Autor Tópico: 50mm 1.8 com autofoco impreciso? Hora de trocar por uma 1.4?  (Lida 8420 vezes)

Intrepid

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 357
Online: 20 de Agosto de 2013, 10:39:54
Tenho aqui uma 50mm 1.8 e o AF dela está deixando a desejar. Ela funciona bem pra retratos e fotos com bastante luz, mas fotos tipo no fim da tarde e relativamente longe (tipo do outro lado da rua) ela não está acertando o ponto do foco em pelo menos metade das vezes (mesmo usando spot metering).

Li em alguns reviews que é assim mesmo, alguém confirma?

Se não tiver jeito estou pensando em pegar uma 50mm 1.4 (já que o real tá caindo ladeira abaixo e eu não tenho grana pra 24-105 que eu queria). Essa 1.4 resolveria meu problema?


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #1 Online: 20 de Agosto de 2013, 12:28:18
Antes de avaliar se é problema ou deficiência da lente, recomendo verificar os seguintes pontos:
- está focando em uma região de contraste?
- a dificuldade acontece só com aberturas exageradas (1.8, 2.2)?
- o modo de focagem está correto (único ou contínuo, ponto central ou periféricos)?
- baixa luminosidade e com a luz do AF desligado?
- qual corpo de câmera você está usando?
- verificou se está dando back ou front focus?

Uso essa lente maravilhosa na minha 6D e o que menos tenho é problema de foco impreciso.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Intrepid

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 357
Resposta #2 Online: 20 de Agosto de 2013, 14:09:32
Antes de avaliar se é problema ou deficiência da lente, recomendo verificar os seguintes pontos:
- está focando em uma região de contraste?
- a dificuldade acontece só com aberturas exageradas (1.8, 2.2)?
- o modo de focagem está correto (único ou contínuo, ponto central ou periféricos)?
- baixa luminosidade e com a luz do AF desligado?
- qual corpo de câmera você está usando?
- verificou se está dando back ou front focus?

Uso essa lente maravilhosa na minha 6D e o que menos tenho é problema de foco impreciso.

Opa, valeu pela ajuda. Vamos lá:

- está focando em uma região de contraste?Sim, geralmente pessoas
- a dificuldade acontece só com aberturas exageradas (1.8, 2.2)?Tenho quase certeza que sim, o dof fica muito raso com 1.8, o foco não ia errar a 2.8, mas é justamente o 1.8 que eu preciso pra tirar fotos com pouca luz
- o modo de focagem está correto (único ou contínuo, ponto central ou periféricos)?Único, central (eu e o objeto parados)
- baixa luminosidade e com a luz do AF desligado? Sim e sim, mas é longe demais pra luz do AF pegar
- qual corpo de câmera você está usando?600D
- verificou se está dando back ou front focus?Não sei responder essa

O meu teste: tentei tirar foto de uma placa do outro lado da avenida. Primeiro usando o AF (e essas configurações acima q escrevi em vermelho). Placa meio borrada, e não foi shutter speed.

Segundo teste: a mesma foto, mas pra focalizar usei a telinha com aquele zoom 10x. Ajeitei o foco até ficar o mais nítido possível e bati a foto, que saiu bem mais nítida.
« Última modificação: 20 de Agosto de 2013, 14:11:30 por Intrepid »


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #3 Online: 20 de Agosto de 2013, 18:31:37

Segundo teste: a mesma foto, mas pra focalizar usei a telinha com aquele zoom 10x. Ajeitei o foco até ficar o mais nítido possível e bati a foto, que saiu bem mais nítida.
Você está usando liveview?!?
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Intrepid

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 357
Resposta #4 Online: 21 de Agosto de 2013, 02:48:57
Você está usando liveview?!?

Normalmente não, usei só pra poder focalizar manualmente pro teste (usando aquele botão de zoom), afinal o objeto estava muito longe e eu não conseguiria fazer isso pelo viewfinder.


Intrepid

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 357
Resposta #5 Online: 21 de Agosto de 2013, 04:09:38
Umas imagens aqui pra mostrar a diferença.

Fotografei uma caixa que está em cima do armário, a uma distância de cerca de 4m. Janela fechada, apenas luz do quarto.

1/60s 1.8 iso 200 usando tripé, sem flash. Spot metering bem na parte q eu to mostrando abaixo.

Cortei as fotos pra mostrar só o detalhe.

Auto focus com janela fechada (pouca luz):


Manual focus com janela fechada (pouca luz):


Resolvi abrir a janela (muito mais luz) e o auto focus ainda decepcionou:
« Última modificação: 21 de Agosto de 2013, 04:30:07 por Intrepid »


Intrepid

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 357
Resposta #6 Online: 21 de Agosto de 2013, 04:10:56
Completando: tenho mais uma evidência de que o problema é com a lente. Com o tripé e a câmera na mesma posição, resolvi trocar a lente.

