Autor Tópico: Preciso de dicas urgente!!!  (Lida 2135 vezes)

almor67

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.402
  • Sexo: Masculino
Online: 28 de Julho de 2006, 17:26:03
Olá,

Como alguns já sabem, sou amador, não tenho curso de fotografia, mas leio muito para aprender o possível sobre o assunto. Não tenho intenção de me profissionalizar (quero fazer concursos públicos), pretendo manter a fotografia com um hobby, mas é sempre bom ganhar uma graninha com um hobby quando se tem um, tanto que sempre mando fotos para um banco de imagens americano e tem me dado um pequeno, mas agradável retorno, além do que, mando para o mesmo as foto que tiro por prazer no dia a dia. Aliás recomendo, www.dreamstime.com (tem o endereço direto para o meu portfolio lá junto com minha assinatura abaixo).

Há alguns meses atrás tentei o mesmo com um banco de imagens brasileiro, mas não deu certo, pois eu tinha que pagar uma mensalidade de R$ 50,00 e como não tive retorno tirei minhas fotos de lá. Bem, aconteceu o seguinte: Me ligaram hoje de lá perguntando se eu estava interessado em fazer umas fotos para a agência da Caixa Econônica Federal aqui no Rio. Fiquei meio inseguro   :blue: quanto ao meu conhecimento, meu equipamento, mas pensei, pensei, pensei...e topei! A  grana é pouca, mas o prazer é imenso. Farei o mesmo na próxima quarta-feira pela manhã.

Eles me passaram o que querem por email como está abaixo:

Os espaços e itens a fotografar são:
 
+ Fachada com banner da Caixa
+ Foyer inferior com escada caracol (parece que é o grande espaço; investir para fazer foto de abertura)
+ Foyer superior
+ Painéis restaurados de Bandeira de Mello
+ Exposição de Di Cavalcanti, nas galerias 2 e 3. Fotos gerais e detalhes de duas ou três obras que nunca haviam sido expostas (Marcelo e monitores podem apontar quais são).
+ Interna de sala de cinema
 
Seria bacana termos público nas imagens gerais.


Meu equipamento é uma D50 com a lente do kit, o flash SB600,  um tripé e um cartão de 1 GB e só.


Gostaria que os mais experientes me dessem o máximo de dicas importantes para um trabalho como esse.

Desde já agradeço imensamento aos que responderam e aos que gostariam de ajudar, mas por outros motivos não puderam fazê-lo.

Valeu mesmo!

Grande abraço
« Última modificação: 28 de Julho de 2006, 18:44:42 por almor67 »
Achilles Moreaux - Fotógrafo Amador - Juiz de Fora
No momento sem câmera

Dreamstime


guigui

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #1 Online: 28 de Julho de 2006, 18:14:41
Oi Achilles!

De cara, lendo o briefing que te deram e o equipamento que vc tem, lembrei de uma coisa que vc vai precisar para as internas : um difusor para o seu flash. Dependendo do lugar até dá prá rebater no teto, mas pelo que entendi as locações tem pé direito bem alto, não? Se não tiver $$ pro difusor, uma folhinha de papel Kleenex preso com um elástico costuma ajudar bem,mas faça testes antes prá ver quanto de luz vc perde com ele.

E nas externas, use parasol sempre. Vc tem certeza sobre o horário? Dê uma passada nos locais das externas antes, no mesmo horário marcado que vc tem prá quarta feira, prá ver se não vai ter problemas com sombras nas fachadas.

Bom, essas são dicas de uma principiante, mas espero ter ajudado!

Boa sorte !
( e não esquece de deixar umas fotos na galeria prá a gente ver como foi!)
(ah! nunca é demais lembrar : baterias extras para flash e câmera!!!)

()s
GuiGui


almor67

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.402
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 28 de Julho de 2006, 18:24:58
Gui,

Qualquer dica é sempre bem vinda, com certeza é uma boa eu dar uma passada lá um dia antes. Quanto ao difusor eu tenho um omnibounce. É isso né? Quanto à bateria extra não adianta. Já me preocupei com isso e já encomendei faz um mês bateria, outra lente, e alguns acessórios da BH, mas ainda não recebi, então não vai rolar....vou ter que me virar com uma só mesmo. Bateria para o flash não tem problema, é pilha AA. Eu tenho 4 recarregáveis, mas se precisar é só comprar pilha comum. Parasol eu tenho mas preciso de um step-up ring de 58mm para 62mm...meu parasol é da cãmera antiga então acho que não rola também...vou ter que me virar com as dicas da galera e com o que dá.

