Autor Tópico: Distância focal, 10m, retrato  (Lida 2608 vezes)

Dloc

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 163
  • Sexo: Masculino
Online: 19 de Agosto de 2013, 10:38:19
Pessoal,

Sou iniciante na categoria hobby/entusiasta (:D) e como não tenho acesso a equipamentos diversos (não tenho amigos fotógrafos), venho recorrer a vocês.

A dúvida é a seguinte: Qual seria o range necessário de uma lente, para fazer um retrato (da cintura para cima), de uma pessoa que está há 10 metros de distância de mim? Será que uma lente 24-105mm L daria conta, considerando que estou em full frame?

Obrigado a quem puder ajudar!!

Daniel Cavalcante.


Nikon D600 || Nikkor 24-70mm f/2.8G ED || Nikkor 50mm f/1.8G ||  Speedlight SB-400


Ashkenazzi

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 567
  • Casei com a Canon, mas a Nikon é minha amante...
Resposta #1 Online: 19 de Agosto de 2013, 22:55:20
Pessoal,

Sou iniciante na categoria hobby/entusiasta (:D) e como não tenho acesso a equipamentos diversos (não tenho amigos fotógrafos), venho recorrer a vocês.

A dúvida é a seguinte: Qual seria o range necessário de uma lente, para fazer um retrato (da cintura para cima), de uma pessoa que está há 10 metros de distância de mim? Será que uma lente 24-105mm L daria conta, considerando que estou em full frame?

Obrigado a quem puder ajudar!!

Daniel Cavalcante.
10 metros não é uma distância usual para retratos da cintura para cima.
Mas OK. Você precisa de 135mm (ou um pouco mais) para uma pessoa de +- 1.60-1.80: Se não quiser recortar, se quiser "encher" o quadro todo da cintura para cima e deixando a camera no sentido normal dela (sem virar de lado)
Mas cara, na boa, chegue mais perto..economize uns $$$  :D e use a 105mm.
Ou gaste $$ e pegue a melhor lente para retratos, atualmente, que, em custo beneficio, é a 85mm 1.8 (mas tem que chegar bem mais perto)
« Última modificação: 19 de Agosto de 2013, 23:01:32 por Ashkenazzi »
Nikon D800E + MB-D12 + SB-910 com AF-S NIKKOR 85mm f/1.4G + AF-S NIKKOR 24mm f/1.4G ED
Canon EOS 1D X com EF 24-105mm f/4L IS USM + EF 100-400mm f/4.5-5.6L IS USM
Sony Camcorder HDR-FX1000
Testes com 3 lentes 85mm diferentes em bokeh e luzes: http://www.flickr.com/photos/103484384@N04/


Dloc

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 163
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 19 de Agosto de 2013, 23:06:08
Vou abriri o jogo...

Estou pegando uma lente 24-105 para trabalhar na 6D. As vezes fotografo na minha igreja e por vezes gosto de faze retrato de quem está longe, mas nem sempre posso chegar perto.

10 metros é exagero... na prática a distância é menor, em média 7 metros.

Pela sua resposta acredito que a lente 24-105 L tem o range que me atende. Para essas fotos, costumo posicionar a máquina na vertical.

Obrigado.
Nikon D600 || Nikkor 24-70mm f/2.8G ED || Nikkor 50mm f/1.8G ||  Speedlight SB-400


padilhadim

  • Trade Count: (24)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 742
    • DIM Fotografia
Resposta #3 Online: 25 de Agosto de 2013, 00:47:27
Retrato espontâneo, da cintura pra cima, 10m de distância, sensor FF... já pensou na 70-200?  :ponder:


angus

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 291
Resposta #4 Online: 25 de Agosto de 2013, 08:30:59
x2... esse tipo de foto é a praia das 70-200


Dloc

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 163
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 25 de Agosto de 2013, 09:15:17
HUmm... 70-200... Eu achava que seria exagero essa lente, mas ela está ficando inevitavel.

Valeu galera!
Nikon D600 || Nikkor 24-70mm f/2.8G ED || Nikkor 50mm f/1.8G ||  Speedlight SB-400


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #6 Online: 25 de Agosto de 2013, 09:29:41
Vou abriri o jogo...

Estou pegando uma lente 24-105 para trabalhar na 6D. As vezes fotografo na minha igreja e por vezes gosto de faze retrato de quem está longe, mas nem sempre posso chegar perto.

10 metros é exagero... na prática a distância é menor, em média 7 metros.

Pela sua resposta acredito que a lente 24-105 L tem o range que me atende. Para essas fotos, costumo posicionar a máquina na vertical.

Obrigado.
Não vai de D600!?!?!?
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Dloc

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 163
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 25 de Agosto de 2013, 09:32:02
Não vai de D600!?!?!?

