Autor Tópico: Problemas com Nikon D7100  (Lida 20355 vezes)

gruggio

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.147
Resposta #45 Online: 24 de Novembro de 2014, 20:42:27
fiz os testes, pelo visto não achei nada diferente não.
Usei RAW+JPG (RAW cartão 1, JPG cartão 2);
D-lighting OFF;
Redução de ruído em ISO alto OFF;
Redução de ruído em longa expo OFF;
espaço de cor sRGB;
EXIF: 1/125 F2.8 ISO3200 @36mm WB-AUTO.
Com exceção da última foto, todas as três primeiras foram abertas no LR5 e exportado para JPG;
Foi aumentada a Exposição(+1.5) e também as sombras(+80).
A última é o RAW exportado para JPG diretamente do LR5, sem tratamento.

Foto 1: RAW 14 bits, sem perdas (31.3mb)
jpg full: http://i.imgur.com/tdDlQnY.jpg



Foto 2: RAW 12 bits, sem perdas (25.6mb)
jpg full: http://i.imgur.com/6Q7efAr.jpg


Foto 3: RAW 12 bits, compactado (24.3mb)
jpg full: http://i.imgur.com/nHrP6Ax.jpg


Foto 3: RAW 12 bits, sem perdas.
Como clicado / sem tratamento (24.3mb)
jpg full: http://i.imgur.com/6Ynu9wg.jpg
« Última modificação: 24 de Novembro de 2014, 20:43:23 por gruggio »


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #46 Online: 24 de Novembro de 2014, 21:43:51
Valeu Gabriel! :ok:

Amanhã de dia vou olhar novamente, pois agora estou com as vistas cansadas e acho que tô vendo coisa

A lateral da caixa de som que é escura logo após o gabinete do PC, parece ter linhas bem suaves na horizontal como mostra nas fotos 2 e 3.

Mas tô cansado e procurando o tal defeito nas fotos e posso estar enganado, mas veja se enxerga listras verdes ou amareladas na lateral da caixa de som nessas duas fotos que eu lhe disse! :ok:

Eu sei que o banding é mais visível quando ocorre, mas não sei se é isso ou não. :ponder:
« Última modificação: 24 de Novembro de 2014, 21:45:21 por Fabio Pedro »
Fábio Pedro.


Murilo Rêgo Neto

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 314
  • Sexo: Masculino
Resposta #47 Online: 24 de Novembro de 2014, 23:19:14
Eu também tive a impressão de ter visto nas fotos 2 e 3 algumas linhas bem sutis ali entre o gabinete do PC e a caixa de som.
Nikon D7100 | AF-S DX Nikkor 16-85mm f/3.5-5.6G ED VR | AF-S DX Nikkor 35mm f/1.8G | AF-S Nikkor 50mm f/1.8G

Flickr | 500px


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #48 Online: 24 de Novembro de 2014, 23:49:52
Percebi banding nas fotos 1, 2 e 3. Sutil, mas perceptível.
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #49 Online: 25 de Novembro de 2014, 07:31:27
ISO 3200. exposição levantada em 1,5 e ainda levantada as sobras....Não vi nada de mais...Tudo me parece bem normal e até muito bom tendo em vista as condições (bem sub e ISO alto) e tipo de foto (com áreas bem escuras das caixas ).
Já tinha feito teste parecido e os resultados me pareceram muito aceitáveis dadas as condições em q foram feitas as fotos e a recuperação agressiva q fiz (mais de 3EV).