valeu mesmo Gui....abraços.
« Última modificação: 28 de Julho de 2006, 18:46:18 por almor67 »
Achilles Moreaux - Fotógrafo Amador - Juiz de Fora
No momento sem câmera

Dreamstime


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #3 Online: 29 de Julho de 2006, 03:02:27
Achilles, penso que talvez as lentes não sejam as ideais para o que vai fazer, mas dá pra fazer, só que veja bem, pelo briefing é foto pra caramba, por tanto, não pode ser pouca grana, sugiro que procure estudar os valores, até pra que vc não tome "prejuízo" no trabalho, pq tratar tudo isso e mesmo fazer as fotos vai requerer um certo trabalho, bem como  as autorizações para fazer tais fotos.

As das pinturas vão dar um trabalho extra, visto que vc terá o problema de distorção da imagem se n~]ao fizer direito a foto, não sei se a presença de flash prejudica os quadros, seria interessante perguntar pra quem faz foto de obra de arte, mas acho que o flash pode sim alterar um pouco as cores (ai é realmente achismo meu, quem fotografa quadro vai dizer exatamente comom deve ser feito).

Outra dica, como não é ainda um expert, fotografa em Raw, nem que tenha que ir lá mais de uma vez, caso acabe o cartão....rs eu fiz umas fotos de uns produtos e pra ter certeza do branco, coloquei uma folha de papel branco num cantinho da imagem (que seria cropada depois durante o meu tratamento) só pra ter a certeza do branco, funcionou bem, o cliente gostou. Se o local tiver iluminação própria, com certeza não vai poder usar flash, afinal na exposição o jogo de luz faz parte da mesma, logo, nessas fotos é tripé (no mseu caso que não tem disparador) temporizador e paciência se a luz for pouca ( e em geral é).
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


almor67

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.402
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 29 de Julho de 2006, 03:50:13
Alex,

Como a todos que responderam e que vierem a responder meu post, agradeço de coração por sua resposta, afinal demandou tempo e paciência para escrever tudo o que escreveu.

Suas dicas, como as do guigui foram importantes. Inclusive a questão de fotografar em raw ou não era uma dúvida minha e acho que você tem razão. No meu cartão cabem umas 180 fotos em raw..espero que isso seja suficiente.

Eu entrei hoje em contato com a pessoa responsável pelo setor de eventos da caixa e não há problema de autorização. Acho que o trabalho é para eles mesmos. Essa empresa do sul é a intermediária. Ela que vai levar a "grana".

A grana é pouca mesmo..R$ 200,00 mas expliquei minhas condições de equipamento a eles e não me sentiria bem cobrando muito mais, pois afinal de contas se eu der um azar e minha câmera, cartão, etc. derem algum defeito eu serei obrigado a parar o trabalho no meio...Se fossem 2.000,00 acho que nem pegaria o trabalho, a não ser que conseguisse uma câmera emprestada, etc. Não me arrisco a tentar uma câmera emprestada, pois por esse valor acho que não vale o risco. Nunca imaginei que fosse fazer algum trabalho profissional antes, então levarei com o maior profissionalismo possível (por isso abri o post), mas sem arrancar os cabelos. Na verdade estou um pouco nervoso, mas pretendo não ficar. Amanhã viajo e volto segunda pela manhã...pretendo dar uma relaxada e só poderei responder aos posts segunda, portanto não estranhem se apesar da urgência eu der uma mini desaparecida.

Grande abraço,
« Última modificação: 29 de Julho de 2006, 03:58:53 por almor67 »
Achilles Moreaux - Fotógrafo Amador - Juiz de Fora
No momento sem câmera

Dreamstime


ZE RENATO

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 502
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 29 de Julho de 2006, 04:48:39
Almor67 a dica de ir ao local antes é 10!  faça um pequeno roteiro, tenha as fotos em mente, isto vai dinamizar o seu trabalho.  A lente q vc tem não é das melhores, mas pode te ajudar pois é uma GA. Como o Alex disse, as fotos de pinturas acho q não poderá utilizer o flash, então leve um bom tripé, use o temporizador, ISO baixo (para ter pouco noise) e longas exposições, utilizando a luz ambiente (fotografar em RAW é necessário), vai ficar show!.
Fique tranquilo, vai dar tudo certo, já vi alguns como vc aqui q pediram dicas e executaram muito bem o trabalho depois!  Boa sorte!  :thmbup:  


