Autor Tópico: AF versus FOCO MANUAL  (Lida 1790 vezes)

Câmera Cega

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 399
  • Sexo: Masculino
Online: 21 de Agosto de 2013, 15:48:17
eu vejo seguidamente aqui neste fórum questões/problemas com o AF das lentes, ou faz barulho demais, ou é lenta demais, etc. aí eu me pergunto: pq (ao que parece) vcs usam o AF ao invés do bom e velho foco manual? eu não falo em fotografias de eventos, para ganhar dinheiro, etc, eu falo da fotografia autoral mesmo.

qdo eu comprei a 600D eu simplesmente não aceitava o fato do AF ficar naquela de ir e vir o tempo todo com a 18-55mm e qdo vê, foi-se o momento da foto. então eu passei a usar somente no manual (até pq tenho outras câmeras analógicas onde o foco é no olho mesmo). passei meses usando a 600D totalmente no manual, considerando as 5 variáveis (ISO, abertura, velocidade, foco e zoom - agora eu uso o AV, e só, nem ISO auto eu gosto de usar).

claro que há erro de foco em alguns casos, mas prefiro tirar a foto ainda que o foco não fique super-100% cravado, do que perder a foto por causa da lentidão da lente.

o que eu notei é que fotógrafos que ganham dinheiro com fotografia (de vários ramos) usam o AF quase que 100% do tempo, e fotógrafos que possuem apenas o trabalho autoral usam o foco manual.

essa minha questão é tb pq, no meu caso, eu comprei as lentes que "me apareceram pelo caminho". eu uso nas minhas EOS (40D, 600D e 3000) lentes da Yashica, uma 50mm 1.7 e uma 135mm 2.8, e o foco é na mão, no máximo a confirmação do "vermelhinho" (não uso o aviso sonoro), mas esta confirmação é geralmente lenta nessas lentes, eu simplesmente não espero (pq o nunca se sabe qdo o momento vai passar). na dúvida (ou seja, na falta de tempo) eu tiro 2 ou 3 fotos alterando levemente o foco, geralmente eu acerto pelo menos uma.

eu tenho a impressão que, se ficar acostumado demais com o AF, qdo pegar as analógicas mais antigas eu acabarei errando mais o foco. por isso eu fico constantemente treinando no manual (e nem achei tão ruim assim o quase inexistente anel de foco da 50mm 1.8 - que só usei emprestada e por pouco tempo, ainda não comprei essa).

eu entendo que uma lente muito boa deva ter o foco muito rápido e tal, mas será que, ao dependermos tanto assim do AF (e do barulhinho de confirmação de foco, do lcd com mega resolução, etc), quando chegar o apocalipse zumbi e a única câmera que irá funcionar será a OM-1, será que daí não seremos "piores fotógrafos"?


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #1 Online: 21 de Agosto de 2013, 16:03:53
Acho que o maior problema de fazer foco manual hoje em dia é que os despolidos das câmera não possuem nada pra ajudar nisso. Tem que usar despolidos de terceiros, e aí tem câmeras mais novas que não aceitam troca de despolido.

Na minha antiga 60D eu tinha um despolido com prisma bipartido, naquela época eu usava muito mais foco manual, inclusive para trabalho. Agora com a 5D eu não tenho o bipartido, então fica mais complicado mesmo. Teve algumas vezes que precisei usar o foco manual (baixa luz), e aí a porcentagem de acertos é baixa, chutaria menos de 80% (o que, para trabalhos, é inaceitável).