Vou sim, bati o martelo na D600. É que esse post é antes da minha decisão.. cara eu estava muito confuso mas agora não mais.  :hysterical:


Inclusive estou vendendo tudo o que eu tenho de Canon para cair de cabeça na Nikon. É corpo 7D, Tamron 17-50 s/ VC, 50mm 1.8 e Flash 430 EX.
« Última modificação: 25 de Agosto de 2013, 09:33:43 por Dloc »
Nikon D600 || Nikkor 24-70mm f/2.8G ED || Nikkor 50mm f/1.8G ||  Speedlight SB-400


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #8 Online: 25 de Agosto de 2013, 10:33:46
A lente para isso é a 70-200 f/4 ou f/2.8 depende de quanto você quer gastar!
Se quiser um retrato mesmo a 10m de distancia tem que ser a 300 a 600mm!
Aqui tem um Video de uma sessão de fotos com uma 800mm! Um dia quero fazer algo parecido!
« Última modificação: 25 de Agosto de 2013, 10:36:25 por Pope »
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Dloc

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 163
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 25 de Agosto de 2013, 12:36:09
O radio comunicador foi essencial nesses shots eheheheh....

Mas não quero isso tudo não... 10m foi uma distância imaginária aqui.. mas na prática deve ser uns 7 ou 5 metros, para fotografar meio corpo... 200mm deve dar de sobra.
Nikon D600 || Nikkor 24-70mm f/2.8G ED || Nikkor 50mm f/1.8G ||  Speedlight SB-400


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #10 Online: 25 de Agosto de 2013, 13:17:37
O radio comunicador foi essencial nesses shots eheheheh....

Mas não quero isso tudo não... 10m foi uma distância imaginária aqui.. mas na prática deve ser uns 7 ou 5 metros, para fotografar meio corpo... 200mm deve dar de sobra.
Acho que a esta distancia uma 85 ou 105 dá!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Ashkenazzi

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 567
  • Casei com a Canon, mas a Nikon é minha amante...
Resposta #11 Online: 25 de Agosto de 2013, 14:04:09
retrato com 800mm 5.6 ? 
Por favor, não embarquem nessas onda de mulekes de internet não. Esse video é propaganda de flash remoto.

só pra iniciar o assunto e já ir chutando o balde:
- as teleobjetivas de 800mm (de mercado) tem menos definição que uma 85mm 1.4 porque as 800mm são uma construção "telephoto" com alto power para auxiliar reduçao de peso e transporte. A Canon e Nikon são 46cm e esta sigma é 56 cm. Nenhuma destas é 80cm ! Elas internamente ampliam a imagem (tem um tipo de zoom fixo inerno. telephoto element)
http://en.wikipedia.org/wiki/Telephoto  versus http://en.wikipedia.org/wiki/Long-focus_lens#Effects_of_long-focus_lenses

- por aí vc já saca que a primeira coisa que o cara disse é "bull-shit": a compressão de planos não é de uma 800mm, simplesmente porque ela não é uma 800mm real
- o DOF delas, segue a mesma linah de raciocinio, ele não é de 800mm
- o cara falou que a modelo está a 4000 ou 5000 ft= 1209~1500m dele. Ok, porém, condições atmosphericas acima e 30m prejudicam a foto.
     -Condições como calor, e principalmente o calor, distorcem a luz, prejudicam a definição e
     -Somados ao fog de poluição, poeira do ar e
     -luzes perpendicualres do sol em intensidades diferentes pelas folhas das arvores: ele está em um parque, o ultimo lugar para fazer isto (em uma distancia de 1.500m), em todo o video veja o problema de luzes diversas no caminho prejudicando o trajeto da luz (novamente, devido a distancia alta, se fosse 5m isso era irrelevanate e ajuda a foto a dar efeito. mas tudo que é demais é veneno  :D). Ok ninguem é fisico aqui (aparentemente) mas estas luzes diversas, e de intensidades e angulos diversos, atrapalham o trajeto da luz que é a que fará a foto dele (isso quando o objeto esta a uma distancia maior que +- 30m). Por mais frio que esteja e por mais limpo que seja o clima, em um parque, ele e terá essas várias luzes so sol vindo direto pelas arvores, no caminho, que afetam o resultado final da foto nele.
- todo esse equipamento para bater em ISO 1000 ? (ele fala que vai bater em ISO 1000 numa D3s !!!). qualquer profissional usaria ISO 100 na D3s dele pelo Dynamic Range nesta foto
- ele fala que vai bater em F5.6 ! Usar a abertura máxima em uma telephoto de 56cm que simula 80cm com power de 1.4x e quer definição nível profissional ? Aqui eu até entro na duvida, nao sou expert nessa lente e cada lente tem a sua história. Mas somando isso a quantidade de coisa que ele já falou...eu acho dificil que esta seja a melhor abertura desta lente.