Estão falando em problema quando na verdade é uma característica do sensor, q aliás, considero muito BOM.
Recuperar 3 EV e ainda fotos com sombras sendo levantadas, ISO nas alturas....E ainda estão querendo perfeição? Tendo visto tudo q vi e já testei, não vejo problemas com a D7100. Ao contrário: A considero muito razoável neste ponto. A D600/10 é melhor? Sim. MAs aí é outra história: FF, sensor diferente, mais cara....
Peguem um arquivo Sub exposto da 5D  e levantem ele para ver o q acontece...
Esqueçam esta história, fotografem em RAW 14 bits, fotometrem direito, editem direito...Se der errado é como em outras tantas fotos q fazemos  no dia a dia: Lixo ou aceitamos por ser importante e a qualidade final passa a ser relativa.
Nada de Pelo em OVO, pois está tudo do muito razoável e dentro do esperado  em certas condições.
Sejamos razoáveis e viveremos felizes. Aliás, quem tem a D7100 tem "obrigação" de ser feliz.
« Última modificação: 25 de Novembro de 2014, 07:36:56 por Lúzio »
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #50 Online: 25 de Novembro de 2014, 09:29:42
ISO 3200. exposição levantada em 1,5 e ainda levantada as sobras....Não vi nada de mais...Tudo me parece bem normal e até muito bom tendo em vista as condições (bem sub e ISO alto) e tipo de foto (com áreas bem escuras das caixas ).
Já tinha feito teste parecido e os resultados me pareceram muito aceitáveis dadas as condições em q foram feitas as fotos e a recuperação agressiva q fiz (mais de 3EV).

Estão falando em problema quando na verdade é uma característica do sensor, q aliás, considero muito BOM.
Recuperar 3 EV e ainda fotos com sombras sendo levantadas, ISO nas alturas....E ainda estão querendo perfeição? Tendo visto tudo q vi e já testei, não vejo problemas com a D7100. Ao contrário: A considero muito razoável neste ponto. A D600/10 é melhor? Sim. MAs aí é outra história: FF, sensor diferente, mais cara....
Peguem um arquivo Sub exposto da 5D  e levantem ele para ver o q acontece...
Esqueçam esta história, fotografem em RAW 14 bits, fotometrem direito, editem direito...Se der errado é como em outras tantas fotos q fazemos  no dia a dia: Lixo ou aceitamos por ser importante e a qualidade final passa a ser relativa.
Nada de Pelo em OVO, pois está tudo do muito razoável e dentro do esperado  em certas condições.
Sejamos razoáveis e viveremos felizes. Aliás, quem tem a D7100 tem "obrigação" de ser feliz.

Luzio a questão não era saber se a D7100 é melhor ou poior que D610 ou que a imagem sendo recuperada de uma sub em 3EV tratir excelentes resultados ou não.

A minha pergunta foi referente a saber e comprovar se: AINDA EXISTE O PROBLEMA DE BANDING, na D7100.

Se a Nikon não lançou algum firmware que conserta isso é porque ou não tem conserto, e é algo inerente do sensor ou eles não vêem defeito nisso.

É mais por uma questão da pessoa SABER SE VAI OPTAR por comprar essa cam SABENDO que ela possui ainda o BANDING, ai faz como voce mesmo disse:(sic)"quem tem a D7100 tem "obrigação" de ser feliz".


Obrigado gruggio, por postar essas imagens, creio que isso vá ajudar numa tomada de decisão de compra. :ok:
Fábio Pedro.