Câmera Cega

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 399
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 21 de Agosto de 2013, 16:06:19
sim, te entendo. mas por isso mesmo que eu quis falar das fotos autorais, não daquelas que tem um cliente pagando (e cobrando). nem sei o que é isso de despolido. vou pesquisar já :)


Câmera Cega

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 399
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 21 de Agosto de 2013, 16:41:24
Na minha antiga 60D eu tinha um despolido com prisma bipartido, naquela época eu usava muito mais foco manual, inclusive para trabalho

não sabia que dava pra ter a marcação de foco das analógicas nas digitais, melhor notícia do dia
http://naokiarima.com/blogwp/trocando-o-despolido-de-focagem/


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #4 Online: 21 de Agosto de 2013, 16:49:29
não sabia que dava pra ter a marcação de foco das analógicas nas digitais, melhor notícia do dia
http://naokiarima.com/blogwp/trocando-o-despolido-de-focagem/

Pois é, se você curte foco manual, um despolido com prisma bipartido é a melhor coisa! Tem umas opções relativamente baratas no eBay para a 5D, mas não sei se a qualidade é boa (despolidos ruins tendem a ser muito escuros...).


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 21 de Agosto de 2013, 18:43:43
http://www.katzeyeoptics.com/

ja ouvi falar bem desses caras, eles tem um tratamento q eh pra deixar bem claro mas tem um aviso q pode ter q usar uma compensação de 1/3 por causa dele.

Da pra eles pedir outras perfumaria junto, como desenho dos terços, e etc..

Agora pra focar com o bipartido só recompondo pra tirar do centro?  Dei uma ollhada em uma Yashica antiga do meu padrasto hj mas esqueci de ver como ficava  :doh:


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #6 Online: 21 de Agosto de 2013, 19:12:23
Rafael, o que eu tinha na minha 40D (e que depois foi pra 60D, e que depois foi pra um amigo) era da Katzeye mesmo. Tinha o bipartido, o colar de prismas  e as linhas dor terços. Show de bola, uma pena que não serve nas 5D... De alta qualidade, não escurecia em nada o viewfinder, e caro pra burro! Ainda bem que o meu eu tinha ganhado de presente, rsrs...

Como o meu tinha o colar de prismas ao redor do ponto central, dava pra fazer o foco um pouco fora do centro, mas no geral é focar e recompor mesmo.


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 21 de Agosto de 2013, 19:20:02
cara pacas mesmo, eu tava vendo uma vez pra colocar na d5100 com o tratamento optibrite fica 160 USD o_O

Acabei desistindo pq a d5100 não faz nem fotometria com lente manual :/ e ainda tinha essa questão q não sabia como ficava.



Câmera Cega

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 399
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 22 de Agosto de 2013, 11:14:40
mas pessoal, 125 visualizações e apenas umas poucas respostas, e todas elas técnicas?* ninguém pensa mesmo sobre esse tipo de coisa, em como essas facilidades tecnológicas nos fazem ficar dependentes delas?

a fotografia tem essa coisa de se propagandear como "vc aperta um botão, a câmera faz o resto". a impressão que eu tenho é que isso cada vez mais vai se tornar realidade. daqui a pouco vai ter um dispositivo que indica o enquadramento correto :) aí vai ser só clicar mesmo. pior, vai que inventam um troço que a câmera fotografa qdo ela achar que tudo está bom, aí só vai sobrar apontar a câmera ahahahah

li esses tempos num tópico onde muitas pessoas se diziam dependente do aviso sonoro de confirmação de foco... (e acreditem, esse barulhinho não é tão inho assim pra quem está próximo).

eu passei de uma 600D (cujo lcd é maravilhoso) pra uma 40D (lcd pobre) e eu acho que isso me obrigou a ser melhor. me parece insanidade ficar dependente de lentes com AF, por exemplo (não que eu não use às vezes, mas procuro sempre treinar o manual - aquela coisa tipo treinamento Jedi, de usar o capacete que impede a visão).

só pra lembrar, não falo de fotos para clientes, falo das fotos autorais.

