Autor Tópico: Pra que 51 pontos de autofoco ?  (Lida 13756 vezes)

sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #45 Online: 20 de Agosto de 2013, 10:41:10
É, não tem jeito gente, até dei uma procurada por aí mas não encontrei de novo a informação... De qualquer forma, a Canon já deixou meio claro que não pretende relançar o sistema, infelizmente.

Achei uma longa discussão sobre o assunto aqui: http://photo.net/canon-eos-digital-camera-forum/00Qkl1

Here are answers from Canon's Chuck Westfall in his "Tech Tips" column:

Nov 2006:

http://www.digitaljournalist.org/issue0611/westfall.html

"At this point, it is reasonably clear that the absence of Eye Controlled Focus (ECF) in EOS digital SLRs is a marketing decision. There is no point in ruling out the possibility that ECF may be introduced in future EOS models, but I don't expect it to appear unless a sufficient level of market demand is perceived. So far, that has not happened, but your request has been forwarded to our Product Development Center."

Mar 2008:

http://www.digitaljournalist.org/issue0803/tech-tips.html

"I have stated numerous times on the Web and at least twice in Tech Tips that it is obvious by now that the omission of ECF in EOS Digital SLRs is a marketing decision, not a technical issue. We get user requests for ECF from time to time, but to be blunt, customer demand so far has been insufficient to justify adding this feature. I'll never say never, but don't hold your breath on this one. "

Then again, we all know that demand for a dedicated print button is overwhelming...


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #46 Online: 20 de Agosto de 2013, 10:45:57

O melhor foi a conclusão:


Then again, we all know that demand for a dedicated print button is overwhelming...



AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #47 Online: 20 de Agosto de 2013, 11:12:31
Falando nisso, porque acabaram com o eye control?

Porque era caro de implementar.


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #48 Online: 20 de Agosto de 2013, 11:34:06
Quero dizer que a câmera foca mais rápido se tiver os nove pontos disponíveis do que se tiver somente um.   Tem mais opções de foco.
Ela vai focar mais rápido aonde a câmera achar melhor!Com um ponto de foco ela vai focar mais rápido aonde você quer!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Palmeida

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.551
Resposta #49 Online: 20 de Agosto de 2013, 12:33:13
Ela vai focar mais rápido aonde a câmera achar melhor!Com um ponto de foco ela vai focar mais rápido aonde você quer!
  2x
« Última modificação: 20 de Agosto de 2013, 12:33:34 por Palmeida »
O que eu amo: Deus, família, amigos, trabalho,fotografia, contabilidade, estudar e tecnologia!


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #50 Online: 20 de Agosto de 2013, 20:07:58
  2x

Discordo.

Com um ponto de foco, ela vai tentar focar rápido onde quero, mas nem sempre ela vai conseguir. Dependendo do ponto, ela demora a cravar o foco.

É só testar pra ver.
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #51 Online: 20 de Agosto de 2013, 20:22:29
Discordo.

Com um ponto de foco, ela vai tentar focar rápido onde quero, mas nem sempre ela vai conseguir. Dependendo do ponto, ela demora a cravar o foco.

É só testar pra ver.


Cara, você precisa praticar mais sobre foco, onde e como focar e tal... Como os colegas disseram, não adianta nada ela focar mais rápido se não for onde eu quero, então nem uso a escolha automática. Não tem como a câmera descobrir onde a gente quer focar, então não vejo sentido em usar a escolha automática.


Comece a usar um ponto único, escolha manual, e vai ver que não tem nada de difícil e muito menos de lento usar dessa forma. Basta colocar o ponto de foco em uma região com bastante contraste onde você quer focar.


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #52 Online: 20 de Agosto de 2013, 20:35:18
ah! cheguei tarde para polemizar a discussão ! :D

Bom, 51 ou sei lá quantos pontos de foco, eu acho desnecessário.
Uso basicamente o ponto central. E vejam, a minha câmera tem um sistema de focagem ótimo e rápido, ainda mais se for aliado ao touch, tocou na tela, focou e fotografou.
Creio que esses trocentos pontos de focagem seja mais útil em modo automático e com um sistema, bem, inteligente!

:ok:
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #53 Online: 20 de Agosto de 2013, 20:43:57
sabendo usar é útil, eu não preciso de 50 mas não ficaria contente com 1


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #54 Online: 20 de Agosto de 2013, 20:52:15

Cara, você precisa praticar mais sobre foco, onde e como focar e tal... Como os colegas disseram, não adianta nada ela focar mais rápido se não for onde eu quero, então nem uso a escolha automática. Não tem como a câmera descobrir onde a gente quer focar, então não vejo sentido em usar a escolha automática.


