Autor Tópico: Pra que 51 pontos de autofoco ?  (Lida 13601 vezes)

affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Online: 19 de Agosto de 2013, 00:52:57
Tirei umas fotos outro dia e quando fui ver o resultado em casa, algumas estavam com foco no lugar errado. Aí pergunto, pra que tanto ponto de autofoco se o foco é feito no ponto errado.  Não é melhor deixar só no ponto central e escolher exatamente onde vai ser o foco ?

No meu caso, a câmera tem somente 9 pontos de autofoco. Será aí o problema ?
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 19 de Agosto de 2013, 01:13:21
eu uso todos os 11 da D5100 e vai no lugar certo, o central é o q menos uso.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #2 Online: 19 de Agosto de 2013, 01:29:38
Isso já foi bem discutido por aqui, mas tudo bem.

Acho que, independente de quantos pontos de AF a câmera tem, o único jeito confiável de focar é você mesmo escolhendo o ponto de AF que vai usar. Não dá pra deixar essa escolha pra câmera, porque ela sempre vai focalizar no objeto mais próximo da câmera, tem que sempre escolher o ponto de AF você mesmo.

Dito isso, quando mais pontos de AF, mais fácil é de fazer o foco sem ter que re-enquadrar a imagem depois. E também é muito útil pra quem usa foco contínuo, porque dá mais opções para a câmera rastrear o objeto a ser focado.

Mas eu vou te falar que, PRO MEU ESTILO DE FOTOGRAFIA, acho um exagero 51 ou 63 pontos de AF. Quando eu tinha a 7D, achava que 19 pontos já eram demais, sendo que eu usava praticamente só 5 deles. Só me dava mais trabalho de mudar de um ponto pro outro. Já falei algumas vezes por aí, eu ficaria totalmente satisfeito com uma câmera com apenas 5 pontos de AF (1 central e mais 1 em cada um dos terços), desde que todos fossem cruzados.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #3 Online: 19 de Agosto de 2013, 08:49:47
...Já falei algumas vezes por aí, eu ficaria totalmente satisfeito com uma câmera com apenas 5 pontos de AF (1 central e mais 1 em cada um dos terços), desde que todos fossem cruzados.

 :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok:


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 19 de Agosto de 2013, 09:09:38
Não dá pra deixar essa escolha pra câmera, porque ela sempre vai focalizar no objeto mais próximo da câmera

Não necessariamente no mais próximo.

Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #5 Online: 19 de Agosto de 2013, 09:32:52
Não necessariamente no mais próximo.


O algoritmo dela é esse, se deixar na escolha automática, ela vai escolher o objeto mais próximo sim. Claro, desde que esteja em algum ponto de AF e que a distância mínima de foco da objetiva seja respeitada. Mas a questão é que é importante que você comece a escolher o ponto de AF a ser utilizado, e não deixar essa escolha pra câmera.


Dloc

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 163
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 19 de Agosto de 2013, 09:42:52
Na minha 7D eu só uso o foco no ponto central. Bingo, e o foco sai onde exatamente eu quero.

Não vejo problema nenhum em recompor a cena após focar.. isso eu acho até legal!!!
Nikon D600 || Nikkor 24-70mm f/2.8G ED || Nikkor 50mm f/1.8G ||  Speedlight SB-400


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 19 de Agosto de 2013, 09:52:08

O algoritmo dela é esse, se deixar na escolha automática, ela vai escolher o objeto mais próximo sim. Claro, desde que esteja em algum ponto de AF e que a distância mínima de foco da objetiva seja respeitada. Mas a questão é que é importante que você comece a escolher o ponto de AF a ser utilizado, e não deixar essa escolha pra câmera.

Mas veja no exemplo abaixo. Tentei focar na criança do meio, mas o foco não ficou nem nela nem na que estava em primeiro plano e sim no brinquedo colorido mais ao fundo. 

Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #8 Online: 19 de Agosto de 2013, 10:01:06
Mas veja no exemplo abaixo. Tentei focar na criança do meio, mas o foco não ficou nem nela nem na que estava em primeiro plano e sim no brinquedo colorido mais ao fundo.


Mas aí é um erro do sistema de AF que pode ser várias coisas, como o que falei em cima. Pode ser que não tivesse nenhum ponto de AF em cima de onde o garoto estava. Olhando bem a foto, e imaginando os 9 pontos de AF na figura, realmente não tem pontos de AF nessa região. Daí não tem como fazer o foco, certo?


O algoritmo é esse sim, a câmera vai tentar fazer o foco no objeto mais próximo, e que esteja em algum ponto de AF. Então não use mais a escolha automática de pontos, passe a escolher você mesmo.


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 19 de Agosto de 2013, 10:07:56

Mas aí é um erro do sistema de AF que pode ser várias coisas, como o que falei em cima. Pode ser que não tivesse nenhum ponto de AF em cima de onde o garoto estava. Olhando bem a foto, e imaginando os 9 pontos de AF na figura, realmente não tem pontos de AF nessa região. Daí não tem como fazer o foco, certo?


O algoritmo é esse sim, a câmera vai tentar fazer o foco no objeto mais próximo, e que esteja em algum ponto de AF. Então não use mais a escolha automática de pontos, passe a escolher você mesmo.

Ah sim, entendi.

Valeu pela explicação  :ok:
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 19 de Agosto de 2013, 10:11:00
tente fotografar uma criança com uma 85mm 1.2 a 1.2. A recomposição a partir do central é bem mais sucetível a erro de foco do que escolher um ponto próximo e recompor um pouquinho.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #11 Online: 19 de Agosto de 2013, 10:47:38
Bom em primeiro lugar não adianta ter o recurso e não saber usar.
Muitos pontos de foco evitam ter que refazer o enquadramento depois que confirma o foco. Isso evita perda de nitidez no ponto de foco, porque o novo enquadramento modifica as distâncias envolvidas. Os muitos pontos de foco também ajudam a inteligência da câmera a definir o que é prioritário no foco 100% automático. Mas como é a câmera que define, nem sempre será o mesmo que você gostaria.
Para aproveitar bem este recurso você deve entender a lógica do sistema automático de sua câmera ou passar a decisão dos modos de foco para o manual. Assim você mesmo pode decidir com qual ponto de foco trabalhar.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #12 Online: 19 de Agosto de 2013, 10:53:11
tente fotografar uma criança com uma 85mm 1.2 a 1.2. A recomposição a partir do central é bem mais sucetível a erro de foco do que escolher um ponto próximo e recompor um pouquinho.

nao consigo usar outros pontos sem ser o central, só em esportes mesmo ou algo que tenha MUITO movimento, ai ponho no af-c e ponho pra rastrar o objeto

ja usei a 1.2 e nao achei taaao dificil assim acertar o foco no centro reenquadrando
@jacobfotografiacriativa


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 19 de Agosto de 2013, 10:57:36

ja usei a 1.2 e nao achei taaao dificil assim acertar o foco no centro reenquadrando

se você está bem próximo do sujeito, além de recompor tem que chegar mais pra frente ou pra trás pra compensar a paralaxe, aí reside um pouco de dificuldade, nada que a experiência não resolva, mas tem uma curva de aprendizado.

mas a partir de uma certa distância, é moleza.
« Última modificação: 19 de Agosto de 2013, 10:58:47 por Claudio Rombauer »


Palmeida

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.551
Resposta #14 Online: 19 de Agosto de 2013, 11:49:31
 :snack:
O que eu amo: Deus, família, amigos, trabalho,fotografia, contabilidade, estudar e tecnologia!