Autor Tópico: Fotometria com flash  (Lida 9809 vezes)

Dloc

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 163
  • Sexo: Masculino
Online: 19 de Agosto de 2013, 20:26:00
Desculpem pela pergunta boba, mas eu acabo de receber meu flash.

Sem flash, em uso a noite, eu preciso fotometrar com iso alto.

Mas com flash, idependentemente do ISO se for alto ou baixo, o fotometro sempre fica no 0? Ou eu posso DESCONSIDERAR a fotometria, mesmo que fique sub, tendo em vista que o flash irá iluminar de qualquer maneira?
Nikon D600 || Nikkor 24-70mm f/2.8G ED || Nikkor 50mm f/1.8G ||  Speedlight SB-400


Rushvz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 63
Resposta #1 Online: 20 de Agosto de 2013, 01:46:34
Oi Dloc, não definiu bem sua situação, mas por exemplo se vc usa o flash onboard e ejeta ele, a câmera fotometra já considerando a luminosidade do flash, pelo menos isso acontece na minha t1i...
Agora se é flash externo, tem que saber se usa no ttl, pois acho que a fotometria da câmera acontece tb no ttl, mas se o flash externo não tem ttl, aí acho que não rola fotometria não...

Não sei se respondi sua pergunta e que alguém me corrija se falei besteira.

*ps: agora li que vc disse que chegou seu flash rsrsrs foi mal, mas então como falei se for ttl acho que rola sim, agora se não, não sei se rola.

Abs!
« Última modificação: 20 de Agosto de 2013, 01:50:09 por Rushvz »


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 20 de Agosto de 2013, 03:46:43
 No TTL o flash vai tentar fotometrar, mas se tiver subexposta no fotometro vai haver um contraste grande entre a área atingida pelo flash e a área não atingida. Por exemplo uma pessoa ao anoitecer tendo uma paisagem de fundo, se tiver muito subexposta vai sair basicamente a pessoa com o fundo bem escuro, já fotometrando o fundo aparecerá mais claro. Eu gosto de fotometrar e usar o flash para preenchimento e rebatendo. Vai muito de gosto, estilo e tudo mais. O negócio e treinar e pegar idéias aki e no Youtube, vc terá material para meses de estudo.


Dloc

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 163
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 20 de Agosto de 2013, 09:12:48
Realmente minha pergunta não foi bem redigida  :doh:

Até agora só usei minha câmera SEM flash. Então, para fotometrar eu já estou acostumado, regulando a abertura, velocidade e ISO. Não uso o flash popup.

A minha dúvida é se com o acréscimo de um flash externo (comprei o 430 EX II), a fotometragem mudaria em virtude da luminosidade produzida pelo flash.

Por exemplo: uma cena noturna em que o assunto (pessoas) estão pouco iluminados. Provavelmente iria ser priorizado maior abertura e iso mais alto, e a foto ficaria ótima. Mas se acrescentarmos o flash, a foto que já estava ótima, não ficaria estourada por causa da "luz a mais"?

A não ser que o TTL já preveja essa comensação, liberando luz do flash apenas se necessário para complementar a fotometria.

Será que consegui explicar? ehehheeh...
Nikon D600 || Nikkor 24-70mm f/2.8G ED || Nikkor 50mm f/1.8G ||  Speedlight SB-400


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 20 de Agosto de 2013, 11:16:59
no ttl ele não vai estourar, se fizer a foto com o fotometro indicando q esta muito escuro fica aquele efeito caverna, as pessoas iluminadas e o resto escuro, se quiser manter luz ambiente tem q deixar o fotometro mais próximo do zero, ou usar rebatido q alem de deixar a luz mais suave ainda ilumina melhor o lugar e fica mais natural.

E ainda tem os modos de ttl, não sei se é igual os flash nikon, mas tem o ttl normal q eh pra ser usado quando o flash é a luz principal e tem o ttl de preenchimento q da uma equilibrada com a luz ambiente.
« Última modificação: 20 de Agosto de 2013, 11:19:32 por Rafael.l »


Dloc

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 163
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 20 de Agosto de 2013, 14:47:06
Obrigado Rafael!! Muito esclarecedor.