Comece a usar um ponto único, escolha manual, e vai ver que não tem nada de difícil e muito menos de lento usar dessa forma. Basta colocar o ponto de foco em uma região com bastante contraste onde você quer focar.

Cara,

Óbvio que não é difícil nem lento se focar em uma região com bastante contraste. Mas se a área for escura, com pouco contraste, a câmera vai demorar a focar. E se vc usar os 200 pontos de foco, ela vai focar em outros com mais contraste, mas não nesse que eu quero, que é mais escuro.

não adianta nada ela focar mais rápido se não for onde eu quero

Essa é justamente a questão do tópico.  Pra que tanto ponto se não focar onde quero ? 
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #55 Online: 20 de Agosto de 2013, 21:01:38
se area for escura e sem contraste não vai ser lento, ela simplesmente não vai achar o o lugar, tem q ser em área de contraste, se tiver só escuro da pra usar a luz auxiliar do flash q ajuda bastante.
Se vc usar todos os pontos ela vai pegar qualquer area de contraste q estiver sobre os pontos e tbm não vai ir no lugar certo.

Se vc focar em uma parede toda branca pode ter 100 ou 1 ponto q ela não vai fazer o foco.



Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #56 Online: 20 de Agosto de 2013, 21:10:48
Cara,

Óbvio que não é difícil nem lento se focar em uma região com bastante contraste. Mas se a área for escura, com pouco contraste, a câmera vai demorar a focar. E se vc usar os 200 pontos de foco, ela vai focar em outros com mais contraste, mas não nesse que eu quero, que é mais escuro.

Essa é justamente a questão do tópico.  Pra que tanto ponto se não focar onde quero ?
Eu acho que a sua técnica está errada!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #57 Online: 20 de Agosto de 2013, 22:29:17
Porque era caro de implementar.

Oxi... Mas ele não foi desenvolvido e implementado em um modelo de fabricação seriada?
O mais racional (aqui na minha cabeça) era pulverizar o uso para pagar os custos de desenvolvimento com a massificação da aplicação. Migrar para ouros modelos e torná-lo, ainda que um extra de luxo, um diferencial nos modelos TOP.
Ou não?

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #58 Online: 20 de Agosto de 2013, 22:36:13
affalcao, vc costuma fotografar com amplas aberturas em closes??
f/1.2, f/1.4, f/1.8... Em um close fechado da cabeça? Usando uma tele de 200mm, p. ex., a uns 5-7 metros do motivo??

Se sim, dá certo essa sua forma de focagem?

Se não, costuma fotografar em qual abertura predominantemente?
f/8, f/11, f/16?

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


pedromartins021

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 882
  • Sexo: Masculino
Resposta #59 Online: 20 de Agosto de 2013, 23:09:08
affalcao, vc costuma fotografar com amplas aberturas em closes??
f/1.2, f/1.4, f/1.8... Em um close fechado da cabeça? Usando uma tele de 200mm, p. ex., a uns 5-7 metros do motivo??

Se sim, dá certo essa sua forma de focagem?

Se não, costuma fotografar em qual abertura predominantemente?
f/8, f/11, f/16?

O X da questao é tudo que foi citado acima...

Se voce tem 100 ou 50 pontos de foco e dieixa a camera decidir, entao  voce nao sabe focar. Mas ai vem a questao, ora mais pontos ajudam a deixar mais nitida a imagem que quero, acho errado.

Muita gente compra lentes claras, mais caras e esquecem que existe aberturas no diafragma que tem muito a ver com o foco e profundidade de campo.

Se o cidadao foca no centro e usa f2.8, somente o centro será nitido e voce perdera detalhes da imagem; uso como exemplo o caso dos meninos da primeira foto na pagina 1, essa foto deve ter sido feita com muita abertura. Se o ponto central tivesse sendo usado com uma abertura f11 ou 15, embora a foto ficasse mais escura, o que poderia ser corrigida depois haveria mais nitidez na imagem porque melhoraria a profundidade de campo.

O povo so quer fotografar em f2.8 porque a lente é clara e esquecem os outros fatores que compõem a foto.

Costumeiramente uso o ponto de foco central e f11 e tenho uma boa profundidade e nitidez.