Paulinho Cé

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.882
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 29 de Julho de 2006, 06:04:49
Citar
A grana é pouca mesmo..R$ 200,00 mas expliquei minhas condições de equipamento a eles e não me sentiria bem cobrando muito mais,
Almor67, bom dia.
Nem vou opinar sobre equipamentos pois muitos ja falaram mas sobre o preço cobrado sim.
Estou achando muito pouco, principalmente em se tratando de um orgão federal, devem ter verba legal para o trabalho.
O preço deve ser de acordo com a sua responsabilidade, acho que voce poderia cobrar bem mais por isso, e não se sinta inseguro, faça alguns testes em outro local similar, simule a iluminação do local, para quando fizer o trabalho já ter uma noção.
Valorize o seu trabalho.

Boa sorte

Paulinho Cé
Fotografe com a alma...<br />http://www.flickr.com/photos/paulinhoce/


almor67

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.402
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 29 de Julho de 2006, 08:02:10
Zé Renato e Paulinho...

Mais uma vez agradeço de coração por terem dado uma parada aqui para responder meu post e dar uma força.

Como eu expliquei Paulinho, quem me contatou foi essa empresa do Sul. Eles ofereceram esta valor e provavelmente estão cobrando beeemmm mais da CEF. Eu já dei meu OK e minha palavra é o que mais pesa para mim, mas entrei em contato novamente com a responsável por email perguntando se, caso o volume de fotos seja muito grande, poderia ser estudado um aumento nesse valor. Até também para eu saber a quantidade de fotos a ser tirada, mais ou menos. No entanto acho que você tem razão quanto a valorizar o trabalho, mas fui pego totalmente de surpresa, com as calças na mão...na próxima oportunidade será diferente, com certeza.


Grande abraço,
« Última modificação: 29 de Julho de 2006, 08:04:15 por almor67 »
Achilles Moreaux - Fotógrafo Amador - Juiz de Fora
No momento sem câmera

Dreamstime


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #8 Online: 29 de Julho de 2006, 10:46:03
Citar
A grana é pouca mesmo..R$ 200,00 mas ...
 
Amigo Almor,

Em primeiro lugar parabéns pelo seu primeiro trabalho remunerado! O primeiro a gente nunca esquece. Com relação ao valor x equipamento, eu concordo com o Paulinho e posso te dizer que seu equipamento dá TRANQUILO para você fazer as fotos. Eu tenho 2 cjtos de D50 + Flash (SB-800) e várias lentes, que são mais profissionais que muitos conjuntos ditos SEMI-PRO que a gente vê por aí.

Acho que o problema é mais sua própria insegurança que seu equipamento. Com esse conjunto eu faria tranquilo as fotos! :)

Mas não esquenta! Já cometi erros sobre cobrar trabalhos meus.
Apenas pense que vc não pode receber menos que realmente acha que vale sair de casa, senão vc faz a coisa sem gosto, e isso é péssimo!

Se precisar de dicas, fique à vontade!

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #9 Online: 29 de Julho de 2006, 10:47:22
Achilles, na boa.... vc cobrou muito barato, agora que aceitou nem tem jeito de mudar, mas pense em outos possíveis trabalhos, se vc fizer as fotos bem feitas (e pra publicidade é isso que importa e não o nome do fotógrafo), não importa se é o Walter Firmo ou o Zé das couves, o valor tem que ser pelo trabalho grande que vai ter...rs

E não esquece de marcar o branco em cada foto pra evitar alteração nas cores do ambiente, nem que seja como eu fiz, colocando algo brancao num canto da iamgem que poderia ser cobrado pra me servir de referência de branco.

E nos qusdros, cuidado, pra não ter distorção nos mesmos, escolha bem a lente e a distância focal.. e seja o mais frontal possível, isso acho que vai ser o seu maior trabalho.
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


almor67

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.402
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 29 de Julho de 2006, 14:07:22
Alex e Fernando,

Obrigado novamente por pararem aqui para dar sua opinão. É muito legal mesmo as pessoas se disporem a perder um tempinho para dar uma ajuda a quem está precisando. Valeu mesmo, de coração.

É, não tem jeito, agora a toupeirice já foi feita....hehehehe  :wallbash: , mas por curiosidade, quanto vocês acham, em média, que deveria ser cobrado por um trabalho desses? Levando-se em conta, é claro, minha experiência, meu equipamento, etc, etc, etc.

Grande abraço,
 
Achilles Moreaux - Fotógrafo Amador - Juiz de Fora
No momento sem câmera

Dreamstime


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #11 Online: 29 de Julho de 2006, 15:33:36
Estabeleça um valor pela sua hora de trabalho, é mais fácil

sei lá uns 200,00 a hora, e ai calcula, quantas horas pra fazer as fotos, quantas horas pra tratar as fotos e vc terá o preço, ai tem que estar os seus custos todos.

E sobre experiência, bom vc tem que ver o seguinte, ou vc sabe fazer a foto ou não, se sabe, cobre como qualquer outro. Se não sabe e quer aprender, trabalha como assistente, faz testes de graça para amigos (que vão saber que vc está testando e não vão poder exigir resultados excelentes e tal)  
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


RICARDO MUÑOZ DE SÁ

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 88
    • http://
Resposta #12 Online: 29 de Julho de 2006, 23:10:16
almor67  tudo bem ?
  qto à dicas eu concordo e creio q tudo que lhe disseram é muito válido, e desde já lhe parabenizo por seu 1º trabalho.  Mas na verdade o que eu queria comentar é que o cunhado de minha mulher é um dos 4 responsáveis por esse centro cultural da Caixa, inaugurado à cerca de um mês, e ele é um super entusiasta da fotografia a muitos anos e talvez, sei lá, possa lhe fazer uma "direção de arte" no momento ou coisa parecida.  Seu nome é Luiz Eugênio e creio que estamos falando do mesmo centro cultural pois a citação sobrea escada caracol, exposição de Di Cavalcanti e painéis restaurados de Bandeira de Mello só podem ser lá.  Vá em frente e boa sorte !!!!!  Qualquer dúvida sobre este contato me envie uma mensagem.....

  Abraço !!!!  
Olympus  E-1
Zuiko      14-54 mm 2.8-3.5
Zuiko      50-200 mm 2.8-3.5
Flash       FL-36
Tripé Manfrotto    190 PRO / 141 RC
Monopé Nikon      (veio de brinde)

São Paulo - SP


almor67

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.402
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 31 de Julho de 2006, 20:43:13
Ricardo,

Muito obrigado por sua dica. Meu contato lá se chama Marcelo, me disseram que ele é supervisor de eventos da CEF. De qualquer forma, estando lá, posso perguntar pelo cunhado da sua esposa. O centro se localiza a rua Almirante Barroso, no centro do Rio.

Sábado eu escrevi para a responsável pela minha contratação no Sul falando sobre a questão de preço. Segue abaixo o meu email e a resposta. Hoje tomei uma decisão. Caso a CEF não deixe um segurança do meu lado durante as fotos externas, não farei essas externas. O centro do Rio é perigoso e minha segurança e do meu equipamento vale mais que todo o resto.

"Olá Adriana,

Gostaria de tirar algumas dúvidas.

Você tem idéia de quantas fotos estão querendo?
Quantas de cada item do briefing? Mais ou menos. Porque dependendo do número de fotos eu precisarei de um tempo maior para processá-las no photoshop. Também pensei na questão financeira.
Já concordei com o trabalho e não pretendo desfazer o acôrdo, mas dependendo do volume de fotos penso que esse valor poderia ser recalculado. O que acha?

Muito obrigado,

Atenciosamente,

Achilles

Bom dia Achilles,

Sobre a quantidade de fotos para a produção uma média de 10 imagens para cada tópico. E sobre processá-las no photoshop não a necessidade.
Isso podemos fazer aqui antes de enviar para o cliente. E sobre os valores não podemos recalcular pois o valor é fixo por saída.

Agradeço desde já a sua atenção e qualquer dúvida entre em contato.
Att.
Adriana"



Grande abraço Ricardo e a todos, valeu pela força.
« Última modificação: 31 de Julho de 2006, 20:43:37 por almor67 »
Achilles Moreaux - Fotógrafo Amador - Juiz de Fora
No momento sem câmera

Dreamstime


almor67

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.402
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 03 de Agosto de 2006, 02:57:44
O trabalho foi feito e eu postei 20 fotos na galeria para quem quiser ver.
Comentem, comentem....

Valeu!
Achilles Moreaux - Fotógrafo Amador - Juiz de Fora
No momento sem câmera

Dreamstime