Assim que o flash chegar vou praticar, e ler o manual, evidentemente.
Nikon D600 || Nikkor 24-70mm f/2.8G ED || Nikkor 50mm f/1.8G ||  Speedlight SB-400


Sergio001

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 88
Resposta #6 Online: 04 de Setembro de 2013, 02:17:37
aproveitando o tópico, eu comprei um flash desse, mas eu uso ttl e o fotometro fica subexposto no máximo, lá no fim a esquerda, eu tiro foto assim mesmo e fica boa(eu acho)
se tentar deixar o fotometro da camera no meio, a velocidade cai muito, estou usando o modo manual da camera, com flash externo não precisa fotometrar ??

ou como faço????


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #7 Online: 04 de Setembro de 2013, 07:25:11
Em fotografia com flash o básico é
O flash congela e expõe o objeto, a velocidade do obturador controla a quantidade de luz ambiente!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Fabio Alberto Pavani

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #8 Online: 08 de Setembro de 2013, 16:05:34
Uma boa sugestão para fotografar a noite com o flash é:
Ajuste o Iso no maior valor possível sem ruído (recomendo 1600)
Coloque a abertura na maior possível
Deixe a velocidade em 1/30

E mande ver com o flash

Agora, se tiver alguma luz lateral onde o rosto fico claro de multado e escuro do outro, faças fotometria no lado iluminado, mas ajuste para -2/3 o fotômetro e clique usando o flash...

Nao esqueça de configurar o WB para flash ou o valor equivalente no modo Kelvin

Abs


Gorgark

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #9 Online: 12 de Novembro de 2013, 17:32:24
pessoal, aproveitando que o assunto é o mesmo:

Estou com o livro do Bill Hurter, Guia de Iluminação para Fotógrafos. Quando ele aborda sobre luz de preenchimento em iluminação externa, através da utilização de flash, ele fala o seguinte:

"Para medir e ajustar a saída de luz para uma situação de preenchimento por flash, comece medindo a cena. É melhor usar um fotômeto manual de incidência com o hemisfério apontado para a câmera a partir da posição do objeto. Nesse exemplo hipotético, a exposição é de 1/15 se​​gundo a f/8. Agora, com um fotômeto, meça somente o flash. Seu objetio é a saída ser um stop menor que a exposição ambiente. Ajuste a saída do flash ou a distância entre o flash e o objeto até que sua leitura do flash seja de f/5.6. Ajuste a câmera para 1/15 segundo a f/8. Se estiver usando câmera digital, uma exposição de teste é uma boa ideia."​


Pois bem, minha dúvida está no seguinte trecho: "Ajuste a saída do flash ou a distância entre o flash e o objeto até que sua leitura do flash seja de f/5.6."

Pergunta: como ajusto essa saída do flash a 1 f/stop menor? Eu mudo a exposição da câmera p/ f/5.6 e fotografo normalmente? Ou há alguma configuração no flash que eu consigo alterar?


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 12 de Novembro de 2013, 17:50:59
Pois bem, minha dúvida está no seguinte trecho: "Ajuste a saída do flash ou a distância entre o flash e o objeto até que sua leitura do flash seja de f/5.6."

Pergunta: como ajusto essa saída do flash a 1 f/stop menor? Eu mudo a exposição da câmera p/ f/5.6 e fotografo normalmente? Ou há alguma configuração no flash que eu consigo alterar?

Você não mencionou qual é a câmera em questão, mas em uma DSLR você pode ajustar independentemente a compensação de exposição para o flash. No exemplo citado, a câmera ficaria em f/8 e a compensação para o flash em -1.
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 12 de Novembro de 2013, 17:53:28
Leitura muito interessante sobre o asunto, e-Book do Armando Vernaglia, no blog do próprio:

http://dicasdovernaglia.files.wordpress.com/2013/05/fotometriaflash_dg.pdf
« Última modificação: 12 de Novembro de 2013, 17:53:39 por DMZamora »
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


Gorgark

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #12 Online: 12 de Novembro de 2013, 17:54:39
legal!  :ok:

tenho uma nikon D7000 e um SB700.

Ajusto a compensação na própria câmera então?


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 12 de Novembro de 2013, 17:55:38
legal!  :ok:

tenho uma nikon D7000 e um SB700.

Ajusto a compensação na própria câmera então?

Se estiver operando em TTL, sim  :ok:

Mas se o flash estiver em manual, o ajuste deve ser feito com o fotômetro de mão, diminuindo a potência no próprio flash (ou aumentando a distância entre este e o assunto) até que o fotômetro indique f/5.6.
« Última modificação: 12 de Novembro de 2013, 18:00:13 por DMZamora »
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


Gorgark

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #14 Online: 12 de Novembro de 2013, 17:58:31
valeu cara, muito obrigado pela força (resposta e e-book) !   :ok: