Autor Tópico: Scanner de Negativo  (Lida 8459 vezes)

clapinto

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Online: 20 de Agosto de 2013, 01:27:52
Estou procurando por um scanner de negativos que fique na faixa de até uns 200 reais ou pouco mais que isso. Tenho visto uns modelos pequenos que parecem ser interessantes. Um que me pareceu bem interessante é o ION PIC 2 SD, mas ele é caro, acima de 400 reais.

http://www.boadica.com.br/layoutdica.asp?codigo=759

No DealExtreme achei preços mais em conta, dentro do que eu esperava, mas não sei se a qualidade é boa:

http://dx.com/pt/s/film+scanner

Para mim, a caracteristica mais importante é que gere fotos digitais de boa qualidade com pelo menos de 5Mp. Se escanear os negativos com rapidez, melhor ainda. Outro recurso legal é uma entrada para cartão, onde poderia armazenar as fotos antes de passar para o PC. No mais, tela de LCD, saida para TV, digitalizar slides, etc. é tudo superficial. Se não tiver, não faz falta.

Alguém já comprou um desses modelos e saberia dizer se a qualidade é boa? Ou esse tipo de scanner, nessa faixa de preço que estou procurando, não digitaliza com boa qualidade?



efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 20 de Agosto de 2013, 14:37:26
Eu comprei este ano o Pacific ImageBox Plus na B&H, digitaliza negativo, positivo e fotos até 10x15.

http://www.bhphotovideo.com/c/product/762302-REG/Pacific_Image_IMAGEBOX_PLUS_ImageBox_Plus_CMOS_Scanner.html

Gostei muito, pois eu queria transferir meus slides (trocentos...) sem me importar com perfeição, e ele dá conta do recado perfeitamente. Ele vem com um software de remoção de ruídos que, a princípio, desprezei, mas qdo vi os resultados fiquei impressionado e só uso esse recurso, o  "Magic Touch". É claro que um aparelho que custa $90 não vai servir para fotógrafo profissional digitalizar slides perfeitos, mas para o meu uso não poderia ter comprado algo melhor. Meio chato de transportar, pois ocupa um bom espaço na mala, embora seja levíssimo.

Mas tem scanners HP aqui com a opção de slide na tampa que fazem a mesma coisa, embora seja um processo bem mais demorado (eu tenho e joguei a toalha...).

Acho interessante até para mandar vir para o Brasil pela B&H ou Amazon, pois não é pesado (frete mais baixo) e o preço, mesmo com frete, aceitável...

Abraço


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #2 Online: 20 de Agosto de 2013, 14:45:26
O melhor custoXbeneficio é o HP G4050 com software VueScan.

Esses aí não prestam pra nada, a não ser pra ocupar espaço.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


clapinto

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #3 Online: 21 de Agosto de 2013, 01:03:56
Amigos, obrigado pelas indicações.

O HP G4050 é bacana, mas grande e caro. Eu estava pensando em algo pequeno e mais barato, no estilo daqueles que eu havia mostrado. Mas que cumpra com o que se propoe. O ImageBox é bem no estilo que eu quero e o preço de US$ 89 estaria dentro do que pretendo pagar. Mas quando a BH calcula os impostos e fretes o preço pula para quase 500 dolares, o que fica muito longe do que eu penso em pagar.

Mas valeu! Muito obrigado pelas indicações.


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #4 Online: 21 de Agosto de 2013, 11:56:41
Comprar esses scanners "pequenos" e "que são honestos" é perda de tempo e dinheiro.

Comprar direto da BH e mandar entregar no Brasil também. :doh:

Compensa, e muito, comprar o G4050.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Edson De Carlo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 13 de Setembro de 2013, 10:40:43
quanto a scanner o dimigobbo tem toda razão no comentário...

é muito relativo você pensar em economia...
entendo da seguinte forma:

se pago R$ 200,00 em um equipamento que não me dá o mínimo de resultado, na verdade perdi R$ 200,00... :aua:
se pago R$ 400,00 em um equipamento que me atende, então investi R$ 400,00... :D

Estes scanners mais simples, realmente não prestam (não tem outra definição)
Um HP G4050 ou um Epson V500 são o inicio do topo da cadeia alimentar... vai escanear formato 135, 120, slide, cromo, etc...
A qualidade é absurda!!!... mas isso tem seu custo...

Os 2 acima estão muito acima do que você tá buscando (considerando preço e o fato de que você não precisar de toda essa versatilidade)...
Ti aconselho o Epson V330...

Não vai poder escanear negativos formato 120, mas ainda assim, estará anos-luz à frente destes scanners baratinhos (e ordinários...)

dá uma pesquisada... Um Epson Perfection V330 está HOJE (13/09/13) de R$ 400,00 à R$ 450,00...
detalhe: em Magazines Luiza / Americanas da vida (frete grátis, garantia, nota fiscal, blá blá...)

Não se engane...
Nesse momento você pode estar disposto a sacrificar a qualidade em busca de preço...
Daqui 2 meses e vários negativos mal escaneados, vai estar tentando morder a própria orelha de ódio e arrependimento.

lembrando é claro que essa é minha opinião, e como não sou o dono da verdade...rs

Espero ter ajudado :ok:

Abraços!
« Última modificação: 13 de Setembro de 2013, 10:45:07 por Edson De Carlo »
Nikon D5100 / Samsung NX1000 / Samsung WB250F / Zenit 12XP / Yashica FX-D / Yashica Electro 35 GTN


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.500
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #6 Online: 13 de Setembro de 2013, 14:35:50
Esses scanners são um lixo. Melhor usar o esquema de caixa de sapatos que essas porcarias. Eles tem uma câmera vagabunda de 5MP dentro, com uma ótica mais vagabunda ainda. É "tipo Polishop", resumindo uma bosta.

Se o fator grana for realmente muito importante e não tiver condições, procure aqui no forum por "caixa de sapatos". Um zilhão de vezes melhor.


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 13 de Setembro de 2013, 21:01:23
Eu fiz um teste interessante, comprei o aparelho:
http://www.ebay.com/itm/290909323270?ssPageName=STRK:MEWNX:IT&_trksid=p3984.m1439.l2649

Passei o negativo e enquadrei com uma lente macro, fiz a reversão no PS e até que ficou bom, ficou praticamente a mesma coisa da foto em papel, levando em conta que o filme estava bem deteriorado com riscos e fungos.


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #8 Online: 14 de Setembro de 2013, 00:14:18
Esses scanners são um lixo. Melhor usar o esquema de caixa de sapatos que essas porcarias. Eles tem uma câmera vagabunda de 5MP dentro, com uma ótica mais vagabunda ainda. É "tipo Polishop", resumindo uma bosta.

Se o fator grana for realmente muito importante e não tiver condições, procure aqui no forum por "caixa de sapatos". Um zilhão de vezes melhor.
Pois é...tenho visto uns resultados por aí em relação a scanner/revelação de filme que me pergunto se faz realmente sentido torrar filme pra ter esse resultados horrorosos. Nesses casos acho melhor tirar foto com celular mesmo.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya