estou simplesmente maravilhado com essa 85.


RaphaelGarcia

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 0
Resposta #6 Online: 18 de Agosto de 2013, 19:17:08
Eu acabei de comprar uma  35mm... Tinha até preferência pela 85, mas ela viraria 127mm na minha D300s.... a 35 vai ser mais útil pra mim;


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #7 Online: 19 de Agosto de 2013, 09:45:06
Eu acabei de comprar uma  35mm... Tinha até preferência pela 85, mas ela viraria 127mm na minha D300s.... a 35 vai ser mais útil pra mim;
To pensando seriamente em vender a 50 1.8 e comprar uma 35 2.0


Dloc

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 163
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 19 de Agosto de 2013, 09:47:45
É por essas e outras que estou partindo para FF... espero em breve comprar a minha.

Trabalhar com 50mm, sabendo que o angulo de visão é de fato 50mm, é bem mais legal. Ainda mais se vamos juntar vários vidrinhos legais para montar um arsenal, e assim, saberemos o range real de todos eles.
Nikon D600 || Nikkor 24-70mm f/2.8G ED || Nikkor 50mm f/1.8G ||  Speedlight SB-400


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 19 de Agosto de 2013, 10:08:45
É por essas e outras que estou partindo para FF... espero em breve comprar a minha.

Trabalhar com 50mm, sabendo que o angulo de visão é de fato 50mm, é bem mais legal. Ainda mais se vamos juntar vários vidrinhos legais para montar um arsenal, e assim, saberemos o range real de todos eles.

Mas a 35mm 1.4 na 7D fica sensacional. E uma objetiva até melhor que a frágil 50mm 1.4, que além de mal construída tem um desfoque bem feio.


nakinha

  • Trade Count: (91)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.517
Resposta #10 Online: 20 de Agosto de 2013, 21:29:27
NAKINHA
Canon EOS 600D
Canon EF-S 18-200mm  f/3.5-5.6 IS
Yongnuo EF 1.8/50mm
Flash Canon Speedlight 550EX
Sony ILCE A-3000
Lente Sony E 18-55mm f/3.5-5.6 OSS
Lentes Manuais: Helios 44-3 2.0/58mm,  Promaster Spectrun 7 - 28-80mm. f/ 3.5-4.5, Kiron 2.0/28mm, Porst Color Reflex 1.8/50mm, Rollei Tele-Tessar 4.0/135mm.
http://www.flickr.com/photos/nakinha


Daniela Alves

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.451
  • Sexo: Feminino
Resposta #11 Online: 20 de Agosto de 2013, 22:04:00

Errado! Ela continua se comportando exatamente como uma 50mm, apenas o quadro que sofre corte. Mas a perspectiva, profundidade de campo, compressão de planos e distorção continuam os mesmos.


Excelente observação, Humberto!
Depois de entender o tal fator de crop, sempre fico meio incomodada em ver as pessoas falando que a lente X "vira" lente Y em uma cropada.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #12 Online: 20 de Agosto de 2013, 22:29:08

Errado! Ela continua se comportando exatamente como uma 50mm, apenas o quadro que sofre corte. Mas a perspectiva, profundidade de campo, compressão de planos e distorção continuam os mesmos.


Na Canon, com fator de corte de 1.6x, o corte equivale ao de uma 80mm. Na Nikon, que tem fator de corte de 1,5x, o corte equivale ao de uma 75mm.

Humberto não é bem assim. O crop elimina as bordas, que são fatores críticos de distorção. Portanto há sim uma redução da distorção das bordas quando se usa uma lente FF em APS..
A Perspectiva e o achatamento dos planos também não mudam pela distância focal, mudam pela distância com a qual se faz a foto. Se você mantiver exatamente o mesmo corte para as imagens (ou seja buscar o mesmo enquadramento) estará na mesma distância, portanto uma 50mm em APS, na mesma distância de uma 75mm em Full Frame terá o mesmo corte, a mesma perspectiva e o mesmo achatamento dos planos. Portanto não se comportam igual em termos de perspectiva, porque não é a distância focal que influi nisso. Como para o mesmo enquadramento as distâncias serão as mesmas as perspectivas e o achatamento serão os mesmos de uma lente em FF com 1,5x mais distância focal.
O Bokeh depende do diafragma.
A DOF também muda. Se reduzir o sensor a DOF diminui. Portanto, se mantiver todas as variáveis constantes, a lente de 50mm vai te dar uma menor DOF em APS do que em FF (diferente do que é pregado). Agora se mantivermos o enquadramento isso muda porque o efeito da distância focal sobre a DOF é maior do que o do tamanho da mídia.
Em caso de dúvidas visite: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=2999.0
Está tudo direitinho lá.
« Última modificação: 21 de Agosto de 2013, 01:49:49 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 20 de Agosto de 2013, 22:56:40
Citar
Portanto, se mantiver todas as variáveis constantes, a lente de 50mm vai te dar uma menor DOF em APS do que em FF (diferente do que é pregado).

sempre achei q fosse o contrario  :doh:


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #14 Online: 21 de Agosto de 2013, 01:48:49
sempre achei q fosse o contrario  :doh:

Rafael o pessoa confunde porque pensa no mesmo ângulo de cobertura e isso só é possível variando a distância focal. Só que a DOF varia em uma função de primeiro grau com relação ao tamanho da mídia e uma de segundo grau em relação à distância focal. Portanto, quando aumentamos a distância focal para compensar o tamanho da mídia, o impacto da DF sobre a DOF é maior do que o da mídia... ;)
Mas se vc mantiver a mesma DF e a mesma distância do plano de foco (o que dará um corte diferente na imagem), a DOF da mídia APS será menor. :)

Este tópico explica a física da DOF... http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=30530.0
« Última modificação: 21 de Agosto de 2013, 01:53:06 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.