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #51 Online: 25 de Novembro de 2014, 10:54:36
Fábio, uma coisa é entender onde é problema e onde é característica/limitação do sensor e aonde e como ocorre tal característica. Eu sei q a questão não era saber se a D600 era melhor e nem respondi isso, pois é claro q é. Usei como um exemplo para a minha dissertação sobre a D7100, apenas isso.
Em vários testes q fiz com RAWs da 7100 não percebi nada q eu caracterizaria como "Problema ou defeito".  Banding, em condições até relativamente agressivas eu nunca vi ou se vi foi irrisório.
Sendo q só em situações onde eu teria feito muito mal a foto (bem subexposta, ISO alto, JPG ou RAW 12, cenas com áreas propícias ao banding ) e fosse obrigado a tentar salvar a mesma de forma agressiva. Condições bem raras e mais raras ainda para qualquer fotógrafo mediano.
Estão procurando (e inventando) Pelo em Ovo.
VC já é bem experiente: Compre a D7100 e seja feliz, pois raramente vai se deparar com esta característica. Melhor: Acho q mesmo em condições até relativamente agressivas nem vai ter problema nunca.
Nestas fotos q o colega postou, não vi nada demais, nada. Achei até muito boas. E olha as condições desproporcionais q foram feitas. Fiz teses parecidos e também não vi nada. Se nunca vi nada em testes simulados e forçando relativamente a barra, devo perder ao longo de uma vida com a D7100 uma ou duas fotos por causa de banding. Ora, perco muito, muito mais por outras variáveis...banding seria o menor dos problemas.
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #52 Online: 25 de Novembro de 2014, 11:00:28
Errar uma exposição por 1 ponto já não é uma coisa comum no meu dia a dia, errar por 2 é mais raro ainda, errar por mais de 3 e em condições adversas e q favorecem o banding e depois querer perfeição é froid...
Encrencar com a D7100 por causa disso é brincadeira... :ok:

Em tempo: Vejo isso como muito desproporcional e q nem mereceria tanta discussão.
« Última modificação: 25 de Novembro de 2014, 11:03:28 por Lúzio »
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #53 Online: 25 de Novembro de 2014, 11:30:28
Entendo perfeitamente o seu ponto de vista, mas eu insisto que as pessoas devem saber desse "problema" e com isso escolherem por saber de algum defeito ou limitação :ok:

E te digo, eu com a minha D5100 nunca tinha visto isso antes, ou seja o meu sensor não produz tal faixa (Banding), e já tive várias situações em que essas condições ocorreram, e não ví banding e também não vejo isso como vantajoso numa câmera que custa mais que o dobro que a minha.

Como não ganho 1 centavo com minhas fotos, eu acho irracional eu comprar FF para Hobby, prefiro investir no meu lazer com uma DX aceitável do ponto de ter imagens muito melhores que minha atual D5100, o que me mata de raiva nela é só a questão do ruído, se a D7100 não tivesse esse dito "problema de banding" seria maravilhoso por sí só, pois pular de um sensor de 16MP para um de 24MP e ter imagens em ISO alto com bem menos ruído, seria maravilhoso.

Por isso acho que as pessoas devem pesar bem na balança se esse é um problema para depois não saírem falando que a câmera é uma bosta.

Eu ainda pretendo comprar a D7100, falando sinceramente, mas quero ter certeza que vale a pena só pelo lado da diluição do ISO alto, óbvio que não será uma maravilha, mas será com certeza bem melhor que a minha atual.
« Última modificação: 25 de Novembro de 2014, 11:32:23 por Fabio Pedro »
Fábio Pedro.


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #54 Online: 25 de Novembro de 2014, 11:37:35
Fábio, creio q posso falar com certa propriedade, pois já tive D800, D300, D50, D70, e tenho a D600 (q de fato tem um sensor estupendo) e assim te digo: não tenha medo da D7100. Ela vai te surpreender positivamente em muitos aspectos e oferecer predicados q não se encontra na D600, por exemplo.
Vc vai ficar mais puto com vc mesmo por errar de forma grosseira uma exposição do q ficaria por um relativo caso de banding quando da recuperação de uma foto mal feita q tenha feito... :D
« Última modificação: 25 de Novembro de 2014, 11:42:06 por Lúzio »
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #55 Online: 25 de Novembro de 2014, 11:41:25
Fábio, creio q posso falar com certa propriedade, pois já tive D800, D300, D50, D70, e tenho a D600 (q de fato tem um sensor estupendo) e assim te digo: não tenha medo da D7100. Ela vai te surpreender positivamente em muitos aspectos e oferecer predicados q não se encontra na D600, por exemplo.
Sim isso pode realmente ser, ainda não tive a oportunidade de ter a D7100 nas mãos e testar, queria muito testar antes de comprar, e eu mesmo fazer meus testes. :ok:

Essa ai da D7100 ter predicados que a D600 não tem me deixou curioso :D
Fábio Pedro.


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #56 Online: 25 de Novembro de 2014, 11:46:54

Vc vai ficar mais puto com vc mesmo por errar de forma grosseira uma exposição do q ficaria por um relativo caso de banding quando da recuperação de uma mal feita q tenha feito... :D

Mas mesmo recuperando bem já reparou no aspecto feio que fica na foto?

Parece papel que foi impresso com aquelas impressoras a jato de tinta....fica cheio de linhas e dá diferença de pigmentação que produz faixas ou verdes ou amareladas em cores escuras, o mesmo ocorre com as imagens por causa disso. :ponder:

Mas é como eu disse, eu preciso realmente testar essa câmera antes e ver o que ela faz ou não. :ok:
Fábio Pedro.


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #57 Online: 25 de Novembro de 2014, 11:54:28
De forma geral prefiro muito mais o sistema DX, pois tem coisas q acho bem mais interessantes. Por exemplo:

Potencialização das lentes. Uma 300 mm vira uma 450 sem mudar a abertura. Vai fotografar pássaros, natureza...Estará melhor servido com o DX.
Maior profundidade de campo.  Vai fazer macro e perceberá o quanto faz falta maior profundidade de campo para poder ter o objeto com maior área em foco.
Lentes mais baratas, leves e melhores: Para o DX as lentes são bem mais baratas e normalmente melhores, relativamente na questão de distorções.
Se usar uma lente relativamente barata de FF na DX vc só vai usar a parte nobre da lente, a parte q oferece a melhor imagem.
No caso específico da D7100, os pontos de focos englobam um área maior do frame e facilita, por exemplo, uma composição e foco sem precisar mover a cam, No rastreio de animais ou cenas de objetos ou assuntos em movimentos também é melhor.

A Cam, por si só é mais barata...

Antigamente a grande reclamação era a falta de lentes angulares, mas isso hoje nem é problema, ao contrário: Vc encontra lente fabulosas por bem menos q se pagaria para uma de sistema FF. Exemplos na Tokina e Tamron.

Na D600 a grande vantagem é a latitude e ISO, q me ajuda em algumas situações de sociais. Mas de forma bem ampla, vejo muito mais vantagens no sistema DX.
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #58 Online: 25 de Novembro de 2014, 11:58:15
Em tempo: O ideal seria ter uma D7100 e uma D600/10. Se fosse para optar por uma para uso geral, ficaria sem dúvida na 7100.
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #59 Online: 25 de Novembro de 2014, 14:16:10
De forma geral prefiro muito mais o sistema DX, pois tem coisas q acho bem mais interessantes. Por exemplo:

Potencialização das lentes. Uma 300 mm vira uma 450 sem mudar a abertura. Vai fotografar pássaros, natureza...Estará melhor servido com o DX.
Maior profundidade de campo.  Vai fazer macro e perceberá o quanto faz falta maior profundidade de campo para poder ter o objeto com maior área em foco.
Lentes mais baratas, leves e melhores: Para o DX as lentes são bem mais baratas e normalmente melhores, relativamente na questão de distorções.
Se usar uma lente relativamente barata de FF na DX vc só vai usar a parte nobre da lente, a parte q oferece a melhor imagem.
No caso específico da D7100, os pontos de focos englobam um área maior do frame e facilita, por exemplo, uma composição e foco sem precisar mover a cam, No rastreio de animais ou cenas de objetos ou assuntos em movimentos também é melhor.

A Cam, por si só é mais barata...

Antigamente a grande reclamação era a falta de lentes angulares, mas isso hoje nem é problema, ao contrário: Vc encontra lente fabulosas por bem menos q se pagaria para uma de sistema FF. Exemplos na Tokina e Tamron.

Na D600 a grande vantagem é a latitude e ISO, q me ajuda em algumas situações de sociais. Mas de forma bem ampla, vejo muito mais vantagens no sistema DX.

Isso é mesmo, só lí verdades :D
Fábio Pedro.