* não invalidando os comentários técnicos, claro, já que por causa de um eu descobri que posso ter a tela de foco das analógicas numa digital :)


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #9 Online: 22 de Agosto de 2013, 11:23:07
Cara, acho que tem algumas tecnologias que não vejo porque não fazer uso. O AF é uma delas, se souber como usar, vai ser bem sucedido em 99,9% dos casos... Gosto de fazer foco manual de vez em quando, mas para coisas como fotos na distância mínima de foco, por exemplo. No geral, eu acho que é um avanço tenológico muito bom. Claro que acho muito importante saber fazer foco manual, mas não vejo demérito algum em quem só usa AF.

Outras coisas eu prefiro ter controle total mesmo. Não confio na exposição da câmera (Av, Tv, P, Auto ISO, etc), não confio no tratamento que a câmera entrega (JPEG), esse tipo de coisa. Eu, por mim mesmo, prefiro sempre fotografar no modo manual e em RAW. Mas isso também é coisa minha, não vejo demérito algum em quem só fotografa em Av e JPEG, por exemplo, desde que saiba exatamente o que está fazendo.

Acho que alguns avanços tecnológicos vêm para o bem mesmo, e temos que tirar proveito disso. Se tem algo como o AF, que te dá resultados mais rápidos (e por vezes até mais eficiente), não vejo porque não usar. Mas sim, acho importante sabermos fotografar sem essa dependência total.


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 22 de Agosto de 2013, 11:35:09
eu só uso foco manual quando eh pra bater foto de alguma coisa parada, com a camera no tripé e faço isso usando o lcd ainda, no resto só com af ligado, o viewfinder da D5100 é muito pequeno, ja tentei usar foco manual mas alem de demorar bem mais q o af ainda não da de ver direito se ta certo.



sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #11 Online: 22 de Agosto de 2013, 11:49:38
Eu uso bastante o MF (  8-) )  gosto de utiliza-lo mas quando o assunto, ou o fotógrafo, esta em constante movimentação fica complicado, a agilidade cai muito...
« Última modificação: 22 de Agosto de 2013, 11:50:01 por sergiotucano »
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


RM Photo

  • Trade Count: (11)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 190
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 22 de Agosto de 2013, 12:05:20
Aprendi fotografar usando uma pentax K1000, com o digital estava usando somente o AF, depois que fiz algumas filmagens usando a 5D mII com foco manual, resolvi tb fotografar usando o foco manual para não perder a pratica, já estou fazendo isso até em casamentos.

A cada evento tem melhorado o meu percentual de acerto.
Nikon D600,  Nikkor Af-D 24-85 2.8-4, Vivitar 105 2.5 macro, Nikkor Af 70-210 4, Flash Nikon Sb800 e SB 21 macro, Fuji Xe1 Canon FD 24mm 2.8,  Canon FD 50mm 1.8 e Canon FD 500mm 4.5


btortelli

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 852
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 22 de Agosto de 2013, 13:08:01
Eu acho que você sabendo o que ta fazendo não há mal em usar o AF, até pq todos esses recursos tecnológicos, não são brindes, você pagou por eles, eu uso foco manual na minha 50mm 1.8 pois uso bastante ela para vídeos, e foco em vídeo só manual mesmo, porem a 60d ajuda pq ela tem akele zoom q ajuda a ver se ficou focado ou nao, antes de dar inicio a gravação, e eu usar isso nao tira o merito do meu video, se comparado a alguem que nao use esse recurso, e como você disse que tem medo de perder a cena pela demora da lente, tbm tem quem tenha medo de perder o momento por errar o foco na mão, porque no final o que importa é o resultado final, independente de trabalho autoral ou profissional. e num apocalipse zumbir, creio que focar manualmente será de longe a menor de suas preocupações hehe.

para alguém que nasceu com digitais no colo, e não pensa em ter nem usar uma analógica ou uma lente manual sem AF, essa preocupação pode simplesmente não existir.
Canon 60d -- 10-18mm 4.5-5.6 IS -- 17-50mm 2.8 /  GoPro 3 Silver /
Rode Videomic Rycote
www.flickr.com/btortelli
www.500px.com/brunotortelli