Fiz um teste aqui com a 18-55mm que veio no kit e ela acerta o foco! Só a 50mm 1.8 que não. Comprei a 1.8 na loja oficial da canon, se eles forem gente fina to pensando em ir lá e pagar a diferença pra pegar uma 1.4.

Imagem feita com a 18-55mm:

« Última modificação: 21 de Agosto de 2013, 04:27:53 por Intrepid »


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #7 Online: 21 de Agosto de 2013, 07:11:00
Realmente pode ser a cópia da sua 50 1.8. Ainda acho que pode comprar uma outra 50tinha 1.8 que não terá problema.

Eu acho a cópia da minha 50 1.8, tanto em nitidez quanto em foco, excelente. Ela só peca um pouco por não ter tanto contraste (ela é mais neutra).
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #8 Online: 21 de Agosto de 2013, 07:54:21
O foco da 50mm f/1.8 da Canon é realmente zuado com pouca luz, principalmente em f/1.8.
Faça o teste com ou câmera, se puder e com outra lente igual na sua câmera.
A minha só fico contente com o foco de dia, em f/4. Rss...

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #9 Online: 21 de Agosto de 2013, 08:53:02
O foco da 50mm f/1.8 da Canon é realmente zuado com pouca luz, principalmente em f/1.8.
Faça o teste com ou câmera, se puder e com outra lente igual na sua câmera.
A minha só fico contente com o foco de dia, em f/4. Rss...

Abcs

Pois éh, ai já tive três cópias desta merd* .. quer dizer, lente (lente?), duas MK1 (baioneta metal) e uma MK2, nenhuma usável a baixo de F4, e ai eu ficava com aquele incógnita, de que adianta uma lente F1.8 se não da pra usar nem perto disso.


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #10 Online: 21 de Agosto de 2013, 08:55:23
Minha dica seria no sentido que poderia estar perdendo foco num possível reenquadramento (fiz muito isso tentando usar sempre ponto central e deslocar o assunto) ou por "blur" devido a baixas velocidades. Pelo visto, não é o caso, já que estava com tripé.
A última possibilidade que vejo, além das que já foram comentadas (e isso inclui uma possível cópia defeituosa), parece bem boba, mas vai lá: a lente está confirmando o foco?
De resto, só posso dizer que a minha cópia vai bem nesse quesito. Lógico, não é uma USM da vida: faz baraulho, caça o foco, dá uns trancos, mas não perco muitas fotos não, muito menos no nível do seu exemplo.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


heptas

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 257
  • Sexo: Masculino
  • A vida através da Lente
Resposta #11 Online: 21 de Agosto de 2013, 10:11:53
Comprei uma 1.8 e fiquei com ela duas semanas, depois que peguei uma 1.4 emprestada a 1.8 rodou rápido. é outra lente. Vale a pena o investimento.
5D Mark III + Canon 6D + Canon T3i + Canon 50 mm 1.4 + Canon 85 mm 1.8 + Canon 24-70 2.8 II + Canon 70-200 f4 IS L + YongNuo 468ex II + Canon 600 ex


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #12 Online: 21 de Agosto de 2013, 10:32:13
Tenta fazer um teste de front - back focus para ver quanto ta fora.

http://www.tunerphotography.com/uploads/Instructions_for_using_the_AF_Fine_Tuning_Focus_Chart.pdf


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #13 Online: 21 de Agosto de 2013, 18:13:39
Roberto e Dimi, ou as nossas percepções dessa lente estão divergentes ou realmente vocês deram azar ou eu que dei sorte.

Abaixo dois exemplos onde o foco está bem cravado.

2.2 1/125 100

IMG_0926 por thales_em01, no Flickr

4.0 1/500 100

IMG_0938 por thales_em01, no Flickr
« Última modificação: 21 de Agosto de 2013, 18:14:31 por tsouto »
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


eduardomafra

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 123
  • Sexo: Masculino
    • M.Laghus Fotografia
Resposta #14 Online: 22 de Agosto de 2013, 00:07:43

Se não tiver jeito estou pensando em pegar uma 50mm 1.4 (já que o real tá caindo ladeira abaixo e eu não tenho grana pra 24-105 que eu queria). Essa 1.4 resolveria meu problema?

Tive a 1.8 e tenho agora uma 1.4 e digo que ela sofre de problema similar em grandes aberturas e nas regiões de baixo contraste. Ela é mais "esperta" no foco, mas não é uma diferença enorme. O corpo que uso ela não é conhecida por ser um primor em autofoco (Mark II), contudo, diferença mesmo só com a 50mm L (que vez ou outra uso emprestada e é um primor), o porém, claro, é o preço.
« Última modificação: 22 de Agosto de 2013, 00:09:21 por eduardomafra »