eu nao curto muito os gostos desse cara aqui abaixo, mas pelo menos ;e um link sobre sharpness e ele está bem correto:
http://www.kenrockwell.com/tech/lens-sharpness.htm
Most lens makers' sharpest lenses are their 300mm f/2.8, 400mm f/2.8, 500mm f/4 and 600mm f/4 ED and L series lenses. Look at their MTF graphs, and they really do have virtually perfect performance. Unfortunately, long lenses have even more stacked between them and a sharp picture. Not only do long lenses have paper-thin depths of field, but their biggest barrier to sharpness is our atmosphere! Even at reasonable distances, heat shimmer is so magnified by long tele lenses that it's often a big barrier to sharpness. Fog and haze at long distances doesn't help, either. Long teles are subject to the same things that vex astronomers, which are called "seeing conditions."

Esquece, jamais uma 800mm para trabalho de retrato profissional...   :no:

« Última modificação: 25 de Agosto de 2013, 14:29:13 por Ashkenazzi »
Nikon D800E + MB-D12 + SB-910 com AF-S NIKKOR 85mm f/1.4G + AF-S NIKKOR 24mm f/1.4G ED
Canon EOS 1D X com EF 24-105mm f/4L IS USM + EF 100-400mm f/4.5-5.6L IS USM
Sony Camcorder HDR-FX1000
Testes com 3 lentes 85mm diferentes em bokeh e luzes: http://www.flickr.com/photos/103484384@N04/


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #12 Online: 25 de Agosto de 2013, 14:28:41
Ano passado teve uma discussão aqui sobre distâncias focais, distância para o fotografado, etc..

Eu e o althoffj fizemos, cada um sem saber do outro, alguns cálculos baseado no ângulo de visão da lente fornecido pelo fabricante. O althoffj disponibilizou inclusive uma planilha para isso.

O link para a discussão e a planilha está aqui http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=73221.msg724259#msg724259

O resultado foi que para uma foto de 2m de enquadramento vertical em uma APS-C usando uma 85mm é necessário uma distância de 6,5m.

Isso é trigonometria pura, vc pode adaptar o cálculo para saber qual ângulo de visão necessita e a partir daí descobrir a lente mais adequada consultando os papers da Canon que dão os ângulos de visão de cada lente em APS-C e FF.

Abçs

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Ashkenazzi

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 567
  • Casei com a Canon, mas a Nikon é minha amante...
Resposta #13 Online: 25 de Agosto de 2013, 14:31:21
Ano passado teve uma discussão aqui sobre distâncias focais, distância para o fotografado, etc..

Eu e o althoffj fizemos, cada um sem saber do outro, alguns cálculos baseado no ângulo de visão da lente fornecido pelo fabricante. O althoffj disponibilizou inclusive uma planilha para isso.

O link para a discussão e a planilha está aqui http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=73221.msg724259#msg724259

O resultado foi que para uma foto de 2m de enquadramento vertical em uma APS-C usando uma 85mm é necessário uma distância de 6,5m.

Isso é trigonometria pura, vc pode adaptar o cálculo para saber qual ângulo de visão necessita e a partir daí descobrir a lente mais adequada consultando os papers da Canon que dão os ângulos de visão de cada lente em APS-C e FF.

Abçs
legal ! 85mm pega alguem a 6,5m
bate com a minha "regra genérica de padeiro" (aproximaçao chutada total pela experiencia que uso). uma lente de 300m pega uma pessoa a 30m, 200mm pega uma pessoa a 20m...100mm pega uma pessoa a 10m (corpo inteiro)..mas é regra de padeiro hehee. (mas nao me refiro a melhor lente para retrato aqui, apena spara enquadramento)

Sempre soube que tinha que ter uma conta para isto mas nunca fui atrás. E, claro, pessoas mudam muito de tamanho.  :D :D :D Vi que a conta é para 2m. Entao a regra de padeiro sempre tera que sofrer uma variação mesmo.
« Última modificação: 25 de Agosto de 2013, 14:38:24 por Ashkenazzi »
Nikon D800E + MB-D12 + SB-910 com AF-S NIKKOR 85mm f/1.4G + AF-S NIKKOR 24mm f/1.4G ED
Canon EOS 1D X com EF 24-105mm f/4L IS USM + EF 100-400mm f/4.5-5.6L IS USM
Sony Camcorder HDR-FX1000
Testes com 3 lentes 85mm diferentes em bokeh e luzes: http://www.flickr.com/photos/103484384@N04/


Ashkenazzi

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 567
  • Casei com a Canon, mas a Nikon é minha amante...
Resposta #14 Online: 25 de Agosto de 2013, 16:19:31
retrato com 800mm 5.6 ? 
Por favor, não embarquem nessas onda de mulekes de internet não. Esse video é propaganda de flash remoto.

só pra iniciar o assunto e já ir chutando o balde:
- as teleobjetivas de 800mm (de mercado) tem menos definição que uma 85mm 1.4 porque as 800mm são uma construção "telephoto" com alto power para auxiliar reduçao de peso e transporte. A Canon e Nikon são 46cm e esta sigma é 56 cm. Nenhuma destas é 80cm ! Elas internamente ampliam a imagem (tem um tipo de zoom fixo inerno. telephoto element)
http://en.wikipedia.org/wiki/Telephoto  versus http://en.wikipedia.org/wiki/Long-focus_lens#Effects_of_long-focus_lenses

- por aí vc já saca que a primeira coisa que o cara disse é "bull-shit": a compressão de planos não é de uma 800mm, simplesmente porque ela não é uma 800mm real
- o DOF delas, segue a mesma linah de raciocinio, ele não é de 800mm
- o cara falou que a modelo está a 4000 ou 5000 ft= 1209~1500m dele. Ok, porém, condições atmosphericas acima e 30m prejudicam a foto.
     -Condições como calor, e principalmente o calor, distorcem a luz, prejudicam a definição e
     -Somados ao fog de poluição, poeira do ar e
     -luzes perpendicualres do sol em intensidades diferentes pelas folhas das arvores: ele está em um parque, o ultimo lugar para fazer isto (em uma distancia de 1.500m), em todo o video veja o problema de luzes diversas no caminho prejudicando o trajeto da luz (novamente, devido a distancia alta, se fosse 5m isso era irrelevanate e ajuda a foto a dar efeito. mas tudo que é demais é veneno  :D). Ok ninguem é fisico aqui (aparentemente) mas estas luzes diversas, e de intensidades e angulos diversos, atrapalham o trajeto da luz que é a que fará a foto dele (isso quando o objeto esta a uma distancia maior que +- 30m). Por mais frio que esteja e por mais limpo que seja o clima, em um parque, ele e terá essas várias luzes so sol vindo direto pelas arvores, no caminho, que afetam o resultado final da foto nele.
- todo esse equipamento para bater em ISO 1000 ? (ele fala que vai bater em ISO 1000 numa D3s !!!). qualquer profissional usaria ISO 100 na D3s dele pelo Dynamic Range nesta foto
- ele fala que vai bater em F5.6 ! Usar a abertura máxima em uma telephoto de 56cm que simula 80cm com power de 1.4x e quer definição nível profissional ? Aqui eu até entro na duvida, nao sou expert nessa lente e cada lente tem a sua história. Mas somando isso a quantidade de coisa que ele já falou...eu acho dificil que esta seja a melhor abertura desta lente.

eu nao curto muito os gostos desse cara aqui abaixo, mas pelo menos ;e um link sobre sharpness e ele está bem correto:
http://www.kenrockwell.com/tech/lens-sharpness.htm
Most lens makers' sharpest lenses are their 300mm f/2.8, 400mm f/2.8, 500mm f/4 and 600mm f/4 ED and L series lenses. Look at their MTF graphs, and they really do have virtually perfect performance. Unfortunately, long lenses have even more stacked between them and a sharp picture. Not only do long lenses have paper-thin depths of field, but their biggest barrier to sharpness is our atmosphere! Even at reasonable distances, heat shimmer is so magnified by long tele lenses that it's often a big barrier to sharpness. Fog and haze at long distances doesn't help, either. Long teles are subject to the same things that vex astronomers, which are called "seeing conditions."

Esquece, jamais uma 800mm para trabalho de retrato profissional...   :no:
Apenas acrescentando, a maior parte das regras acima também vale para as 500mm e 600mm Canon e Nikon. E para muitas zoom. A mãe natureza é cruel com paparazzis.

Todas as variações/combinações e testes, sobre bokeh e compressão de planos, que podiam ter sido feitas, já foram feitas inumeras vezes, por inumeras pessoas no passado.
As melhores opções de retrato de "busto" (busto = http://pt.wikipedia.org/wiki/Busto) são 85mm (fixa), 105mm (fixa) e 135mm (fixa) (a 50mm (fixa) é opção devido ao baixo custo e sua versatilidade para outros tipos de foto que não somente as de busto. Mas não estao entre as melhores para busto)
« Última modificação: 25 de Agosto de 2013, 16:53:09 por Ashkenazzi »
Nikon D800E + MB-D12 + SB-910 com AF-S NIKKOR 85mm f/1.4G + AF-S NIKKOR 24mm f/1.4G ED
Canon EOS 1D X com EF 24-105mm f/4L IS USM + EF 100-400mm f/4.5-5.6L IS USM
Sony Camcorder HDR-FX1000
Testes com 3 lentes 85mm diferentes em bokeh e luzes: http://www.flickr.com/photos/103484384@N04/