Autor Tópico: Um bate papo sobre fotos em eventos!  (Lida 2993 vezes)

everton.enrico

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 78
  • Sexo: Masculino
  • Muita saúde e sucesso, sempre!
    • Everton Gonçalves Fotografia
Resposta #15 Online: 18 de Setembro de 2013, 10:29:43
entendi, mas posso usar todas configurações da câmera no RAW mas depois ainda estarei livre para modificar.
ou não posso usar nada? abertura, iso. (a pergunta é ridícula , mas é que sou novo)

As configurações de iso, abertura e velocidade sempre serão as mesmas, exceto o wb que dá para corrigir.Vamos supor que vc tirou uma foto f/2.8, 1/125s e iso 200.Ai vc notou que a foto ficou um pouco escura, em raw, dá para recuperar em muitos casos, em jpg fica mais complicado. ( ou não dá).

Abraços


paimvideo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
Resposta #16 Online: 18 de Setembro de 2013, 16:25:12
Só para deixar claro....

Vc vai usar o ISO, diafragma e obturador, da forma como quiser. Da mesma forma que faria me JPEG.
A diferença está apenas no arquivo que será gerado.

Mas, se vc for nas configurações da sua camera, aquelas que mudam o sharpness, brightness, etc.... Não terão efeito no RAW.

Se sua camera permitir (quase todas permitem), seleciona a opção de arquivo em RAW+BASIC. A cada foto, vc terá dois arquivos. Um em RAW e outro em JPEG. Ao abrir ambos, vc terá um susto: as cores lindas, e o contraste do JPEG, não estarão presentes no arquivo RAW !!! Então você pensa: que droga é este RAW, deixa a foto pior...

Mas... O arquivo RAW não tem processamento efetuado pela camera, ele é "CRU", praticamente direto do sensor para o cartão de memória. Então, no arquivo RAW você pode acresentar contraste, mudar brilho, saturação, etc... Além de poder mudar o balanço de branco. É um formato com muita flexibilidade. A latitude é bem maior.

A foto em JPEG, está "pronta", de certa forma, engessada, e as correções nela, podem gerar efeitos colaterais que comprometem o resultado.


FBanin

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 55
Resposta #17 Online: 18 de Setembro de 2013, 16:54:44
E tem mais, o JPEG sofre perda de qualidade a cada edição. Já em RAW, você faz todo o tratamento e depois faz a exportação para JPEG/TIFF, não perdendo quase nada de qualidade da edição.